A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas - Representante da 3ª CRE
Retornando 3 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas - Representante da 3ª CRE'

Quarta-feira, 22/08/2012

Jornal Mural na E. M. Goiás

Tags: 3ªcre, riodeleitores, protagonismojuvenil, blogsdeescolas.

 

 

Leitura e escrita sempre andaram de mãos dadas. Para escrever bem, a leitura precisa estar em dia. A E. M. Goiás, da  3ª CRE, estreia no universo dos blogs mostrando os bons frutos que rendem esta parceria.

 

 

A equipe de Língua Portuguesa da E. M. Goiás está afinada na busca por alunos leitores, mas também produtores de texto. A prof.ª Sandra Fará e o prof. da Sala de Leitura Carlos Maurício realizaram a Oficina de Poesia: Da Leitura à Escritura. O objetivo era aproximar os alunos deste gênero literário e mostrar que o olhar poético pode pousar até em atividades cotidianas. Já a professora Rosana Sales colocou a turma 1802 para produzir um jornal mural, aproveitando a relação estreita dos alunos com o jornal impresso.

 

 

 

 

 

O objetivo era estimular a produção, a impressão e a circulação de textos entre os alunos da turma 1802. A turma foi dividida em grupos, os quais trabalharam com materiais diversos e ampliaram o alcance inicial de cada parte do jornal, abordando também assuntos da atualidade. As notícias buscaram espelhar a diversidade de interesses da turma e a personalização do jornal ao grupo.

 

 

 

 

 

O trabalho foi dividido em cinco etapas. Na primeira, foi escolhido um nome para a turma e para o jornal, seguido da escolha do desenho do logo do jornal. Na terceira fase, um texto contava sobre a turma e informava o agenda de aniversários de toda a turma. Finalizando a personalização, foi incluída uma lista com as atividades preferidas da 1802. Os grupos trabalharam duro, mas também tiveram direito à pausa, como em toda redação que se preze.

 

 

 

 

 

Assim, a produção de textos se aproxima do adolescente. Ele escreve sobre o que interessa e pesquisa para atender a linguagem própria do jornal. Assim como, com a poesia sobre o cotidiano, sua capacidade de produção é estimulada a expressar sua visão do mundo. Além disso, a produção jornalística entra em sua lista de atividades profissionais a exercer no futuro.

Confiram no blog recém-criado outras atividades da E. M. Goiás. Visitem!

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/04/2011

POESIA ROLANDO SOLTA POR AÍ

Tags: 3ªcre, riodeleitores, eventos, visitas.

Um poema!! Foi assim que Falcoa do blog Visão Suburbana classificou a 2ª Festa da Poesia realizada na Escola Municipal D. João VI nos dias 15 e 16 de março.
O evento fez parte da IV Semana da Poesia no Rio de Janeiro e reuniu poetas, artistas plásticos, professores, pais, alunos e ex-alunos da escola para divulgar seus trabalhos poéticos.

 

 

No primeiro dia, a abertura teve como tema Música e Arte. Através das pinturas de Mozileide Neri e das composições de Chico Buarque o pessoal viajou no mundo da poesia.

 

 

Já o segundo dia foi dedicado à música e cinema com a participação da jovem e talentosa cineasta Manaíra Carneiro, ex-aluna da D. João VI, e seu pai, o ilustre poeta Iverson Carneiro.

 

 

A poesia encanta em todas as idades. “Os professores Joel Paiva e Therezinha Maia deram ainda mais beleza a nossa festa com suas apresentações musicais de flauta e teclado, juntamente com outros professores que soltaram sua voz na leitura de diversos poemas.” Os alunos não ficaram para trás e também se apresentaram.

 

 

Com certeza, de lá saíram alguns belos textos para o PROJETO POESIA NA ESCOLA 2011 que já está chegando.
Como deseja o pessoal do Visão Suburbana :


PAZ E POESIA PARA TODOS!!

 

Extraído do blog Visão Suburbana dos posts
2ª Festa da Poesia fazendo parte das comemorações da IV Semana da Poesia no Rio de Janeiro e
2ª Festa da Poesia


   
           



Yammer Share

Sábado, 26/03/2011

Sabe o que alunos de escolas municipais viram antes de todo mundo?

Tags: 3ªcre, eventos, artesvisuais.

 

Sessenta alunos de escolas municipais do Complexo do Alemão estiveram hoje no CineCarioca Nova Brasília para assistir à pré-estréia mundial da animação “ Rio ”.

O prefeito Eduardo Paes, os alunos antes da sessão começar.

Isso mesmo! Eles tiveram a oportunidade de assistir, antes de todo mundo e acompanhados pelos atores que dublam as vozes dos personagens no original, à primeira exibição ao público da animação de Carlos Saldanha. Acompanhe mais detalhes na reportagem do RJTV:

Eles, a maioria de Escolas do Amanhã da região, interagiram com a atriz Anne Hathaway e o ator Jesse Eisenberg antes de a sessão começar. Receberam óculos 3D e aproveitaram bastante. Que sortudos!!!

Anne Hathaway cumprimentam alunos de escolas municipais.

Para ver o que os alunos das escolas municipais do Complexo do Alemão ( 3ª CRE) já viram, só aguardando a estreia no cinema. Por enquanto, temos que nos contentar com o trailer.
Aproveitem vocês também!!


   
           



Yammer Share