A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Segunda-feira, 20/08/2012

O Pacto Carioca de Alfabetização na 4ª CRE

Tags: 4ªcre, projetos, capacitação, riodeleitores.

 

O MEC instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e definiu suas diretrizes gerais. Assim, fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o MEC e as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação reafirmam e ampliam o compromisso previsto em Decreto, de alfabetizar as crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.

 

 

 

 

Diante desse desafio, a E/SUBE/4ª CRE implementa um conjunto de ações que visa garantir aos profissionais de suas  Unidades Escolares as condições necessárias para melhorar, contribuir e construir com eficácia o desenvolvimento das atividades propostas pelo Pacto.

 

Saibam como foi a Semana de Alfabetização 2012

 

 

 

 

"A cada dia um novo encontro, uma nova ação para refletir sobre a arte de alfabetizar.

Nossa semana começa trilhando caminhos com os professores do primeiro ano, o Projeto Trilhas encantou os profesores com a possibilidades do uso da Literatura para enriquecer sua prática.

 

 

 

 

No dia seguinte, conversamos sobre Alfabetização com a brilhante participação da palestrante Zuleica de Abreu da FUNDAR.

O terceiro encontro foi a realização de um rico debate colocando o "Alfa em Contexto", não só com os Professores do terceiro ano, mas também com os Coordenadores Pedagógicos. Estudos de caso, discussão sobre alfabetização e letramento, consciência fonológica e fonêmica foram alguns dos tópicos desse dia.

 

 

 

 

Na qiunta-feira, foi a vez e a hora de trocarmos experiências com os Professores da Educação Infantil. São as Creches, os Espaços de Desenvolvimento Infantil e a Pré-Escola apresentando possibilidades de letramento desde muito cedo.

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, encerramos a semana com chave de ouro, pois o nosso Expo-Alfa envolveu todos os Diretores da Casa de Alfabetização para a assinar o Pacto pela Alfabetização e a apreciação da exposição dos trabalhos.

É com grande alegria que declaramos a nossa certeza, de que as reflexões levantadas durante esses dias que estivemos reunidos se transformarão em ações produtivas ao longo do ano letivo nas nossas escolas." Texto: Equipe GED da E/SUBE/4ªCRE

 

 

"Uma maneira de pensar na prática reflexiva é encará-la como a vinda à superfície das teorias práticas do professor para análise crítica e discussão. Expondo e examinando as suas teorias práticas, para si próprio e para os seus colegas, o professor tem mais hipótese de se aperceber das suas falhas” (ZEICHNER, 19___, p.21).

 

 

Parabéns à Gerência de Educação da E/SUBE/4ªCRE por organizar e proporcionar espaços de formação continuada para os Professores Alfabetizadores!

 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ª CRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                       Twitter: @Ana_Acioly                                                                                            Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/08/2012

O Capanema Canta e Encanta no FECEM

Tags: 4ªcre, eventos, projetos.

 

O Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM) é um tradicional evento da Rede Municipal que revela valores musicais entre os alunos. As Unidades Escolares participantes realizam atividades que estimulam a produção musical individual e/ou coletiva dos alunos.

 

 

O evento desse ano, na E/SUBE/4ªCRE,  foi no auditório da UFRJ e contou com a participação de várias Unidades Escolares, além da presença da nossa Coordenadora a Professora Maria Váléria e outros representantes dessa Coordenadoria de Educação. Nosso FECEM teve como tema o Cacique de Ramos.

 

 

 

 

O CIEP Ministro Gustavo Capanema recebe o 2º lugar do FECEM 2012!

 

 

 

 

 

 

"Com o objetivo de formar agentes multiplicadores de conhecimentos sobre lixo e o meio ambiente em geral, nossa escola promoveu atividades que estimulassem a criatividade e seus dons musicas de nossos alunos que criaram belas músicas sobre reciclagem e sustentabilidade, temas que compunham nosso projeto CAPAPANEMA – POR UMA ESCOLA AUTOSSUSTENTÁVEL.

Fizemos a inscrição no FECEM com uma das músicas dos alunos no e participamos do evento com uma alegre torcida onde alcançamos os segundo lugar geral.

Este prêmio é o reconhecimento do envolvimento de nossa equipe, o excelente trabalho realizado por nossos professores e a criatividade e entusiasmo de nossos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARABÉNS POR MAIS ESTA VITÓRIA DA FAMÍLIA CAPANEMA!" Texto: Professora Gisa - Coordenadora Pedagógica da Unidade

 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                          Twitter: @Ana_Acioly                                                                                     
Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/08/2012

Sessão Amizade no Cine Bahia

Tags: 4ªcre, projetos, eventos, riodeleitores.

