A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 114 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Segunda-feira, 03/07/2017

Jogos Indígenas

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, diversidade.

 

Projeto Interdisciplinar aproxima alunos da Cultura Indígena, através das Artes , da Literatura e Educação Física.

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão, bem ao lado do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, a Escola Municipal Portugal atende alunos da Educação Infantil ao 6º Ano Experimental e vem se destacando com diversos projetos que integram as várias áreas de conhecimentos. Um dos projetos que merece destaque é o Projeto “Jogos Indígenas”.

 


Temo como ponto de partida a oferta de Literaturas diversas que abordam as manifestações culturais e artísticas nas diferentes comunidades indígenas brasileiras, a professora Camila Louro,de Artes Plásticas e o professor Filipe Cabral, de Educação Física, propuseram a realização dos Jogos Indígenas, com o objetivo de propiciar às crianças vivenciarem um pouco do modo de vida e da cultura indígena brasileira.

 


Para a grande Festa dos Jogos, foram apresentadas as funções da pintura corporal como forma de expressão para diferentes ocasiões e grupos indígenas distintos. Os alunos tiveram oportunidade de realizar a pintura , utilizando os grafismos indígenas.

 

 

Os aspectos corporais de movimento característico dos povos indígenas foram trabalhados durante os jogos. Assim, as turmas foram dividias em grupos indígenas: Pataxós, Caiapós, Yanomamis e Goytacases. Em seguida, foram apresentadas as características e fatos relevantes sobre as quatro nações indígenas e, logo após, iniciaram as disputas nas modalidades propostas: Corrida de Canoa, cabo de força, corrida de toras e arco e flecha.

 

 

Corrida de Toras

 

Cabo de Força

 

Ao final dos Jogos Indígenas todos participaram de uma dança coletiva para celebrar a participação no Projeto.

 


Para Saber Mais:

ESCOLA MUNICIPAL PORTURAL

Direção: Patrícia Ponte

Direção-Adjunta: Amanda Melo

Coordenação Pedagógica: Luana Lobão

Professores Responsáveis pelo projeto: Camila Louro e Filipe Cabral

Telefone: 3895-8632

E-mail: emportugal@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 30/06/2017

V Feira do Livro do EDI Dayse Malagole

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, projetos.

 

Evento literário tem sua quinta edição em EDI da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

Localizado na Região da Barreira do Vasco, Zona Norte da cidade, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Dayse Malagole realizou a quinta edição da Feira do Livro na unidade escolar.

Durante todo o mês de junho as turmas produziram livros, que ficaram em exposição durante a realização do evento, que contou com a participação de toda comunidade escolar.

 


A equipe da UPP da área onde a unidade está inserida realizou um belíssimo sarau musical: canções infantis fizeram a alegria da criançada na unidade. Foi um momento de muita alegria e descontração!

 


Durante todo o evento, vários momentos de contação de histórias foram proporcionados pelos professores e funcionários da unidade.

 


Despertar o interesse pela leitura desde os primeiros anos de vida é o legado que a realização de projetos como a Feira do Livro deixa para as crianças que têm contato com atividades literárias, nos fala uma professora.

O momento mais esperado do evento foi a presença da Boneca de Lata, personagem da professora Silvana Huguenin, da Gerência de Educação da 1ª CRE, que visita as unidades contanto histórias e levando nossas crianças numa belíssima viagem pelo mundo da imaginação: as crianças ficaram encantadas com este momento!

 

 


Para saber mais:

EDI DAYSE MALAGOLE

Diretor: Carla ferreira da Silva

Diretor-adjunto: Poliana Dias Pereira

Professora Articuladora: Alice Maria Viana Pinto

Telefone: 2233-2258

E-mail: edidmalagole@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/06/2017

Abertura dos Jogos Estudantis da E/1ªCRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

1ª Coordenadoria Regional de Educação realiza a Cerimônia de Abertura do XXVI Jogos Estudantis .

