A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly
Retornando 80 resultados para o autor 'Ana Accioly'

Quinta-feira, 02/07/2015

Grêmio Estudantil, um Exercício de Cidadania

Tags: 4ªcre, gremio.

 

 

 

O grêmio estudantil é a máxima representação dos estudantes na escola, onde eles se organizam de modo mais sistemático a partir dos fundamentos históricos e políticos do movimento estudantil, e participam do processo de redemocratização do Brasil.

 

 

"Escola Cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola de produção comum do saber e da liberdade. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia” .

Paulo Freire

 

 

A experiência com a formação do grêmio contribui para que os alunos se percebam como agentes de transformação e exercitem sua cidadania.

A Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez se reconhece como espaço primordial na formação de seus alunos e, assim, promove espaços de diálogo que correspondem aos desejos e expectativas dos estudantes. O objetivo é que eles se apropriem mais do ambiente escolar, aumentando, então, a permanência interessada e significativa nesse espaço.

 

 

 

Através desse trabalho, a escola e a comunidade escolar buscam instrumentalizar os alunos para que compreendam a importância da sua participação no processo de democratização da sociedade e da educação, para entender que a realidade escolar não pode se distanciar da realidade social. Portanto, é preciso que, desde cedo, as nossas crianças e jovens possam participar da vida política e exercer um papel de agentes de concretização dos direitos inerentes a cada pessoa e a todas elas pela via da participação coletiva nos processos decisórios e de controle social.
 

Sabemos que as ideias, os sonhos e os projetos, para que se concretizem, precisam de pessoas debatendo sobre um determinado assunto. E, após isso, que as melhores propostas sejam votadas e eleitas, fazendo valer a decisão da maioria e reforçando a concretização dos valores democráticos.

Além de prepará-los para a vida política comunitária, a vivência nos grêmios proporcionará aos estudantes a sensação de serem pertencentes ao sistema escolar, dando mais sentido e significado para o seu estar na escola.

 

 

Parabéns aos envolvidos com o trabalho do grêmio, do qual os alunos, diretores, coordenadores e professores se tornam aliados. Pois, somente assim, o grêmio atua verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

 

 

Escola Municipal Luiz Cesar Sayao Garcez

Telefone (21) 3885-3370
E-mail emgarcez@rioeduca.net
 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 25/06/2015

Plantando Árvores para Colher Futuro

Tags: 4ªcre, educaçãoambiental.

 

 

 

O meio ambiente está em nossas vidas o tempo todo, o ser humano faz parte desse meio. Então, nada mais justo que estudar e aprender, desde pequeno, como cuidar dele, ajudando a preservá-lo e respeitando o seu espaço.

 

 

"Na verdade, na verdade os passarinhos que botavam primavera nas palavras."

(Manoel de Barros)

 

 

A melhor maneira de trabalhar natureza e sociedade com as crianças é agunçando o seu interesse por determinados assuntos. Foi assim que a equipe do EDI Professor Moacyr de Góes trabalhou o tema com as suas crianças.

 

 

Na sexta-feira, dia 12 de junho, iniciamos nosso grande desafio: alimentar TODOS os passarinhos da Maré.

Brincadeiras à parte, muito nos preocupa a diminuição das áreas verdes da nossa cidade e, com a construção de novas escolas pertinho de nosso EDI, em parte do terreno da Vila Olímpica da Maré, vimos mais uma área verde ir embora.

Desde o início das obras, percebemos que muitos pássaros que víamos diariamente não mais apareciam para nos brindar com sua beleza.

Pensando sobre isso, decidimos que precisávamos plantar novas árvores para que, um dia, deem sombra, abrigo e frutos para os pássaros.

Plantar árvores não é uma missão simples, pois precisamos conhecer a muda e saber se o espaço que temos disponível é adequado. Dentre tantos outros conhecimentos, procuramos parceiros que, de posse de todos essas informações, pudessem nos ajudar. Foi, assim, que a equipe da OAS Construtora, através do Luiz, da Letícia e da Marisa, entrou nessa história. Bastaram algumas conversas para nossa ideia se concretizar!

Mas esse é só o começo da história! Em breve, teremos, além do "restaurante de passarinho", uma horta e um lindo jardim.

 

 

As 5 mudas plantadas são da espécie Grumixama, uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti. Seus frutos (amarelos e pretos) são muito procurados pelos pássaros e, também, podem ser consumidos por nós in natura, em doces e compotas. É uma árvore de porte médio e, por esse motivo, ideal para o espaço que temos.

Texto retirado do blog EDI Moacyr de Góes.

 

O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deve levar em conta a realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade. Visa-se, assim, desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhes são associados.

O educador dever utilizar a sensibilidade, que é da natureza das crianças, e as informações de forma lúdica, incentivar a levar esse assunto para os pais e para a comunidade escolar.

