A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE
Retornando 39 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE'

Quarta-feira, 03/04/2013

Cem Gotas de Poesia

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, creches, blogsdeescolas.

 

 

 

O centenário do poeta Vinícius de Moraes e do intérprete Jamelão e a preservação da água serão as Cem Gotas de Poesia da Creche Municipal Sylvia Orthof este ano.

 

E o projeto já começou. Em fevereiro, o tema foi o universo do intérprete Jamelão, baluarte da Mangueira. O subprojeto Samba: o Ritmo de Jamelão apresentou este ritmo contagiante aos alunos. As cores da bandeira da escola de samba do coração de Jamelão também foram trabalhadas e a árvore que deu nome à agremiação e seu fruto foram os objetos de estudos dos pequeninos.

 

 

Na primeira infância, o conhecimento se dá através da experimentação, da manipulação concreta. O livro Chuva de Manga, já previsto no projeto político pedagógico, foi o ponto de partida. O fruto da mangueira foi examinado em suas cores e sabor. Foi o tema da Semana da Alimentação da creche e fez muito sucesso. O vídeo resume as atividades que envolveram a aquisição do conhecimento sobre a fruta.

 

 

Já em março, o tema foi a água, fonte da vida, que precisa ser preservada. O Dia Mundial da Água foi celebrado no blog da creche com o registro das atividades realizadas ao longo do mês. Eles experimentaram os estados da água, identificaram as muitas formas de apresentação da água e situações em que ela está presente.

 

 

O subprojeto “Água para beber, limpar, molhar... e aprender a economizar!” sugeriu a leitura de vários livros tendo a água como tema. O objetivo é apresentar a importância do líquido essencial em nossas vidas e como a sua presença é constante. O movimento dela em suas diferentes formas também foi explorado. Água na torneira, da chuva ou no mar, ela está sempre por perto para nos ajudar. É precisa ser preservada. Na C.M. Sylvia Orthof, ela é a melhor amiga de todos e se depender deles não vai faltar.

 

 

O projeto Cem Gotas de Poesia está só começando. Confiram no blog os detalhes dos dois subprojetos já realizados e aguardem as próximas ações. As sugestões de leituras também estão por lá. Deixem seus comentários! Os pequeninos vão adorar! 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/03/2013

Alimentar-se de Saber

Tags: 3ªcre, saúde, eventos.

 

 

Reeducação alimentar é a expressão da moda. Reaprender a usufruir dos benefícios de uma alimentação saudável é assunto que chama a atenção de todos. Nas escolas da 3ª CRE, o que comer para estar de bem com a saúde está na boca de cada aluno.

 

O mundo globalizado nos permitiu conhecer a cultura e o modo de comer de muitos povos, mas também nos afastou do nosso tradicional arroz e feijão. Então, a reeducação alimentar busca nosso reencontro com as misturas saudáveis da nossa cultura. Conhecer e variar na culinária é sempre bom, mas é preciso saber o que faz bem, para que esses alimentos estejam sempre em nossos pratos.


Na Escola Municipal Pernambuco, a prof.ª Stella, de inglês, resolveu ampliar o vocabulário dos alunos e promoveu, com a prof.ª Fátima e a turma 1501, um lanche saudável e bilíngue. Entre apples (maçãs), papayas (mamão), oranges (laranjas), grapes (uvas), milk (leite), juice (suco), bread (pão), toasts (torradas) e biscuits (biscoitos), eles aprenderam que, afinal, comer bem não tem fronteiras.

 

 

 

Já a professora Hozama Moura, após vídeos e estudos sobre o assunto, colocou seus alunos para elaborar seus próprios pratos a partir das imagens dos encartes de supermercados, como podemos conferir em seu blog Esse é meu trabalho.

 

 

Seu trabalho esteve em consonância com as atividades que ocorreram na Escola Municipal Pareto, onde ela leciona, para que os alunos olhassem os alimentos com mais atenção, observando a variedade de benefícios que nos trazem. Assim, as escolhas foram baseadas tanto no sabor quanto nas propriedades dos alimentos.

