A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly
Retornando 80 resultados para o autor 'Ana Accioly'

Sexta-feira, 31/07/2015

Projeto Ambienta Rio 2015

Tags: 4ªcre.

 

 

 

Em um mundo com recursos naturais escassos e com o meio ambiente em processo de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância. Essa ação pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos que ocorrem dentro do ambiente escolar voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Além de conhecimentos teóricos sobre o meio ambiente, a E. M. Odilon Braga desenvolveu práticas sustentáveis, a fim de gerar hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar, também, que a escola trabalhou para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por esses estudantes.

 

Equipe Odilon Braga.

 

 

Um Pouquinho da Odilon

 

Nos dias 16 e 17 de julho, a Escola Odilon Braga realizou a Jornada do Meio Ambiente e da Sustentabilidade dentro do projeto "Ambienta Rio 2105". Foram dois dias muito especiais e voltados para a Educação Ambiental. Tivemos a palestra do professor Alexandre Loureiro (Ciências), sobre "Tipos de energia e sustentabilidade" (dia 16), e do professor Jorge Mendes (Geografia), abordando o tema "Água, um recurso muito valioso" (dia 17).

 

9º ano da E. M. Odilon Braga.

 

Os alunos também assistiram ao filme "Os desligados", do projeto "Light nas Escolas", que abordou o assunto "Desperdício X Economia de Energia". Após as palestras, os alunos tiveram algumas opções de oficinas: Eletricidade, Dramatização, Confecção de Móbiles, Pintura com Guache, Dobraduras, Reciclagem e Jogo Eletro Clique. Nelas, puderam exercer sua criatividade, além de aprender se divertindo. Foi um grande sucesso!

Texto enviado pela professora Luciane Lessa

 

9º ano da E. M. Odilon Braga.

 

Como podemos observar, medidas simples contra o desperdício e a preocupação em passar valores morais e éticos aos alunos transformaram a escola em um exemplo sustentável. 

O mais importante foi trabalhar com amor, seriedade e responsabilidade, perpassando pela solidariedade e pelo respeito não só em relação ao ambiente, mas também às pessoas.

Se não houver o uso consciente desses recursos, nós poderemos, em um futuro próximo, sofrer as consequências das nossas atitudes abusivas de tal consumo. Dessa forma, garantir o futuro do planeta, das espécies e das novas gerações é responsabilidade de todos.

 

 

O diferencial da Escola Municipal Odilon Braga está em acreditar, praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos. Parabéns à família Odilon Braga pelo sucesso desse trabalho!

 

 

Escola Municipal Odilon Braga
Praça Laguna, 15 - Cordovil Rio de Janeiro - RJ
(21) 3352-3617

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Sexta-feira, 24/07/2015

Shakespeare na Escola Clotilde Guimarães

Tags: 2ªcre. inglês.

 

 

 

 

Shakespeare é o autor mais citado na história da língua inglesa, e muitos de seus neologismos já estão marcados não só no nosso cotidiano, como também em outras línguas. Fato que o torna mais próximo, ou Íntimo, ou seja, algo que o torna a escolha perfeita para o trabalho realizado  em sala de aula.

 

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.” 

Willian Shakespeare

 

O conteúdo de Literatura na aula de Língua Estrangeira possibilita ao aluno o reconhecimento e o entendimento da diversidade linguística e cultural, engajando-o discursivamente. Assim, ele pode construir significados criticamente em relação ao mundo em que vive.

 

Grupo do 9º ano atuando.

 

Em qualquer idioma, o texto literário é um excelente recurso. Por meio da Literatura é possível promover reflexões sobre questões de poder e de ideologias dominantes presentes na sociedade. Isso auxilia na formação de um indivíduo crítico capaz de construir significados, respeitar e conhecer culturas diferentes.

 

O Projeto Reading Shakespeare da E. M. Clotilde Guimarães

 

Grupo do 9º ano após encenar.

 

"Os alunos do nono ano leram obras de Shakespeare, e fizeram pesquisa sobre o vestuário e cenário das histórias, tendo que representar um pequeno trecho de sua obra. Com uma única obrigatoriedade: um dos personagens teria que ter uma fala em inglês", declara a professora Gisele, da E. M. Cotilde Guimarães.

O domínio social enriquece os alunos enquanto seres humanos, tornando-os mais críticos, mais conscientes do mundo e, consequentemente, tornando o ensino de línguas mais significativo. Além disso, amplia as possibilidades de discussões histórico-culturais e de recursos para compreensão da humanidade, permitindo aos alunos ressignificarem seu conhecimento dos outros e de si mesmos.

 

Parabéns, alunos, professora Gisele e demais membros da escola, por garantir o acesso às diferentes culturas e seus clássicos para as nossas crianças!

 

Escola Municipal Clotilde Guimaraes
Av. Postal, 49 - Ramos Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2260-6042

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 17/07/2015

Entre Jovens na Escola Zélia Braune - PEJ

Tags: 4ªcre, pej.

 

 

 

O sucesso do aluno é o foco principal do "Entre Jovens"! É para onde estão voltados os esforços do projeto: despertar a vontade e o prazer do estudante em continuar os estudos. Assim, também contribui com a redução da evasão escolar.

