A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Quinta-feira, 06/09/2012

Folclore na Era da Sustentabilidade

Tags: 4ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

Um país forma sua identidade, principalmente pela tradição e pela preservação dos costumes populares, ou seja, o folclore. A riqueza do nosso folclore é ímpar, pois, três povos ajudaram a criar a nossa identidade cultural: o luso, o negro e o índio.  Com isso, trabalhar o folclore no processo de ensino-aprendizagem não só inspira novas produções, como também possibilita o conhecimento histórico, os ensinamentos de diversas etnias e costumes e o desenvolvimento do gosto musical, ritmo, harmonia e criatividade.

 

 

 

Segundo PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, pois o brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.

 

 

 

 

Veja como a Escola Municipal Miguel Couto articula o Brincar, a Diversidade Cultural e o Processo Ensino/Aprendizagem
 

 

"Com o objetivo de superar o modelo tradicional em que a educação estava pautada, nossa unidade escolar abriu as portas nessa sexta feira, dia 31 de agosto, para um dia diferente, onde a Diversidade Cultural foi amplamente comunicada através das diversas atividades desenvolvidas.

 

 

 

 


Tendo como tema “Planeta Sustentável: Momento da Ação”, alunos e professores estiveram trabalhando durante os últimos meses a importância da valorização da vida e, consequentemente, do ser humano, frente a uma consciência sustentável, culminando o Projeto Político Pedagógico na Ação desenvolvida através da escola aberta.

 

 

 


Esse foi o momento da efetiva ação que envolveu toda a comunidade escolar numa perfeita mobilização onde a Integração, a Participação e o Dinamismo estiveram presentes na exposição que retratou o Folclore na Era da Sustentabilidade.

 

 

 


Apresentação de danças, Cordel, Contação de Lendas, Jogos e Brincadeiras típicas foram exploradas tendo como pano de fundo as manifestações advindas da cultura popular.
Os responsáveis que chegavam à escola eram recepcionados pelos alunos que explicavam sobre os trabalhos expostos, enquanto outros serviam chá-mate, relatando os benefícios da planta e contavam a Lenda da Erva Mate." Texto: Professora 
CLAUDIA DE AZEVEDO LIMA

 

 

Parabéns pelo excelente trabalho realizado pela Escola, pois leva o aluno a pensar e a viver no mundo atual com o reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, concebendo as diferenças culturais não como sinônimo de inferioridade ou desigualdade, mas equivalente a plural e diverso. 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
     Twitter: @Ana_Acioly   

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/09/2012

A Importância da Prática de Esporte na Escola

Tags: 4ªcre, eventos, projetos, educaçãofísica.


 

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento humano e capacita o sujeito a lidar e desenvolver suas competências, sem falar no esporte como instrumento pedagógico. A prática esportiva nas escolas vem se desenvolvendo principalmente nas relações em grupo e na cponcepção do esporte como forma de perceber e controlar seu próprio corpo.

 

 

Segundo GRECO et.al. (2009), o esporte desenvolve o conhecimento da pessoa em relação a si própria e aos outros. Através de sua prática desenvolvem-se capacidades, habilidades e competências. 

 

 

A Presença do Esporte no Cotidiano da Escola Municipal Edmundo Lins

 

 

 

 

ABERTURA DAS OLIMPÍADAS DA EMEL:

"Começamos com a volta olímpica dada por cada turma com seus professores. Elegemos o Mascote das Olimpíadas da nossa UE, o Emelzinho. O vencedor do concurso, o criador do EMELZINHO, foi o aluno Gabriel Vieira, da turma 1501. Nossa aluna, Lohana Socêgo, dando a volta olímpica com a tocha!!!

 

 

 

 

Para essa atividade, cada turma criou seu nome, como se fosse um país, sabendo que o importante é participar. E que o mais importante é o respeito e a união dos povos:

1101 e 1102 - Galinha Pintadinha


1201 - Os Tagarelas


1301 - Os Araras


1302 - Os Carioquinhas

 

1401 - Carrossel

 

1402 - Os Super

 

1501 - Os Veteranos

 

1502 - Os Divinos

 

8401 - Acelera

 

Trabalhamos várias  modalidades esportivas, como o FUTEBOL, BASQUETE, SALTO EM DISTÂNCIA E CORRIDA - MASCULINO E FEMININO, separadamente! Separamos, também, os alunos maiores dos menores.

 

 

 

 

Fizemos o 2º e 3º anos disputando entre si e o 4º e 5º disputando entre si. Já os alunos do 1º ano disputaram dentro da própria turma e não concorreram a medalhas! Todos ganharam balas no final!

 

 

 

 

 

Nosso trabalho só foi possível pelo apoio constante do nosso diretor Eric Moritz, e dos professores de Educação Física responsáveis e criadores do projeto RAFAEL BARROSO e PAULA NEVES." Texto: Coordenadora Pedagógica Juliana Lotufo

 

 

 

 

Parabéns à Escola Municipal Edmundo Lins por desenvolver a prática de esportes no cotidiano escolar, pois essa é uma ótima maneira de ensinar valores importantes para o futuro, como o respeito, a honestidade, a amizade. Além além disso, a atitivade esportiva estimula a criatividade e alimenta sonhos.

