A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE
Retornando 39 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas, Representante da 3ª CRE'

Quarta-feira, 23/01/2013

O Que é Que a Família Tem?

Tags: 3ªcre, escoladafamília.

 

 

Nosso primeiro círculo social, a família, é a responsável por nos apresentar à escola. É apenas o início de uma parceria que precisa ser cultivada ao longo da vida escolar dos alunos.

 

 

Esta semana me caiu em mãos o Livro das Famílias, editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Fundação Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde. O livro se propõe a, conversando sobre a vida e sobre os filhos, orientar pais e famílias. Entre muitas dicas, o livro incentiva o diálogo entre a família e a escola.

 

 

 

 

 

 

 

As escolas da 3ª CRE buscam estreitar essa relação seguindo a agenda de reuniões bimestrais aos sábados e planejando ações em que as famílias se sintam acolhidas. Uma delas foi a Semana da Educação Infantil. Os responsáveis foram convidados a realizarem atividades com seus filhos. Na C.M. Sylvia Orthof, cantaram na roda de violão e, na E.M. Brício Filho, relembraram as brincadeiras infantis. Atividades assim aproximam e estreitam laços de amizade e cooperação.

 

 

 

 

C.M. Sylvia Orthof E.M. Brício Filho Image Map

 

 

 

 

As próprias crianças manifestam a necessidade de aproximação entre o núcleo familiar e o ambiente escolar. A turma 1401 da E.M. Tagore, sob a orientação da professora Flávia e seguindo a vocação da turma  para se expressar através da linguagem teatral, discutiu o tema da participação da família nas atividades pedagógicas. Os alunos produziram uma peça desde o roteiro passando pelo figurino e cenário. O texto O que é que a Família tem? foi apresentado às famílias e a valorização do papel familiar partiu dos alunos mostrando que eles estão bastante conscientes de sua importância. Confiram:

 

 

 

 

 

 

Outra estratégia é envolver as mães em atividades escolares como o projeto Mães Leitoras da E.M. Augusto Paulino. É coordenado pela professora Elizabeth da Sala de Leitura que, no projeto, orienta as mães quanto à entonação e a apresentação dos textos. O projeto é um sucesso! Elas levam os livros escolhidos para casa. Quando se sentem seguras, visitam várias turmas contando suas histórias, marcando presença em toda comunidade escolar. Motivo de orgulho para seus filhos e, também, para a escola. Segundo a diretora Alexandra, mesmo as que iniciam um pouco tímidas se envolvem e ficam entusiasmadas com o projeto.

 

 

 

 

 

 

A parceria entre família e escola só traz bons frutos. Os alunos ganham com o exemplo da participação de seus pais, que crescem em seus papéis de responsáveis. A escola se torna palco de aprendizagem e enriquece o conhecimento de todos. Compartilhe também sua história de parceria entre família e escola.

 

 

 


 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/01/2013

Ser Gestor é...

Tags: 3ªcre.

 

 

A escola, esse organismo vivo, precisa estar com a saúde em dia para funcionar bem. Os responsáveis pelo bom funcionamento de todas as partes fundamentais dessa instituição são os gestores. Seu olhar para cada detalhe faz a diferença no sucesso do trabalho escolar.

 

 

 

Ao longo do ano, pude entrar em contato com gestores de várias unidades escolares. E a marca de todos os discursos é a empolgação com que apresentam seus projetos e ações. O orgulho em compartilhar os frutos do trabalho de suas equipes transparece no relato das atividades realizadas. Mas o que é ser um gestor?

 

Orgulhar-se do desempenho de seus alunos e professores certamente é uma de suas atribuições, mas há muito suor por trás desse orgulho. Tomo, como exemplo, a gestão do professor Marco Vaz, sua adjunta Isabel Drumond e sua coordenadora Ana Cristina Corrêa na E.M. Pernambuco. Através das suas ações, veremos um pouco como trabalha a equipe de gestão de uma escola.

 

 

 

 

 

 

No meu tempo de aluna de escola municipal, a diretora era quase um ser mitológico: quase nunca a víamos. Falar com ela era só em situações de maior gravidade. Hoje, o diretor Marco Vaz é lembrado pelos alunos por sua disposição em ouvi-los, sua acessabilidade. Hoje, diretor é aquele que acolhe o aluno já no portão da escola chamando-o pelo nome. Diretor é aquele em quem se pode contar.

 

 

 

 

 

 

 

Ser gestor é estar presente e fazer diferente para atrair alunos e professores em busca de uma escola mais dinâmica, mais significativa e mais viva para todos. É ter o olhar atento ao pátio, à cozinha, ao refeitório, aos corredores e murais de sua escola. É cuidar das relações entre cada um dos elementos que compõem sua equipe, integrando-os no projeto político pedagógico de sua escola.

 

Nada fácil e muito desafiador, mas atraente para quem, como o professor Marco e sua coordenadora Ana Cristina, decidiu fazer o curso de gestão para aproveitar a chance de crescer profissionalmente e fazer mais pela Educação. Aprenderam bastante e descobriram-se capazes de assumir tarefa tão abrangente.

