A A A C
email
Todos os posts escritos por Fatima Costa
Retornando 48 resultados para o autor 'Fatima Costa'

Segunda-feira, 31/10/2011

E.M. João Saldanha 2ª CRE - Um pouco da vida do seu patrono

Tags: 2ªcre, patrono.

 

Olá amigos professores que acompanham o Rioeduca.Iremos hoje contar um poco da vida do patrono da E.M. João Saldanha, que fica no Bairro de Botafogo.A escola atende alunos do 6º ao 9º ano e possui turmas de Classe Especial e Projeto de Aceleração 2.

 

João Alves Jobin Saldanha (Alegrete, 3 de julho de 1917 — Roma, 12 de julho de 1990)

 
Foi um jornalista e treinador de futebol brasileiro. Ele levou a seleção brasileira a classificar-se para a Copa do Mundo de 1970. Seu apelido era João Sem-Medo

 

Saldanha nasceu em Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul, no dia 3 de julho de 1917.


Logo no inicio de sua vida a família de João resolveu mudar-se de Alegrete. Após percorrerem várias cidades do interior do Paraná, decidiram ficar em Curitiba.


O primeiro grande contato de João com o futebol aconteceu ali, pois a casa comprada por Gaspar Saldanha, seu pai, ficava a dois quarteirões do campo do Atlético Paranaense, onde sempre ia assistir aos treinos das divisões de base, permitindo a proximidade do garoto com o futebol. Além disso, a casa da família em Curitiba permitia uma integração com toda a garotada da vizinhança, que organizava times, campeonatos, jogos, enfim, tudo dentro do estilo de vida da expansão urbana e das novas modas citadinas. Ali, João completaria o primário na mesma escola de um garoto que ainda seria importantíssimo personagem na história nacional como presidente da República: Jânio Quadros. Mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro.

 


Jogou futebol profissionalmente por uns poucos anos no clube carioca do Botafogo. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Estudou Jornalismo e se tornou um dos mais destacados escritores de esportes, antes de trabalhar como comentarista no rádio e na televisão. Como um jornalista esportivo, ele frequentemente criticava jogadores, técnicos e times de futebol.

 


Em 1957, o Botafogo, contratou-o como seu técnico, apesar de sua total falta de experiência. O clube ganhou o campeonato estadual daquele ano. Em 1969, ele foi convidado a se encarregar da seleção nacional. O Presidente da CBD - Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange alegou que o contratou na esperança de que os jornalistas fizessem menos críticas à seleção nacional, tendo um deles como técnico.

 


Na Copa do Mundo de 1966, uma das principais críticas da imprensa era a falta de um time-base. Saldanha tentou resolver esse problema e convocou um time formado em sua maioria por jogadores do Santos e do Botafogo, os melhores times da época; e os conduziu a 100% de aproveitamento em seis jogos de qualificação (Eliminatórias). De uma frase sua, quando teria dito que convocaria somente "feras", surgiu a expressão As feras do Saldanha para designar aquela seleção. Graças ao seu trabalho, a seleção brasileira reconquistaria a autoestima e a confiança do torcedor, que tinha perdido depois da pífia campanha na Copa do Mundo de 1966.

 


O time de Saldanha, que deu show nas Eliminatórias contra Venezuela e Paraguai, com a dupla Tostão e Pelé, estava mesclado com jogadores do Santos, Botafogo e Cruzeiro. Foi uma grande jogada de Saldanha. Usou o entrosamento dos jogadores em seus respectivos times e atuava num 4-2-4 bem montado. O time brasileiro de Saldanha era: Cláudio; Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel e Rildo; Piazza e Gerson; Jairzinho, Tostão,Pelé e Edu.

 


Apesar das vitórias, Saldanha foi publicamente criticado por Dorival Knipel, o Yustrich, treinador do clube carioca Flamengo. Também havia rumores de que não entendia de preparação física, havendo alguns desentendimentos com a comissão técnica sobre a condução dos treinamentos.

 


Embora muito se dissesse à época que Saldanha foi retirado do comando da seleção por causa da sua negativa em selecionar jogadores que eram indicados pessoalmente pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, em particular o atacante Dario Maravilha, foi constatado posteriormente que tal fato em verdade não ocorreu, limitando-se o então presidente, na qualidade de torcedor, a sugerir a convocação de Dadá.

