A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo (Fonte: Blog da UE)
Retornando 5 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo (Fonte: Blog da UE)'

Terça-feira, 15/09/2015

Cantarolendo

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

 

 

A Escola Portugal viaja no tempo, e constrói conhecimento no ritmo das canções.

 

A música é capaz de transformar os sentimentos e o comportamento do homem. Os efeitos emocionais nas pessoas são únicos e intransferíveis.

As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas e danças. A partir dessa relação, entre o gesto e o som, a criança constrói seu conhecimento sobre música.

 

Apresentação musical dos alunos.

 

Assim, ao escolher e introduzir a música como meio facilitador, a escola pretende utilizar a linguagem musical com o objetivo de estimular a aprendizagem para que haja maior aproveitamento das capacidades e potencialidades do educando, buscando o desenvolvimento global do indivíduo. A música atua sobre os processos cognitivos e afetivos, potencializando o trabalho pedagógico desenvolvido dentro do espaço escolar.

 


Nessa perspectiva, o corpo docente, direção e coordenação pedagógica escolheram a música como eixo norteador do trabalho pedagógico desenvolvido durante o ano de 2015.

 

 

Entendendo que esse é um eixo amplo e repleto de possibilidades, a escola optou por fazer um “passeio” musical pelas décadas, oportunizando aos alunos, assim, o contato com diferentes ritmos e estilos musicais, contextualizando o momento histórico e cultural em que ocorreram.

Somando-se a esse caminhar, temos o aniversário dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, cidade que é berço de tantas e inesquecíveis canções!

 

Apresentação teatral Rio 450 anos.


Para saber mais:


E. M. Portugal
Diretora: Cristhiane Ponte da Silva
Coordenadora Pedagógica: Luana Lobão
Telefone: 3895-8632
E-mail: emportugal@rioeduca.net


Clique na imagem, e visite o blog da Unidade Escolar:



"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação".

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970

 

COMENTE  E COMPARTILHE!


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/05/2015

Creche Municipal Fallet, Um Caso de Amor com o Rio de Janeiro!

Tags: 1ªcre, eventos, educacaoinfantil.

 

 

 

 

A paixão pelo futebol, um dos símbolos da "carioquice" dos moradores de nossa cidade, foi o eixo norteador do trabalho com Valores.

 

A Creche Municipal Fallet está localizada na comunidade de mesmo nome, entre os bairros de Santa Teresa e Catumbi. Atualmente a unidade é administrada pelas professoras Maria Aparecida Martinez e Ana Paula Leite Cortegiano.

 

 

O Projeto Pedagógico 2015 tem como eixo norteador os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. E, desde o início no ano letivo, as ações estão a todo vapor! Como diz o título da postagem no Blog da Creche, "Creche Fallet, um Caso de Amor com o Rio de Janeiro".

 

Releitura dos Arcos da Lapa, colorido coletivamente pelas crianças.

 

Partindo de letras de músicas que retratam a cidade e seus encantos, foram elencados temas mensais que abordam o cotidiano carioca e, principalmente, o da comunidade onde está inserida a Unidade Escolar.

 

 

Dentre as canções selecionadas, está "Aquele Abraço", de Gilberto Gil, que exalta a paixão carioca pelo futebol.

 

 

Nessa perspectiva, foram trabalhados valores como amizade, solidariedade, respeito e companheirismo, além das perdas e ganhos. As crianças perceberam que, apesar de cada um torcer por um time diferente, todos são amigos.

 

 

Cada um torcendo, mas respeitando a torcida do colega. E, o mais importante, percebendo que a vida é assim: "vivendo e aprendendo a jogar... nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar!".

 

 

Os versos "Alô torcida... Aquele abraço!" serviram de motivação para regras do jogo que também foram abordadas. A partir delas, as crianças refletiram sobre a importância da existência de regras para o convívio harmônico entre as pessoas. Regras de conduta nas turmas foram elaboradas para serem seguidas ao longo do ano letivo.

 

 

A culminância do tema deu-se no Dia do Brincar, quando as crianças puderam vestir as camisas de seus clubes e participar de atividades com bola e cobrança de pênaltis.

 

 

O Dia do Brincar é uma Ação que acontece mensalmente, na última terça-feira de cada mês, em todas as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. É um dia muito especial nas unidades da Rede!

 

Dia no Brincar na Creche Fallet.

 

Quer conhecer todo o processo criativo dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da Creche Fallet? Clique na foto abaixo e faça uma visita ao Blog da Unidade.

 

 

Parabéns a toda a Equipe que atua na Fallet! Trabalhos de Excelência para nossas crianças têm sido a tônica da Unidade, que tem levado a nossas crianças uma Primeira Infância com Educação de Qualidade!

 

 

Para entrar em Contato com a Unidade Escolar:

CRECHE MUNICIPAL FALLET

Diretora: Maria Aparecida da Conceição Martinez

Telefone: 2504-7015

E-mail: cmfallet@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMENTE E COMPARTILHE 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/04/2015

EDI Parque da Alegria numa Cidade de Maravilhas: o Rio de Janeiro!

Tags: 1ªcre, educacaoinfantil, eventos.

 

 

 

Aniversário da Cidade foi o pontapé inicial para o começo do Projeto Pedagógico Anual do Espaço de Desenvolvimento Infantil.

 

Localizado no Bairro do Caju, o EDI Parque da Alegria desenvolve projetos que buscam desenvolver a autonomia em nossas crianças e garantir uma Educação de Qualidade para Todos.


