A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 114 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Segunda-feira, 26/11/2018

Leitores em Ação

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, ciências, leitura, alfabetização.

 

Projeto Anual teve como marco pedagógico a leitura literária.

 

Localizada no imperial bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Portugal atende alunos da Pré-escola ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

 

Performance das turmas apresentando o resultado dos trabalhos à Comunidade Escolar

 

 

 


Com um histórico de ter a leitura como marca constante em seus projetos pedagógicos anuais, a unidade desenvolveu, neste ano de 2018, o projeto “Leitores em Ação”. O projeto tem como objetivo principal estimular e incentivar o prazer e interesse pela leitura, de modo que os alunos percebam as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento e informação.

 

 


O projeto surgiu a partir da necessidade de criar e ampliar ações para o desenvolvimento da prática da leitura compreensiva e escrita dos alunos. Nesse contexto, a equipe docente acredita ser necessário o resgate da leitura como ato de prazer e requisito para uma autonomia.

 

A partir desta perspectiva, a Unidade Escolar pensou em algumas ações permanentes:

 

 

 

 

 

  • Valorização do "Cantinho da Leitura" ou "Espaço da Leitura", com livros, revistas, gibis, encartes de lojas, cordel, receitas, jornais, etc.

 

  • Confecção de um livro, com registro das atividades e acontecimentos de cada turma (cada aluno ficará responsável por esse registro semanalmente);

 

  • Troca de livros entre professores;

 

  • Varal literário na frente da escola , com doação de livros.

 

Alunos envolvidos e empolgados, participando ativamente das apresentações

 

 

 

 

Como ação específica, cada ano de escolaridade escolheu um gênero literário ou autor para trabalhar durante o bimestre e apresentar a comunidade. A Cada final de período, a comunidade escolar é presenteada com belas performances artístico-literárias. 

 

 

Apresentação da Cantiga de Roda "A Canoa Virou"

 


E sua unidade, fez algum trabalho que merece destaque? Aguardamos para divulgação!

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Portugal

Direção: Patrícia Ponte

Direção-Adjunta: Amanda Melo

Coordenação Pedagógica: Luciana Ribeiro

Telefone: 3895-8632

E-mail: emportugal@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/11/2018

Estação de Leitores 2018

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, leitura.

 

Alunos e professores de Ginásio Carioca realizam mais uma edição do Projeto Estação de Leitores, numa grande ação de Protagonismo Juvenil.

 

Projeto que faz parte do calendário anual de atividades do Ginásio Rivadávia Corrêa , que fica no coração do centro do Rio de Janeiro, ao lado da Escola Paulo Freire e da Central do Brasil, tem como objetivo geral levar à toda a comunidade escolar o hábito da leitura através da apresentação de autores de obras literárias, gerando assim, o hábito de ler por prazer também nos alunos.

 

 


Durante o período, os professores trabalham com processos de protagonismo dos alunos, assim como as interações socioemocionais.  

 

 

 


Este ano, foi trabalhado a importância das mulheres na literatura, homenageando oito autoras brasileiras e internacionais.

 

 

 


Durante o período de preparação, os alunos de cada turma estudaram sobre uma autora, produziram cartazes, elaboraram esquetes e pequenas peças sobre uma das obras da autora escolhida, produziram estandartes representando a autora, suas principais obras e a própria turma.

 

 

 


No dia marcado para a execução do projeto, cada turma se posiciona na sua Estação, que pode ser uma praça, um museu ou outro local de grande visibilidade. Na Estação, os alunos apresentam todo o material produzido para os transeuntes que visitam a Estação. Ao fim das produções, a escola se reúne para ver todas as apresentações dos alunos e, posteriormente, entregar os títulos de honras como “melhor peça”, “destaque”, “superação”, entre todas as turmas, e posteriormente, escolher a Estação que teve melhor desempenho.

 

 

 


“O projeto das estações, para mim, é uma possibilidade para que nossos alunos se voltem para a comunidade escolar e desenvolvam todo o seu protagonismo e criticidade, ocupando lugares públicos de forma produtiva, lúdica cidadã.”professor Eduardo Prazeres (Coordenador pedagógico da unidade escolar.)

 

 

 


Para o diretor da unidade, professor Fernando Braga, “o projeto das Estações significa o momento do ano em que os alunos vão às ruas e apresentam tudo o que nós, comunidade escolar, discentes e docentes, acreditamos: a formação de jovens conscientes, críticos e protagonistas.”

 

 

 


“Teve bastante trabalho e colaboração para a realização de bons trabalhos e projetos. As ideias chaves para as Estações são trabalho em equipe e determinação. Foi um ótimo trabalho e com bons resultados.”,  Yasmin Gomes dos Santos – Aluna da turma 1901.

