A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly
Retornando 80 resultados para o autor 'Ana Accioly'

Sexta-feira, 20/11/2015

O Mundo Encantado da Leitura

Tags: 4ªcre, leitura.

 

 

 

 

As crianças são muito receptivas aos estímulos que os professores apresentam. Quando o professor está encantado pela leitura e pelo seu potencial de crescimento, com certeza ele contagia os alunos!

 

 

"Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo o dia."


                                                                              Classificados Poéticos, de Roseana Murray
 

 

 

 

O livro é um objeto de desejo do ser humano, assim como a leitura que se faz dele pode ser um processo de longo encantamento. Enquanto ser humano, seremos sempre uma consequência dos livros que lemos, teremos sempre uma marca dos autores com os quais dialogamos.

 

O Mundo Encantado da Leitura


Nosso projeto teve como objetivo geral estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia.

 

 

Durante o processo de desenvolvimento, cada professora sorteou um clássico da literatura infantil no qual tinha a responsabilidade de envolver e desenvolver junto com seus alunos a história de uma forma lúdica sem que percebessem que seriam os personagens da história e, posteriormente, em datas marcadas - 13/10 (do 2º ao 5º ano e DI), 14/10 (EI e 1º ano) -, estariam apresentando para a comunidade.

Vendo toda empolgação e envolvimento de todos, inclusive e não menos importante a mão de obra artesanal dos responsáveis, professoras da Educação Infantil se reuniram para  apresentar para responsáveis e alunos a coreografia da música: "Emília, a boneca gente!", que nos remete à personagem de Monteiro Lobato, um ícone da literatura infantil brasileira.

Texto enviado pela professora Suzy Andrade

 

 

O ponto de partida para um bem sedimentado processo de alfabetização e letramento será, sem dúvidas, o trânsito intenso e diversificado por todas as práticas de linguagem. 

Assim, parafraseando a citação de Guimarães Rosa, aprender a ler é que é o ler mesmo. Em outras palavras, para ensinar a ler é preciso ler para o aluno, pelo aluno e com o aluno. E com prazer! Com muito prazer!

 

 

Parabéns a todos da Escola Municipal Presidente Gronchi, especialmente a Professora Suzy, por organizar o tempo e o espaço escolar para vivenciar o letramento através das atividades que  encantam pela leitura!

 

 

Escola Municipal Presidente Gronchi

Telefone (21) 3855-7010

E-mail: emgronchi@rioeduca.net
Endereço: Rua Jorge Lacerda
Jardim América
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21240-060
 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Sexta-feira, 06/11/2015

A Família Capanema Recebe o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

 

A família Capanema tem a honra de receber a medalha de mérito Pedro Ernesto, que é a principal comenda que o Rio de Janeiro possui. Ela é a principal homenagem que a cidade presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.  

 

 

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos."    Albert Einstein

 

 

Professora Carmem Silva, gestora do CIEP, e o vereador Jefferson Moura.

 

No último 14 de outubro, a família Capanema, modo como essa equipe gosta de ser lembrada, recebe o conjunto de medalhas Pedro Ernesto das mãos do vereador Jefferson Moura. A comenda foi oferecida à escola, que esse ano completou 30 anos de excelentes serviços prestados à comunidade Vila dos Pinheiros, Maré.

 

Família Capanema.

 

Desde 4 de setembro de 1985, data em que abriu as suas portas, o CIEP Ministro Gustavo Capanema vem marcando a vida e transformando a história da população do território para o qual serve. Atualmente, atende 1.400 alunos entre crianças, jovens e adultos. 

 

"Em 14 de outubro, recebemos a maior comenda da cidade do Rio de Janeiro: a MEDALHA PEDRO ERNESTO. Trinta anos se passaram desde a primeira aula, as primeiras expectativas e sonhos. Nosso CIEP tornou-se um espaço de resistência e de formação. Todos que por ali passam, deixam um pouco de si e levam consigo a certeza de que é possível alcançar vitórias, mesmo diante de condições tão adversas. Continuamos resistindo! Mantemos viva a esperança e a certeza de que a valorização e as justas homenagens ainda estão por vir. Parabéns, família Capanema! Parabéns aos professores, pais, alunos, funcionários, que iniciaram essa caminhada em 1985. Parabéns a todos que mantêm acesa a chama da descoberta, do amor e do compromisso."

Texto da professora Carmem Silva, gestora do CIEP Ministro Gustavo Capanema

 

 

Gestoras do CIEP Ministro Gustavo Capanema.

 

O CIEP conserva a filosofia inicial de resgatar e incluir pessoas. O trabalho realizado é sempre voltado para a preservação da memória e do espaço, inclindo a valorização da história de vida dos alunos e dos profissionais que nele atuam. 

 

 

Parabéns ao coletivo Capanema por tão justamente receberem a mais alta honraria carioca, em especial, a todos os educadores que fizeram e que ainda farão parte desse espaço, no qual de fato se promove uma Educação Pública de qualidade.

 

 

CIEP Ministro Gustavo Capanema                                                                                      

Telefone (21) 3104-9650 

E-mail ciepgustavo@rioeduca.net                                                                                        

Endereço Via A 1, Setor Pinheiros  Mare - Rio de Janeiro - RJ  CEP: 21040-380 

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Segunda-feira, 26/10/2015

Festival de Redação Cápsula do Amanhã

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

E para você, como será o Rio daqui a 50 anos? Nós queremos saber e a Prefeitura convida alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas e privadas a escrever como imaginam a cidade em 2065.

