A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE
Retornando 3 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ªCRE'

Quinta-feira, 23/01/2014

Uma Horta na Escola Municipal Jorge Gouvêa

Tags: 4ªcre, .

 

 

A Escola deve promover hábitos alimentares saudáveis, pois é através da adoção de hábitos saudáveis que não só os alunos, mas também as famílias e toda a comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. 

 

 

(...)Os que plantam sofrem com as tempestades, as estações e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais para de crescer. E, ao mesmo tempo em que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.

 Paulo Coelho  

 

Promover saúde na escola é uma perspectiva transformadora. Remete-nos a práticas educativas baseadas na construção compartilhada do conhecimento, no respeito ao saber popular e na construção de alternativas de transformação das condições de vida e saúde da população.

É por esse viés que a Escola Municipal Jorge de Gouvêa trabalha a promoção da alimentação saudável junto aos seus alunos e à comunidade escolar.

 

 

"Em tempos de Projeto Saúde na Escola, vale ressaltar também a importância de uma alimentação saudável. E nada mais justo do que falar de alimentos de fácil acesso e que fazem parte da base de nossa alimentação: frutas, legumes e verduras. Hoje em dia, muita gente quer ter sua própria horta em casa, até pessoas que moram em apartamentos fazem hortas suspensas em suas varandas. Tudo isso para não deixar de consumir alimentos saudáveis para o corpo."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

Para manter o peso ideal, a saúde e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos seja compensada por sua presença em outros. Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas; cereais; leite e derivados; carne), ou seja, devemos manter uma dieta balanceada.

 

 Uma Horta na Escola Pode Ser o Caminho para uma Alimentação Saudável na Prática 

 

A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade, pois uma horta também proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre. É uma oportunidade de realizar trabalhos manuais, além da satisfação de ver o desenvolvimento das plantas.

 

 

 

 

"Na Jorge de Gouvêa, os alunos, a comunidade e até funcionários têm a sua própria horta liderada pelo Sr. Antônio, figurinha simpática, educada e muito conhecida pelos integrantes dessa unidade escolar. Todos o chamam de 'seu Antônio da Horta'.

Já faz um tempo que ele lidera o Projeto Horta Comunitária em nossa escola e o facilitador das ações é o fato de que ele está inserido na comunidade escolar pois é morador do bairro.


A horta já foi cenário de vários trabalhos sobre Ciências: plantio, germinação, alimentação, feiras... E segue até hoje realizando seu papel social que é disponibilizar alimentos saudáveis para a comunidade escolar. Além de legumes, frutas e verduras, lá ainda têm ervas medicinais: erva cidreira, capim limão, cana do brejo e entre outras. Sempre que é preciso, algum funcionário recorre ao seu Antônio da Horta à procura de um folhinha pra fazer um chazinho

.
A horta da Jorge é um referencial para as crianças e comunidade. Segue abaixo algumas fotos recentes de nossa horta."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

 

Parabéns a toda a equipe da Jorge Gouvêa, não só por realizar um trabalho de promoção de saúde com os seus alunos, mas também por fazer com que por meio deles a comunidade esteja percebendo a importância de viver de forma saudável.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 06/06/2013

Workshop, a Responsabilidade do Meu Filho é Minha

Tags: 4ªcre.

É indiscutível o fato de que quando família e escola mantêm boas relações, constroem o ambiente ideal para um melhor desenvolvimento da criança. Assim, o envolvimento dos pais com a escola é essencial para uma aprendizagem de sucesso dos alunos.  

  

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; Se é triste ver meninos sem escola, mais triste é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

Carlos Drummond de Andrade 

 

Professoras Fátima e Acyrema.

 

Escola e família repensam e organizam o seu fazer para que juntas possam tornar-se sujeitos do seu próprio conhecimento e assim, construir uma sociedade mais justa e mais humanitária. Enfim, sugestões são propostas como solução para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. É dessa forma que a Escola Municipal Suíça trabalha frente a sua comunidade escolar.

 

A escola deve ser o lugar, por excelência, significativo e próprio para que os alunos possam alcançar, além de sua autonomia intelectual, a sua autonomia moral. Além disso, também deve levar a família a compreender o quanto o seu papel é primordial no que diz respeito a ser a precursora na solidificação dos valores humanos no educando.

 

Escola Aberta em Ação

 

Essa ação tem como objetivo trazer o responsável para a escola fazendo com que ele perceba não só a sua importância na construção do processo da aprendizagem de seu filho, como ampliar mais ainda as possibilidades de parcerias e voluntariado.

 

 

Responsáveis na Oficina de Dança de Salão.


Este ano tivemos como tema: A RESPONSABILIDADE DO MEU FILHO É MINHA, que foi voltado para as ações que a família deve ter para auxiliar o aluno, assim como, no fortalecimento do elo entre ESCOLA-FAMÍLIA. Fizemos várias atividades de 13 de maio a 18 de maio.

Porém, como o tempo estava chuvoso, tivemos que transferir a culminância para o dia 25 de maio, das 12h às 16h, quando a escola se envolveu como um todo, isto é, direção, professores, funcionários e comunidade, para oferecer um almoço dançante para todas as nossas mamães. Mamães que são mamães, que são avós-mamães, que são as madrinhas-mamães, que são tias, enfim, todas as linguagens de mães, que são realidades de nossos alunos.

 


Durante a semana tivemos em cada dia uma atividade, que foi realizada pelo PROGRAMA ESCOLA ABERTA. Oferecemos oficinas: UNHAS DECORADAS, PINTURA EM TECIDO, SABONETE E VELA DECORADA, CRAQUELÊ e tivemos a palestra: "Qual a sua função na vida escolar de seu filho?".