 


O último atrito foi quando o auxiliar-técnico pediu para sair da seleção, dizendo que era impossível trabalhar com Saldanha. Segundo João Havelange, então presidente da CBD, o esquema adotado por João Saldanha de dois pontas abertos (Jair e Edu) e o meio-campo desprotegido do Brasil, que adotava o esquema 4-2-4, não iria a lugar nenhum. Daí a demissão de João Saldanha e, depois de uma tentativa de se contratarDino Sani, ele foi substituído por Mário Zagallo, ex-jogador de futebol e ganhador de duas copas: Copa do Mundo de 1958 e Copa de 1962, com seu tradicional e eficiente (na época) 4-3-3, montando a equipe com Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Marco Antônio (depois Everaldo);Clodoaldo, Gérson e Rivelino; Jair, Tostão e Pelé.

 


Saldanha retornou ao jornalismo depois desse episódio e continuou a criar algumas das mais famosas citações da história do futebol brasileiro, como: "o futebol brasileiro é uma coisa jogada com música".

 


Ele morreu em Roma, em 1990, onde foi cobrir naquele ano a Copa do Mundo para a Rede Manchete. Até hoje não se sabe a razão. Fontes mais seguras dizem que Saldanha morreu de um enfisema pulmonar, devido ao vício tabagista.
 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Saldanha

Visitem as postagens de sua CRE procurando na nuvem da página inicial e deixem comentários para suas escolas!

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

fatimarcosta@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 27/10/2011

União de alunos e Direção na E.M. Francisco Cabrita renova o blog da escola

Tags: 2ªcre, blogdeescolas.

 

Visitando o blog da E.M Francisco Cabrita fiquei sabendo de uma excelente notícia. O blog da escola será renovado, agora com a ajuda dos alunos e com a parceria do Bairro Educador.Os alunos escolhidos formarão o Núcleo de Comunicação que irá gerir o blog com a Supervisão da Coordenação Pedagógica da Escola.
Veja a notícia em destaque no blog:

Alunos e direção de mãos dadas na construção do blog.


Atendendo ao pedido da Coordenadora Pedagógica, Izabel Nobuko, os alunos da turma 1801 (Eduardo Sousa, Gabriel Richard, Layanna Souza, Luísa Ribeiro, Thaynã Regina e Victória Figueiredo) formam, a partir de agora, dia 10 de outubro de 2011, o núcleo de comunicação, e passam a gerir o blog da Escola Municipal Francisco Cabrita, com o apoio da Gestora de Projeto do Bairro Educador Sarah Cardoso e supervisão da Coordenadora Pedagógica Izabel Nobuko.
Antes, os alunos geriam um blog extra-oficial, destacando a rotina escolar e algumas atividades que faziam sucesso na escola. O blog fez tanto sucesso que se decidiu fazer a integração entre os blogs. Continuaremos a nos encontrar uma vez por semana, toda segunda-feira das 15h00min às 17h00min, para divulgar as atividades educativas que acontecem na escola.
Devemos aqui destacar a responsabilidade, o interesse e a dedicação que esses alunos têm mostrado, chegando sempre pontualmente, fato que demonstra o carinho e orgulho que os mesmos têm pela escola.
Desejamos sucesso nesta parceria!

 


Vejam agora a primeira postagem sobre a participação da escola nos Jogos Estudantis feita pelo grupo recém criado:

Xadrez nos Jogos Estudantis 2011: Está se aproximando!


Os Jogos Estudantis de Xadrez da 2º CRE acontecerão nos dias 25 e 26 de outubro, nas categorias Pré-Mirim e Infanto Juvenil, no Clube de Sargentos da Aeronáutica em Cascadura. A Escola Municipal Francisco Cabrita se organiza com a professora responsável Izabel Nobuko e com os seguintes alunos que competirão:


Pré-Mirim

 

  • Larissa Cristina R. Sabino
  • Guilherme Sanche da Silva
     
  • Giovane Ferreira de Araújo
     
  • Maikon Mauro S. de Carvalho
     
  • Thayane Antº de Oliveira
     
  • Mª Fernanda O. de Souza
     
  • Infanto Juvenil
     
  • Tereza Cristina Lima da Silva
     
  • Matheus Benjamin C. Santos
     
  • Mateus Nascimento da Cruz
     
  • Lana Cristina e Silva Costa
     
  • Gabriela Figueiredo F. da Silva
     


Parabenizamos a E.M. Francisco Cabrita pela iniciativa da integração dos alunos ao blog da escola e desejamos que dessa parceria venha frutos maravilhosos.Estaremos a disposição para a publicação das próximas postagens.