 

 

Quem também aprendeu a montar seu prato foram os pequeninos da Creche Municipal Aconchego. Era um prato de brincadeirinha, mas é através do lúdico que eles aprendem para a vida toda. Inspirados no livro "Sanduíche da Maricota", eles provaram novos alimentos e frutas. As agentes auxiliares de creche Cláudia Ribeiro e Eliane Magalhães conduziram as descobertas dos sabores.

 

 

Um livro também foi o ponto de partida dos trabalhos da prof.ª Ana Cristina Machado da E.M. Hélio Smidt. A turma 1401 leu "O Grande Rabanete" de Tatiana Belinky. Após as discussões sobre alimentação saudável, eles reescreveram a história.

 


 

Os alunos da E.M. José Lins do Rego foram buscar as informações nos locais por onde nossos alimentos passam. Aproveitando a proximidade de um supermercado e um sacolão volante, as turmas se revezaram nas visitas. Ali conheceram novos legumes e frutas e aprenderam a escolher entre os mais frescos e adequados para o consumo.

 

 

 

O interesse pelas cores e, logo depois, pelos sabores incentiva a apreciação de legumes, verduras e frutas. Seduzi-los para o ato de provar é o que fará com que eles se alimentem melhor. Para a aluna da E.M. Brício Filho, que confessou nunca ter comido tomate cru e nem alface, auxiliar na preparação de uma salada desperta os sentidos e abre o apetite.

 

 

E na pessoa da preparadora de alimentos Janete fica nossa homenagem aos profissionais que preparam com todo carinho a merenda dos nossos alunos. Sabemos que é o toque especial deles que a torna mais saudável e saborosa.

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/03/2013

Objetivo: Escola 100%

Tags: 3ªcre, escoladafamília, protagonismojuvenil, blogsdeescolas.

 

 

Traçar objetivos e trabalhar para atingi-los é rotina na educação, mas, na Escola Municipal Sérvulo de Lima, 100% é o mínimo desejável em todas as atividades. Confiram!

 

Notas entre zero e dez quase nunca medem o desenvolvimento global de um aluno. A aquisição do conhecimento se dá na interação com seus pares e com toda a comunidade escolar. As notas obtidas em provas e testes são, apenas, mais um elemento da avaliação do desempenho dos alunos.

Na E.M. Sérvulo de Lima, atingir "100%" não se refere só ao desempenho dos alunos, mas também às atitudes de cada um em toda a Comunidade Escolar. Amor ao próximo, justiça, amizade, solidariedade, fraternidade serão sempre a tônica do nosso trabalho. Assim, buscamos a escola ideal, com identidade própria.

O projeto político pedagógico da escola, intitulado "Sérvulo de Lima: uma escola 100%", prevê muito mais que rendimento máximo nas avaliações. Eles pretendem que toda a comunidade escolar supere suas dificuldades e atinja o melhor de si mesmo.

 

 

 

No projeto, implementado em 1998, “esforços foram voltados para que todas as nossas crianças alcançassem o sucesso esperado. Sabemos das inúmeras dificuldades. Alcançar os "100%" é quase uma utopia, entretanto nossos esforços estão voltados para esse objetivo.”, conforme registrado no blog da escola.

O blog ainda não tem um ano, mas registra um pouco da história e das ações da equipe escolar, como a Maratona de Histórias, em busca de alunos 100% leitores.

 

 

No mês de março, foi proposto aos alunos o desafio de homenagear em texto a mulher 100% na vida deles. A comissão julgadora teve bastante trabalho, mas não conseguiu apresentar apenas uma vencedora. As alunas Bruna Barbosa e Michelle Dantas homenagearam suas mães e tiveram seus textos publicados no blog.

 

 

 

Públicos também são os comentários dos alunos atendidos pela escola e a homenagem à professora Lygia Almada, diretora aposentada - exemplos de amor e dedicação ao trabalho desenvolvido na escola. Eles se orgulham de buscar "aprimorar nosso 'olhar' para cada criança, aprendendo que cada uma é diferente e especial. Trabalhamos vivenciando os valores morais para atingir nossas metas com sucesso.”

 

 

Objetivos claros, dedicação, esforço, valores precisos e o olhar especial para cada aluno são o segredo do sucesso dessa escola. Siga o exemplo das alunas acima. Toda a escola aguarda seu comentário no blog e segue a busca para ser sempre 100% melhor.

