
Segunda-feira, 31/10/2011
E.M. João Saldanha 2ª CRE - Um pouco da vida do seu patrono
Olá amigos professores que acompanham o Rioeduca.Iremos hoje contar um poco da vida do patrono da E.M. João Saldanha, que fica no Bairro de Botafogo.A escola atende alunos do 6º ao 9º ano e possui turmas de Classe Especial e Projeto de Aceleração 2.
João Alves Jobin Saldanha (Alegrete, 3 de julho de 1917 — Roma, 12 de julho de 1990)
Saldanha nasceu em Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, no dia 3 de julho de 1917.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Saldanha Visitem as postagens de sua CRE procurando na nuvem da página inicial e deixem comentários para suas escolas! Fatima Costa Equipe Rioeduca 2ª CRE fatimarcosta@rioeduca.net
|


Quinta-feira, 27/10/2011
União de alunos e Direção na E.M. Francisco Cabrita renova o blog da escola
Visitando o blog da E.M Francisco Cabrita fiquei sabendo de uma excelente notícia. O blog da escola será renovado, agora com a ajuda dos alunos e com a parceria do Bairro Educador.Os alunos escolhidos formarão o Núcleo de Comunicação que irá gerir o blog com a Supervisão da Coordenação Pedagógica da Escola.
|


Terça-feira, 25/10/2011
Blog da E.M. Marília de Dirceu repaginado!
Recebi a notícia de que o blog da E.M.Marília de Dirceu passou por uma repaginada! Resolvi conferir e mostrar a vocês que acompanham o Rioeduca.
Visitei as suas várias seções e recomendaria que vocês fizessem o mesmo. Além da página inicial o blog possui outras como as que são dedicadas às disciplinas de Artes Visuais, Língua Portuguesa e Ciências.
Enquanto isto nas Aulas de Ciências… Através do Sistema Respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares. O Sistema Circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. Olha o que o pessoal da 1802 produziu!!!!!!
Parabéns a E.M. Marília de Dirceu pelo retorno de seu blog . Ele ficou ainda mais bonito com as novas publicações!
Fatima Costa Equipe Rioeduca 2ª CRE
|


Segunda-feira, 24/10/2011
E.M. Dom Aquino Corrêa investe na parceria com a família
Se existe uma parceria que dá certo é a da escola com a família! A E.M. Dom Aquino Corrêa tem investido nesta parceria usando uma ferramenta bem atual que é o blog.
Através do seu blog vem dando destaque a assuntos de importância para a informação dos pais que possam ajudar a seus alunos. Vejam as dicas importantes que os pais tem acesso.
Você participa da vida escolar de seu filho?
Ato de digitar vira coisa do passado para crianças
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação entrevistou mais de cinco mil crianças em todo o Brasil para descobrir como elas se relacionam com as máquinas.
A pesquisa mostrou que, entre as crianças de cinco a nove anos, mais da metade já usou computador. Uma em cada cinco aprendeu sozinha, 37% com os professores.
Na escola, a tecnologia pode ser uma aliada do ensino, mas é preciso saber o que fazer com ela.
E no Dia da Merendeira...
Nada mais justo de termos uma matéria para que os Responsáveis saibam a importância da alimentação saudável na vida de seus pequenos. Vamos conferir a matéria???
Ferro no prato, cabecinha a mil...
Um estudo que acaba de ser publicado na Revista Paulista de Pediatria mostra que meninos e meninas com anemia por falta de ferro apresentam problemas de desempenho cognitivo - principalmente na área da linguagem. Ou seja, fica atrás no aprendizado quem está com baixos níveis de hemoglobina - a proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que é feita do mineral e que transporta oxigênio. "Analisamos crianças com idade entre 2 e 6 anos", conta a autora, Juliana Nunes, professora de fonoaudiologia do centro de ensino Fead, em Belo Horizonte. "Nessa fase, a anemia pode provocar graves danos ao cérebro", acrescenta.
Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco crianças brasileiras de todas as classes sociais sofre da doença. Alguns especialistas acham que esse número seja até três vezes maior. "Em geral, o problema é provocado pela falta de ferro no prato", afirma a pediatra Fernanda Ceragioli Oliveira, da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Esse mineral não só entra na receita da hemoglobina como participa da produção de enzimas que ajudam a manter as células cerebrais, os neurônios, sempre ligadas. Sem contar que é importantíssimo para as defesas do corpo.
A atenção deve começar no nascimento. Bebês prematuros requerem sempre um cuidado especial. "Isso porque a estocagem de ferro é feita nos três últimos meses de gestação", justifica Naylor Oliveira, pediatra e nutrólogo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas até mesmo crianças aparentemente saudáveis, rechonchudas e coradas podem ser acometidas pelo problema mais tarde. Por isso, não dá para relaxar com a alimentação, confiando apenas nas aparências, nem deixar de seguir as orientações do médico.
Para quem está com os filhotes nas turmas 1. 501 e 1.502
"Estas novidades não devem ser entendidas como um problema", alerta Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "Ao contrário, este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas e muitas outras. Os pais devem saborear essas conquistas".
O ponto principal é encontrar equilíbrio entre dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto e acompanhar a vida escolar. Professores comentam que até mães bastante atuantes no Ensino Fundamental 1 costumam "sumir" com a passagem para o 6º ano, o que é um erro. Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para a criança, com real interesse e disposição para ouvir, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ela achou de mais interessante em seu dia.
Para estar pronto para ajudar, veja quais são os principais ritos de passagem pelos quais o aluno do 6º ano passa e como os pais podem cooperar para que a transição seja a melhor possível:
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fundamental-643569.shtml
"Os Responsáveis foram convidados pela professora Adriana Dornellas(idealizadora do blog) a também acessarem o Blog da Dom Aquino na Internet e participarem da Comunidade da escola no Orkut. A Professora ressaltou que estas são ferramentas que podem ser utilizadas para que a Comunidade possa conhecer todo o trabalho desenvolvido na Unidade Escolar." Iniciativas como esta fortalecem os laços da Comunidade Escolar e contribuem para um ensino de qualidade e excelência!
Fatima Costa Equipe Rioeduca 2ª CRE fatimarcosta@rioeduca.net
|