Fatima Costa
Equipe Rioeduca 2ª CRE
fatimarcosta@rioeduca.net

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)

Terça-feira, 25/10/2011

Blog da E.M. Marília de Dirceu repaginado!

Tags: 2ªcre, blogdeescolas.

 

Recebi a notícia de que o blog da E.M.Marília de Dirceu passou por uma repaginada! Resolvi conferir e mostrar a vocês que acompanham o Rioeduca.

 

Visitei as suas várias seções e recomendaria que vocês fizessem o mesmo. Além da página inicial o blog possui outras como as que são dedicadas às disciplinas de Artes Visuais, Língua Portuguesa e Ciências.

 


Há também uma página dedicada as Memórias da escola, onde são relatados momentos e projetos já executados na escola e que não devem ser esquecidos. Afinal coisas boas são mesmo pra lembrar e ficar como exemplo.
Um lindo relato da história da E.M Marília de Dirceu poderá ser encontrado na página Nossa História. Relato este que já tivemos a oportunidade de publicar aqui no blog do Rioeduca.
Gostaria de destacar dois momentos deste blog com imagens de trabalhos dos alunos da escola. Vejam a seguir:

 

  • Aquí se estudia Español…
    Se você fala espanhol, terá a oportunidade de comunicar-se com mais de 450 milhões de pessoas no mundo que a usam.
  • Isso também pode significar ter um número maior de possibilidades no mercado de trabalho.
  • O Espanhol é falado nos cinco continentes.
  • O Espanhol é a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional
  • Aquí se estudia Español…

 

Enquanto isto nas Aulas de Ciências…
 

Através do Sistema Respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.

O Sistema Circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte.

Olha o que o pessoal da 1802 produziu!!!!!!

 

 

Parabéns a E.M. Marília de Dirceu pelo retorno de seu blog . Ele ficou ainda mais bonito com as novas publicações!

 

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

fatimarcosta@rioeduca.net
                              
                              

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (2)

Segunda-feira, 24/10/2011

E.M. Dom Aquino Corrêa investe na parceria com a família

Tags: blogdeescola, 2ªcre.

 

 

Se existe uma parceria que dá certo é a da escola com a família! A E.M. Dom Aquino Corrêa tem investido nesta parceria usando  uma ferramenta bem atual que é o blog.

 

Através do seu blog vem dando destaque a assuntos de importância para a informação dos pais que possam ajudar a seus alunos. Vejam as dicas importantes que os pais tem acesso.

 

Você participa da vida escolar de seu filho?

 


Uma boa enquete para Pais e responsáveis poderem avaliar o que podem fazer para auxiliar seu filho no processo de aprendizagem. Acessem pelo link : http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/testes/voce-participa-da-vida-escolar-do-seu-filho.shtml

 

Ato de digitar vira coisa do passado para crianças


Elas já acessam celulares e computadores pelo toque, muitas antes mesmo de aprender a falar.

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação entrevistou mais de cinco mil crianças em todo o Brasil para descobrir como elas se relacionam com as máquinas.

 

A pesquisa mostrou que, entre as crianças de cinco a nove anos, mais da metade já usou computador. Uma em cada cinco aprendeu sozinha, 37% com os professores.

 

Na escola, a tecnologia pode ser uma aliada do ensino, mas é preciso saber o que fazer com ela.


Fonte: http://m.sbt.com.br/?id=11256&gen=15&t=JOR 

 

E no Dia da Merendeira...

 

Nada mais justo de termos uma matéria para que os Responsáveis saibam a importância da alimentação saudável na vida de seus pequenos. Vamos conferir a matéria???

 

Ferro no prato, cabecinha a mil...


Quando o mineral está em baixa no organismo, o cérebro da garotada não se desenvolve como deveria. Daí, aprender o bê-á-bá fica mesmo muito mais difícil.

