A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 114 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Segunda-feira, 03/06/2019

E.M. José Moreira da Silva - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, sustentabilidade, ods.

 

 

 

Saída Pedagógica foi o ponto de partida para Escola Municipal José Moreira trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Localizada na Comunidade da Mangueira, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, a Escola Municipal José Moreira atende alunos da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental, em turmas de turno parcial.

 


Este ano, a escola que está desenvolvendo o Projeto “JMS: Escola de Crianças Inteligentes, Construindo Atividades Sustentáveis”, utilizou a visita ao Museu da Light como pontapé para as atividades do projeto que permeará todo o ano letivo de 2019. Vale destacar que o projeto foi idealizado pela professora Simone dos Santos Lacerda, regente da Sala de Leitura da Unidade.

 

 

Aprendizado com diversão


Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a energia elétrica e sobre hábitos e atitudes relacionadas ao consumo consciente da energia elétrica. Atividades lúdicas e divertidas proporcionaram aos alunos a oportunidade de aprender de forma divertida e prazerosa.

 

Alunos ouvem atendamente as explicações dos monitores do Museu

 

E assim, a escola pôde marcar o início do projeto, que trabalhará transversalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dando ênfase aos relacionados abaixo:


ODS 06: Água Potável e saneamento, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todo;

ODS 7: Energia Acessível e Limpa, que visa assegurar o acesso sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, fazendo interligação com ODS 11, 12 e 14, que falam sobre cidades e comunidades sustentáveis, consumos sustentáveis, conservação e uso sustentável dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 

A energia está em todos os momentos de nossa vida.


E a atividade ficou marcada na história das crianças da escola. Vejam alguns depoimentos:


“Obrigada tias pelo passeio, o Wilton amou o passeio. Só fala disso agora! É muito importante para eles. Parabéns tias!” (Ana Karolynne Alves - mãe do Wilton 1302, via pagina do facebook).


“Obrigada tias pelo passeio! Minha filha amou e me contou cada detalhe. Não para de falar que foi muito bom” ( Jose Silva – mãe da Carolaini 1301, via pagina do facebook).


“Muito bom, teve uma esfera de luz que dava choque, tinha os Simpsons em Lego, tinha uma bola de luz que rodando ligava a eletricidade.” (Marcus Winicius – 1301).


“A experiencia de pedalar e fazer a energia da casa foi muito legal e o teatro da Biônica e Elétrico que fizeram muitas coisas de luz. (Carolaine – 1301).

 

Alunos no bonde elétrico, percursor do VLT, que utiliza energia limpa.


E você , tem alguma experiencia pedagógica para compartilhar conosco?


Para Saber Mais:

Escola Municipal José Moreira da Silva

E-mail: emjmoreira@rioeduca.net

Telefone: 3895-8638

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 20/05/2019

Escola Municipal Portugal - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, arte, musica, 6ac.

 

Educação Musical tem efeitos no dia a dia da sala de aula

Localizada no imperial bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Portugal é reconhecida por toda comunidade escolar pela qualidade do trabalho que é oferecido. Atendendo alunos da Educação Infantil ao Sexto Ano Carioca, a Unidade tem a leitura como prioridade em seu Projeto Político Pedagógico.

 

Atividade do Projeto Leitores em Ação: todos professores envolvidos.

 

A leitura está presente em todos os momentos na Unidade Escolar. Atualmente, um dos incentivos para o processo Ensino-Aprendizagem são as aulas de Educação Musical, pois através do estímulo aos sentidos dos alunos, as aulas de música se transformam em aliadas importantes, aguçando a sensibilidade, instigando a criatividade e aumentando a integração dos alunos no ambiente escolar.

 

Alunos Leitores

 

Regente de Música da Escola Portugal, a professora Marta Broxado Gomes tem uma ampla experiência como professora dos anos iniciais, experiência esta que ela usa em suas  aulas de música, trabalhando habilidades essenciais que são importantes não só para o desenvolvimento de aptidões musicais, mas também para o aprendizado das outras disciplinas trabalhadas pela escola. Professora Marta nos fala que “um aluno com a sensibilidade aguçada para a música será também um bom leitor e por conseguinte, intérprete de textos”.