 

O aluno Caio Monteiro, da turma 1.702 conta que “foi bem organizado, todos participaram e colaboraram. Ninguém atrapalhou. Todos ajudaram e apresentaram, foi divertido.”

 

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO

E ASSISTA AO VIDEO DO PROJETO

 

E sua unidade, fez um trabalho que merece ser compartilhado com todos?

Envie para nós!!


Para Saber Mais:

Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa

Direção: Fernando Braga

Direção-Adjunta: Clayton Botas

Coordenador Pedagógico: Eduardo Prazeres

Telefone: 2253-8064

E-mail: emrivacorrêa@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/10/2018

Feira Extraordinária

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, ciências, protagonismojuvenil.

 

Gincana científico-literária discute diferenças, diversidade e inclusão.

 

Diversidade, diferença e inclusão são palavras presentes no cotidiano do ambiente escolar. Pensando nisso, a Escola Municipal Cardeal Leme, localizada no Bairro de Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro, promove espaço de aprendizagens e reflexões sobre os temas.

 

 

 


A partir do trabalho com o Livro Extraordinário, romance infantil que conta a história de um garoto especial e sua vivência quando entra na escola, os alunos discutiram e realizaram narrativas falando de gentileza, amor, cuidado, amizade, respeito, sonhos , conquistas...

 

 

 


A partir dessa sensibilização inicial com a história do garoto Auggie Pullman, os professores lançaram o desafio da realização da feira de Ciências Vivenciando as Diferenças”.

 

 

 

 

 

 

Frases do livro definiram os temas que seriam apresentados por cada turma, criando um link entre a frase do livro e o conhecimento científico, para assim cumprir tarefas de uma gincana.

 

 

 

 

 


Os desafios foram muitos! Porém, maiores foram o entusiasmo, a perseverança e o esforço de alunos e professores para a realização do grande dia da apresentação final do evento.

 

 

 


O resultado do trabalho foi apresentado em um evento com a participação da comunidade, que pôde apreciar o trabalho de qualidade que é desenvolvido pelos alunos e professores da unidade.

 

 

 

Parabéns pelo trabalho realizado !


Para Saber Mais:

Escola Municipal Cardeal Leme

Direção: Karla de Oliveira da Costa Frazão

Direção-Adjunta: Maria de Fátima Martins Ribeiro

Telefone: 3895-8642

E-mail: emcleme@rioeduca.net

 

             


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2018

Descobrindo o Egito

Tags: 1ªcre, projetos, riodeleitores, timedealfabetizadores, alfabetização, letramento.

 

Egito foi o eixo condutor do Projeto de Alfabetização da professora do Time de Alfabetizadores da 1ª CRE.

 

A Professora Kássia Portes, regente da turma 1.102 da Escola Edmundo Bittencourt, no Bairro de Benfica, Zona Norte do Rio, resolveu levar para a Sala de aula um pouco da História e da Cultura Milenar do povo egípcio.

 

 

 

“Descobrindo o Egito” trata-se de um projeto sobre um país tão peculiar, sempre abordado em filmes e desenhos, mas pouco lembrado em sua essência e importância na construção do pensamento contemporâneo e evolução das ciências. Com uma proposta interdisciplinar, a “viagem” tem como veículos o diálogo, reflexão, produção, construção coletiva, uso da imaginação e apresentação de conteúdos programáticos para o ano escolar, entrelaçando diferentes linguagens como: matemática, artística, das emoções, escrita e oral.

 

 

 

 


Os pequeninos puderam “viajar” através da história, tendo acesso a um mundo distante geograficamente, mas tão presente no imaginário.

 

Sempre com o foco voltado para a Alfabetização e Letramento, foram propostas várias atividades, que perpassaram por diferentes áreas do conhecimento.

 

 

 

 


Enfim, uma riqueza de possibilidades foi levada para a sala de aula, o que despertou o interesse e a participação ativa de toda a turma. Isso foi possível, porque a professora acreditou e acredita na potencialdade de cada aluno.

 


Parabéns professora Kássia! Através da professora Kássia, parabenizamos a todos os professores que incansavelmente procuram proporcionar sempre uma Educação de Qualidade a Todos as nossas crianças! Feliz Dia do Mestre!

 

 

E você, tem alguma experiência que queira compartilhar conosco? Estamos aguardando o trabalho de sua unidade!

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Edmundo Bittencourt

Direção: Márcio Viégas

Professora Responsável pelo projeto: Kássia Portes

Telefone: 3895-8651

E-mail: emebitencourt@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share