A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE'

Segunda-feira, 18/07/2011

E.M. Carlos Gomes - 3ª CRE no Mundo dos Contos de Fadas

Tags: 3ªcre, riodeleitores, eventos.



Recebemos o relato das atividades desenvolvidas na Culminância do subprojeto Contos de Fadas do projeto Viajando no Mundo da Literatura, eu Aprendo a Realidade da Escola Municipal Carlos Gomes.


O Projeto Político Pedagógico 2011 desta escola, em harmonia com a proposta pedagógica da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tem por objetivo a formação de leitores proficientes desde a primeira infância.

 

Para a equipe da escola ao contar histórias, podemos trabalhar e interagir com as crianças através de emoções produzidas a partir do contato com o mundo da literatura. Daí a importância de se selecionar livros de literatura infantil que desenvolvam na criança o senso crítico, construindo-se um ser independente, com uma visão de mundo ampliada, mas sem esquecer o mundo mágico da imaginação.


No primeiro bimestre, os contos de fadas, caracterizados por uma atmosfera de magia, foram privilegiados. Reis, rainhas, gênios, bruxas e fadas invadiram a Escola Municipal Carlos Gomes através das muitas histórias contadas, encenadas, escritas e interpretadas por meio de melodias, exibição de slides, desenhos e leitura dramatizada.

O Projeto culminou com a exposição de atividades realizadas pelas crianças, utilizando diversas técnicas de artes. Eles também dançaram as músicas da Bela e a Fera, A Princesa e o Sapo, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve, encenaram peças e bailes dos Contos de Fadas!


Eles realmente entraram no mundo dos livros! Vamos ver um pouquinho desse passeio?

Parabéns a toda a equipe da escola que conduziu os alunos nesse passeio mágico!

(Texto adaptado do relato enviado pela direção da escola)

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/07/2011

Atividades de Junho do GEC Bolívar – 3ª CRE

Tags: 3ªcre, gec, visitas, riodeleitores.

Logo no início do mês, alguns alunos do GEC Bolívar foram visitar o Salão do Livro Infantil.
Todos adoraram conhecer o mundo dos livros mais de perto.

 

 


Eles fizeram algumas entrevistas no local. As entrevistas estão disponíveis no Youtube. Aqui a finalização do trabalho para vocês conferirem.

 

 

 

 

Além do agradável passeio, o GEC Bolívar passou, como todas as escolas da rede, pelo processo de eleição dos Grêmios Estudantis. Na maioria das escolas é um momento de grande mobilização dos alunos. Eles se envolvem, debatem e querem ouvir as propostas dos candidatos. No Ginásio Experimental Carioca, o espaço foi ampliado e as chapas puderam expor suas ideias a todos.


O vídeo, enviado pelo bibliotecário Fábio Costa, mostra um pouquinho desse processo.

 

 

 

 

O GEC Bolívar também participou, entre os dias 21 e 26 de junho, da Semana Esportiva Sesc Rio em uma parceria com o SESC Engenho de Dentro. Durante o evento, foram exercitados valores como solidariedade, cooperação, integração, respeito e o 'jogo limpo'.


A proposta da semana era ir além da atividade física ampliando a percepção da importância do esporte para formação de cidadãos. O objetivo era promover os valores do esporte e oferecer oportunidades que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e ético de crianças e adolescentes.


Professores de Educação Física do SESC Rio junto com as professoras de Educação Física do GEC Bolívar passaram, para os alunos do 7º ao 9º ano, noções de dois esportes olímpicos: o Hóquei e o Badminton.


Podemos ver nas imagens que eles foram bem aceitos pelas turmas e que não houve obstáculo para a prática dos esportes.

 

 

 

 

Movimentado o mês de junho por lá. O que mais será que vem por aí?

 

Imagens cedidas por Fábio Costa e Rosana Jesus

 

 

                                                   

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/07/2011

I Corrida de Aventura do C. E. do Engenho de Dentro – 3ª CRE

Tags: 3ªcre, clubeescolar, eventos, competições.

Foi realizada no Clube Escolar do Engenho de Dentro, nos dias 15 e 16 de junho,I CORRIDA DE AVENTURA DO CLUBE ESCOLAR DO ENGENHO DE DENTRO. A atividade ocorreu nas dependências do Instituto Municipal Nise da Silveira, onde fica localizada a sede do Clube. O espaço é amplo e rico de verde, verdadeiro óasis no Engenho de Dentro.

 

 

 

 

A Corrida fez parte das comemorações pelos 100 anos do Instituto Municipal Nise da Silveira que aconteceram nos dias 10 e 11 de junho. Os alunos foram divididos em equipes e receberam um mapa do terreno a ser percorrido.

 

 

 

 

Sua missão era, através do mapa e das pistas que foram sendo fornecidas ao longo do caminho, encontrar 10 prismas espalhados pelo terreno e chegar ao final do processo antes das demais equipes. Todas as equipes eram compostas de meninos e meninas de diferentes idades.


As equipes vencedoras receberam kits escolares com mochila, cadernos e outros itens, medalhas e balas diversas pela conquista de cada prisma ao longo do percurso.
Foi uma grande experiência e os alunos do Clube Escolar já estão pedindo bis!!! Vamos conferir as imagens da corrida?

 

 

 

Além da Corrida de Aventura, outro evento marcou a comemoração do décimo sétimo ano do Clube Escolar. Eles foram convidados a participar da Posse dos Grêmios da 3ª CRE que teve lugar na E.M. José Veríssimo.


O vídeo registra a apresentação da turma de Jazz da Profª Mirian Portugal. Confiram e aceitem o convite! O Clube Escolar do Engenho de Dentro fica na R. Ramiro Magalhães, 521.

 

 

 

                             

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/07/2011

O Cine Clube Grande Espetáculo da E.M. Lins de Vasconcelos – 3ª CRE

Tags: 3ªcre, artesvisuais, blogsdeescolas, cineclube.

O Bloglins registrou a primeira sessão do Cine Clube Grande Espetáculo.

 

 

O projeto Cine Clube, cujo padrinho é o cineasta Silvio Tendler, tem como objetivo estimular o olhar crítico dos alunos da rede municipal por meio de produções audiovisuais.Na ocasião do lançamento do projeto, Silvio Tendler contou a sua trajetória profissional para cerca de 200 professores e diretores da rede. Segundo o cineasta, ele passou a creditar que também poderia fazer cinema depois que uma professora exibiu um filme produzido por alunos da rede pública de ensino.


As unidades que participam do projeto contam com professores capacitados e receberam 100 curtas, médias e longas-metragens nacionais e estrangeiros divididos em coletâneas, além de livros sobre linguagem de cinema e educação.

 

Os alunos da E.M. Lins de Vasconcelos ficaram bastante empolgados com o projeto e levaram a sério todas as etapas do processo. Podemos ver nas fotos seu empenho na seleção do filme para a primeira sessão.

 

 

Por isso, resolveram divulgar as fotos do projeto. Além disso, prepararam, com ajuda da professora Fátima Menezes, um vídeo explicativo que é quase um making of de como o projeto se desenvolveu na escola.

 

 

 

Não se esqueça de fazer uma visita ao Bloglins e incentivar essa galerinha. Parabéns a todos envolvidos no projeto!

 

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share