 

 

Em suas aulas, a professora proporciona sempre um trabalho integrado com as diversas áreas do conhecimento. Para isso a docente conta com a parceria dos professores regentes generalistas, ampliando, assim, os conceitos para as demais disciplinas.

 

Dessa forma, a música se torna um elemento importante para ser utilizada em sala de aula e funciona como eixo condutor para conversas sobre importantes assuntos como cultura, gênero, relações interpessoais, sustentabilidade e vários outros temas. Uma música trabalhada em sala de aula tem desdobramentos nas aulas de Língua Portuguesa, ou de História, por exemplo.

 

A aula de Música é um momento muito esperado pelos alunos, semanalmente, a professora Marta trabalha as habilidades de sua disciplina através do lúdico e nos mostra que não é preciso nenhum espaço ou material especial para desenvolver as atividades. Assista o vídeo abaixo e veja o trabalho desenvolvido pela professora:

 

CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA:

A introdução de atividades de percussão nas aulas de música nos faz estimular a plasticidade cerebral, fazendo com que diversas áreas do cérebro sejam ativadas ao mesmo tempo. A criança, ao captar um som e memorizá-lo, repete esse estímulo sobre a forma de movimento, exercitando assim a sua percepção. Desta forma, ocorre um processo de interação e de comunicação entre o cérebro e o corpo. Relata a professora Martha

 

 

O trabalho de música auxilia muito o trabalho que desenvolvemos em sala de aula. A música tem a vantagem de despertar a atenção dos alunos, contribuindo para a concentração e desenvolvimento de foco, proporcionando ainda mais a participação dos alunos nas demais atividades oferecidas aos alunos.  Relata a professora Flávia, regente da turma de Sexto Ano Carioca.

 

“A Música mobiliza a inteligência e a sensibilidade, possibilitando a interrelação entre a emoção e a razão. O ser humano se apropria, transforma e reorganiza os sons do mundo, e mais, se comunica com os seus semelhantes.” - MULTIEDUCAÇÃO.

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Portugal

E-mail: emportugal@rioeduca.net

Telefone: 3895-8632

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 06/05/2019

EDI Professora Laura Sylvia Mendes Pereira - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, sustentabilidade, educação infantil, projeto, ods.

Espaço de Desenvolvimento Infantil na 1ª CRE tem a Sustentabilidade Cidadã como eixo central do Projeto Pedagógico Anual.


A partir da proposta da nossa Secretaria Municipal de Educação, para que pensemos a cidade que queremos levando em consideração diversos contextos em que estamos inseridos, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Laura Sylvia Mendes, localizada no bairro do Caju, implanta como seu Projeto Pedagógico Anual o tema Sustent@bilidade, Conectados Nesta Ideia!

 

 


O projeto confirma o espaço escolar como espaço de diálogo e tem como objetivo maior fomentar nos alunos reflexões e vivências que promovam o bem estar social, através de mudanças de atitudes necessárias para formação de cidadãos sustentáveis . 

 

 

Alunos visitando a plantação de abóboras no ambiente escolar

 


Ao longo do ano letivo, a equipe docente e gestora da unidade proporcionará aos alunos atividades diversas que despertem a consciência para a importância do cuidado com o meio ambiente. O trabalho incentivará pequenas ações de mudança que começam em casa e no ambiente escolar.

 

 

Jogos de conscientização

 


O projeto nasce a partir do trabalho realizado, ainda no ano passado, por professores que chamavam atenção para a importância de pequenos atos do dia a dia, como: fechar a torneira ao escovar os dentes, descartar o lixo em local adequado, dentre outras ações.

 


A unidade realizou uma cerimônia para marcar o início do Projeto Anual, com a participação de todos os envolvidos. Nessa oportunidade foram  apresentadas as propostas para o ano e as primeiras atividades iniciadas.

 

 

 


Para a professora Fernanda Przewodowska, diretora do EDI, “ter hábitos sustentáveis e preocupar-se com o meio ambiente são atitudes que devem ser estimuladas desde cedo. Penso que desenvolvendo uma Educação Sustentável, colheremos os frutos mais tarde”. A diretora nos conta também o dia em que uma responsável a procurou, porque queria saber o que a escola estava fazendo, pois sua filha estava chamando atenção em casa quando percebia o desperdício de água nas atividades domésticas.

