A A A C
email
Todos os posts escritos por Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE para 24/11/2011
Retornando 1 resultado para o autor 'Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE para 24/11/2011'

Quinta-feira, 24/11/2011

Construindo Valores no CIEP Juscelino Kubitschek

Tags: 4ªcre, bairroeducador, escolasdoamanhã.

 

O  Projeto Político Pedagógico do CIEP Juscelino Kubitschek visa Construir os Valores Humanos junto à Comunidade Escolar. São eles: respeito e responsabilidade; tolerância;  amor;  liberdade; honestidade; simplicidade e  humildade;  cooperação e  união;  paz e  felicidade

 


Nessa pespectiva, o Bairro Educador visa contribuir com o projeto, desenvolvendo uma trilha Educativa e trabalhando conceitos sobre identidade, na qual o estudante desenvolve o conhecimento da comunidade e de si mesmo. Como parte do autoconhecimento, desenvolvemos oficinas de Educação Sexual intituladas "Sexo, Amor e Responsabilidade" com apoio metodológico do Instituto Criança é Vida. Nessas oficinas, além do trabalho sobre o tema da sexualidade, também se desenvolvem atividades de interpretação e produção textual. A partir do momento em que o estudante se reconhece e se estima, pode desenvolver os valores com relação ao outro.


O Projeto Bairro Educador faz parte do Programa Escolas do Amanhã e tem como meta contribuir para a formação integral dos alunos de primeiro e segundo segmento da Rede Municipal de Educação. Para isso, investe no fortalecimento da comunidade escolar por meio de alianças e articulações com atores locais e regionais que possam contribuir para aprendizagem dos alunos. O Projeto promove e estimula as redes e processos de comunicação local, com o foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos da comunidade escolar.


Também pensando na construção de Valores, o Bairro Educador uniu as escolas de Manguinhos e parceiros locais no Dia "D" de Combate ao Lixo.

 

 

 

 

O Bairro Educador, além dessas atividades, articulou os seguintes parceiros para organização de ações educativas: ONG Turma do Bem que através do projeto Dentistas do Bem, encaminhou 65 estudantes para tratamento odontológico; O Unicirco que doou 100 ingressos para alunos, funcionários e seus familiares assistirem ao espetáculo Trapésio; o Projeto Memória do Banco do Brasil, através do qual foi montada a exposição sobre a vida do Marinheiro João Cândido no período de 03/10 a 07/10; O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Universidade Aberta da Fiocruz que desenvolveram ações de educação ambiental; o SESC de Ramos, que levou o grupo “Aumentando um Ponto” para fazer contação de estória para os alunos; o teatro da Comlurb, que apresentou a peça Sujogro no dia D; o grafiteiro Toquinho, morador local que tem feito um trabalho voluntário na escola para identificação de novos talentos; Biblioteca Parque de Manguinhos visita pela 1ª vez por algumas turmas; Museu da Vida da Fiocruz visitado pelos alunos do 4º ano.


 

O Rioeduca.net agradece o material desse post que fora gentilmente enviado por Mary Lança - Gestora de Núcleo - Bairros Educadores Maré/Manguinhos/Complexo do Alemão

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share