A A A C
email
Todos os posts escritos por Adriana Silva (Representante Rioeduca 4ªCRE)
Retornando 2 resultados para o autor 'Adriana Silva (Representante Rioeduca 4ªCRE)'

Quinta-feira, 11/05/2017

E.M. Brasil PEJA no Combate ao Aedes aegypti

Tags: 4ªcre, arbovirose, peja.

 


As escolas municipais do Rio de Janeiro continuam mobilizadas contra a Dengue. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, a Dengue é um problema que precisa ser tratado com seriedade e informação.

 


 

Projeto sobre Arbovirose desenvolvido pelo Peja da E. M. Brasil. Inicialmente o tema foi apresentado através de filmes explicativos e planfetos informativos.

 

 

Desenvolvemos rodas de debates e discussões com as turmas.

 

 

Trabalhamos com recortes de jornais pesquisando sobre o assunto em grupo.

 


Produzimos textos coletivos e individuais sobre as medidas preventivas, sobre os sintomas e problemas causados pela picada do mosquito transmissor e sobre o tratamento que está disponível nos hospitais da rede pública.

 


 


Destacamos o excelente trabalho da turma 191, que desenvolveu seu projeto de forma integrada com a turma 1403 do horário diurno que está sobre a regência da professora Roseli, que atende as duas turmas.

 

 

Analisamos áreas geográficas onde ocorrem mais incidências e desenvolvemos atividades em grupo. Foram produzidos textos a partir das pesquisas realizadas.

 

 

Destacamos mais um trabalho muito bom, o realizado pela turma 192, os alunos construíram armadilhas de caça ao mosquito e espalharam pela escola.

 

 

A turma 191 trabalhou o tema e produziu um vídeo explicando como combater o mosquito e interromper o processo de reprodução com ações dentro da própria casa e conscientizando os vizinhos. Este video foi passado para as turmas dos alunos do horário diurno e para os demais alunos do Peja que funciona no horário noturno. Em retribuição os alunos da 1403 compuseram uma música e foram filmados cantando. Estes vídeos foram passados para todas as turmas da escola.

 

 

Todo o trabalho desenvolvido foi apresentado para todas as turmas e no término do Projeto, a turma 152 criou um mural no corredor da escola para informar todos os cuidados que devemos ter para a eliminação dos problemas causados pela infestação do mosquito Aedes aegypit, através de ações individuais e coletivas de prevenção e cuidados simples que podem salvar vidas.

 

 


Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado!


Sobre a escola:
Escola Municipal Brasil
Gestoras:Gisélia Gracio e Sanny Magalhães
Professor Orientador: Profª Rosângela Rodrigues
Endereço:Rua André Azevedo s/nº Olaria, Rio de Janeiro - RJ, CEP:21021-480
Telefone: (21) 3885 3660 e (21)3885 3830
Email: embrasil@rioeduca.net
Texto: Enviado por Rosângela Rodrigues – P.O. do PEJA.

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/04/2017

“Aqui é um Lugar de Paz” – E/4ª CRE.

Tags: 4ªcre, paz, escolas, mobilização.

 

Estamos vivendo dias de muita turbulência na cidade do Rio de Janeiro. Maravilhosa por natureza, mas que tem vivido momentos de tristeza e dor. Dor pela perda de mais uma inocente, Maria Eduarda, aluna da Escola Municipal Daniel Piza. Fato que gerou a mobilização para a paz e contra a violência. As escolas, creches e EDIs da 4ª CRE acolheraram o movimento “Aqui é um lugar de paz” da SMEEL.

 

 

Consternado pela situação, o Secretário César Benjamin declarou a sua crença na força da nossa Rede para a essa mobilização: “Creio que a comunidade escolar da nossa cidade - que não é pequena- deve tomar a frente de uma mobilização cidadã”. (Fonte: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=17&id=5878)

As escolas, creches e EDIs da 4ª CRE abraçaram o movimento “Aqui é um lugar de paz” com muita energia e responsabilidade.

