A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Segunda-feira, 03/12/2012

A E. M. IV Centenário e o GELP

Tags: 4ªcre eventos projetos.

Você sabe o que é GELP? Então, fique por dentro: Programa de Educação dos Líderes Globais - GELP.  O programa tem como  objetivo transformar  e equipar todos os alunos com as habilidades, a experiência e o conhecimento para sobreviver e prosperar no século 21. Este ano, o GELP veio ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro. Acompanhem a visita à Escola Municipal IV Centenário.

 

 

 

 

O GELP na Escola Municipal IV Centenário

 

 

 

 

"Este mês, entre os dias 6 e 9, a cidade do Rio de Janeiro sediou o Global Education Leaders’ Program – GELP.  Um encontro de líderes governamentais de 13 países, que se reúnem presencialmente e virtualmente para trocar experiências sobre a inovação na educação com ênfase no uso de novas tecnologias.

O encontro do GELP é realizado a cada seis meses. Entre os países participantes estão Brasil, Estados Unidos, Austrália, China, Coréia do Sul, Finlândia, Índia, Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá.

Pela primeira vez o GELP foi realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro." Texto: Equipe da IV Centenário

 

 

 

 Saiba um pouquinho mais sobre o GELP e seus objetivos:

 

• acelerar e sustentar os esforços de transformação dentro dos sistemas dos membros locais e nacionais para o benefício de todos os alunos;

• desenvolver a capacidade de transformação e eficácia pessoal em líderes do sistema de ensino;

• advogar e refinar a visão de ensino e aprendizagem do século 21 além de divulgar amplamente o conhecimento e aprendizagem gerada através GELP, e

• facilitar uma comunidade global de líderes da educação e agentes de mudança.

 

Momento de Reconhecimento e de muita Emoção com a Palavra dos Líderes!

 

 

 

"Obrigado pela maravilhosa visita à sua escola.
Crianças, pais, professores e funcionários estão fazendo um trabalho magnífico.''
Comissão de Educação -- USA

"A IV Centenário é uma escola maravilhosa com uma líder inspirada, professores e pais integrados".
GED-- COLORADO

"Parabenizamos a todos pela bem sucedida e feliz escola"
Austrália

"Obrigado pelo carinho!
Bem Vindo à China!
Bem Vindo à Beijing!"
Escola de Ensino Médio nº 80 e Academia Beijing

 

A Equipe Agradece:

 

"Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e responsáveis da Escola Municipal IV Centenário nos sentimos muito honrados em ter recebido no mês de novembro os representantes do GELP.
Nossos alunos ficaram muito felizes em preparar as salas e as atividades de dança para recebê-los e lisonjeados com as palavras do grupo ao final do encontro.
O reconhecimento de nosso trabalho nos fortalece para que possamos ultrapassar as dificuldades e nos torna mais unidos." Texto: Equipe da IV Centenário

 

 

Parabéns a todos da equipe IV Centenário pela merecida homenagem e pelo belo trabalho que desenvolvem junto a toda a comunidade escolar!

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/11/2012

Customizando na FÉ

Tags: 4ªcre eventos projetos.


 

Customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; alterar alguma coisa para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém.  As modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos, aplicações e também com novas ideias.  Nesse percurso, a C.M. Morro da Fé conseguiu transformar, não apenas roupas, mas também as atitudes da sua comunidade escolar. 

 

 

 

 

 

Veja como o projeto desenvolvido pela Creche Municipal Morro da Fé promoveu a qualidade de vida de seus responsáveis  por meio da promoção de melhores hábitos na comunidade escolar.

A equipe de profissionais mostrou a importância da relação escola-comunidade para ambas as partes, sedimentou a relação positiva que existe entre eles e apresentou determinadas condições para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.

 

 

 

 

Customizando na FÉ- curso para comunidade escolar

 

"Nosso curso atende às famílias de nossos alunos e foi aberto também à comunidade e propõe a seguinte reflexão, como pretende nosso PPP: Você já parou para se perguntar, até que ponto a propaganda influencia seu poder de compra? Que consequências isso gera na sua concepção de infância? A mídia tem grande influência no consumismo infantil e determina de modo marcante a escolha de produtos na família brasileira.   As estilistas de moda Bruna e Rafaela, formadas pela Faculdade Veiga de Almeida, são nossas parceiras disponibilizaram-se para ministrar o curso aos sábados... gratuitamente, porque acreditam no poder transformador da educação.

  A comunidade participa com alegria e criatividade.  Acreditando que o caminhar coletivo promove ações e atitudes, assim desenvolvemos atividades específicas para os responsáveis e para a comunidade escolar em geral, tais como: roda de conversa, visionamento e  oficinas de customização  Com isso, garantirmos a efetiva participação e maior integração entre todos.

