A A A C
email
Todos os posts escritos por César Benjamin
Retornando 105 resultados para o autor 'César Benjamin'

Sexta-feira, 29/06/2018

Chamada de professores

Saiu hoje, dia 29 de junho, a convocação de 200 professores, que a Codesp havia autorizado no final de maio. Ela corresponde à reposição parcial dos professores que se aposentaram em janeiro e fevereiro (total de 304).

 

Entre a autorização e a publicação no Diário Oficial esperamos cerca de trinta dias, mantendo contato diário com a Casa Civil sobre o assunto. É ela que faz a publicação.

 

Os processos relativos às aposentadorias de março, abril e maio permanecem sem conclusão. Iniciaremos nos próximos dias o processo para a reposição das aposentadorias de junho.

 

O ritmo de reposição tem sido muito inferior às perdas, o que agrava o problema de falta de professores na rede.

 

Abaixo, a mensagem que publiquei em 30 de maio, anunciando a autorização e especificando os grupos de professores que seriam chamados.

 

Parte dos professores do concurso de 1992 foram contemplados com a migração a que faziam jus, tal como estabeleceu o fórum específico sobre esse tema, que a SME instituiu no ano passado. A migração desse grupo prosseguirá junto com as próximas chamadas de novos professores.

 

 

* * *

 

Mensagem publicada em 30 de maio

 

No dia 14 de março começamos a tramitação do processo que solicitava a reposição das 304 vacâncias de professores ocorridas em janeiro e fevereiro. Hoje, finalmente, recebemos autorização para realizar um novo conjunto de contratações, relativo a esse processo (há mais dois tramitando e mais um que começará a tramitar na próxima semana). A Codesp só autorizou uma reposição parcial de aposentadorias e óbitos.

 

Na próxima semana convocaremos 200 professores, que distribuímos da seguinte forma, tendo em vista as necessidades mais prementes da rede:

 

* 39 PEIs
* 46 PEFs anos iniciais
* 40 PEFs de educação física
* 27 PEFs de matemática
* 22 PEFs de geografia
* 11 PEFs de artes plásticas
* 4 PEFs de artes cênicas
* 11 PEFs de educação musical.

 

Eles estão distribuídos por todas as CREs, com maior concentração na 8ª, 9ª e 10ª.

 

Junto com essa convocação, começaremos a corrigir uma injustiça histórica com os professores do concurso de 1992, garantindo a migração de parte deles para 40 horas, tal como previa o edital do concurso. Isso foi objeto de um dos seis Fóruns de Debates que instituímos em 2017. Essa correção será feita gradativamente, ao longo das chamadas de professores nos próximos meses.

 

Continuaremos a batalhar pela reposição imediata das perdas de março, que somaram 243 professores, e de abril, que somaram 121. Fecharemos na próxima semana os números de maio e iniciaremos um novo processo.

 

Atenciosamente,

 

Cesar Benjamin

 

Secretário


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/06/2018

Iniciada a CPI contra a SME

A SME foi acusada de ter feito 19 contratos emergenciais sem justificativa, aceitando pagar preços superiores aos praticados no mercado. Trata-se, em síntese, da prática criminosa de superfaturamento.

 

Com base nessa acusação, a Câmara de Vereadores iniciou uma CPI contra nós.

 

Tenho a informar:

 

1. Todos os contratos contam com pareceres favoráveis da Procuradoria Geral do Município, da Subsecretaria de Serviços Compartilhados e da Codesp, nossos órgãos de controle.

 

2. Por sua competência e sua seriedade, a SME obteve em todos os contratos, sem exceção, preços inferiores aos que vinham sendo praticados, em alguns casos a partir de licitações feitas em 2012.

 

3. Nesses 19 contratos, a Prefeitura economizou mais de R$ 10 milhões.

 

Uma acusação mentirosa, feita de má-fé, induziu a Câmara a erro. Nenhuma preocupação temos com as investigações da CPI.

 

E avisamos: ninguém vai enlamear nem emparedar a SME, uma instituição íntegra, heroica e cheia de história, dirigida por profissionais da educação.

 

Saberemos nos defender. Como dizemos na rede: juntos, podemos mais.

 

Atenciosamente,

 

Cesar Benjamin

 

Secretário


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/06/2018

O êxito da autoavaliação das escolas

 

A SME obteve hoje uma importante vitória: 100% das 1.537 escolas, todas as CREs e as equipes do nível central apresentaram seus relatórios dos processos de autoavaliação e os planos de trabalho decorrentes desses debates.

 

Ao lançar a ideia de uma autoavaliação geral de uma estrutura tão gigantesca, nunca imaginei que isso se tornaria possível. Diretores, professores, funcionários, alunos e responsáveis debateram educação pública, no chão das escolas, durante um mês, propiciando esses relatórios. Uma experiência democrática descentralizada e silenciosa, mas de valor excepcional, que envolveu centenas de milhares de pessoas.

 

Estamos de posse de um material inédito: avaliações detalhadas produzidas no chão de cada escola. Pretendo ler pessoalmente todos os relatórios. Além disso, proporei uma metodologia de aproveitamento dessas reflexões.

 

Muito obrigado a esta rede heroica, responsável e íntegra. Tenho orgulho de trabalhar com vocês.

 

Atenciosamente,

 

Cesar Benjamin

 

Secretário


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/06/2018

Mudança na Subsecretaria de Gestão

 

Há cerca de dez dias o professor Ernani Pereira pediu dispensa do cargo de subsecretário de Gestão, por problemas de saúde. Tentei fazer com que ele continuasse, mas não foi possível. Com seu jeito metódico e sua capacidade de planejamento, Ernani foi um colaborador de grande valor para a SME, além de continuar sendo um bom amigo.

 

Para seu lugar nomeei a professora Mariana Grolla, que também tem longa história em nossa rede, onde está desde 1994. Foi regente de turma no ensino fundamental, diretora de escola e gerente de administração da 7ª CRE, justamente na gestão de Ernani Pereira. Em 2018, foi convidada por Ernani para assumir a chefia da Coordenadoria de Administração da SME, no nível central. Agora, se torna sucessora do amigo de longa data.

 

É mais uma veterana da rede que assume um alto cargo de chefia. A SME permanece sendo dirigida por profissionais que dedicam suas vidas à educação.

 

Atenciosamente,

 

Cesar Benjamin

Secretário
 


   
           



Yammer Share