 

A manhã da segunda-feira, dia 12 de junho, foi especial para as Escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação: Foi realizada a Cerimônia de Abertura de mais uma edição dos Jogos Estudantis da E/1ª CRE, na sede do Clube Regatas Vasco da Gama, em São Januário.

 


Em sua 26ª Edição, a Cerimônia teve início com a tradicional entrada da Bandeira da Paz, seguida do Desfile de Entrada das escolas participantes.

A entrada do Pelotão da Bandeira, composta por alunos da Escola Floriano Peixoto, foi seguida da execução do Hino Nacional, do Juramento e da Entrada da Tocha Olímpica.

 


A Gerente de Educação, professora Valéria Jaconiano, fez o discurso, agradecendo o empenho de todas as escolas e professores envolvidos no evento e , declarando aberto oficialmente o XXVI Jogos Estudantis da 1ª CRE.

Acima, professora Valéria Jaconiano, Gerente de Educação da 1ª CRE. Abaixo, professora Cristina Brum, representando a SME

 


O Coral da Escola Portugal, sob regência da professora Marta Broxado , realizou uma apresentação para todos os presentes, abrilhantando ainda mais o evento.

 

Coral da E.M. Portugal, com a professora Marta Broxado.

 


Para Saber Mais:

Gerência de Educação

Telefone: 2233-4839

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 19/06/2017

O Trem da Alegria Pede Passagem!

Tags: 1ªcre, educação, infantil, projetos.


Projeto leva as crianças da Educação Infantil a conhecerem o espaço em que vivem e estudam: a comunidade do Parque Alegria, situada no Caju.

 

Proporcionar a criança maior conhecimento sobre a comunidade que a cerca, estimular as crianças a falarem de suas experiências no convívio cotidiano e aspectos de sua moradia e oportunizar a troca de ideias, de informações, de opiniões, garantindo momentos e possibilidades de se contemplar a diversidade e a riqueza cultural da comunidade na qual as crianças estão inseridas são alguns dos objetivos pensados quando a Unidade elaborou o Projeto ‘As Crianças do Parque trazem a mensagem: O Trem da Alegria Pede Passagem!”

 

 


A professora Shirlei Campanhão, do Maternal II, desenvolveu com sua turminha, atividades relacionadas à temática “Eu e Minha Comunidade”. A proposta iniciou-se com uma roda de conversa sobre a comunidade do Parque Alegria. As crianças visitaram o pátio do EDI e observaram o espaço que cerca Unidade Escolar, como as casas ao fundo, o trem que passa na frente do EDI, o campo de futebol, dentre outros.

 

 


O pai da aluna Mariana, Sr. Alex, conversou e explicou para as crianças as melhorias que vem acontecendo na comunidade, destacando o asfalto, a energia e a qualidade da água encanada e tratada, o que reflete numa melhora da qualidade de vida na região.

 

 

O Senhor Alex enfatizou que o que gosta de fazer na comunidade é jogar bola na quadra ao lado do EDI.

 “O EDI foi um dos melhores investimentos que ocorreu na comunidade, pois a instituição conduz as crianças a um futuro certo”, fala o pai, preocupado com o desenvolvimento e a vida escolar de sua filha.

Uma das atividades propostas foi um desenho individual sobre a comunidade “EU E MINHA COMUNIDADE”.

 

 

Além das atividades da professora Shirlei, toda a equipe de educadores se envolveu na realização da 1ª Mostra Pedagógica de 2017, que abarcou assuntos de conhecimento e valorização de temas como identidade, família e comunidade. Estiveram presentes crianças muito animadas e famílias encantadas com o trabalho desenvolvido por professores apaixonados!

 

 

 

Para Saber Mais:

EDI PARQUE DA ALEGRIA

Direção: Tassia Boldrini e Erivelto Bento

Professora Articuladora: Virgínia Ferreira

Telefone: 2218-5720

E-mail: edipalegria@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share