A A A C
email
Todos os posts escritos por Elidia Correia - Representante Rioeduca da 3ª CRE
Retornando 32 resultados para o autor 'Elidia Correia - Representante Rioeduca da 3ª CRE'

Quarta-feira, 12/02/2014

Corpo Limpo, Vida Sadia e Boa Alimentação. São Meus Direitos, Sim ou Não?

Tags: 3ªcre, blogdasescolas, educaçãoinfantil.

 

Nos meses de agosto e setembro, o EDI Dona Lindu desenvolveu o projeto “Corpo limpo, vida sadia e boa alimentação. São meus direitos, sim ou não?”. Baseado em experimentações e parcerias, tudo aconteceu com muita energia e alegria.

 

Higiene não se resume somente em saber escovar os dentes ou tomar banhos todos os dias, mas em cuidar do corpo para uma vida sadia. É direito de todos o mínimo de hábitos e saneamento para uma vida sã. E, desde pequenos, os alunos devem aprender esses hábitos.

 

No EDI, além das atividades de rotina que realizam, como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, as crianças fizeram lindos cartazes informativos para colocar aos responsáveis informações sobre cuidados com o corpo.

 

Na construção coletiva, utilizaram o próprio corpo para a silhueta e colaram, pintaram e mostraram o que utilizam para ficarem limpinhos. Fizeram materiais de higiene com sucatas e se divertiram com tanta criatividade.

 

Berçário II faz produção coletiva sobre cuidados com o corpo.

 

As Histórias “Bibi toma banho" e "Escovão e o Porcalhão" foram ferramentas importantes para despertar o interesse através da leitura para o assunto.

 

Confecção do cartaz baseado na leitura " Bibi toma banho".

 

As mídias também foram utilizadas, com os vídeos “Verde que te quero verde” (Aline Barros) e “Sopa do neném” (Palavra Cantada), que levaram as crianças a cantarem e se divertirem aprendendo.

 

A parceria com a equipe do IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) foi muito importante para que as crianças aprendessem com os agentes de saúde sobre a importância de uma boa escovação para dentes fortes e branquinhos. 

 

Agentes de saúde ensinam a escovar os dentes.

 

Depois do corpo limpinho, a preocupação foi com a alimentação. As turmas experimentaram várias frutas e observaram tamanho, forma, cor, textura... E, depois de tudo picadinho, uma deliciosa salada de fruta ficou pronta.

 

Crianças  entusiasmadas em tocar e experimentar as frutas.

 

Com a obra de Tarsila do Amaral, também aprenderam sobre as frutas e reproduziram com muita criatividade a obra “O VENDEDOR DE FRUTAS”, de 1925. Inseriu-se, assim, a arte como outra ferramenta para a aprendizagem.

 

Reprodução da obra de Tarsila do Amaral.

 

Mas as receitas não pararam por aí e muitas receitas foram feitas e a participação das crianças aconteceu efetivamente. Colocar a mão na massa foi o lema neste pedaço do projeto. O cardápio foi muito diversificado e saudável e tinha comida para todos os gostos.

 

Cardápio feto com a participação dos alunos.

 

Da alimentação saudável, o mais complicado para os pequenos é aceitar “os verdinhos” no prato. Para isso, que tal cultivar uma horta, regar e ver as verduras crescendo e depois fazer um prato bem enfeitado para chamar atenção?

 

Os pratos animados, dado já comprovado por nutricionistas, estimula o apetite das crianças, pois a percepção visual é a primeira sensação que é ativada quando vamos nos alimentar. A salada com carinha foi um sucesso e todos quiseram experimentar.

 

Os pequenos cuidam da horta e experimentam uma deliciosa e divertida salada.

 

Quer conhecer mais um pouco? Visite o blog do EDI Dona Lindu.

Parabéns à equipe do EDI Dona Lindu pelo projeto e pelo empenho!!

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/01/2014

Grupada da Ordem

Tags: 3ªcre, blogdeescolas, cidadania.

A Escola Municipal Hermenegildo de Barros trabalha com uma estratégia de equipe para amenizar os problemas com alunos que estão tendo condutas adversas ao bom desempenho da turma.

 

A equipe percebeu que fazendo assembléias com alunos e criando um espaço de discussão sobre a convivência conseguiria ajudar diversos casos que foram levantados pelos alunos do 1° ao 3° ano da Escola.

 

Criou-se, então, a Comissão de Ajuda, mas notou-se que, em alguns casos, era preciso algo mais e então surgiu a Grupada da Ordem que nas reuniões semanais, estão propondo:


• Dinâmicas de integração;
• Discussão/reflexão sobre valores humanos;
• Relatos de experiências boas e ruins;
• Discussão sobre direitos e deveres;
• Roda de Conversa sobre as normas de convivência, regras da escola e sobre o Regimento Interno;

 


O nome foi escolhido de forma democrática e o logo foi criado pelos participantes do grupo na sala de informática, tudo com o valor da aprendizagem e da construção de um grupo de cidadãos capazes de expor suas opiniões e a fazerem escolhas.

 

 

 

A Grupada da Ordem estabeleceu seus princípios através da busca pelas soluções aos problemas encontrados.

