A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo (Colab.textual Lucineia Alves)
Retornando 3 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo (Colab.textual Lucineia Alves)'

Terça-feira, 03/07/2018

A Matemática e a Copa do Mundo

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, copadomundo.

 

Copa do Mundo na  Rússia foi  motivação da atividade de matemática no Geo de Santa Teresa.

 

A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) a cada quatro anos. Consiste em um dos maiores eventos esportivos do planeta e bilhões de pessoas assistem aos jogos. Ela passou a ser realizada a partir de 1930, com a primeira competição sediada pelo Uruguai.

 


A Copa do Mundo foi utilizada como tema para a realização de uma atividade na Turma 1703 do Ginásio Olímpico de Santa Teresa, na disciplina de Matemática.


Um dos conteúdos pedagógicos do 2º Bimestre, no 7º Ano, na disciplina Matemática, de acordo com as Orientações Curriculares de nossa Rede, é o “Tratamento de informações”. Com a aplicação desse conteúdo espera-se que o aluno possa organizar e representar dados em gráficos ou tabelas. A Professora Lucineia Alves resolveu propor aos seus alunos da Turma 1703 que elaborassem, cada um, uma pergunta sobre qualquer assunto relacionado à Copa do Mundo 2018, elaborassem 4 ou 5 opções de respostas e realizassem uma pesquisa de opinião com, no mínimo 20 alunos da própria turma.

 

Alunos realizando a pesquisa na turma.

 

Após a realização da pesquisa, os alunos utilizando papel A4, régua, lápis de cor e canetinhas, seguiram as orientações dadas pela professora e elaboraram seus respectivos gráficos.

 

“Os alunos ficaram muito entusiasmados. Eles incorporaram o papel de “pesquisadores” e os objetivos propostos para as atividades foram superados. Foram observados momentos de integração, compartilhamento e, sobretudo, de aprendizagem sobre respeito à opinião do próximo.” – Afirma a Professora.

 

Alunos elaborando seus respectivos gráficos.

 

As perguntas elaboradas pelos alunos foram as mais variadas possíveis, contemplando os mais diversos assuntos e visões destes sobre o tema Copa do Mundo. Algumas perguntas:

 

“Quem vai ganhar a Copa do Mundo?”
“Qual é o seu jogador favorito na Copa do Mundo?” 
“Qual cor do uniforme você gostaria que o Brasil usasse?” 
“Qual é o corte de cabelo mais bonito da Copa?” 
“Qual jogador está com ótimo desempenho?” 
“Quem é o melhor jogador da seleção brasileira?” 

Os trabalhos foram expostos aos demais alunos da escola em um lindo mural, montado por alguns alunos da turma e pela professora.

 

Montagem do mural pelos alunos e pela professora

 

Após a montagem do mural, todos os alunos foram participar das fotos coletivas ao lado deste. A alegria de todos, por verem seus trabalhos expostos no mural, era contagiante, mesmo os que, por questão de espaço no mural, não tiveram seus trabalhos expostos, pois esses entenderam que contribuíram como participantes das pesquisas e, assim, mostraram-se também alegres com o mural da turma.

 

Nas fotos acima e abaixo, alunos da  1703 junto ao mural finalizado.

 

O interesse dos alunos pela atual Copa do Mundo foi usado estrategicamente como fator motivador para a aprendizagem do conteúdo curricular na disciplina de Matemática. A atividade de elaboração de gráficos realizada por eles foi bastante animada e pôde-se perceber o quanto eles adoraram utilizar o evento mundial para elaborarem seus próprios trabalhos.

 

Para Saber Mais:

E.M. Juan Antônio Samaranch

Diretora: Ana Christina Quintella

Diretora-Adjunta: Vera Regina Pacheco

Coordenadora Pedagógica: Mariane Fernandes de Catanzano

Professora Responsável: Lucineia Alves

Telefone: 3972-0916

E-mail: geo@rioeduca.net

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 20/12/2016

Do “Reino Monera” aos Cuidados com os Dentes

Tags: 1ªcre, pse, projetos.

 

 

 

“Reino Monera” é um dos conteúdos ministrados  nas turmas de 7º ano de acordo com as Orientações Curriculares de nossa Secretaria Municipal de Educação.

 

Os alunos das turmas 1702 e 1703 do Ginásio Olímpico de Santa Teresa tiveram aulas teóricas sobre o assunto com a Professora Lucineia (Ciências) e realizaram diversas atividades que lhes despertaram o interesse pelos seres vivos desse reino.

Os seres do Reino Monera são caracterizados por não apresentarem núcleo definido, possuírem apenas uma célula e por terem papel importante em várias áreas, tais como ecológica, econômica e da saúde.

 

Aula Teórica sobre Reino Monera

 

Como primeira atividade prática os alunos foram para o laboratório e tiveram a oportunidade de, através do microscópio óptico, observar lâminas, comercialmente adquiridas, de bactérias da boca.

 

 

Os alunos participaram de uma palestra sobre doenças nas plantas causadas por bactérias, ministrada pela estagiária da escola Karen Elaine, aluna do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo dessa atividade foi mostrar aos alunos que os vegetais também são infectados por bactérias e podem, assim, desenvolver doenças que resultam em sua morte ou na produção de frutos menores ou mesmo que não poderão ser utilizados para alimentação resultando, portando, em prejuízos econômicos.