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                            Twitter: @Ana_Acioly                                                                        Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/08/2012

Integração Perfeita entre Escola e Comunidade

Tags: 4ªcre, eventos, projetos.

 

Qualquer Unidade Escolar  deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais  para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim a família sentir-se-á comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.

 

 

 

" A escola, por sua maior aproximação das famílias, constitui-se em instituição social importante na busca de mecanismos que favoreçam um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família, em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade."  Paro (1997, p.30)

 

 

 

Saiba como a Escola Municipal Holanda trabalha essa questão:

 

 

 

 

 

"Sabendo da importância do responsável na vida escolar da criança, realizamos atividades envolvendo responsáveis e alunos para tornar conhecido o trabalho desenvolvido pela escola. Os responsáveis estão participando com bastante entusiasmo, mostrando uma grande parceria entre Escola e Comunidade.

 

 

 

 

Organização e Desenvolvimento da Semana da Educação Infantil

 


."Conhecendo o Corpo", vídeo com a música "Desengonçada " - Bia Bedran
                     Dinamizadora : Diretora Adjunta Helena
. "Jogo do Aquecimento" e "Ninguém com Ninguém"
                     Dinamizadora :Prof.ª de Artes Cênicas Ana Rosa
.Contação de História "O Homem que Amava Caixas" e construção de Brinquedos com caixas e sucata a partir da história contada.
                     Dinamizadoras: Prof.ª da Sala de Leitura Nilda e as professoras regentes da Educação Infantil: Danielle, Juliana, Sheila, Stela e Marcia.
."Jogo de Aquecimento (Estátua)", ginástica facial.
                     Dinamizadora: Prof.ª de Artes Cênicas Ana Rosa

 

 

 

 

 

Ao final das atividades ficou o gosto de quero mais. Assim, vamos promover atividades todos os meses com os responsáveis dos alunos de todos os anos (EI ao 5º ano ) para que a comunidade seja cada vez mais participativa e porque percebemos o quanto os responsáveis gostaram.

 

 

 

 

Foi maravilhosa a interação professores, responsáveis e alunos; os responsáveis colocaram na avaliação que as atividades desenvolvidas fizeram com que eles lembrassem do tempo que eram alunos e os que, por algum motivo, não freqüentaram a escola,  foi despertado neles o interesse em estudar." Texto: Professora Regina - Gestora da Unidade

 

 

Parabéns à Escola Municipal Holanda, por promover o pleno exercício da cidadania incluindo a prática do ato educativo com a participação ativa e compromissada dos cidadãos que fazem parte dessa comunidade escolar.

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                       Twitter: @Ana_Acioly                                                                    Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/08/2012

O Fantástico Mundo da Literatura

Tags: 4ªcre, projetos, riodeleitores.


 

Garantir o contato com as obras literárias e apresentar diversos gêneros às crianças é a principal função dos professores  para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura  é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor em todas as séries.

 

 

Segundo Lobato, “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”.

 

 

VIVENDO AS EMOÇÕES DO LIVRO NA PRÓPRIA PELE

 

 

"No dia 17 de agosto, a turma 1702 da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra visitou o Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

 

 

 

 

A visita foi mais uma etapa de um projeto desenvolvido na aula de Língua Portuguesa com o professor Igor Ferreira. A turma foi acompanhada durante a visita pelos professores Igor e Rafael Cruz, de História, pela coordenadora Claudia Cabral e pela professora Marja, do MHN.

 

 

 

 

 

A partir da leitura do livro “O Mistério no Museu Imperial”, da autora Ana Cristina Massa, os alunos puderam viajar pelo fantástico mundo da literatura, num livro recheado de aventura e suspense, no qual cinco crianças formam o grupo dos invencíveis para desvendar o grande segredo da história: quem é o misterioso personagem “sombra” que ronda o museu em Petrópolis.

 


Mesmo a visita não podendo ser feita fora da cidade, no museu original da história, em Petrópolis, os alunos não perderam o prazer de visitar um importante museu no Rio, e puderam sentir emoções muito parecidas com as dos personagens Goma, Eugênio, Sofia e Isadora.

 


Em sala, agora os alunos da 1702, divididos em cinco grupos, devem, ao longo dos próximos dois bimestres, participar de atividades que possam integrar o conteúdo da disciplina, sem perder o prazer da aventura que encontraram no livro. Após a visita, que teve uma atenção especial ao setor do Brasil Império – aquele que serviu de cenário para o livro - cada grupo terá que desenvolver trabalhos que devem envolver criatividade, espírito de equipe, imaginação e disciplina.

 


O objetivo do projeto é proporcionar maior envolvimento dos alunos com as aulas, entre eles, e principalmente, com a própria escola, reforçando de forma criativa os escritores de Língua Portuguesa, habilitando-os cada vez mais a uma leitura reflexiva e prazerosa.
O projeto envolve também atividades de escrita, participação em aula, e já vem mostrando resultados no compromisso da turma com os deveres, presença, melhora no comportamento e no rendimento nas avaliações."

 

 

Parabéns ao Professor Igor por suas ações pedagógicas de importância fundamental para a disseminação e formação leitora de seus alunos. 

 

 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                         Twitter: @Ana_Acioly                                                                     Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share