 

 

Além da cápsula do tempo, as cem melhores redações selecionadas por membros da Academia Brasileira de Letras serão publicadas em um livro.

As escolas da Rede Pública enviarão os textos para as CREs, que repassarão para a SME. Esta, por sua vez, entregará as redações à ABL. As escolas privadas farão os textos chegarem à ABL por meio do Sindicato das Escolas Privadas.

 

Conheçam o Guilherme, aluno que escreveu a redação lida na abertura do evento 

 

Guilherme Dias Lopes Fulco, aluno da Escola Municipal Ary Barroso.

 

Guilherme Dias Lopes Fulco é aluno da Escola Municipal Ary Barroso, que fica em Cordovil, e teve seu trabalho lido e aplaudido na ABL. Aliás, muito bem lido pela Bianca Sampaio, também dessa escola. O texto foi elogiado publicamente pelo Secretário Pedro Paulo. 

Segundo o Professor Eduardo Alves Fernandes, coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, o texto fora muito elogiado em conversa pessoal pelo imortal Evanildo Bechara. De acordo com o professor Eduardo, o imortal lhe disse que, no que dependesse dele, a redação já estaria entre as 100 e, ainda, que ele ficou muito impressionado com o texto lido.

 

Leiam um trecho da carta escrita por Guilherme:

 

"CÁPSULA DO AMANHÃ

Quando voltamos nossos olhos para o passado e visitamos a nossa cidade na década de 60 podemos perceber o quanto o Rio mudou. Observar determinadas paisagens como a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Praça Mauá, por exemplo, nos faz perceber que a reforma urbana iniciada nesta época e intensificada nestes últimos 2 anos, transformou completamente a imagem da Cidade Maravilhosa. E para a melhor. Muito melhor(...)"

 

 

 

 

Ainda dá tempo. Escreva você também a sua. As redações deverão ter de 20 a 40 linhas e ser inscritas até o dia 30 de outubro, diretamente no site www.visaorio500.rio e os textos serão selecionados pelos acadêmicos Evanildo Bechara, Domicio Proença e Arnaldo Niskier.

 

 

Escola Municipal Ary Barroso  
Endereço: R. Mendoza, 323 - Cordovil, Rio de Janeiro - RJ, 21211-180
Telefone:(21) 3391-1950

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Sexta-feira, 23/10/2015

Projeto Entre Jovens, Ampliando Possibilidades e Construíndo Parâmetros

Tags: 4ªcre.

 

 

 

 

A orientação vocacional é fundamental para os jovens na escolha de um curso técnico. É um dever da escola auxiliá-los a construir e fortalecer sua escolha profissional, delineando um projeto de vida e carreira que esteja alinhado com seus anseios, modo de ser e possibilidades que o mercado de trabalho oferece.

 

 

A Escola Municipal Zélia Braune realizou um trabalho junto ao PEJ visando identificar interesses, valores, talentos e potencialidades, e integrando-os às expectativas de futuro a fim de auxiliar o jovem a elaborar bons critérios de escolha.

Além disso, os alunos puderam analisar as profissões cogitadas por eles mesmos, levando em conta o cenário de oportunidades, os campos de atuação, os aspectos positivos e negativos, os prós e contras inerentes a qualquer escolha, tudo visando à tomada de decisão.

 

 

O que nos conta a professora Tatiana Melo - Coordenadora Pedagógica da escola:

"A equipe do PEJ realizou, no dia 2 de outubro, a I Feira das Profissões na E. M. Zélia Braune. O objetivo do evento foi promover, para os alunos envolvidos, um contato com as linhas de atuação de cada profissão a fim de auxiliá-los em suas escolhas, já que muitos deles pretendem prestar concursos para ingressar em escolas técnicas. Profissionais de várias áreas de atuação foram convidados a participar de uma mesa redonda, onde cada um fez um breve relato de sua carreira e a trajetória de estudos para conseguirem conquistar seus espaços no mercado de trabalho. Os convidados, oriundos da rede pública de ensino em sua maioria, expuseram aos alunos todas as dificuldades encontradas e obstáculos a serem vencidos até a conquista do sucesso em suas carreiras."                                                                            

 

Uma boa orientação profissional, de forma atualizada, acaba por facilitar a escolha do aluno, que poderá optar por uma carreira não somente pela opinião familiar, mas também pela tradição, remuneração ou alta do mercado naquele ano.

 

 

Por isso, é importante que a comunidade escolar auxilie o jovem nesse processo, para que ele se sinta mais seguro com a escolha, e saiba exatamente que razões o levaram a este caminho. A escola deve prepará-lo para os desafios da sua próxima “escola”.

 

Parabéns a todos da equipe do PEJ por promoverem ações que levam os alunos a decidir o caminho por si mesmo, levando em conta suas descobertas e as informações adquiridas acerca do assunto discutido.

 

 

 

Escola Municipal Zélia Braune
Endereço: Rua George Bizeti, s/n - Jardim America, Rio de Janeiro - RJ, 21240-460 Telefone: 3346-3012

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)