A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE
Retornando 39 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE'

Quarta-feira, 27/02/2013

Da Arte de Acolher

Tags: 3ªcre, gec, protagonismojuvenil.

 

 

Acolher é uma arte que envolve colocar-se junto ao coração de todos os envolvidos em uma atividade. Vamos aprender um pouquinho dessa arte com os GECs da 3ª CRE.
 

 

O Ginásio Experimental Carioca segue sua expansão em progressão geométrica e, este ano, seremos quatro unidades na 3ª CRE. São escolas voltadas para o atendimento dos alunos do 7º ao 9º ano, em que o principal objetivo é proporcionar aos alunos, além do conhecimento escolar, experiências de cidadania através do protagonismo juvenil. O aluno se torna sujeito agente de seu futuro e aprende que suas atitudes refletirão sobre o que ele deseja ser.

 

Foi com este sorriso, protagonista de quem sabe o que quer de seu futuro, que fui recebida no dia 6 de fevereiro no GEC Rio de Janeiro. Lá, os professores da escola trocariam experiências com os professores dos GECs Ceará e República do Peru que estão sendo implantados este ano.

 

 

 

 

E a chuva, que nos aborreceu em janeiro, tornou-se temática dos murais da escola, graças à criatividade da diretora adjunta Rosângela Henck. Beleza e conteúdo que espelham o trabalho da equipe que sempre foi voltado para a cidadania atuante de seus alunos mesmo antes de participarem do programa, conforme nos contou a diretora Cláudia Fonseca. Os murais são alegres e atrativos e prontos para receber as contribuições dos alunos ao longo do ano. Confiram como o belo pode ser um aliado na exposição dos desejos e objetivos que se pretende alcançar.

 

 

 

Do outro lado desse círculo de acolhimento está a E.M. República do Peru. Para acolhê-los, o GEC Bolívar, pioneiro em nossa CRE, enviou uma equipe de alunos e professores. O objetivo é fazer com que os novos aprendizes recebessem de alunos já inseridos no programa aquelas dicas úteis do cotidiano. Os alunos tomaram posse dos ambientes da escola e, como sempre acontece quando estamos em um ambiente favorável, ficaram muito à vontade para expressar seus sonhos e desejos na nova escola.

 

 

Claro que dificuldades estarão presentes, mas com cooperação poderão ser superadas como na dinâmica do barbante realizada pelos alunos. Trabalho em equipe e busca de pontos de vista novos ajudaram os alunos a se desvencilharem das voltas do barbante sem o soltarem de seus pulsos. Com o apoio de seus professores e colegas, eles estabelecerão seus projetos de vida e atuarão para alcançá-los.

 

 

Bom 2013 a toda a equipe GEC da 3ª CRE! Certamente, teremos muitas notícias da chuva de ações dessas unidades escolares.

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/02/2013

Estudar e Planejar

Tags: 3ªcre, capacitação.

 

 

Ser professor significa estar mergulhado no saber durante todo o tempo. Não só no saber do aluno, mas no seu próprio. A Semana de Capacitação e Planejamento oportuniza novos conhecimentos e discussões para repensar sua prática e planejar as ações de 2013.

 

 

 

Na escola em que trabalho (E.M. Delfim Moreira), precisamos descobrir onde nasce o rio Jacaré para que os alunos possam discutir o tema do ano: a cooperação pela preservação da água, pensando a partir de sua comunidade.

Na E.M. São Domingos, a ética foi objeto de estudo através do vídeo: Ética e Ecologia: Desafios do século XXI, para enriquecimento do projeto político pedagógico Transformando ideais em ações.

Repensar a prática e o papel do professor, através das palavras de Rubens Alves, foi a atividade inicial na E. M. Oswaldo Cruz.

Sempre em verso, a Creche Municipal Sylvia Orthof organizou os temas em destaque para 2013. Ou seja, cada unidade escolar privilegiou os saberes necessários ao sucesso de seu trabalho em 2013.

 

 

 

 

 

As capacitações promovidas este ano pela SME privilegiaram a prática, valorizando os professores da rede que se apresentaram como dinamizadores das atividades. A troca de experiências renova o olhar sobre nosso cotidiano e mostra que é possível fazer diferente.

Nossa coordenadora Amparo Reis reforçou esta valorização em sua fala nas reuniões, e os professores a aprovaram em suas avaliações. Ouvir gente que faz como você aproxima e incentiva a inovar.

 

 

 

 

 

 

O objetivo é que o aluno tenha uma aprendizagem significativa, que siga com ele por toda vida. Estudando e planejando, sabemos onde queremos chegar, mesmo que sejam necessários desvios ou ajustamentos de rota. Sabemos o que precisamos ser, como o vídeo da Assessoria de Informática e Tecnologia bem resumiu.

 

 

 

 

 

E para que o caminho seja mais leve, as dicas e a trilha sonora já estão no mural da 3ª CRE. Nosso ano letivo começa agora! Então, vamos juntos, de mãos dadas, como já dizia o poeta. “Vamos lá fazer o que será?!”

 

 

 

 

 

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/02/2013

Mais Uma Vez Recomeçar

Tags: 3ªcre, eventos.

 

 

Ter a oportunidade de rever sua prática e começar de um novo lugar, com um olhar novo, é uma das alegrias do magistério. E como vamos acolher o que 2013 tem a nos oferecer?
 