 


Seguindo as sugestões do Srº Secretário de Educação e as orientações emanadas da E/4ª CRE, as escolas realizaram atividades de confecção de faixas e cartazes, promoveram debates e palestras, cultos ecumênicos, música, produção de desenhos em torno do tema entre outras atividades e ações.

 

 

“Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a inocência natural; não teremos de trasmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual, consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama.” Mohandas Gandhi, in “The Words of Gandhi”


 

 

“Os profissionais da educação têm autoridade moral para assumir um papel ativo nessa mobilização, cada vez mais necessária, da sociedade carioca”, César Benjamin.(Fonte: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=17&id=5878)

E os profissionais da educação, nas escolas, nas creches e nos espaços de desenvolvimento, confirmaram a afirmativa do Secretário com tantos trabalhos realizados na mobilização para a multiplicação da Cultura de Paz em nossa cidade.

 


 

“A paz do mundo começa em mim. Se tenho amor, com certeza sou feliz. Se eu faço bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração. Chegou a hora de construir a Paz. Ninguém suporta mais o desamor. Pela paz, pelas crianças, pela justiça e pela liberdade.” Música “Paz Pela Paz” de Nando Cordel.
 

 

“Imaginem todas as pessoas vivendo a vida em paz. Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único…” Música “Imagine” de John Lennon.

Todos nós profissionais de Educação do Município do Rio de Janeiro também sonhamos com a Paz na cidade, nas comunidades onde nossas Unidades de Educação estão inseridas, nos lares e nas famílias. Paz que nos traz humanidade.

 

 

Se você começar outros vão te acompanhar e cantar com harmonia e esperança. Deixe, que esse canto lave o pranto do mundo prá trazer perdão e dividir o pão. Só o amor, muda o que já se fez. E a força da paz junta todos outra vez. Venha, já é hora de acender a chama da vida. E fazer a Terra inteira feliz! Música “A Paz” do grupo Roupa Nova.

 

 

 


“A guerra é uma invenção humana, e a mente humana também pode inventar a Paz.” Winston Churchill. “Muitas de nossas 1537 escolas situam-se em áreas conflagradas…” Srº Secretário César Benjamin. (Fonte: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=17&id=5878)


Em meio a essa realidade, é preciso esse movimento para reinventarmos a Paz que desejamos e merecemos.

 



Todas as escolas, creches e espaços de desenvolvimento infantil, trabalharam e continuam trabalhando porque acreditam no poder da educação para a transformação da sociedade em uma sociedade de Paz e mais justa.

 



Cultura de Paz é o que as escolas, creches e espaços de desenvolvimento infantil estão trabalhando em conjunto com a SMEEL na certeza de que alcançaremos êxito em todas as nossas ações.

 


“Aqui é um lugar de Paz”



“Aqui é um lugar de Paz”

 

Parabéns às Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil que realizaram as ações para a Cultura de Paz no Rio! Um trabalho com o comprometimento de todos os profissionais que acreditam no poder de transformação da sociedade por meio da Educação.
 

Sobre as escolas:
E/CRE/04 - E.M. Afrânio Costa,E.M. Brasil,E.M. Luiz César Sayão Garcez, E.M. Padre Manuel da Nóbrega, E.M. Miguel Gustavo,E.M. João de Deus, E.M. Edmundo Lins, E.M. Berlim,E.M. Alfredo Gomes, E.M. Ministro Plínio Casado, E.M. São Vicente, E.M. República do Líbano, E.M. Eneyda Rabello, E.M. Suíça, E.M. Lucas Saatkamp, E.M. Joseph Bloch, Ciep Hélio Smidt, Ciep Gregório Bezerra, Ciep Ministro Gustavo Capanema, EDI Joel Luiz de Azevedo Bastos, EDI Morro da Fé, EDI Morro da Paz, EDI Carvalho Mourão, EDI Mariana Rocha de Souza, EDI Carlos Falseth, EDI Azoilda Trindade, EDI Neoci Dias de Andrade, EDI Medalhista Eder Francis Carbonera, C.M. Albano Rosa, C.M. Tempo de Aprender,C.M. Albano Rosa.

 



 


   
           



Yammer Share