A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Quinta-feira, 30/05/2013

A E. M. Eneyda Rabello de Andrade em Prosa e Verso

Tags: 4ªcre, projetos.

Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido atribuído por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Esse é Vinicius de Moraes, imortalizado pela peça de teatro "Orfeu da Conceição", com uma obra vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Um importante legado  para a cultura brasileira.

 

A infância é uma gaveta fechada, numa antiga cômoda de velhas magias A regra pode-se enunciar assim: espera-se que a avó entre para descansar, depois vai-se pé ante pé ver se o avô está mesmo (...)

Vinícius de Moraes

 

A Importância dos mais Variados Tipos Textuais no Estudo da Língua Portuguesa
 

O uso dos gêneros textuais em aulas de língua portuguesa trazem bons resultados. Na prática todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição de regras gramaticais dessa língua, a se expressarem por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola.Cabe à escola aproveitar esse conhecimento intuitivo, sistematizá-lo e tornar consciente o uso de diferentes gêneros textuais com os quais convivemos nos diversos níveis das nossas práticas sociais.

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

É incontestável a contribuição de Vinicius de Moraes para a cena cultural brasileira do século XX. Assim, torna-se vasto e interdisciplinar as possibilidades de trabalhar com os seus textos em sala de aula. É o que nos conta Elisandra Lopes a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade sobre o trabalho desenvolvido junto aos seus alunos.

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

A Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade promoveu uma Ode a Vinícius de Moraes

 

"Realizamos o projetinho Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes, que movimentou a nossa escola e culminou com as turmas apresentando uma obra de Vinícius. O trabalho visou a ampliação do conhecimento de diferentes textos entre os alunos inclusive a poesia, o conhecimento e a valorização da vida e obra desse poeta que este ano comemora seu centenário. Essa foi a nossa homenagem a esse poeta que está inserido na cultura de nosso país através de sua contribuição na literatura, música, cinema e teatro." Texto enviado pela Professora Elisandra Lopes - Coordenadora Pedagógica

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

As atividades de linguagem funcionam como um apoio para que o indivíduo compreenda como ocorre a construção interna dos conhecimentos, isto é, o que é de fato  necessário para o indivíduo produzir e compreender a linguagem. Dessa forma, a inserção dos gêneros no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessária, para o desenvolvimento da linguagem, promove a cultura brasileira e funciona como objeto  de trabalho para professores. 

 

Equipe da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade

 

Parabéns a toda equipe da Eneyda por promover o desenvolvimento das capacidades necessárias para aprender e fazer uso com maior mestria dos mais variados  gêneros textuais.

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

                              

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/04/2013

Para Pensar Educação

Tags: 4ªcre eventos.


 

Encontros entre Gestores é um COMPROMISSO em que são organizadas ações básicas de algumas unidades escolares da 4º CRE em parceria com o Bairro Educador. O encontro tem como finalidade estabelecer o olhar critico sobre a realidade dessas escolas, além de planejar e discutir ações voltadas para elevação da qualidade do ensino oferecido naquela região.

 

 

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire

 

O CIEP Ministro Gustavo Capanema, o CIEP Elis Regina, a Escola Municipal Professor Paulo Freire e o CIEP Hélio Smidt juntamente com a equipe do Projeto Bairro Educador Maré reunem-se com frequência para discutir sobre a Educação Pública de qualidade.

 

 

Auditório do CIEP Ministro Gustavo Capanema.

 

 

A expectativa é de que, sendo este instrumento um produto do trabalho coletivo, chegue o momento de tornar realidade a Escola de Todos Nós, a qual desejamos seja uma escola viva. Pondo em prática este COMPROMISSO, o grupo está priorizando o processo ensino-aprendizado e acreditando que, se o entusiasmo que os animou para a  elaboração deste instrumento estiver presente na sua implementação, a qualidade da Educação Básica pública de toda a Rede dará um expressivo e verdadeiro salto de qualidade nos próximos anos.

 

 

Gestores das Unidades Escolares reunidas por uma Educação de Qualidade.

 

 

"Na quinta-feira, 05 de março, o CIEP Ministro Gustavo Capanema recebeu as diretoras e coordenadoras pedagógicas do CIEP Elis Regina, Escola Municipal Professor Paulo Freire e CIEP Hélio Smidt, a equipe do Projeto Bairro Educador Maré, do Programa Cientistas do Amanhã e do Programa de Criança Petrobrás para planejar e estruturar as ações para realização do concurso “Desafio 5ºano”, do qual participarão turmas de 5º ano de oito unidades escolares dos Bairros Educadores Maré e Manguinhos.

 

De acordo com a gestora de núcleo do BE Maré, Mary Lança, esta atividade trará inúmeros benefícios para aos estudantes, envolvendo também toda a comunidade escolar, que também participará em vários momentos do “Desafio”.

Fontehttp://bairroeducador.blogspot.com.br/2013/03/reuniao-proporciona-troca-de.html

 

É importante que essa discussão da qualidade da educação aconteça efetivamente também no interior da escola, espaço em que melhor se expressa o processo ensino-aprendizado, tendo em vista a materialização de objetivos educativos. Em que se pese a amplitude desta discussão, que envolve dimensões escolares, no sentido de possibilitar à equipe gestora e a toda a comunidade escolar uma reflexão e problematização acerca da qualidade da educação na escola em que atuam. 