 

Palestra sobre doenças em plantas causadas por bactérias

 

Em relação às doenças humanas causadas por bactérias, foi dada uma ênfase especial à cárie. A primeira atividade, após os alunos terem ouvido informações sobre a cárie, foi mostrar como se escova e como se usa corretamente o fio dental, pois uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.

 

Essa atividade foi demostrada pela estagiária de Iniciação Científica da escola, Ana Luisa, aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com auxílio de um material apropriado ela mostrou aos alunos como essas ações devem ser devidamente realizadas.

 

 

Logo após aprenderem sobre a cárie e sobre os variados cuidados que se deve ter com a higiene bucal, os alunos elaboraram desenhos, frases e pequenos textos.

 

 

Foi distribuído aos alunos: pasta, fio dental e escova, materiais recebidos da Secretaria Municipal de Saúde, para que os mesmos se sentissem estimulados a colocarem em prática as ações ensinadas.

Um lindo mural foi feito pela professora e pelos alunos, com algumas das produções elaboradas em cada turma. O objetivo deste foi mostrar os trabalhos produzidos e também divulgar, aos outros alunos da escola, a importância da saúde bucal.

 

 

Para finalizar as atividades, outra ação visando a sensibilização de todos os alunos da escola para a saúde bucal foi a elaboração de mini cartazes que foram colocados nos banheiros da escola. Estes continham desenhos, frases e pequenos textos sobre a importância da escovação, bem como informações sobre os cuidados que todos devem ter para evitar a cárie.

 

 


“Foi maravilhoso ver os alunos relacionando os conteúdos aprendidos sobre o Reino Monera com situações do cotidiano e vê-los interessados e entusiasmados com as atividades desenvolvidas sobre os cuidados que devemos ter com nossos dentes para evitar a cárie e outros problemas de saúde. Tudo isso se constituiu em uma grande aprendizagem para todos.” – diz a Professora Lucineia.
 

Para Saber Mais:

Ginásio Olímpico Juan Antônio Samaranch

Rua Marcel Prost, 201 – Santa Teresa

Direção: Ana Christina do Nascimento Quintella

E-mail: geo@rioeduca.net

Telefone: 3972-0916

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/11/2016

III Festival de Cultura do GEO Juan Antonio Samaranch

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

 

 

 

Festival mostra à Comunidade Escolar trabalho Interdisciplinar desenvolvido no GEO de Santa Teresa.

 

O Festival de Cultura do GEO Juan Antonio Samaranch (GEO Santa Teresa) já se tornou uma festa tradicional da escola. “Trata-se de um evento que tem como objetivo apresentar à comunidade escolar os resultados do trabalho pedagógico de elevado nível acadêmico, desenvolvido, nesse ambiente escolar, sob a perspectiva da interdisciplinaridade, buscando contribuir para a formação ampliada dos jovens envolvidos”. Explica Mariane, uma das Coordenadoras da escola.

 


Nessa terceira edição do evento, o tema escolhido foi os “Anéis Olímpicos”. Os professores da escola, juntamente com seus respectivos alunos, foram divididos em grupos e trabalharam assuntos como música, idiomas, costumes, gastronomia, dança e símbolos  de diversos países. Todas essas atividades pedagógicas foram apresentadas à comunidade numa bela festa no ginásio da escola, onde foram expostas as produções dos alunos, com muitas comidas, músicas e danças típicas dos países estudados.

 

Painel de Bandeiras confeccionadas pelos alunos

Os professores Cláudio (Humanidades), Júlio (Exatas), Helena (Inglês), Kamila (Inglês), Lucineia (Exatas) e Roberto (Humanidades), do 7º ano, responsáveis pelo “Anel Azul”, escolheram trabalhar, com seus respectivos alunos, todos os países que sediaram os jogos Olímpicos no continente europeu nos tempos modernos, além de Portugal, que ainda não sediou esses jogos, mas faz parte da nossa história.

Os alunos recriaram as bandeiras desses países com papéis picados obtidos de revistas velhas. Essas foram exibidas em um belo painel durante a festa.

Orientados por seus respectivos professores, os alunos  realizaram pesquisas sobre a cultura de cada um desses países e elaboraram cartazes que também foram expostos aos participantes da festa. Além da exposição dos cartazes elaborados pelos alunos, foi montada uma exposição de objetos oriundos de alguns países da Europa e exibido um vídeo sobre a Itália .

 

 

A barraca montada pelo grupo contou com a colaboração dos responsáveis e dos alunos do 7º ano durante toda a festa. Foram várias comidas típicas dos países estudados e a pizza, comida típica italiana, foi o prato principal. 

 

 

O momento mais esperado da festa foi o das danças. Alunos do grupo do “Anel Azul” se caracterizaram de camponeses italianos e dançaram a “Tarantela”, dança típica da Itália, muito comum nos séculos XIV e XV.

 

 


“O III Festival de Cultura do GEO Santa Teresa foi uma linda e maravilhosa festa! Espero que muitas outras aconteçam nos próximos anos, pois esse festival tem se constituído de momentos muito especiais de aprendizagem, alegria e congregação de toda a nossa comunidade escolar.” – diz a Professora Lucineia, do grupo do “Anel Azul”.

 

Para Saber Mais:

Ginásio Olímpico Juan Antônio Samaranch

Rua Marcel Prost, 201 – Santa Teresa

Direção: Ana Christina do Nascimento Quintella

E-mail: geo@rioeduca.net

Telefone: 3972-0916

 

 


   
           



Yammer Share