No mês em que nossa cidade completou 450 anos, a unidade iniciou as atividades do Projeto Pedagógico Anual: "O EDI Parque da Alegria numa Cidade de Maravilhas - O Rio de Janeiro!"

 

 

Prepararam uma Comemoração Especial, onde o pontapé inicial foi uma roda de Conversas com as crianças sobre o Aniversário da Cidade, muito divulgado pela mídia.

 

 

Em sequência, trabalharam os livros "Rio de Janeiro a cidade maravilhosa" de Márcia Noêmia Guimarães, e "O Dia em que os Portugueses Encontraram Pindorama" de Neusa Rodrigues.

 

Contação de Histórias

 

Do Berçário à Pré-Escola, produziram releituras de paisagens apontadas pelas crianças, organizaram uma festa de aniversário com direito os merecidos Parabéns.

 

 

As crianças garantiram a participação especial de portugueses, índios e negros; caracterizados com indumentárias da época da Fundação da Cidade, nessa Festa linda!

 

 

 

Queremos deixar nossos parabéns a toda Equipe doo EDI PARQUE DA ALEGRIA: direção, professores e funcionários de apoio, pelo belo trabalho apresentado e pela Qualidade que é ofertada às nossas crianças. Elas merecem!!!!

 


Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo EDI? Clique na imagem abaixo e visite o blog da Unidade Escolar:

 

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.



Professor Alexandre Roque de Araujo
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net 
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/11/2014

Meu Brasil Brasileiro

Tags: 1ªcre, eventos.

 

Garantindo uma Educação de Qualidade para Todos, a E. M. João de Camargo desenvolve projetos que proporcionam Conhecimento, Cultura e Cidadania.

 

Situada na Rua Ricardo Machado, no Imperial Bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal João de Camargo atende turmas divididas em dois turnos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Ao longo do ano letivo, a Escola vem desenvolvendo vários projetos que vem ao Encontro da filosofia que é proporcionar um Educação de Qualidade para Todos, numa ação voltada para a construção de valores, pautada no diálogo e integração entre todos os segmentos da Escola.


Dentre os diversos projetos de sucesso desenvolvidos pela Unidade Escolar ao longo do ano letivo, destacamos o Projeto “Meu Brasil Brasileiro”.

 


O Projeto "Meu Brasil Brasileiro" foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

 

 

Inicialmente, os professores propuseram pesquisas envolvendo História, Geografia, costumes, música, folclore, tradições de alguns países que contribuíram com a nossa cultura: Portugal, Angola, Nigéria, Benim (de onde partiram negros escravizados), a cultura indígena. Em pauta também as regiões do Brasil e o que ficou de cada cultura em nosso país.

 

 

Toda a comunidade escolar foi envolvida no Projeto, com apresentação de trabalhos magníficos.

 

 

A turma 191, do PEJA, confeccionou máscaras, que têm um significado místico e importante na arte africana, sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva.

 

 


Alunas do 5o. Ano (Turma 1501) confeccionaram bonecas abayomi. A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). Estas bonecas são confeccionadas somente pelas mulheres.

 

 

As turmas do 3o. Ano pesquisaram sobre Portugal. Na foto, toalha bordada da Ilha da Madeira e Traje Típico de Viana, o berço do folclore português.

 

 

Azulejos, mais uma tradição portuguesa... Alunos  pintaram azulejos portugueses:

 

 

A turma 1303 confeccionou o Galo de Barcelos, em argila:

 

 

Maquete das caravelas que cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram ao Brasil:

 

 

Uma visão panorâmica da exposição "Portugal", com trajes e artesanato típicos da "terrinha":

 


As riquezas naturais e culturais de todas as regiões do Brasil foram apresentadas em belíssimos painéis trabalhos plásticos, mostrando todas as tradições que fazem de nosso país um país Plural:

 


 

Depois do preparo dos belíssimos trabalhos que fizeram parte da Exposição "Meu Brasil Brasileiro", a hora foi de festejar, com muita alegria, o sucesso do Projeto.

As turmas se engajaram para preparar um evento bem bonito para os pais e responsáveis que viajaram pelo nosso país através das músicas e danças apresentadas.

As turmas da Educação Infantil- 4 anos homenagearam o Rio de Janeiro. O samba foi o escolhido para essa homenagem com as músicas "A voz do Morro" e uma brincadeira "Samba-lelê"

 

 

A Educação Infantil - 5 anos, apresentou danças típicas do Sul:

 

Dança do Pezinho

 

O 1o. Ano teve como tema a Região Norte e as turmas apresentaram o Círio de Nazaré, Calypso, Carrapicho...

 


As turmas do 2o. Ano apresentaram a Região Centro-Oeste através da música sertaneja.

 


Portugal foi representado pelas turmas do 3o. Ano que apresentaram danças com as músicas típicas.

 


E o Nordeste com sua diversidade musical foi representado através da batida do Olodum, do frevo e do xote.

 

A África apresentada pelo 5º ano: Kuduro, Waka/Waka África e uma das mais fortes influências em nossa cultura, a Capoeira.

 

 

E os alunos do PEJA brincaram com o Boi:

 


Parabéns à Direção, Coordenação Pedagógica, professores e alunos da Escola João de Camargo, pelo trabalho de excelência que apresentou na condução do Belíssimo Projeto. Nossas crianças e jovens merecem sempre o Melhor!!!!

 

Quer saber um pouco mais sobre este e outros projetos desenvolvidos pela E.M. João de Camargo? De um click na imagem abaixo e acesse o Blog da Escola.

 

 


Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire)

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share