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/03/2013

Indispensáveis

Tags: 3ªcre, eventos.

 

 

Mãe, irmã, esposa, filha - são muitos os papéis da mulher na sociedade. Em todos, a dedicação e o carinho são marcantes. Na educação, também. Hoje, vamos conhecer algumas mulheres que fazem a diferença aqui, na 3ª CRE.

 

 

 

Indispensáveis. Somos sempre indispensáveis em qualquer atividade em que estamos presentes. Nossa capacidade de envolver, apoiar e fazer desenvolver tudo que nossas mãos tocarem são bem-vindas sempre e, também, indispensáveis. Somos mulheres!

 

 

 

 

 

 

Indispensável a dedicação como a da professora Claudecira Rodrigues que, do alto dos seus 66 anos, continua alfabetizando. Com sua matrícula na Escola Municipal Brício Filho desde 1976, ela é conhecida em toda a comunidade escolar. Sua garra e determinação na execução de seus projetos e os da escola provocam a admiração e o orgulho da professora Mônica Fonseca, professora da Sala de Leitura da escola.

Os frutos são os objetivos atingidos por seus alunos. Este ano, ela já colocou a mão na massa iniciando a alfabetização de alunos a partir de seus nomes nos cadernos pedagógicos, conforme proposta da SME.

 

 

 

 

 

 

O compromisso das mulheres com aquilo que fazem também é indispensável, como a secretária escolar Aparecida Merlino, que encontrou na proposta dos três "Es” (eficiência, eficácia e efetividade) da E.M. José Lins do Rego, seu espaço de trabalho. Ela começou na escola como agente educadora, um presente, segundo a diretora Márcia Caetano.

Com esforço, garra e dedicação, ela se tornou exemplo ao ser aprovada no concurso para secretária escolar e foi motivo de alegria ao manter seu compromisso com a escola e permanecer na unidade escolar exercendo a nova função e abraçando a antiga também.

Segundo a diretora: “Essa mulher representa para toda a nossa equipe um exemplo de determinação, uma mulher que veio para somar forças, subtrair dificuldades, multiplicar energias positivas e dividir alegrias.” Especial para a toda a equipe!

 

 

 

 

 

 

Indispensável também é o bom humor e a liderança das mulheres como a da diretora adjunta Geisa Ferreira da E.M. Ministro Carlos Alberto Direito. Liderança presente e firme, espírito guerreiro e amiga de todas as horas. Ela é amiga, mãe, mulher bem-humorada, sábia, corajosa e colaboradora e contagia a equipe com seu jeito de ser.

 

 

 

 

 

 

Indispensável é o carinho, marca essencial das mulheres nas tarefas que assumem. Carinho que é marca registrada da servente readaptada Odete Marques. Ela desempenha de forma eficiente e dedicada suas funções na Escola Municipal Jean Mermoz. Seu afeto no trato com as crianças é reconhecido e valorizado entre os responsáveis e funcionários. Grande também é o carinho da equipe por ela.

 

 

 

 

 

 

Indispensável também é aquela mãe que, além de auxiliar seu filho no desempenho escolar, ainda participa do dia a dia da escola participando do Conselho Escola Comunidade. Esta é a Marise Borges, mãe representante que atua junto ao Conselho do GEC República do Peru.

Mulher forte, companheira, batalhadora que doa seu tempo por acreditar na qualidade da escola pública. Sempre atuante, acompanha toda rotina da escola, ajudando, sugerindo e trazendo os anseios da comunidade escolar. E faz aniversário no dia 8 de março! Então, merece parabéns duplo!

 

 

 

 

 

 

Carinhosas, compromissadas, bem-humoradas, eficientes, dedicadas e que acreditam na qualidade da escola pública, assim são as mulheres que fazem a educação carioca na 3ª CRE. Aqui, somente uma pequena mostra das guerreiras que enchem nossas escolas de alegria e competência. A elas nossa homenagem nesta semana da mulher! Parabéns a todas as mulheres indispensáveis na educação carioca!


 Agradecemos as informações enviadas para esta matéria. Aproveite o espaço dos comentários e faça, você também, sua homenagem a uma mulher educadora. 
 

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share