A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Sexta-feira, 25/01/2013

A SME Inaugura a 11ªCRE, Uma Ilha do Saber!


Em janeiro de 2013, foi criada, na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação – SME, a 11ª Coordenadoria Regional de Educação – E/SUBE/11ª CRE. Conforme o decreto nº36.703 de 10/01/13, as escolas, creches e E.D.I.s da Iha do Governador agora pertencem a E/SUBE/11ªCRE. 

 

 

Principais Ações de Uma Coordenadoria de Educação

 

  • Implantar e implementar a Política Educacional nos órgãos da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro vinculados à Coordenadoria;

  • Participar do planejamento, da formulação das estratégias, da coordenação e do acompanhamento de programas e projetos de ação integrada;

  • Planejar, coordenar e executar ações descentralizadas do Sistema Educacional que fortaleçam a política de inclusão e êxito pedagógico.


Dentre outros tantos, será a Professora Tania Maria de Souza Bendas que os farão cumprir com "Dedicação, Trabalho e Empenho", diz a Professora. É nessa perspectiva que ela nos reconta a sua história diante da Educação Pública Carioca.

 

 

 

 

Nos Passos da Professora Tânia Bendas

 

"Entrei na Rede em 1986 e estive na Escola Municipal José de Anchieta como Professora desde 1987. A partir de 2013, assumi com carinho a Gestão dessa Unidade que caminha agora positivamente com relação ao desempenho e aproveitamento de nossos alunos, onde a comunidade se mostra atuante e participativa e a Equipe Pedagógica é para além de comprometida.

 

Nessa sequência, surgiu a oportunidade da MBA na UFF que finalizou em 2011. Em seguida ingressei no Programa de Líderes Cariocas para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Assim aceitar o convite para representar a 11ª CRE foi, na verdade, aceitar o desafio de somar o meu trabalho, empenho e dedicação para juntos promovermos com qualidade a Educação Carioca."

 

Texto: Professora Tania Maria de Souza Bendas - Coordenadora da 11ªCRE.

 



Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/01/2013

Prêmio Educação para o GEC Anísio Teixeira

Tags: 4ªcre eventos projetos.

 

 

 

O Prêmio SESI Qualidade da Educação tem por objetivo estimular e apoiar a melhoria da Educação Básica no Brasil a partir da escola. O processo de seleção das candidatas inclui a autoavaliação por meio de professores, pais, alunos, funcionários e comunidade. Os principais critérios considerados são a prática pedagógica que envolve: a gestão escolar, o ambiente educativo e os resultados da aprendizagem.

 

 

"A Educação se dá pelo diálogo que se impõe como caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens." (Freire, 1983, p.93)

 

 

O Prêmio SESI Educação para o GEC Anísio Teixeira

 

 

 

 

 

O Prêmio SESI Educação é uma iniciativa do Sistema FIRJAN em parceria com o Canal Futura e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

 

O Prêmio SESI Educação tem o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de educação através do reconhecimento e valorização das secretarias municipais de educação e gestores das escolas municipais que obtiveram os melhores resultados apontados pela conjugação dos indicadores do IFDM Educação 2009 (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de Educação) e IDEB 2011.

 

 

 

 

 

No dia 21 de novembro, durante o Seminário Conecta 2012, várias escolas participaram da cerimônia de entrega do Prêmio SESI.

 

O Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira se sente honrado em receber mais esse prêmio como reconhecimento do seu trabalho.

 

 

Professora Celi: Uma Trajetória de Sucesso, uma Vida, um Legado!

 

 

"Minha trajetória na Educação é longa. São 40 anos de trabalho, todos na Educação Municipal do Rio de Janeiro. O legado que deixo provém da minha vida que se entrelaça com o trabalho.

 

 

 

 

 

Sou gestora de uma escola que sempre buscou o novo. Primeiro era um Centro Interescolar, seguiu como uma escola de maior permanência do aluno, depois, como escola de horário integral e, agora, é Ginásio Experimental Carioca - um projeto que contempla o estudante com uma educação integral através de um horário integral.

 

Mesmo buscando e exercitando a novidade, o alicerce de minhas ações é o trabalho com os Valores Humanos Universais. Outra marca da gestão se constitui na formalização de parcerias que contemplem os objetivos de oferecer a melhor forma de aquisição de conhecimento.

 

Portanto, minhas forças são: disponibilidade para o estudo, dedicação, responsabilidade, respeito e crença no ser humano, em sua capacidade de superação e organização.

 

Continuo orquestrando uma escola que pretende a formação de jovens solidários, autônomos e competentes, com professores compromissados com a Educação, além de pais / responsáveis confiantes no crescimento cognitivo, na construção de Valores e do Projeto de Vida de seus filhos.

 

Uma das minhas aspirações está prestes a se realizar com o curso de MBA conquistado juntamente com o Prêmio SESI Educação em 2012. O estudo, a Literatura e a família  constituem as minhas paixões que, entrelaçadas, formam a tessitura do meu ser.