 

Alunos em meio à Ação Social.

 


Procuramos oferecer no horário que o filho está na escola, para que pudesse vê-lo pelo menos um dia na escola.

 

A culminância também contou com a parceria do Posto de Saúde da Kelsons; com o grupo de Pagode do Nino, uma ONG que foi aplicar flúor nas crianças; com o Programa Escola Aberta, que apresentou uma de sua oficinas, a DANÇA DE SALÃO; o Programa Mais Educação, com os alunos, mostrou a oficina LIGA DA PAZ; com a professora de corte de cabelo; com o pessoal do cartório, que participou do evento para dar a isenção de 2ª via de certidões, identidades e taxas de casamento.

 

 

Equipe do Posto de Saúde da Kelsons.

 

Em suma, contamos com várias parcerias com as quais realizamos uma “Ação Social” para as mães. Por fim, tivemos um belo bingo para encerrarmos com muita emoção e alegria.

 

Pela contagem dos pratos servidos, tivemos uma frequência de mais de 500 pessoas.

 

Foi uma manhã muito linda e calorosa! Valeu muito a pena passar esse sábado com as nossas grandes aliadas".

 

Texto: Professora Fátima, Gestora da Unidade.

 

Parabéns a Equipe da Escola Municipal Suíça por promover os valores éticos e morais através das ações direcionadas a toda comunidade escolar!

 

 

 Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 11/04/2013

A Educação pela Paz!

Tags: 4ªcre, projetos.

Como educadores, devemos assumir o compromisso de propiciar momentos para a construção de uma cidadania planetária, baseada na responsabilidade universal de desenvolver valores importantes para a convivência com outras pessoas, como a cooperação, a solidariedade, a gentileza, o respeito, a consideração e a responsabilidade. Promovendo a verdadeira Educação para a Paz!

 

A educação do futuro deve levar em consideração que a aprendizagem acontece através de um processo de interação, que estabelece relações, compartilha e faz emergir ideias,  questiona e aprende, compreende, busca a pluralidade de conceitos e tem consciência que a Educação é uma formação continuada, que dura toda a existência.

 

“Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.”

(Gandhi)

 

 

"Fomos convidadas pela Christiane Moraes, CGG/SME, para fazer a abertura do Encontro de Sensibilização e Formação Cultura de Paz, que aconteceu no Centro de Convenções Bolsa de Valores, dia 02 de abril de 2013.

 

 

Alunos da Escola Municipal Suíça com a Professora Fátima, Gestora da Unidade.


Esta oficina é uma das oficinas do Programa Mais Educação. Escolhemos por vários motivos, principalmente, como o próprio nome já diz: CULTURA DE PAZ! Trabalhar as diferentes identidades, que temos dentro de uma turma, desenvolver a paz e não a violência no ambiente escolar e familiar na perspectiva da educação emocional e social desenvolvendo discussões quanto a nossa prática pedagógica. Trabalhar a aceitação da diversidade, tolerância dele consigo mesmo e com o próximo, respeito, solidariedade etc. Educar para as emoções, observando o valor das emoções em cada um de nós, em cada um de nossos alunos.

 

Qual o objetivo disto tudo para nós? É fazer com que o nosso aluno se perceba e tenha ciência de que aquela emoção ou sentimento, que ele não acha bom ou não gosta, ele pode trabalhar e mudar com o tempo. Porém, esta visão, ele teria desde novinho, ainda criança, pois estaríamos estudando sentimentos e exercendo estes sentimentos melhorados através de reflexões, conversas, discussões etc.

 

Na palestra do Prof. João Roberto de Araújo, ouvi algo que chamou a minha atenção: “As crianças precisam aprender a Não Violência”, que ninguém pede a Deus para aprender a somar sem exercitar na prática. Desta forma, a paz requer a interiorização sobre os conflitos que vivemos e, para isto, precisamos trabalhar ou exercitar a compreensão de si mesmo e do próximo. O tema será trabalhado de forma sistemática. O Sistema Liga pela Paz trabalha de forma lúdica.

 

 

Isto foi mais um dos fatores que nos chamou a atenção. Escolhemos trabalhar através do livro digital, que seria mais uma diferente opção para os nossos alunos, mais um novo aprendizado e, a partir daí, teríamos um bom número de alunos na inclusão digital.

 

Da esquerda para direita: João Alberto, Consultor do MEC do Programa Mais Educação, Christiane Moraes, CGG/SME, responsáveis pelos programas federais, Prof. João Roberto de Araújo, Fundador e Presidente da Fundação Inteligência Relacional e a Professora Fátima.

 


Sabemos o quão trabalhosa será introduzir esta oficina, mas também temos certeza dos benefícios que trará para cada um dos 180 alunos deste Programa, que terá na escola ações que contribuam para a construção de uma convivência harmoniosa com paz e sem violência.

Texto da Professora Fátima - Gestora da Unidade

 

Dessa forma, a educação deve ser o veículo fundamental no processo de mudança de uma sociedade sobre as concepções dos direitos universais, dos valores humanos e, inclusive, da construção de uma nova  percepção de mundo, em que a convivência pacífica, o exercício da liberdade e o respeito à diversidade sejam vistos como ações essenciais para a consolidação da paz no mundo.  


 

 

Parabéns, equipe Suíça, por contribuir com a proposta para a efetivação do direito fundamental à educação a partir  de um plano de ação constitucionalmente adequado aos direitos humanos.

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share