 

O Projeto Cineclube nas Escolas tem como objetivo estimular o olhar crítico dos alunos da Rede Municipal por meio de produções audiovisuais. As unidades que  participam desse projeto contam com professores capacitados e um acervo de 100 curtas, médias e longas-metragens nacionais e estrangeiros divididos em coletâneas, além de livros sobre linguagem de cinema e educação. Essas unidades também são  equipadas com data-shows, telas de DVD e câmeras digitais.

 

 

O Cineclube Bahia utilizou a linguagem cinematográfica para desenvolver, repensar e construir valores éticos e morais com as turmas atendidas. A resposta foi bem positiva e proveitosa, é o que nos conta a equipe da Sala de Leitura polo Bahia.

 

 

 

 

Cinema e Amizade Também se Faz na Escola.

 

 

 

 

"Cine Bahia foi só amizade!!!

"Os alunos monitores do projeto Cineclube, da Escola Municipal Bahia organizaram a “Sessão Amizade”.

Foram exibidos os filmes

  • O filho da vizinha (Cinesul)
  • A velha história (Curta na escola)

Após a exibição, os alunos expuseram suas opiniões e os monitores do projeto encaminharam, através de perguntas, uma reflexão da mensagem transmitida nos filmes.

 

 

 

 

Então, para finalizar, foi feita a dinâmica da caixa surpresa. Foi escolhida a pessoa mais participativa do debate para dar início. Ela recebeu uma caixa contendo uma mensagem sobre amizade, ao abri-la, descobriu que deveria passar a caixa para a pessoa mais legal, amiga, confiável, companheira, fofoqueira, bonita, leitora, divertida, etc.

 

 

 

 

Assim a caixa foi sendo passada por vários alunos, que se divertiram com as escolhas. Ao final a pessoa escolhida como mais generosa abriu por fim a caixa e como prova de sua generosidade compartilhou as balas com todos os presentes.

Nós, do Cine Bahia, ficamos muito felizes com o resultado do nosso trabalho. Não vemos a hora de realizar a próxima sessão !!!" Texto: Equipe Sala de Leitura Polo Bahia

 

 

Excelente trabalho desenvolvido no Cineclube Bahia, que  através de exibições cinematográficas, apresentou aos alunos os caminhos para a ampliação de conhecimentos, conceitos sociais e valores humanos.

 

 


Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                        Twitter: @Ana_Acioly
                                                                 Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly




 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/08/2012

A Holanda é Ouro nas Olimpíadas 2012

Tags: 4ªcre, eventos, projetos.



 

Os primeiros jogos Olímpicos contaram com a participação de 13 países e 285 atletas. Os Jogos eram realizados no Estádio Olímpico de Atenas. A primeira olimpíada teve competições com apenas 9 esportes. Atualmente, essas proporções são outras e o espírito olímpico é capaz de contagiar crianças, jovens e adultos com as belas apresentações desses profissionais do esporte.

 

Aproveitando essa mobilização esportiva que é tão latente durante o período das Olimpíadas, a Escola Municipal Holanda preparou várias atividades interdisciplinares.  Tais atividades envolveram toda a equipe de professores  para que esses desenvolvam junto aos alunos uma Olimpíada Familiar, onde os alunos, juntos às suas famílias  participarão de um grande evento esportivo.

 

 

 

 

"A Escola Municipal Holanda entrou no ritmo das Olimpíadas. Os professores de sala de aula estão aproveitando as olimpíadas para desenvolver diversos trabalhos sobre esportes.   e assistir juntos com os alunos algumas competições.

 

 

 

 

Os professores de Educação Física nas suas aulas estão trabalhando conceitos e fazendo competições.

 

 

 

 

Nossos atletas estão se preparando bastante para o dia 10/08, pois faremos uma Olimpíada entre pais e alunos, aproveitando para comemorarmos o Dia dos Pais." Texto: Professora Regina - Gestora da Unidade

 

Excelente iniciativa a de iniciar as crianças não só ao esporte em si,  mas bem como aos conceitos e posturas que essa prática propõe. É muito bom ter a Escola aliada à praticas tão saudáveis e edificantes quanto o exircício do  nosso corpo!

 

 

 

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share