A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly
Retornando 80 resultados para o autor 'Ana Accioly'

Sexta-feira, 20/05/2016

Trabalhando com Maquetes

Tags: 4ªcre.

 

 

 

A escola como instituição de ensino dentro da sociedade, tem o papel de oferecer condições favoráveis para que todas as pessoas tenham acesso ao ensino de qualidade. Desta forma, escola e professores devem estar abertos a novos saberes e práticas que tenham por proeminência à formação integral e ainda,  que essas  garantam de forma competente a formação de seus alunos.

 

Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. (1996, p. 01)
 

De acordo com as orientações citadas acima, a Escola Municipal Joracy Camargo desenvolveu uma atividade para a construção de maquetes, na qual é possível ter o domínio visual de todo conjunto espacial  por ser um modelo tridimensional, que favorece a relação entre o que é observado no campo e no mapa.

 

Maquete da Igreja da Penha

 

"O trabalho com maquetes foi desenvolvido pelos alunos do quinto ano da Escola Municipal Joracy Camargo. A proposta apresentada pela professora Ana Paula Fonseca foi de entender e representar o espaço da cidade. Foram realizadas aulas de geografia como objetivo de proporcionar ao aluno conhecimento do espaço da sua cidade, utilizando como recurso, vídeo e mapas. Após esse trabalho em sala de aula, partimos para a construção das maquetes tendo como resultado esses trabalhos lindos!" Texto enviado pela Professora Ana Paula Souza.

 

Exposição das Maquetes na Escola Municipal Joracy Camargo

 

O real intuito dessas atividades são de superar problemas evidenciados em sala de aula, que dificultam a aprendizagem dos alunos devido às metodologias e técnicas ultrapassadas.A superação deve ser através depráticas inovadoras, que possam dar uma orientação melhor ao processo de ensino aprendizagem.

 

Maquete do Bairro da Penha

 

No desenvolvimento desse projeto foi possível constatar o interesse de cada um  em colaborar, portanto, a escolha dos recursos utilizados fora excelente para que alcançassem os objetivos propostos, tendo em vista, que os alunos deixaram de ser sujeitos passivos para tornarem-se ativos, no qual cada um com o seu modo de pensar e agir pode colabor significativamente para a efetiva aquisição de conhecimento e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem.

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da E.M. Joracy Camargo:

emjoracy@rioeduca.net

Contato para publicações:

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 06/05/2016

Fazendo Arte na EMAC

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

Reconhecendo a importância da Arte na formação e desenvolvimento das crianças e na construção de pessoas sensíveis, confiantes, transformadoras, que se percebam como únicas e valorizem sua forma de ser e perceber, a Escola Municipal Ministro Afrânio Costa promove o ensino da Arte desde as séries iniciais.

 

"...até parece de mentira e até parece de verdade.
Só é verdade no mundo de quem gosta
                                     de inventar, como você e eu."    Clarice Lispector
                                                                                                 
 

 

 

Esse trabalho entende a Arte como linguagem e conhecimento. Portanto, fazer arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos, ideias e pensamentos. No qual o ensino da Arte tem a missão de propiciar um espaço favorável às descobertas realizadas pela criança, permitindo assimilá-las, transformá-las e expressá-las de forma natural e prazerosa. Nessa perspectiva, as várias mãos tecem idéias, constroem propostas, concretizam projetos, diferentes olhares abrem portas, escancaram janelas e descortinam horizontes.

 

 

"A escultura para os gregos através da tentativa de esculpir um corpo perfeito representava a busca da perfeição ética e espiritual também. Beleza estava associada a valores como inteligência, respeito e conhecimento das leis e dos costumes. No trabalho de construção do corpo foi valorizado principalmente o respeito pela produção do colega e as diferenças que pudessem surgir, sendo assim aqui estão algumas das esculturas produzidas pelo 2°ano.

Explorando as possibilidades de misturas com as cores primárias descobrimos a cor marrom que é uma cor terciária produzida a partir da mistura das cores: amarelo, azul e vermelho. A cor marrom compõe a cor de pele de todas as pessoas, umas de tonalidade mais clara e outras com tons de marrom mais escuro. Os alunos do 2° ano foram inspirados por essa conversa e pelas esculturas gregas para compor seu corpo humano." Texto da Professora Kriciane Assunpção

 

 

Precisamos reiterar a aideia de que a escola, é de fato, um local privilegiado onde os saberes acumulados pelo homem e aqueles que serão produzidos coletivamente são compartilhados na busca da construção do cidadão consciente, participativo, crítico, sensível e transformador da sociedade. Além disso, podemos afirmar que essa  também é uma forma de inclusão e construção de cidadania, assim como conhecer as mais diferentes formas de manifestações artísticas, dos mais diversos povos, países e épocas, percebendo semelhanças e diferenças e promovendo o respeito a multiculturalidade. 

Pois, como afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Arte é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas diversas; a qual favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, num plano que vai além do discurso verbal.

