A A A C
email
Todos os posts escritos por César Benjamin
Retornando 105 resultados para o autor 'César Benjamin'

Quarta-feira, 14/03/2018

SDP, agendas e estagiários

 

Estive hoje na posse dos Conselhos Escola-Comunidade na 10ª e na 6ª CREs. Amanhã vou muito cedo para Guaratiba e depois para a 8ª e a 9ª CREs. Só estou conseguindo despachar no Centro Administrativo a partir do início das noites. Neste momento estou trabalhando no escuro, pois as luzes do centro já foram apagadas.

 

Algumas questões têm aparecido nas conversas com professores(as) e diretores(as):

 

1. SDPs
Estamos trabalhando para liberar ainda em março o primeiro SDP para as escolas, no valor de R$ 8.000,00.

 

2. Agenda para famílias de crianças matriculadas em creches.
Estamos preparando um aplicativo que substituirá as agendas com grande vantagem, pela versatilidade, abrangência e rapidez de comunicação com as famílias. Mesmo assim, nos próximos dias serão entregues nas CREs 65.000 exemplares das agendas de 2018, número suficiente para atender toda demanda. Nossa ideia é que neste ano os dois instrumentos – agenda e aplicativo – convivam para que possamos testar e amadurecer a passagem de um ao outro.

 

3. Estagiários para acompanhar crianças deficientes nas escolas.
O número de crianças deficientes frequentando a rede passou de cerca de 14.000 para pouco mais de 16.000 neste ano. Estamos convocando mais 262 agentes de educação especial e contratando outros 2.000 estagiários de apoio. Eles já estão se apresentando e sendo distribuídos, seguindo os trâmites legais, que são mais lentos do que gostaríamos. Creio que o problema estará razoavelmente equacionado em abril.

 

Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/03/2018

Balanço de proposta para a SME

 

Estou saindo para a 7a CRE. Depois vou à 5a. Estive ontem na 1a e na 3a. Em todas elas, estamos realizando as solenidades de posse dos Conselhos Escola-Comunidade (CECs). Aqui, minha fala na 1a CRE para diretores(as), professores(as), funcionários(as) e pais de alunos. Fiz um pequeno balanço da nossa proposta para a SME. Está no link.

 

Atenciosamente,

Cesar Benjamin

Secretário

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=z09MngLmQWA&feature=youtu.be


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/03/2018

Realocação parcial de professores do nível central e das CREs

 

Sairá amanhã, dia 6 de março, uma resolução que define critérios para as escolas demandarem ajuda dos cerca de 2.000 professores que estão servindo no nível central e nas CREs, incluindo a MultiRio e a Escola Paulo Freire.

Esses professores deverão disponibilizar um dia por semana para realizar atividades nas escolas, a pedido destas.

Além do aspecto prático, a resolução carrega também um aspecto simbólico, ligado a valores, ao definir as salas de aula como os espaços nobres da nossa rede. Ela é curta e autoexplicativa. Aplica-se a todos. Divulgo aqui alguns trechos.

* * *

Artigo 1º. [Os professores lotados nas CREs e nos órgãos que compõem o nível central] deverão disponibilizar uma quinta parte de sua jornada semanal de trabalho ao desenvolvimento de trabalhos pedagógicos com alunos da rede [...].

Artigo 2º. A convocação dos professores [...] será feita [...] em consonância com a demanda oriunda das unidades escolares, as quais deverão especificar os dias da semana em que desejam receber o apoio dos professores, o número deles, bem como o tipo de atendimento a ser ofertado e os anos escolares a serem contemplados.

Parágrafo único. Para assegurar que as atividades pedagógicas desenvolvidas estejam em consonância com o planejamento da unidade e sejam adequadas às necessidades de aprendizagem dos alunos, os professores deverão observar criteriosamente o projeto político-pedagógico da unidade escolar e trabalhar junto com os professores regentes, sob orientação da equipe de direção, em especial do coordenador pedagógico.

Artigo 3º. As unidades escolares interessadas [...] deverão manifestar seu interesse no período de 19 a 30 de março [...].

Parágrafo 1º. Bimestralmente, havendo professores com jornada disponível, novos períodos de inscrição serão abertos. [...]

Parágrafo 3º. O início das atividades dos professores nas unidades escolares inscritas dar-se-á ao longo da primeira quinzena do mês de abril. [...]

 

* * *

 

Trata-se de uma experiência nova na SME. Observaremos atentamente seus resultados nos próximos meses.

 

Atenciosamente,

Cesar Benjamin
Secretário 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/02/2018

Alterações em três CREs

 

Alterações em três CREs

Resolvi aproveitar no nível central três coordenadoras de CREs: Gisele Maria de Amorim Bandeira (2a CRE), Maria Helena dos Santos Prazeres Costa (5a CRE) e Mariana Grolla de Souza (7a CRE). A primeira vem reforçar a equipe da SubE e as outras duas vêm para a equipe da SubG.

Nomearei suas substitutas provisórias, que responderão pelo expediente até a realização de nova consulta aos(às) diretores(as) dessas áreas.

Para a chefia da 2a CRE vai a professora Sueli Pontes Gaspar, para a 5a CRE a professora Vera Lucia Delgado de Oliveira e para a 7a CRE a professora Márcia Arruda Bastos.

Atenciosamente,

Cesar Benjamin

Secretário


   
           



Yammer Share