 

 

 

 

 

Busco a Felicidade que se esconde nos pequenos gestos, na confiança e principalmente na Amizade. Agir com compromisso, confiança e justiça auxilia a tarefa de um Líder que tem o dever de estruturar o espaço e o tempo para que aconteça o trabalho de seus liderados."

 

 

"O exemplo de uma vida dedicada a pensar e fazer Educação de qualidade torna-se o meu legado para a Comunidade Escolar do Ginásio Experimental Anísio Teixeira." 

 

 

Texto: Professora Celi Conceição - Gestora do GEC Anísio Teixeira.


 

 

Parabéns à Professora Celi e à toda a sua equipe de  Professores que fazem dessa unidade escolar um lugar onde se promove uma Educação de Qualidade em um ambiente agradável e  colaborador para a formação dos nossos futuros cidadãos!

 

 

 

Ana Accioly é Professora  da Rede Municipal 

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/01/2013

Educação, Transformação e Qualidade, Assim é a GED na 4ª CRE!

Tags: 4ªcre.

 

Gerência de Educação, ou GED, é o setor dentro da Coordenadoria Regional de Educação que tem como objetivo o acopanhamento e o suporte pedagógico do trabalho desenvolvido nas Unidades Escolares.

 

"A compreensão da história como possibilidade e não determinismo... seria ininteligível sem o sonho, assim como a concepção determinista se sente incompatível com ele e, por isso, o nega" (FREIRE, 1999, p. 92).

 

A Equipe GED 4ª CRE promove a Educação que visa transformar, somar e formar para a autonomia, encarando o futuro com determinação. Entendemos que o mundo não apenas é, ele está sendo e, por isso, toda a conquista do poder de ser autônomo exige a transformação das condições heterônomas que limitam. Assim, pensamos e fazemos a Educação Carioca acontecer.

 

 

 

"A E/SUBE/4ªCRE/GED é a cara da diversidade, da adversidade, mas também é a cara da possibilidade e da ação.
A diversidade de alunos, escolas, bairros, comunidades, professores e turmas é o nosso maior tesouro e também nosso maior desafio.

 

 

A adversidade gerada pelo conflito de valores e crenças presentes no cotidiano das nossas salas de aula nos impulsiona a repensar práticas pedagógicas junto aos professores e coordenadores pedagógicos.                                                                                         

As possibilidades surgem no encontro de projetos e parcerias que conquistam cada vez mais nossos alunos e professores.

 

 

 

 

A ação se reflete na melhoria do desempenho e na superação das metas.

 

 

 

 

A E/SUBE/4ªCRE/GED é a cara de todos os educadores que fazem parte ou já fizeram parte desta equipe, que segue sorrindo em busca de uma educação de qualidade para nossos queridos alunos."

 

Texto: Professora Stella -  Gerente da GED

 

O trabalho da GED acontece num processo contínuo e progressivo, em que o ponto de chegada não é uma meta meramente abstrata, mas vai sendo construído por cada indivíduo, de forma concreta, no tempo, no espaço e na interação com os outros indivíduos, na sociedade em que vivemos.

 

 

 

 

Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. É expandir o mundo a cada dia aos olhos da criança, do jovem, do adulto, do idoso. É construir riqueza, não só para o futuro de uma cidade, mas também para o interior de cada pessoa. Educar é transformar. Transformar um garoto ou uma garota, transformar um bairro, um município, um estado, um país... transformar o mundo... Essa é a nossa maior missão!

 

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

 

Parabéns para todos da Equipe GED 4ª CRE que, juntos, fazem a diferença na Educação Carioca e promovem com muita qualidade o sucesso escolar de seus alunos!!


 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Contatos:

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
                                                                                                                , Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 06/12/2012

Sarau na Holanda!

Tags: 4ªcre.


 

 

Sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram com a intenção de se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Essa atividade proporciona às crianças um momento de conscientização, pois a cultura desperta a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre ela a partir de outras linguagens.

 

 

 

 

 

A Escola Municipal Holanda desenvolveu uma atividade muito lúdica e atrativa, toda a escola esteve envolvida em um ambiente agradável e prazeroso. Acompanhe o planejamento do Sarau das Professoras Elisa Margarida Gonçalves e Marli Gonçalves Rojas com a turma 1302.

 

 

 

 

 

Sarau de Poesias e Músicas

 

 

 

Objetivos:

 


 

 

 


Conteúdos:


Habilidades:

 

 

 

 

Avaliação:


Os alunos serão avaliados pelo acompanhamento e participação em todas as etapas do trabalho.

Tarefas Individuais:


• Leitura e apresentação de poesias;
• Escrita de poesias após a leitura coletiva de poesias propostas como fonte de motivação.

Tarefas Coletivas:


• Apresentação de números musicais com interpretações, dança, canto e declamação de poesias. (Texto: Professora Regina - Gestora da Unidade)

 

Parabéns professoras por realizarem uma atividade extremamente enriquecedora e estimulante à formação de leitores!!

 

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share