 

 

Na poesia de Drummond, a genialidade da criação do tempo cortado em fatias é exaltada. Talvez o magistério seja, entre as profissões, a mais beneficiada por esse fatiar do tempo. Temos a oportunidade de parar e renovar as energias. A magia do aprender, certamente, não é freada no aluno. Ele continuará adquirindo conhecimento para compartilhar conosco e com seus colegas. Também em nós, professores, a renovação é contínua. Trocamos de ambiente e gozamos de merecido descanso. E, nesse repouso, preparamos nosso olhar para a nova missão da qual nos incumbiremos. Neste retorno, há quem busque inspiração nas ações bem sucedidas do ano anterior, como fazem as equipes da E.M. Rubens Berardo e E.M. Oswaldo Cruz, a fim de resgatar sementes para novas ações e projetos.

 

 

 



 

 

 

A escola é este local privilegiado para manter os olhos no futuro sem esquecer o passado. Local de reunião de saberes, conhecimentos, trocas e interação. Local que se renova a cada dia e, a cada ano, planta aquilo que pretende colher: gente feliz.

 

 

 

 

 

 

Ninguém disse que seria fácil. É preciso ter garra, como disse a Secretária Claudia Costin na aula inaugural. O desafio é grande em cada sala de aula que nos espera logo após o Carnaval.

 

 

 

 

 

 

Já recarregamos as baterias e estamos nos preparando para enfrentá-lo. Afinal, o ano está apenas começando. Nossos objetivos serão traçados com base em nossos projetos. Vamos escolher a melhor maneira de alcançá-los!


A todos os professores da 3ª CRE, nossas boas-vindas!! “ Vamos lá fazer o que será?”

 

 

 

 



Imagens e textos enviados pelas escolas


 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/01/2013

Renascer: Abrem-se as Cortinas

Tags: 3ªcre, artescênicas, creches.

 

 

Ver desabrochar um novo mundo e descortinar-se diante de seus olhos todo um universo de vida e fantasia é a magia do Teatro. A Creche Municipal Renascer abre as cortinas e nos mostra sua experiência no mundo das artes.

 

 

O Teatro é uma das manifestações culturais mais antigas, junto à Música e à Poesia. Transportar seus espectadores para um mundo novo, com seres diversos vivendo aventuras bem diante de seus olhos é um poder avassalador, principalmente, para a primeira infância. A fantasia já é parte integrante das vidas desses pequeninos. Fazer de conta é a sua maneira de assimilar o mundo e o conhecimento. Então, para eles é muito fácil se deixar levar pela magia de ver uma história acontecer quando se abre a cortina.

 


A Creche Municipal Renascer, aproveitando a feliz vizinhança com a Central Técnica de Produções do Teatro Municipal, desenvolveu um projeto político pedagógico que valoriza as manifestações culturais e o teatro como a mais completa delas.

 

 

 

 

 

Além da visita fantástica ao depósito de figurinos e cenários, a equipe técnica do Teatro Municipal vem proporcionando um auxílio luxuoso aos profissionais da creche na montagem de produções teatrais desde 2006. Estas montagens teatrais são baseadas nos subprojetos político pedagógicos e todas as fases de produção são realizadas pela equipe da creche. Quem nos conta é a diretora Waléria Paixão: “ Este pequeno projeto teatral está sempre acompanhando nosso Projeto Anual, pois a escolha do tema da peça sempre está baseada em um subtema do projeto e tem como objetivo principal levar o teatro até as crianças. Produção de texto, leitura, escolha de elenco, marcação de palco, ensaio das músicas e danças, produção do cenário e musical, direção e produção executiva da peça requerem a divisão de toda a equipe em diferentes grupos em um cronograma que começa em junho e tem seu ponto alto em outubro com a apresentação."

 

 

 

 

 

 

Ela continua, agora, falando sobre o trabalho realizado com os alunos:

“Porém, o trabalho com as crianças começa bem antes, com atividades feitas de expressão corporal e de encenação de pequenos textos, às vezes, feito por eles, às vezes, reproduzindo histórias de livros já conhecidos em forma de teatro de fantoche. O medo em relação a alguns personagens é trabalhado com as crianças que assumem diferentes papéis através da brincadeira de ser bruxa, lobo, mula-sem-cabeça, boi-da-cara-preta e, assim, acabam desmitificando-os."

 

 

 

 

 

 

Em 2012, o projeto Crescer Saudável: Renascer de uma Sociedade Sustentável levou à produção da peça A Festa da Estrelinha. No projeto e na peça, são trabalhadas as atitudes sociais que formam indivíduos conscientes e responsáveis, conhecedores de seu papel na sociedade e na diferença que fazem quando são cidadãos atuantes e transformadores. O texto é da professora de educação infantil Telma Coutinho e apresenta os personagens dos contos de fada influenciados pela atitude social positiva da Estrelinha.

Confiram o vídeo e notem que a abertura das cortinas faz parte do ritual de apresentação da peça, mesmo não sendo em um teatro:

 

 

 

 

 

 

No final desta semana, os professores retornam às suas unidades escolares para planejarem o ano letivo de 2013. Hora de planejar o mundo novo que irá surgir! Já, já, as cortinas irão se abrir!
 

 

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share