Certamente, quando esse assunto chegar dentro dos lares, é que conseguiremos perceber como a mensagem repassada para as crianças pode fazer surgir um crescimento considerável de pais que começam a mudar o seu comportamento diante das ideias que os filhos estão trazendo da vida escolar.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos em trabalhar a Educação Ambiental na Educação infantil, desenvolvendo a consciência ecológica da criança.

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Moacyr de Góes

E-mail: edimgoes@rioeduca.net
Twitter: @EDIMdGMare
Fanpage: www.facebook.com/edimdgmare

 

 

Ana Accioly - Representante da 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 18/06/2015

Primeiro Fórum sobre Meio Ambiente do PEJA no CIEP Gregório Bezerra

Tags: 4ªcre.

 

 

Os fóruns se constituem como espaços democráticos compostos com o objetivo de promover discussões e atualizar as questões de interesse do próprio grupo. Essa organização permite que a participação dos diversos atores que o compõem construam conceitos e conhecimento acerca do tema discutido.

 

 

“O conhecimento repousa em todos os níveis sobre a interação entre o sujeito e os objetos".

(Piaget)

 

 

PEJA I Bloco II.

 

Dessa forma, a Professora Eline Moreira promoveu, junto aos alunos do PEJA I - Bloco II do CIEP Gregório Bezerra um Fórum para discutir o Meio Ambiente e os seus desfios. Ou seja, todos teriam a oportunidade de expor, de colocar suas ideias e seus pensamentos em relação ao tema, de forma que ao se colocar e ao ouvir o outro, todos pudessem ressignificar seus conceitos sobre o assunto em questão.

 

Fórum sobre Meio Ambiente e seu desafios.

 

Nessa perspectiva, a partir de uma reportagem de jornal, cujo o tema era o não uso de Recursos Naturais Não Renováveis, a turma reuniu-se,  a leitura do texto citado fora realizada e deu-se inicio às falas. Após o debate  iniciaram uma produção de texto em busca de soluções ambientais para o Rio de Janeiro, já que o projeto desse ano é "O Rio de Janeiro continua lindo?.

 

Um pequeno trecho da reportagem que serviu de base para as discussões:

"Políticas nacionais e decisões de investimento dos setores privado e público devem ser baseados na premissa de que a era dos combustíveis fósseis está terminando e a revolução das renováveis está aqui para ficar", defende Tony de Brum, ministro das relações exteriores das Ilhas Marshall. Isso coloca mais pressão no cenário internacional, onde de Brum acredita que a comunidade internacional deve construir uma meta de longo prazo tanto nas negociações climáticas da ONU quanto nas discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável." Revista Época

 

Sendo assim, ao trabalhar com a discussão, objetiva-se desenvolver a habilidade oral do grupo, além disso, deseja-se  ajudar na escrita também. Pois, a sequência didática que parte da leitura para os debates com regras (gênero oral) e posteriormente dão origem a textos escritos apontam a possibilidade de enriquecer os argumentos do interlocutor e consequentemente, ampliam-lhe a forma de expresar-se no mundo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho, onde a oralidade é o foco, e se propõe a  tornar o falante ainda mais preparado para dialogar com o mundo a sua volta nas mais diversas formas.

 

 

Ciep Gregorio Bezerra
R. Plínio de Oliveira - Penha RJ
telefone:2270-2107

 

Ana Accioly - Representante da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 28/05/2015

O PSE no EDI Morro da Fé

Tags: 4ªcre, pse.

 

 

 

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração de saúde e educação para o desenvolvimento integral da população e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!

 

 

Turma do Maternal I.

 

Visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, Saúde e Educação se unem através de uma estratégia implantada em creches e EDIs, abrangendo todas as crianças matriculadas, com foco na faixa etária entre seis meses e cinco anos e onze meses.

 

 

Turma do Maternal II.

 

Acreditamos que as ações de educação alimentar e nutricional e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis devam ser desenvolvidas no âmbito escolar, orientando e incentivando a sua comunidade nos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. 

 

Atividade Realizada no EDI Morro da Fé

 

Turma da Pré-escola.

 

"Estamos na Semana da Alimentação Saudável e o Programa Saúde na Escola não podia ficar de fora das nossas ações. No nosso EDI, a Educação é desenvolvida através de projetos, permitindo uma aprendizagem por meio da participação ativa das crianças que, vivenciando situações-problemas, refletem sobre elas e tomam atitudes diante dos fatos. O nosso PPA “O Rio amanheceu cantando” trouxe, por meio do subprojeto “ Meninos do Rio”, a comida Carioca, o que nos levou a uma discussão sobre as questões de nutrição e saúde."

Texto enviado pela Professora Adriana Silva, Diretora Adjunta do EDI Morro da Fé.

 

A escola tem papel fundamental na criação de condições que permitam construir positivamente a situação de saúde e de nutrição da comunidade escolar por meio de ações educativas, como jogos, leituras e dramatizações, para as crianças aprenderem vivenciando e fazendo.

 

 

Parabéns aos funcionários do EDI Morro da Fé, por conscientizarem e transformarem os hábitos alimentares da populção carioca.

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (9)