
Quarta-feira, 05/02/2014
Mantendo o Olhar Atento
|
|


Quarta-feira, 29/01/2014
Ouvindo Mãos
|


Quinta-feira, 09/05/2013
Fazendo a Diferença
No dia 15 de maio, comemoramos o Dia do Gari. Vamos conhecer, hoje, um gari que faz diferença na Escola Municipal Suécia. É a nossa maneira de homenagear profissionais tão indispensáveis.Na verdade, o gari Sidney Moreira já é nosso conhecido. E nos foi apresentado por seu trabalho com xadrez na E. M. Suécia nas postagens "O Xeque Mate da Escola Municipal Suécia e Xadrez" e "Educação Física na E. M. Suécia". E como será que o xadrez entrou na vida dele?
Sidney Moreira: Aprendi a jogar xadrez na adolescência, com um grupo de amigos. Nunca fui "TOP", mas sempre me esforcei para aprender mais e mais. Acho que a maior lição que o xadrez passa é que nunca devemos perder o foco e ter atenção sempre.
Rioeduca/ 3ª CRE: E como o xadrez pode contribuir para o desempenho do aluno?
Sidney Moreira: O xadrez ajuda na concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a disciplina, além de trabalhar a memória contribuindo para o desenvolvimento intelectual.
Rioeduca/ 3ª CRE: E como o projeto das oficinas de xadrez nasceu?
Sidney Moreira: Antes desse projeto vitorioso na E. M. Suécia, eu já havia tido uma experiência inicial na E. M. Alagoas. Por iniciativa da professora Nilza Moita, fizemos um minitorneio com a turma dela na época. Quando retornei à E. M. Suécia, conheci a professora de educação física Ana Cristina.
A professora Ana Cristina nos conta como foi este momento inicial: "A diretora adjunta da época Daniele Peres sugeriu oficina de xadrez, mas eu não tinha conhecimento sobre este jogo, apesar de já ter visto reportagens, ter pessoas na família que jogam e achá-lo muito interessante.
Rioeduca/ 3ª CRE: E os resultados logo apareceram.
Sidney Moreira: As diretoras Luciana Rocha e Daniele Peres abraçaram o projeto. Com o sucesso dos torneios internos, em 2011, decidimos inscrever alguns alunos nos Jogos estudantis do município na categoria mirim. O resultado foi além das expectativas. Ficamos em 1º lugar na 3ª CRE e em 10 º lugar no geral!!
Rioeduca/ 3ª CRE: Quais os planos para o futuro do projeto?
Rioeduca/ 3ª CRE: São valores relevantes em qualquer profissão. Assim como o orgulho ao exercer uma profissão tão essencial para a sociedade.
Sidney Moreira: Penso que o maior orgulho, na profissão de gari, é o fato de poder estar contribuindo diretamente com o bem-estar dos moradores do Rio de Janeiro. Afinal, a limpeza urbana é um dos principais cartões postais de uma cidade. Para finalizar, Sidney nos deixa uma frase do treinador Bernardinho, um de seus ídolos. Ela passa aos alunos o valor da persistência e do estudo em suas vidas.
Hoje, entrevistamos Sidney Moreira, gari da Escola Municipal Suécia. Homenageamos seu trabalho e sua dedicação e estendemos nossa gratidão a todos os garis que participam da educação carioca em nossas escolas. O vídeo passa em revista as equipes que fazem a diferença na limpeza de algumas da escolas da 3ª CRE. Prestigie-os!
Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca. E-mail: angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
RIOEDUCA/3ªCRE
|


Quarta-feira, 24/04/2013
Integrar-se
Estar no mundo é interagir com as diferentes realidades que nos cercam. É estar antenado com os assuntos que mobilizam a sociedade. Futebol e novelas são os mais comentados em nosso país. As classes especiais da E. M. Pareto uniram inclusão, conhecimento, futebol e novelas. Confiram!
Em nosso país, as novelas são acompanhadas de perto por pessoas de diferentes níveis sociais. Os últimos capítulos são vistos por milhões. As cenas mais interessantes são comentadas em todas as rodas de conversas. O que é sucesso nas novelas é, automaticamente, sucesso nas ruas.
As classes especiais das professoras Beatriz, Felisbela e Rejane da E.M. Pareto exploraram o tema. As canções Vida de Empreguete e Ex My Love, da novela "Cheias de Charme", foram tema das aulas de interpretação de textos e se tornaram duas apresentações muito bem-humoradas.
O futebol é outro tema que mobiliza a sociedade e é discutido em qualquer bate-papo. Eles estudaram as competições futebolísticas inciando com o Campeonato Carioca e passando ao Campeonato Brasileiro. O Brasileirão, como é conhecido este torneio, tomou os murais da turma com alfabetário, reportagens e produções de texto coletivas.
O "Cafezinho na Pareto" foi uma paródia do programa televisivo que apresenta os melhores momentos da rodada. Eles estudaram as características de seu time preferido e as apresentaram como um desafio ao espectador juntos com os gols mais bonitos de cada time. O projeto "Futebol, uma Paixão Nacional" se repete desde 2005, sempre com muito sucesso entre os alunos. O vídeo editado pelas professoras registra a atividade.
Também, em vídeo, estão registradas as atividades das turmas ao longo do ano de 2012. O clímax foi a visita ao Estádio Olímpico João Havelange. O Engenhão, como é conhecido o estádio, recebeu-os na Tribuna de Honra. Experiência memorável para todos os alunos como também foram as outras ações realizadas. As aulas-passeio, comemorações festivas e folclóricas e a participação nas atividades da escola foram reunidas para se tornarem recordações do trabalho realizado ao longo do ano. Confiram até o final e não percam as apresentações das canções citadas acima.
Agradeço a prof.ª Simone Cardoso pelo gentil compartilhamento deste trabalho e parabenizo os alunos e professores da Classe Especial pela imagens inspiradoras.
Para saber mais do trabalho da E.M. Pareto, acessem o blog da escola e comentem.
Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca. E-mail: angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|

