A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE
Retornando 54 resultados para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ª CRE'

Quinta-feira, 18/10/2012

Soltando os Bichos

Tags: 4ªcre eventos projetos.

 

Arte sustentável, a melhor forma de ajudar o meio ambiente, pois transforma o lixo em algo novo e contemporâneo. A Professora Lenora e os seus alunos fizeram obras inacreditáveis com o que chamamos de lixo, mas o que eles reaproveitaram como matéria-prima para as suas obras de arte, cada uma com suas particularidades.

 

 

 

Sustentabilidade com ideias e ações para um mundo melhor é o que a Professora Lenora vem trabalhando junto às suas turmas no CIEP Dr. João Ramos de Souza. Para ela, a arte e a criatividade fazem a diferença para o futuro do planeta!

 

 

Projeto Arte e Meio ambiente - Os monstros do Manguezal 

 

"O projeto foi desenvolvido a partir das vivências dos alunos do CIEP Dr. João Ramos de Souza - 4ª CRE com relação ao lixo depositado no local onde moram os alunos, no espaço escolar e na proximidade do manguezal, acarretando no surgimento dos "monstros do manguezal" que se voltam contra os moradores.

 

A ideia principal do projeto foi a conscientização lúdica dos alunos sobre o lixo jogado no entorno da escola, que fica em frente ao manguezal no bairro Moneró, na Ilha do Governador. Foram pesquisadas histórias e fotos dos moradores antigos e de como era o local anos atrás. A professora Lenora contou histórias da sua infância e fotos dela brincando nas águas da Baía de Guanabara, antes da poluição aparecer, consequência do acúmulo de lixo.

 

 

 

 

O trabalho realizado teve a duração de 8 meses, desde pesquisas, coleta do lixo pelos alunos e confecção dos monstros do manguezal até os registros que foram: histórias, desenhos, fotonovela e filmagem.


Os alunos do 2º ano fizeram desenhos sobre o modo como imaginam os monstros do manguezal.  Os alunos do 5º ano realizaram a confecção dos monstros em tamanho real de de 1,70 cm - 1,80 cm.

 

Foram criados "monstros" de garrafas pet, sacos plásticos e papelão. A culminância do projeto resultou na conscientização lúdica dos alunos e no cuidado com o meio ambiente.

 

 

 

O trabalho esteve em exposição na entrada da 4ª CRE até o dia 16/10/2012, através do Conexão das Artes." 

 

Parabéns à Professora Lenora por levar seus alunos não só a  recriar a arte  de forma engajada com o meio ambiente, mas também agregar valor ao lixo.

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
                                                   anaaccioly@rioeduca.net
                                                                                                                                                   Twitter: @Ana_Acioly                                                          Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/10/2012

Ampliando as Áreas do Conhecimento

Tags: 4ªcre projetos.

 

A Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o CIEP Juscelino Kubitschek, em parceria com o Bairro Educador Manguinhos, promoveram a seus alunos uma visita ao evento "UERJ sem Muros" que acontece todos os anos e mobiliza toda a Universidade.

 

Alunos do 5º ano das Unidades Escolares de Manguinhos vivenciaram momentos que fomentam o sonho de ingressar na universidade e, com isso, construir e alavancar seus projetos de vida sob outra pespectiva.

 

 

 

 

No dia 02 de outubro, a Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva e o CIEP Juscelino Kubitschek, ambas integrantes do Bairro Educador Manguinhos, participaram da 23ª edição do evento UERJ SEM MUROS. Este evento que acontece dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem um objetivo comum apresentar à sociedade a produção acadêmica de seus professores, técnicos e alunos, realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura.

 

Os estudantes visitaram o Espaço Ciência no Centro Cultural da UERJ, onde observaram e realizaram diversos experimentos nas áreas de educação, matemática, física, oceanografia, geologia, biologia, arquitetura e meio ambiente.

 

 


Em seguida, foram à Feira de Prestação de Serviços visitar os estandes que ofereciam serviços e informações sobre saúde bucal, atenção à saúde da criança nas creches, aleitamento materno, fisioterapia, saúde da mulher, entre outros assuntos.

 

 

 


Ainda conhecendo os espaços da universidade, os 60 estudantes visitaram a exposição "Além da Pompéia – Redescobrindo os Encantos de Stabiae", no Teatro Odylo Costa Filho.  A mostra didática é dedicada ao sítio arqueológico de Stabiae e a figura histórica de Teresa Cristina Maria di Borbone, a última Imperatriz do Brasil.

