A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE'

Segunda-feira, 01/08/2011

CIEP Vinícius de Moraes nos relembra seu patrono.

Tags: 3ªcre, artesmusicais, ciep, troféurioeduca.

 Recebemos da equipe do CIEP Vinícius de Moraes um pequeno texto sobre seu patrono:

“Ele é um poetinha. E, no entanto, apesar do diminutivo, Vinícius de Moraes (1913 – 1980) é cultuado como um dos grandes poetas brasileiros contemporâneos, ao lado de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Mello Neto.

 



 

Carioca da Gávea, começou a trabalhar como diplomata, embora acumulasse os ofícios de jornalista e crítico de cinema. Logo ficou famoso com os versos e composições da época da bossa nova, movimento musical nascido entre os anos 1950 e 1960 no Rio de Janeiro.

 

Sua canção mais famosa, Garota de Ipanema, em parceria com Tom Jobim, corre o mundo até hoje e já foi interpretada até por Frank Sinatra, numa memorável gravação com Tom. No campo poético, suas criações incluem sucessos como Pátria Minha e Soneto da Separação. Ele é um dos autores mais editados no país.”

 

Queremos lembrar também de sua obra mais famosa no universo infantil: A Arca de Noé. Suas poesias musicadas fizeram e ainda fazem parte do cancioneiro escolar. Canções como O Pato, O Gato, A Bailarina entre outras ajudaram a alfabetizar muitos de nossos alunos.

 

 

“Os alunos do CIEP Vinícius de Moraes comemoram nesta primavera, em outubro, o vigésimo aniversário da escola, ocasião em que o patrono será homenageado.” Ficaremos aguardando pelas fotos do evento. Por enquanto, para iniciarmos bem o segundo semestre, vamos nos deliciar com a poesia do nosso poetinha na voz doce de Jane Duboc.

 

 

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/07/2011

Festas Juninas das escolas da 3ª CRE: mantendo a tradição escolar.

Tags: 3ªcre, culturanacional, aquareladobrasil.

As festas de junho e julho iniciaram no Brasil para manter a tradição européia de comemoração da colheita e homenagem aos santos de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Hoje essa motivação se perdeu, mas o costume de reunião em volta da fogueira com danças, comidas e trajes típicos é mantido mesmo que de forma figurada. A fogueira é de papel e celofane. As danças agregam as músicas modernas da época atual. Os pratos típicos se mantêm inalterados: cuscuz, canjica, bolo de fubá e aipim e outras delícias. As roupas são um capítulo à parte: coloridas e chamativas e bastante enfeitadas.

 

As escolas fizeram jus à tradição, realizaram suas festas e algumas enviaram seus registros.

 

A E. M. Mourão Filho festejou e registrou com um slideshow publicado no blog da escola. Lá estão caindo no Balancê e na Festa do Interior. Não perca o vídeo!

 

 

Essa também foi a opção da E.M. Félix Pacheco. Lá podemos ver com detalhes cada uma das danças apresentadas e o objetivo de integração da comunidade proposto pela equipe.

 

 

A E.M. Maria Braz publicou suas fotos e sua motivação para realização da festa também em seu blog.

 

 

Outras escolas, conforme sugerido, enviaram-nos suas fotos e com elas montamos um clipe de dançarinos animados e festas enfeitadas. Assistam à primeira parte com as escolas José Eduardo Macedo Soares, Educandário da Santa Cruz, Lins de Vasconcelos, Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas e Carlos Gomes.

 

 

 

 

Ninguém cansa de ver a alegria na manutenção desta tradição. E começa desde pequenino. Vamos agora ao recém-criado blog da Creche Tia Mana para ver como eles festejaram por lá.

 

 

E ainda não acabou! A animação continua... Vamos ver como festejaram as escolas José Marti, Pareto, Reverendo Álvaro Reis, República do Peru e Delfim Moreira no segundo vídeo das festas da 3ª CRE.

 

 

 

Todas as escolas estavam lindas. Parabéns a todas e esperamos mais fotos no ano que vem!

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/07/2011

Mostra Interna e Prêmio Mérito Escolar com o N.A Nise da Silveira - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, núcleodeartes, artesmusicais, eventos.

 

O Núcleo de Artes Nise da Silveira realizou a 1ª Mostra Interna de Música. Com apresentações dos alunos das oficinas de teclado, violão e cavaquinho do turno da manhã, para o público interno do núcleo, o objetivo foi proporcionar o primeiro contato dos aprendizes com o público.

 

 

 

Desta maneira, eles podem se autoavaliar e perceber em que nível do aprendizado se encontram. Alguns tocaram apenas exercícios e outros já conseguiram apresentar músicas inteiras. A presença de público, mesmo de conhecidos, é importante para obter experiência, segurança e postura numa apresentação em palco. Desta vez o público eram apenas os colegas das oficinas de instrumentos musicais. Em breve feita uma apresentação para um público maior, provavelmente com a presença dos responsáveis e em local maior. Assim, o show e o aprendizado vão continuar.

 

 

E por falar em apresentações para grandes públicos, os alunos do Grupo de Hip Hop Infantil e Juvenil foram convidados pelo gabinete da Secretária Claudia Costin a participar da abertura e do encerramento do "Prêmio Mérito Escolar". O grupo, lisonjeado e ciente do peso da responsabilidade, deu um show! Tanto a secretária quanto a Coordenadora da 3ª CRE, Maria do Amparo Reis não pouparam elogios aos dançarinos.

 

Pela imagens, cedidas pelo Núcleo, podemos perceber que elas estão cobertas de razão! Parabéns!

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/07/2011

Unicirco recebe escolas municipais da 3ª CRE e o Bairro Educador

Tags: 3ªcre, visitas, bairroeducador.

 

Um belo domingo de sol sempre nos convida a passear, não é?

 

Uma parceria entre o Unicirco Marcos Frota e os Bairros Educadores do Complexo do Alemão, do Engenho da Rainha, de Vicente de Carvalho, da Pavuna e de Irajá levou 2500 pessoas a aceitar esse convite.
 

 

A ação, fruto da parceria com o Metrô Rio, disponibiliza transporte e ingressos gratuitos para atividades culturais para toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, diretores, oficineiros e funcionários. O objetivo é integrar toda a comunidade escolar.

 

 

As Escolas Municipais Rubens Berardo e Nereu Sampaio representaram a 3ª CRE junto com o gestor local do projeto Bairro Educador, Bruno Aguiar. O ponto de encontro foi a estação Inhaúma e, por volta das 10 h. da manhã, chegaram à Quinta da Boa Vista. Foram duas horas de espetáculo e de muito encantamento para todos.

 

 

O grupo já fechou parceria também com o Unicirco e tem seu nome anunciado ao microfone pelo ator Marcos Frota e facilidades para registrar o momento com fotos dos artistas.

 

 

A volta para casa ficou a critério das famílias. Algumas resolveram esticar o passeio aproveitando a Quinta da Boa Vista mais um pouquinho.

 

 

Parabéns à comunidade escolar da E.M. Nereu Sampaio e Rubens Berardo por não deixarem passar esta oportunidade oferecida pelo Bairro Educador!

 

Imagens cedidas por Bruno Lopes

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share