 

 

 


A professora Claudia Gomes, articuladora da Unidade, acredita que ao começar esse trabalho de Sustentabilidade Cidadã na Educação Infantil proporcionará frutos preciosos para a prosperidade.

 

E você, conhece os objetivos de desenvolvimento sustentável para mudar o Mundo, elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas)? Clique na imagem  abaixo e fique por dentro.

 

 


Para Saber Mais:

EDI Professora Laura Sylvia Mendes Pereira

E-mail – edippereira@rioeduca.net

Telefone – 3895-8625

 

Contato para publicações:


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/04/2019

E.M. Joaquim Manuel de Macedo - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, arte.

Alunos da Ilha de Paquetá viajam ao Reino da Animação, durante exposição no CCBB.

 

Localizada na aprazível Ilha de Paquetá, a Escola Joaquim Manuel de Macedo atende alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, em Turno Único.

 

Apoiado nos descritores e orientações curriculares propostas para a disciplina Artes Cênicas, o professor Márcio Dias Pereira, buscou uma inter-relação entre as aulas de teatro, que acontecem na unidade escolar, com a Exposição “Dreamworks Animation, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. Para tal, oportunizou aos seus alunos do segundo segmento uma visita à exposição, no mês de março.

 

 

 

 

A exposição “Dreamworks Animation traz a concretização dos sonhos para as crianças e adolescentes. A possibilidade de oportunizar o olhar dos alunos das telas do cinema à uma exposição de arte, potencializa a experiência do sonho, tornando-o dessa forma real ou tocável. Assim, pedagogicamente, o professor Márcio buscou resgatar momentos de alegrias e sorrisos dentro de cada uma das crianças da Escola Joaquim Manuel de Macedo.

 

 

 

 

Enquanto os estudantes caminhavam pela exposição, a equipe pedagógica do Centro Cultural Banco do Brasil fez um resumo dos acontecimentos e contextualizando-os naquele espaço.

 

 

 

 

A exposição, resultado da parceria inédita entre o estúdio de animação norte-americano DreamWorks Animation e o Museu Australian Centre for the Moving Image, revela todo o processo criativo desde a inspiração e os primeiros rabiscos até o produto final. Dentre os itens de acervo estão: desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais dos filmes FormiguinhaZ (1998), Shrek (2001), Madagascar (2005), Kung Fu Panda (2008), Como Treinar Seu Dragão (2010), Trolls (2016), entre outras produções do estúdio”.

Dessa forma, a exposição torna-se um embarque na fascinante e interessante jornada de criação do campo da animação.

 

 

 

 

A mostra está dividida em quatro seções, são ela: Characters, na qual traz a evolução dos personagens do conceito original dos desenhos e sketches até personalidades totalmente construídas; Story em que é apresentado o processo de construção de uma história completa; World parte que leva o visitante a sobrevoar a cidade Viking de Berk montado nas costas de um dragão em uma projeção 180 graus; e Drawing Room, onde o público pode criar um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation.

 

 

 

 

 

Participar da atividade foi viajar de volta à infância, experimentar momentos mágicos e encantadores do universo da animação. Maria Aparecida Gomes Bago - Coordenadora pedagógica da Unidade.

Acompanhei alguns alunos na exposição DreamWorks no CCBB, foi muito bom.  Os alunos já tinham visto todos ou boa parte das animações apresentadas. Um ponto forte da exposição é o fato dos alunos, em vários momentos, poderem interagir e tocar em peças expostas, como computadores e eletrônicos. O espaço para o teatro de sombras  também foi muito bem aceito.  Cássia Borges - Agente Educadora, da escola.

 

 

 

 

O passeio foi muito bom. Eles falaram coisas interessantes.  As figuras chamaram muito a minha atenção. Foi muito bom mesmo o passeio. Ellen -  Aluna da turma 1.702.

As melhores partes foram o passeio no dragão e quando a gente podia mexer nos desenhos. - Isaías - Aluno 1.702.

 

 

Professor Márcio , de Artes Cênicas,com seus alunos no CCBB

 


PARA SABER MAIS:

Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo

Telefone: 3397-0120

E-mail: emjmacedo@rioeduca.net

 

 


  


   
           



Yammer Share