 

O Bairro Educador Manguinhos agradece à UERJ pelo convite para a 23ª edição do "UERJ Sem Muros" e ressalta que este tipo de evento mostra aos estudantes a importância do ensino superior, despertando neles sonhos e novos horizontes.  Por Rivânia Lima no BAIRRO EDUCADOR

 

Parabéns para as equipes das Unidades Escolares e também para  Rivania Lima por oportunizar experiências como esta, pois elas prepararam nossas crianças para voarem seus próprios vôos e buscarem o seu lugar no mundo. Educar é preparar para a vida!

 

Contatos:
  Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
                                                                              anaaccioly@rioeduca.net                                                                                                                                                           Twitter: @Ana_Acioly                                                                                         Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/09/2012

Folcloreando pelo Brasil

Tags: 4ªcre projetos.

 

 

 

De junho a setembro, os alunos da Escola Municipal São Paulo trabalharam com o folclore brasileiro. Foram várias semanas em meio aos textos e as pesquisas sobre o assunto. Mas valeu a pena, pois o conhecimento e a  vivência dessa experiência foram tão grandiosos que resultaram em um desfile cheio de beleza e histórias.

 

 

Os alunos da E.M. São Paulo recontaram as lendas e os mitos durante o desfile cívico.

 

 

 

 

"A Escola  Municipal Sáo Paulo, Durante  Todo o 3º Bimestre, esteve envolvida no Subprojeto "FOLCLOREANDO PELO BRASIL". Cada ano escolar explorou uma regiáo do Brasil. Lendas, comidas t[ipicas, dan;as, vestimentas , costumes, objetos... Ufa! Muito tarabalho mesmo, mas está ficando lindo.

 

 

 

 

Resolvemos mostrar um pouco da nossa criatividade no desfile cívico da nossa região que foi no dia 03 de setembro, na Penha.
Muitos alunos, professores e responsáveis participaram
, cada um mostrou um pouco do seu trabalho em sala de aula.

 

 

 

A Direção sentiu-se orgulhosa por ter uma equipe como a da Escola São Paulo. Os alunos foram estimulados pelos professores da escola para participarem do desfile cívico Os professores de Educação Física mostraram aos alunos como devemos desfilar em um evento como esse.

 

 

 

Tudo foi feito com muito carinho e criatividade. Parabéns a todos que contribuiram com o nosso sucesso." Texto: Professora Mariana
 

 

Parabéns para a equipe dessa Unidade Escolar por explorar e vivenciar com os seus alunos as riquezas do nosso folclore brasileiro!

 

 


PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
                                                         Twitter: @Ana_Acioly
                                                                                                        Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/09/2012

Criando e Recriando com o Folclore Brasileiro

Tags: 4ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.


 

Através das diversas manifestações culturais do folclore, pode-se conhecer a cultura e a tradição do nosso povo presente nos dias de hoje. As crenças, mitos, lendas, festas, superstições e artes são a essência de um povo. A cultura popular torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio dessas expressões culturais, dos costumes e das tradições.

 

 

Saiba como a Professora Rosa trabalhou o folclore brasileiro através das peças teatrais!

 

 

 

 

"Este trabalho foi realizado na Turma 1501 da E. M. ALVARO MOREYRA, na Ilha do Governador, 4ª CRE do município do Rio de Janeiro, em agosto de 2012 e apresenta histórias criadas por cinco grupos com seis ou sete participantes.
O desafio lançado foi a elaboração de um conto envolvendo personagens do Folclore brasileiro e o conto vencedor seria transformado em uma peça teatral a ser apresentada na Festa de culminância do Folclore da Escola Municipal Alvaro Moreyra, no dia 31 de agosto de 2012.

 

 

 

 


A qualidade de todos os contos foi muito boa, dificultando a professora da turma a escolher apenas um. Assim, junto com a turma, a professora optou por apresentar um conto no dia da culminância do Projeto e todos os contos produzidos pela turma foram colocados nesta pequena publicação. Os contos estão sendo apresentados na íntegra, apenas com correção ortográfica e gramatical.

 

 


 

 

Como professora da turma, agradeço o empenho de todos os alunos que vibraram com o projeto e se dedicaram à realização de um trabalho de qualidade, confirmando que criar não é simplesmente colocar no papel, é sonhar em conjunto!

 

 

 

 

Nada melhor do que usar a criatividade para entrar no mundo mágico das crianças, através da representação, do movimento, da música, das brincadeiras, da ludicidade, tudo isso inserido nos conteúdos pedagógicos." Texto: Professora Rosa Maria Barros da Costa

 

Parabéns para a professora Rosa Barros e para os alunos da turma 1501 por realizarem esse maravilhoso trabalho, que não só exalta a nossa cultura, como também promove a arte!!

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net
                                                          Twitter: @Ana_Acioly                                                                              Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly


 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share