 


Reconhecer cores, contar uma história com começo, meio e fim, compreender o que os outros falam, deduzir ordens de grandeza - tudo isso faz parte do desenvolvimento nervoso de uma criança. E o sucesso dessas tarefas, que equivocadamente parecem tão simples aos olhos de um adulto, tem tudo a ver com aquilo que os pequenos comem. "Sem uma alimentação adequada, capaz de garantir o aporte de nutrientes como ferro, o foco e a concentração ficam comprometidos. Daí é mais difícil armazenar novas memórias", explica a pesquisadora em desenvolvimento humano Elvira Souza Lima, consultora internacional em neurociência e educação de várias instituições de renome.

 

Um estudo que acaba de ser publicado na Revista Paulista de Pediatria mostra que meninos e meninas com anemia por falta de ferro apresentam problemas de desempenho cognitivo - principalmente na área da linguagem. Ou seja, fica atrás no aprendizado quem está com baixos níveis de hemoglobina - a proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que é feita do mineral e que transporta oxigênio. "Analisamos crianças com idade entre 2 e 6 anos", conta a autora, Juliana Nunes, professora de fonoaudiologia do centro de ensino Fead, em Belo Horizonte. "Nessa fase, a anemia pode provocar graves danos ao cérebro", acrescenta.

 

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco crianças brasileiras de todas as classes sociais sofre da doença. Alguns especialistas acham que esse número seja até três vezes maior. "Em geral, o problema é provocado pela falta de ferro no prato", afirma a pediatra Fernanda Ceragioli Oliveira, da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Esse mineral não só entra na receita da hemoglobina como participa da produção de enzimas que ajudam a manter as células cerebrais, os neurônios, sempre ligadas. Sem contar que é importantíssimo para as defesas do corpo.

 

A atenção deve começar no nascimento. Bebês prematuros requerem sempre um cuidado especial. "Isso porque a estocagem de ferro é feita nos três últimos meses de gestação", justifica Naylor Oliveira, pediatra e nutrólogo da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas até mesmo crianças aparentemente saudáveis, rechonchudas e coradas podem ser acometidas pelo problema mais tarde. Por isso, não dá para relaxar com a alimentação, confiando apenas nas aparências, nem deixar de seguir as orientações do médico.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/ferro-prato-cabecinha-mil-479409.shtml 

 

Para quem está com os filhotes nas turmas 1. 501 e 1.502
4 dicas para ajudar seu filho na entrada do 6º ano


O primeiro ano do Ensino Fundamental 2 é repleto de novidades. Veja como ajudar seu filho a se adaptar a elas.


Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, para alguns, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada na adolescência. A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental 2 é marcada por uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para o aluno. E os pais precisam assumir o papel de coadjuvantes importantes, que sugerem, dão exemplos e apóiam em um caminho de conquista de autonomia.

 

"Estas novidades não devem ser entendidas como um problema", alerta Marisa Faermann Eizirik, psicóloga, Doutora em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "Ao contrário, este é um período em que a criança desenvolverá habilidades importantes para vida adulta, como lidar com as diferenças, organizar prioridades, fazer escolhas e muitas outras. Os pais devem saborear essas conquistas".

 

O ponto principal é encontrar equilíbrio entre dar autonomia e, ao mesmo tempo, estar por perto e acompanhar a vida escolar. Professores comentam que até mães bastante atuantes no Ensino Fundamental 1 costumam "sumir" com a passagem para o 6º ano, o que é um erro. Os pais devem participar das reuniões, conhecer os professores e perguntar para a criança, com real interesse e disposição para ouvir, como foi a aula, o que foi ensinado e o que ela achou de mais interessante em seu dia.

 

Para estar pronto para ajudar, veja quais são os principais ritos de passagem pelos quais o aluno do 6º ano passa e como os pais podem cooperar para que a transição seja a melhor possível:

 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fundamental-643569.shtml 

 

"Os Responsáveis foram convidados pela professora Adriana Dornellas(idealizadora do blog) a também acessarem o Blog da Dom Aquino na Internet e participarem da Comunidade da escola no Orkut. A Professora ressaltou que estas são ferramentas que podem ser utilizadas para que a Comunidade possa conhecer todo o trabalho desenvolvido na Unidade Escolar."
 

Iniciativas como esta fortalecem os laços da Comunidade Escolar e contribuem para um ensino de qualidade e excelência!

 

Fatima Costa

Equipe Rioeduca 2ª CRE

fatimarcosta@rioeduca.net

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Postado por Fatima Costa Ver Comentários (0)