 

 

"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."

(Paulo Freire)

 

 

 

Na Escola Municipal Zélia Braune é assim:

 

O projeto "Entre Jovens" foi implementado em nossa UE em 2013 e veio de encontro a um projeto que já era realizado pela escola desde 2012. O objetivo era contribuir na orientação e encaminhamento dos alunos oriundos do nono ano que saíam do ensino fundamental sem muitas perspectivas.

Ao iniciarmos em 2012, contávamos com o trabalho voluntário dos professores da nossa UE, que abraçaram a causa junto com a equipe e material elaborado pelos próprios professores.

 

 

Quando nossa escola foi agraciada com a parceria do Instituto Unibanco através do projeto "Entre Jovens", achávamos que seria só mais um projeto para preenchimento de papéis e relatórios, e que não duraria muito tempo.

Com o tempo, percebemos a seriedade do projeto que nos contemplou com um quadro completo de estagiários, permitindo-nos aumentar o número de turmas e, consequentemente, o número de alunos atendidos, além de contar com um excelente material didático de apoio para os estudantes. 

 

 

Hoje, o "Entre Jovens" virou uma referência para os alunos da escola, reconhecidos como a “elite” do colégio. Desde o sexto ano, eles já ambicionam ingressar no projeto.

Os alunos que participam realizam simulados periódicos na preparação para futuros concursos, participam de palestras motivacionais sobre profissões e expectativas de futuro ministradas pelos próprios professores da UE, fazem visitas a instituições do interesse vocacional de cada um, participam de grupos de estudos com orientação da coordenação, entre outras atividades.

Nos sentimos extremamente orgulhosos de poder contribuir através desta parceria, com a realização de sonhos de alguns de nossos alunos e mudado a história de famílias.

 

Texto enviado pela Equipe Zélia Braune

 

Como podemos observar, esse projeto, além de proporcionar a consolidação de um trabalho sério e comprometido com uma educação de qualidade, permite uma visão mais globalizada do aluno, na qual o sistema de tutoria constitui-se numa operação importante de articulação escolar relacionada ao mundo do aluno e que leva a uma aprendizagem significativa.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos, por desenvolver entre si uma relação de compartilhamento de experiências e conhecimentos, aplicados com a confiança de todos os seus participantes.

 

Escola Municipal Zelia Braune

Telefone (21) 3855-9283
E-mail embraune@rioeduca.net
Endereço Rua George Bizet
Jardim America  

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 10/07/2015

Arte, Cultura e Educação na Heitor Beltrão

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O trabalho com a Arte visa o desenvolvimento integral de todos os envolvidos e, também, o estímulo, a valorização e a realização de ações e projetos direcionados à  Educação e Cultura dentro e fora da Unidade Escolar.

 

 

"(...) a arte é uma técnica social do sentimento, um instrumento da sociedade através do qual incorpora ao ciclo da vida social os aspectos mais íntimos e pessoais do nosso ser. Seria mais correto dizer que o sentimento não se torna social, mas, ao contrário, torna-se pessoal,quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem com isto deixar de continuar social."  

(VIGOTSKI, 1998, p. 315)
 

 

 

Acreditando nisso, a Escola Municipal Heitor Beltrão desenvolveu  o Projeto: Rio de Janeiro, Arte, Cultura e Educação. O referido trabalho fez alusão a comemoração pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa. Além disso, o projeto envolveu não só a participação de todos da escola, mas também da comunidade escolar de uma forma geral.

Apostamos no potencial da arte enquanto meio que envolve o conhecimento a ser construído, a linguagem a ser experimentada e fruída, e a expressão a ser externalizada e refletida. Dessa forma,  trabalhamos com a arte, enquanto área de conhecimento - com características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano, apostando que ela é o que leva o nosso aluno a construir, experimentar, externalizar e refletir.

 

 

 

 

"Assim, através de ações formativas, inovadoras e criativas, construimos em nossa Unidade Escolar um caminho para a formação integral do nosso aluno. Tudo isso aliado à vivência de forma concreta das mais diversas expressões artísticas, estéticas, corporais, musicais, intelectuais e comportamentais. Além das ações ligadas à identidade local, mostra que a cidade é muito além do bairro em que moramos. Essa é a nossa cidade, a Cidade Maravilhosa!" (Professora Claudete Macedo - Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar)

 

Como podemos observar, pela arte, somos chamados a olhar além dos interesses imediatos, além da realidade material. Somos chamados a perceber a verdadeira dimensão do nosso ser e do nosso destino, a assumir amplamente a nossa identidade não apenas como indivíduos pertencentes a uma sociedade em determinado tempo ou lugar, mas como seres cósmicos, pertencentes à grande família humana.

 

Parabéns aos envolvidos, por promover acões que permitam que outras ações do passado humano sejam apropriadas, ampliadas e aprofundadas paulatinamente até chegar no estágio de desenvolvimento atual.

 

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

Escola Municipal Heitor Beltrao
R. Otranto, 680 - Vigário Geral

embeltrao@rioeduca.net 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)