 

 

Os encontros estão sendo realizados semanalmente e as crianças estão conseguindo superar os obstáculos que as impedem de uma boa convivência social, inclusive algumas crianças se juntaram ao grupo por conta própria, pois consideram que estão precisando de ajuda e demonstram seu amadurecimento em uma autoavaliação.

 


A convivência social é bastante complexa, pois exige inúmeros requisitos como a tolerância, compreensão, paciência, respeito; dessa maneira a relação entre as pessoas se dá de forma conjunta e a Grupada da Ordem está na E.M. Hermenegildo Barros para ajudar.

 


 

Parabéns à Grupada de Ordem e a toda a Escola que trabalha em prol da criação de verdadeiros cidadãos cônscios de seus deveres e direitos..

Blog da Escola: http://emhbarros.blogspot.com.br
 

Escolas e professores não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/01/2014

Dia do Brincar na 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogdeescolas.

 

Em 28 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Brincar nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e as famílias foram incentivadas a participar desse momento prazeroso da aprendizagem de seus filhos.

 

O brincar é essencial para o desenvolvimento global da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo e faz parte do processo de aprendizagem na Educação Infantil.


Movimentar-se, pular, equilibrar-se ajuda o reconhecimento do corpo e desenvolve a noção espacial e, acima de tudo, é muito divertido. E assim aconteceu na Escola Municipal Senegal.

 

 

Resgatar o passado com as brincadeiras tradicionais foi o enfoque dado na E. M. Cesar Augusto, na E. M. Pernambuco e na E. M. Brigadeiro Faria Lima. Teve bolinha de sabão, passa anel, amarelinha, brincadeira de roda, brincadeira de boneca...

 

 

Vejam os lindos vídeos das brincadeiras da E. M. Pernambuco e da E. M. Brigadeiro Faria Lima acessando os seus blogs:

http://empernambuc.blogspot.com.br/2013/05/dia-do-brincar.html

 

http://blogdabrigadeiro.blogspot.com.br/2013/05/dia-do-brincar-28-de-maio.html

 

Brincando a criança estabelece regras constituídas em grupo. Aprende a integrar-se na sociedade, a resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e a demonstrar sua opinião.

 

A família e a escola precisam proporcionar estes momentos de aprendizagem que fazem parte dessa construção. Afinal, é nas brincadeiras que as crianças reproduzem suas vivências e assumem o importante papel para a superação de angústias, conflitos e situações que possam estar no caminho rumo ao aprendizado global e integral como indivíduos.

 

Na E. M. Tagore, na Creche Rachel Leite Dias e no EDI Maurício Cardoso, as famílias participaram da confecção de brinquedos, emocionaram-se com a atuação dos filhos nas brincadeiras e buscaram a criança existente dentro de cada um para participar das atividades propostas.

 

 

 

 

 

Mas a brincadeira não parou por aí...


Ficou estabelecido o Dia do Brincar, que acontecerá sempre na última terça-feira de cada mês. No mês de junho, ocorrerá no dia 25. Tenho certeza que muitas ideias surgirão e que as crianças aprenderão com estes momentos de integração que serão proporcionados pelo brincar com a participação da família e da escola.
 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/01/2014

Afetividade e Cultura no EDI Professora Eliane Monte Chiari Dantas

Tags: 3ªcre, blogdasescolas, educaçãoinfantil.

A afetividade e a cultura foram os pilares do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Eliane Monte Chiari Dantas em 2013. Foram momentos divertidos e com muitas conquistas no desenvolvimento dos alunos.

 

Com o tema afetividade, do PPP, o EDI desenvolveu diversas atividades e subprojetos que visam o desenvolvimento de um cidadão capaz de viver com a diversidade existente no mundo.

 

 “É a cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento os instrumentos para sua evolução. O simples amadurecimento do sistema nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas. Para que se desenvolvam, precisam interagir com 'alimento cultural', isto é, linguagem e conhecimento.” (GALVÃO, p. 41)


A afetividade é o fator primordial de interação da criança com o meio no qual está inserida. No EDI, onde passam muitas horas, os alunos desenvolvem essa interação com as educadoras e com a equipe da escola que utiliza a frase “Educar e Cuidar à base do afeto” como lema e meta dentro da instituição.


Nessa perspectiva, as crianças do EDI Professora Eliane Monte Chiari Dantas, através de suas ações e diferentes formas de linguagem, constroem seus símbolos, uma vez que nessa fase estão vivendo a função simbólica no caminho do desenvolvimento infantil.


A equipe acredita que a aprendizagem será contínua, intermediada pela cultura e pela história, em que simultaneamente a criança enquanto sujeito transforma elementos da natureza e é atingido por eles, ou seja, a criança é produto e produtor do seu meio.


No vídeo, o EDI mostra uma retrospectiva do ano de 2013 com um pouco da organização do espaço, da rotina e de alguns subprojetos e atividades desenvolvidos com base na AFETIVIDADE.

 


 

 

Parabéns à equipe do EDI Professora Eliane Monte Chiari Dantas !!!

 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter: @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share