 

Conheçam um pouco o jeito de trabalhar do diretor Marco Vaz, professor de Educação Física, ao envolver as turmas 1603 e 1801 na representação dos esportes olímpicos. A busca de um novo olhar sobre a prática, a valorização do potencial de cada um e a presença auxiliadora em prol de um aprendizado significativo são, também, atribuições do gestor.

 

 

 

 

 

 

Parabéns ao diretor Marco Vaz e sua equipe! Parabéns a todas as equipes que estão em suas escolas preparando o retorno de alunos e professores! Ser gestor é cuidar do futuro!

 

Contate-nos!

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/01/2013

Destaques GED 3ª CRE

Tags: 3ªcre.

 

 

Aprendendo, ensinando, agindo e interagindo é que se adquire conhecimento. Assim, também o transferimos aos nossos alunos. A GED destaca os momentos em que esse processo foi registrado na 3ª CRE. Confiram!

 

 

As palavras do nosso mestre Paulo Freire ecoam nas paredes da sala da GED da 3ª CRE. É ele quem aponta o caminho seguido por toda a equipe da prof.ª Marilena Branco.

 

 

 

 

 

 

 

Proporcionar momentos de interação, formação e exposição de trabalhos para os professores da nossa CRE está entre as prioridades da equipe. As semanas de Educação Infantil, Alfabetização e Alfabetização voltada para a Educação Infantil proporcionaram esses momentos.

 

 

 

 

 

 

O apoio e o acompanhamento dos alunos no desenvolvimento de habilidades específicas, tanto artísticas quanto científicas, também atraiu os olhares das professoras do grupo. Os projetos Ciência Hoje, FECEM e Mostra de Dança tiveram seus melhores momentos registrados.

 

 

 

 


 

 

 

 

Os jovens que entrarão no mercado de trabalho precisam estar preparados e, por isso, foram alvo de formações com o projeto Entre Jovens e Estagiários. A orientação é fundamental para que nossos alunos possam ter uma outra visão além da de seus professores em sua formação. Interagindo, eles se preparam para assumir o papel que a sociedade espera deles: preparar o futuro.

 

 

 

 

 

 

 

Com essas ações, 2012 vai ficando na História. Agora, é preparar 2013, enquanto os professores recarregam as baterias. A equipe está conectada para manter os espaços de formação, interação e exposição de trabalhos como a do projeto Autonomia.

 

 

 

 

 

Participou de alguma dessas ações? Deixe seu comentário.

 

 

Contate-nos!

 

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/12/2012

2012 em Retrospectiva na 3ª CRE

Tags: 3ªcre.



 

 

É hora de rever os destaques de 2012 e renovar as forças para fazer ainda melhor em 2013. Acompanhem os destaques da 3ª CRE neste ano que se conclui.

 

 

 

Para começar a revisão do ano que está por terminar, precisei lembrar da conclusão de 2011. As sementes, apenas lançadas, ainda estavam em germinação, como vimos em Refletindo sobre 2011 - 3ª CRE. Agora, já colhemos os frutos e novas sementes se preparam para germinar. Foram quase 100 postagens ao longo do ano. Nos aproximamos de 60 blogs em que alguns acabaram de nascer e haverá ainda mais frutos em 2013. Aos amigos de 2011, acrescentamos Hozamas, Elidias, Anas, Mônicas e Fátimas que muito contribuíram para divulgação dos projetos de excelência da 3ª CRE.

 

 

 

 

 

 

O tema do ano foi Sustentabilidade e Meio Ambiente. Vários projetos voltaram seus olhos para a reciclagem e a consciência ambiental. O futuro foi preparado com o aprendizado de nossas crianças, sobre como devemos atuar para preservar o planeta e nossa civilização.

 

 

 


 

 

 


Um dos nossos grandes artistas foi lembrado durante todo o ano letivo, pois produziu canções que nos fazem aprender até hoje sobre nosso país, nossa cultura e nossas raízes. Luiz Gonzaga nos encantou em vários projetos e ajudou a ver melhor o Brasil. Foi a inspiração para viajarmos por nosso país e conhecermos ainda mais sobre ele.

 

 

 

 

 

 

 

Em todos os nossos projetos, as ações dos alunos foram privilegiadas. Colocá-los como agentes de seu aprendizado, prepará-los para a vida que projetarão em seus futuros, atuar sobre o objeto de estudo que determinaram e produzir saber para seus colegas ou toda a comunidade escolar faz com que o aprender ganhe significado. Vê-los crescer em todos esses sentidos nos enche de orgulho.

 

 

 

 

 

 

Assim, revendo nossos destaques, gostaria de agradecer a colaboração de todos e a confiança ao compartilharem seus projetos e ações. Esperamos que outros se juntem aos nossos destaques em 2013 e que continuemos "a fazer o que será" como sugeriu Gonzaguinha. Boas Festas e um 2013 cheio de saúde e sucessos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share