 

Parabéns professora Kriciane por fazer com que as crianças possam manipular, organizar, compor, significar, decodificar, interpretar,produzir, conhecer imagens visuais,
sonoras e gestuais/corporais de forma que adquiram requisitos indispensáveis para a formação cidadão contemporâneo em sua plenitude. 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Ana Accioly - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 4ª CRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 22/04/2016

Educar para Valorizar o Espaço Escolar

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O referido trabalho visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas e conjuntas explorando assim diversas formas concretas, contribuindo para sua conscientização em relação ao ambiente escolar possibilitando às crianças o contato, o respeito e o cuidado contínuo com todos os espaços da Escola.  
 

Assim, as ações desenvolvidas na Escola Municipal São João Batista proporcionaram aos alunos uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento, respeitando sempre a opinião do outro, gerando uma maior possibilidade de socialização e interação à vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade da interação entre os mesmos.

 

 

"Iniciamos o trabalho  a partir da leitura do livro "Escola de Chuva", de James Rumford. Depois, os alunos dos anos iniciais confeccionaram a dobradura da escola, escreveram o nome da E. M. São João Batista e ilustraram o desenho. Já os alunos do quarto e quinto anos escreveram o que mais gostam na escola. Foi um dia muito produtivo, construir junto com as crianças  o processo de valorização do espaço escolar!" Texto enviado pela Professora Tatiana del Rio.

 

 

Sabemos que é de grande importância a formação do homem, e isto se fará através da educação e da sua adaptação no meio em que vive, agindo, experienciando, produzindo e transformando-se, bem como fazendo transformação da natureza a sua volta. Cada um de nós traz dentro de si a representação do que é uma escola, por conta das experiências que vivenciamos neste universo. E é na escola que as coisas da maior importância em nossas vidas acontecem. Inevitavelmente, ela deixa de ser apenas um campo de troca de conhecimentos e adentra uma esfera emocional, onde permeiam outros tipos de trocas, principalmente as afetivas.

Nos tempos atuais, saber lidar com novas situações; saber se modificar e ampliar conhecimentos; ter estratégias para resolver problemas; conviver em grupo e saber se relacionar; apontar sugestões são características necessárias a todas as pessoas, em qualquer momento, talvez, hoje,  esse seja o maior desafio da escola.

 

Parabéns a todos pela sensibilização, visando a conscientização e valorização do espaço escolar, tornando-o um ambiente agradável e harmonioso para todos.   

 

                                             Escola Municipal São João Batista                                          Endereço: Praça Laguna, 40 - Cordovil, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 2482-4562

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 08/04/2016

Rio, uma Cidade Olímpica em Busca de Saúde

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O esporte de uma forma geral com os jogos e as diversas formas de ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e transformando o cotidiano das pessoas. Assim, com a proximidade das Olímpiadas em nossa cidade, o assunto tornou-se mais popular entre as crianças.

 

“O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”. 

Vygotsky

 

 

 

 

Segundo Oscar Crespo, licenciado en INEF e diretor do polidesportivo de Alpendrete (Madrid), uma atividade física adaptada pode ajudar a criança a relacionar-se melhor com o meio e a entender melhor o seu corpo. 

Não podemos nos esquecer que os nossos pequenos devem fazer exercícios em que se divirtam. Desta forma, se notará uma melhora na sua auto-estima e a perda de algum medo que possa existir. O esporte não só é bom para a saúde física da criança, como também para a sua saúde mental. A prática esportiva a ajudará a ter mais confiança em si mesma, a relacionar-se melhor com os demais, inclusive a superar dificuldades.

 

Conheçam o Trabalho do EDI Professora Solange ConceiçãoTricarico 
 

"O EDI Profª Solange Conceição Tricarico, no ano de 2016, desenvolve o Projeto "Rio, uma Cidade Olímpica em busca de saúde" e deu início ao trabalho conhecendo melhor a cidade em que vivemos. Cada turma elaborou e confeccionou um trabalho tendo como referência um ponto turístico de nossa cidade, através de materiais diversos, inclusive recicláveis, Conheceram e vivenciaram aqueles espaços do Rio de Janeiro, apropriando-se dos respectivas referências de cada local, inclusive o que se pode visitar e conhecer nos mesmos.

 

 

 

 

No dia 11/03 realizamos a culminância e nossos alunos trouxeram suas famílias para conhecerem um pouco da nossa cidade. Puderam, nesse encontro, trocar informações com os familiares, despertando inclusive o desejo e a curiosidade para futuramente conhecê-los de pertinho." Texto enviado pela equipe gestora do EDI Profª Solange Conceição Tricarico

 

 

 

 

Assim, no espaço escolar, o esporte ou os jogos de uma maneira geral podem ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. No qual o professor das fases iniciais pode - e deve - permitir esse movimento. Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. 

 

Parabéns para todos da equipe Solange Conceição Tricarico por entenderem e promoverem o esporte como uma ferramenta para que as crianças se desenvolvam física e mentalmente, vivam saudáveis, e, acima de tudo, relacionem-se de uma forma sadia entre si e com os demais.

 

Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Solange Conceição Tricarico

AV. GUILHERME MAXWELL 107 B BONSUCESSO - CEP:21040-211

e-mail: edisctricarico@rioeduca.net

Telefones: 3137-7566 3137-7550

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)