Como agentes multiplicadores, as crianças passam a conhecer os benefícios do consumo consciente. A nossa Gestão tem como uma de suas metas favorecer as questões relacionadas ao futuro da sociedade e do planeta junto à comunidade: Reciclar e Reaproveirar, "o exemplo arrasta multidões".

 

 

 

 

 

Buscar a validação da comunidade junto às ações e aos projetos realizados é uma importante ação que estamos realizando com nosso Projeto Sustentando a Fé. A próxima etapa acontecerá com os alunos, que irão customizar suas camisetas para a festa de enceramento! Texto: Professora Priscila - Professora Articuladora

 

Veja outras imagens sobre o assunto no  C.M. Morro da Fé

 

Parabéns a todos dessa equipe por ampliar as possibilidade de enriquecimento dos vínculos pessoais através dos resultados dessas oficinas dedicadas a comunidade escolar.

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/11/2012

Blog, a Valorização dos Trabalhos da Criança

Tags: 4ªcre, blogescolar.


 

Em um ambiente acolhedor e seguro, a criança vivencia diversas formas de relacionamento, expande suas experiências, assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência diária. Nessa perspectiva, o registro das experiências é uma importante forma de reconhecer a singularidade da expressão de meninos e meninas  Permite também compreender a importância da autoria em seu processo criador.

  

 

 Blogs podem ser uma ferramenta a serviço da valorização das produções da criança.

 

 

"A nossa própria alma apanha-nos em flagrante nos espelhos que olhamos sem querer."
Mário Quintana 

 

Um blog destinado a registrar as vivências da turma faz das crianças o foco de seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos: social, cultural, capacidade intelectual, criatividade, estética, expressividade e emocional. 

Nessa pespectiva, o blog é uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar ações pedagógicas. Ali eles demonstram de que forma se relacionaram, pensaram, simbolizaram, apreenderam, articularam determinados conteúdos e de que maneira esses conteúdos se concretizaram em recortes do conhecimento apreendido.

O aluno, quando alimenta o blog, se situa melhor dentro dos conteúdos desenvolvidos, estabelece relações entre o que já sabe, o novo e outras áreas do conhecimento. Dá sentido ao que aprendeu, torna-se mais crítico e exigente em relação a si mesmo e ao ensinar/aprender.

Confira essa proposta no blog das turmas de 5º ano da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra.

 

 

 

 

  "A participação dos pais na vida dos seus filhos é muito importante. Eles precisam estar cientes dos grandes feitos que suas crianças realizam. O blog luarosa2006.blogspot.com nasceu deste pensamento.  Com este recurso, os pais, que nem sempre podem estar presentes na escola, e também aqueles que gostam de incentivar a vida escolar dos seus filhos,  têm a possibilidade de ficar sabendo o quanto suas crianças são valorosas. As crianças sentem-se importantes e cada vez mais capricham nas atividades.  O blog luarosa2006.blogspot .com  foi desenvolvido pelas turmas 1501 e 1502 da E.M. Presidente Eurico Dutra , professora Raquel Oliveira em 2012." Texto: Professora Raquel  Oliveira

 

Parabéns a equipe da Escola Municipal Presidente Eurico Dutra por ampliar  conceitos e  possibilidades para a elaboração coletiva do saber através da utilização das novas tecnologias em sala de aula.

 

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/11/2012

Arte na Creche Municipal Doutor Antônio Monteiro

Tags: 4ªcre projetos.


Para um desenvolvimento global da personalidade, é importante que a criança entre em contato com os diversos tipos de artes desde cedo.  

A utilização dos diferentes materiais artísticos durante a infância, proporciona grande liberdade, satisfação, prazer, além de formar um adulto completo e sensível.

 

A Arte  é uma expressão do universo cognitivo e afetivo de cada ser que revela seus pensamentos e sentimentos ao trabalhar com ela.  É uma reelaboração da realidade.  As pessoas veem a mesma coisa de maneira diferente e a reconstroem usando formas, ritmos, linguagens e elementos diversos.  

 

Veja como o trabalho desenvolvido na Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro promove o incentivo ao gosto estético, a habilidade motora e a destreza manual,  fornecendo harmonia ao todo.

 

 

 

 

A produção artística deve estar ligada ao tema trabalhado em uma história, a uma brincadeira, um jogo, uma música, um vídeo, ou um assunto estudado.  É preciso que faça parte do cotidiano, não apenas como "técnica", mas como expressão da linguagem artística.

 

 

 

 

Diversificar os ambientes e variar ainda mais os materiais é um ingrediente básico para que a Arte flua entre as nossas crianças.

 

 

 

O principal objetivo é criar situações de observação e conversa a partir de imagens de artistas, da relação com diferentes materiais, ajudando a ampliar as referências dos alunos como apreciadores de Arte.

 

 

 

 

 

Parabéns a todos da equipe dessa Unidade por estimular a produção artística proporcionando as condições ideais para que as crianças  criem e apreciem obras de arte.

 

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share