 

 

Parabéns a todos da equipe do Bairro Educador e das Unidades Escoalres da 4ªCRE por aumentarem a intensidade e a qualidade dos debates sobre a educação carioca.

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/04/2013

Prevenir é a Solução!

Tags: 4ªcre projetos.

A escola é o local onde os programas de educação e saúde podem ter maior e melhor repercussão porque podem abordar e influenciar as crianças desde a primeira infância. Esse desenvolvimento depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a questão do afeto, quanto dos cuidados com o corpo, com a qualidade da alimentação, dos cuidados em relação à saúde e de como esses cuidados são oferecidos. 

 

A educação em saúde pode - e deve - ser aplicada em qualquer ambiente e faixa etária. Pensando assim, a Creche Municipal Sempre Vida Dique desenvolveu um projeto que mobilizou toda a comunidade escolar voltado para previnir a Dengue. "A demanda foi uma necessidade apontada pela fala dos responsáveis", diz a Professora Fabiana Guerra.

 

 

 

 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPS, 1995), a promoção da saúde no âmbito escolar parte de uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário, social e ambiental.

 

 

 

Assim, o educador infantil deve estar preparado para prestar esses cuidados de forma profissional e qualificada. E falar sobre saúde na Educação Infantil implica promover ações de higiene, prevenção de doenças e de acidentes e a realização de atividades que busquem o crescimento e o desenvolvimento da criança de forma integral.

 

Dengue é coisa séria, mas é assunto de criança!

 

 

 

E é dessa forma que a Creche Municipal Sempre Vida Dique desenvolve o trabalho com as crianças, confiram: "Um dos objetivos do nosso Projeto Anual DÓ, RÉ MIM... A GENTE CANTA E APRENDE AQUI é fazer com que nossas crianças aprendam que são sujeitos de direito e deveres e isto contribuirá para a construção da identidade, autonomia e autoestima, possibilitando que eles enfrentem diferentes experiências, situações desafiadoras e tenham acesso à cultura e à diversidade". Texto retirado do blog da Unidade.

 

Confiram os trabalhos dessa Unidade Escolar clicando no link a seguir:

http://semprevidadique.blogspot.com.br

 

 

Parabéns aos profissionais da Creche Sempre Vida Dique por favorecerem a promoção da saúde e, dessa forma, oferecerem as condições adequadas para a construção do conhecimento de forma global.

 

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/03/2013

O Encanto Desta Cidade é Meu. Muito Bom!

Tags: 4ªcre, concursos.

 

A cidade do Rio de Janeiro é agraciada por uma formação geográfica, onde terra e mar a fazem detentora de uma combinação visual ímpar. Assim, todo carioca  sente orgulho por ter certeza de viver em um dos lugares mais bonitos do planeta.

 

A proposta da redação para o Concurso “O encanto dessa cidade é meu” foi apresentada a partir da discussão de temas relacionados ao aniversário da cidade.


O trabalho nas turmas de 9º ano suscita uma discussão mais aprofundada, pois os alunos levantam questões positivas sobre a beleza da cidade, sua tradição, seus atributos naturais mas, também, os problemas inerentes a uma grande cidade.


Assim inspirei-me para escrever o texto, pensando nessa perspectiva...  Acredito que esse tipo de concurso promove o gosto pela escrita. E 2013 começou bem, com a produção textual das turmas de 9º ano, que receberam seus textos corrigidos para que pudessem aprimorar a prática textual. Parabéns ao Rioeduca pela iniciativa!

 

Fragmento do Relato enviado pela Professora Lília Paranhos Langhi – Língua Portuguesa – E.M. Odilon de Andrade

 

 

 

Conheçam O Poema “O Rio de Janeiro continua lindo!”, por Lília Paranhos Langhi

 

 

O ENCANTO DESTA CIDADE É MEU

Categoria I Professor

O encanto dessa cidade é meu

Lília F.G.T.Paranhos Langhi

Encantada...essa poderia ser uma palavra que bem substituísse o adjetivo que caracteriza nossa cidade MA-RA-VI-LHO-SA! O Rio de Janeiro tem essa particularidade, a de produzir encantamento, ainda que revele estranhamentos como qualquer outra grande metrópole.

Seus cantos revelam singularidades, entre morros e diferentes tons de verde, entre sons arrebatadores das comunidades, ecoando entre ruelas e grandes avenidas, cantos de força e de fé, de alegria e de celebração. Tão diferentes nos tons e semitons, tão iguais na essência, no jeito carioca de ser! Acolhedora a quem a visita, sedutora para quem procura conhecê-la, aos poucos a cidade encantada descortina sem pudores seus maiores atributos: a calçada sinuosa de Copacabana, a gente bacana que adora dar informações a um desconhecido, o povo trabalhador e feliz que circula pelos trens e BRT´s, cada degrau de fervorosa religiosidade expressa na escadaria da Penha, os foliões que ocupam os espaços urbanos atrás dos blocos ou desfilam seu orgulho sambista pela Avenida, todos parecem colaborar - a sua maneira - para dar vida à paisagem que, por si só, é uma obra-prima.

Feliz cidade essa, encantada, onde a informalidade impera, onde tive a felicidade de nascer. No subúrbio, Zona Oeste ou na Zona Sul, lugar de expressar o amor à vida, de celebrar o novo que agora se materializa entre tapumes e canteiros para se tornar internacional, de grandes eventos, com uma agenda de oportunidades para o carioca exercer seu melhor papel: o de anfitrião! Viva o Rio de Janeiro, a cidade encantada!

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share