A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE'

Segunda-feira, 04/07/2011

Conhecendo as novas instalações do N.A. Nise da Silveira - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, núcleodeartes, artesmusicais, artesvisuais, artescênicas.



O Núcleo de Artes Nise da Silveira – 3ª CRE está de casa nova. O Núcleo oferece oficinas de atividades artísticas. O funcionamento no novo endereço iniciou-se este ano e já conta com 600 alunos atendidos, a maioria das comunidades de Manguinhos, Jacaré e Complexo do Alemão. O Programa Núcleo de Arte foi muito bem recebido pelos alunos e responsáveis da região. O trabalho já está sendo reconhecido pela demanda dos alunos pelas atividades oferecidas e os resultados já estão despontando.


Vamos conhecer algumas das oficinas oferecidas e suas instalações? Assistam o vídeo acima!

 

O primeiro fruto do Núcleo de Artes Nise da Silveira foi a apresentação na posse dos Grêmios Estudantis que ocorreu no dia 21/06/2011 na E.M José Veríssimo. As alunas de Dança do Núcleo de Artes Nise da Silveira participaram da abertura e encerramento do evento e se sentiram super orgulhosas de abrilhantar o evento. Como podemos ver, elas estavam lindas.

 

 

Conforme nos disse Joselene Lemos, auxiliar chefe do Núcleo, sem dúvida, um dos benefícios do trabalho com a Arte é o desenvolvimento da auto-estima do aluno, que o faz melhorar em outras áreas do campo social e educacional. Podemos ver no sorriso das dançarinas antes da apresentação, a certeza da beleza de seu trabalho.

 

 

 

 

Boa sorte ao Núcleo de Artes Nise da Silveira em suas novas instalações! Estamos aguardando pelas belas apresentações que virão! Parabéns!!!

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 30/06/2011

Blogs de Professores de Língua Portuguesa - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsderioeducadores.

 

Hoje vamos conhecer dois blogs de professoras de Língua Portuguesa da 3ª CRE. Elas são Profª Maria Carolina e Profª Clarice Menezes e ampliaram suas salas de aulas para o mundo virtual. Atualizam seus blogs e utilizam o Twitter para interagir com seus alunos.

 

 

 

Vamos começar com o blog Memória do Trabalho da profª Clarice Menezes.

 

 

A criação do blog serve, além da função básica de registro de atividades e experiências, como espaço para reflexão e troca de ideias entre seus pares e interação com seus alunos. É o que vemos registrado desde 2009 neste blog. Muitos trabalhos entrelaçam a linguagem verbal e não verbal. Este também é o tema do posts mais recente como podemos ver no slideshow abaixo:

 

 

 

Outra atividade interessante são os contos de fadas com toque irreverente e de vida real realizados a partir de uma oficina de textos. O nono ano da E.M. Francisco Jobim estava inspirado.

 

 

O blog Memória do Trabalho aguarda sua visita para ver estas e outras atividades. Passe lá e deixe seu comentário! Parabéns Profª Clarice!

 

 

 

 

A próxima parada é a Companhia de Metáforas, blog da Profª Maria Carolina, criado para dinamizar suas aulas e aumentar a interação com seus alunos.

 

 

Lá podemos ver uma continuação de suas aulas, com destaque para as criações dos alunos a partir de suas propostas. Temos a campanha publicitária contra o bullying:

 

 

 

A criação individual de personagens que, mais tarde, farão parte de uma narrativa de um grupo de alunos. Ou seja, vem mais coisa boa por aí!

 

 
 
Parabéns à Profª Carolina por este canal aberto com seus alunos! E você também pode visitar e comentar. Está à distância de um clique.
 
 
 
 
 
 
Então, não bateu uma curiosidade sobre as ideias e atividades dessas professoras? Vá visitá-las em seus blogs! Você também tem o seu? Divulgue! Procure seu representante no Rioeduca. Pela 3ª CRE, entre em contato: angela.freitas@rioeduca.net. Estamos aguardando seu e-mail!!!
 

 
 
 
 
 

                              

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/06/2011

Projeto Animais - Uma História de Alfabetização

Tags: 3ªcre, riodeleitores, alfabetização.



 

A turma 1103, da E.M. Delfim Moreira – 3ª CRE, vem descobrindo que a brincadeira com os animais pode ser bem mais que divertida! Eles soltaram as feras, através da organização de momentos de leitura que a Professora Cristiane Zicarelli possibilitou aos alunos no contato com livros de diversos autores que envolvam o tema: Animais.

 

 

Segundo a profª , “manuseando, lendo, ouvindo, descobrindo, sentindo … está sendo possível desenvolver atividades que propiciem um trabalho de literatura realmente produtivo, significativo e integrado com todas as áreas do conhecimento.”

 

Ela também cita o núcleo curricular básico MULTIEDUCAÇÃO, na série Multieducação na Sala de Aula:

 

“ Uma aula que se baseie no princípio da narrativa das histórias tende a obter sucesso. Cria-se, a partir de qualquer tema, um cotidiano, trabalha-se a essência e não os pormenores, simplificando e clareando os conteúdos, faz-se vibrar as emoções … Essa parte, digamos afetiva, abre espaço para o cognitivo, pois, a partir da audição de histórias, as crianças desenvolvem um sentido de causalidade mais apurado, aprendem a formular hipóteses e a resolver problemas.”

 

Voltando ao relato da Profª Cristiane, tudo que está sendo realizado em sala de aula vem sendo vivenciado pelos alunos. Eles são sujeitos participantes de suas aprendizagens e, assim, construindo conhecimentos mais reais. A sala vem se transformando num espaço de sonhos. A realidade a volta se torna mais alegre e cooperativa e o trabalho pedagógico, realizado de forma lúdica, prazerosa e privilegiando a literatura rende frutos mais doces e consistentes.


Vamos ver o passo a passo do projeto? O vídeo acima é bem explicativo.
Tenho certeza que vocês vão adorar!!!

 

Parabéns a Profª Cristiane Zicarelli pelo Projeto e reflexões e à turma 1103! Estamos aguardando o cumprimento da promessa final do vídeo!!!!

 

Imagens e texto adaptado do relato da Profª Cristiane Zicarelli

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/06/2011

Cultivando estrelas na E.M. Félix Pacheco - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, competições, atividades.

Sabe aquela turminha mais levada, desinteressada e trabalhosa que toda escola tem? Pois é, a E.M. Félix Pacheco criou estratégias para trabalhar com esta turma e agora está cultivando estrelas.


Isso mesmo!! A semente foi plantada no início do mês de maio com a implantação do projeto Alunos Estrelas elaborado pela professora Rosana e o estagiário Yann.

 

 

Eles conversaram com a turma e os alunos construíram as regras. O aluno que cumprisse as regras durante toda a semana seria premiado com uma estrela. O aluno com mais estrelas ao final do mês seria o ALUNO ESTRELA da turma.

 

 

Durante todo o mês ficou exposta uma caixa com presentes para serem escolhidos pelos Alunos Estrelas.

 

 

Podemos ver, em segundo plano nas fotos, o quadro com a pontuação das estrelas.

 

 

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Acesse o blog Escola Municipal Félix Pacheco.

 

 

 

Lá também encontramos experiências sobre a função social da leitura. Acessem e comentem! Parabéns a todos da E.M. Félix Pacheco!!!

 

 

                              

 


   
           



Yammer Share