A A A C
email
Todos os posts escritos por Fatima Lucia Braga
Retornando 11 resultados para o autor 'Fatima Lucia Braga'

Quarta-feira, 09/05/2012

Aula Passeio na Feira de São Cristovão

Tags: 6ªcre, creche.

 

  Vivenciando um pouco da Cultura Nordestina

 


A C. M. Zuzu Angel, buscando  proporcionar aos seus pequeninos  vivenciarem o aprendizado que foi adquirido nos bancos escolares, realizou uma aula passeio na Feira de São Cristovão neste mês de abril. Os pequeninos viram  um pouco da Cultura Nordestina  e amaram o passeio.
 .



Feira de São Cristovão

 

 

O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão, é um pavilhão que promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro e foi criado em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

 


No Pavilhão de São Cristóvão, a cultura nordestina é manifestada nas suas mais diversas formas.  São aproximadamente 700 barracas fixas, que oferecem as várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel

 

 

 

 

 

 

Neste 1º Bimestre, a C. M. Zuzu Angel trabalhou em seu projeto, os seguintes temas:


 

Cultura Nordestina, ressaltando as tradições e costumes, que muito tem a ver com a família das crianças da creche.

 

Biografia de Luís Gonzaga que comemora neste ano de 2012 o centenário de seu nascimento

 

 

Objetivo da Aula Passeio


 

Ampliar o conhecimento construído no primeiro bimestre sobre a Cultura Nordestina.


 

Vivenciar diferentes tradições culturais mostrando que não há cultura superior à outra e sim diferentes vivências.

 

 

 


 

Chegando à Feira de São Cristovão

 

 

 

 

Veja o que os alunos conheceram na Feira:

 

 

 

Xerequê de cabaça:  É um instrumento musical de percussão da África. Consiste de uma cabaça seca cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas;

 

 

 

 

 

 

Literatura de Cordel: É Também conhecida no Brasil como folheto. Trata-se de um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

 

 

 

  

Podemos observar que a aula passeio proporcionou aos pequeninos momentos prazerosos de aprendizagem e  divertimento.

 

 

 

 

 

A gestora da C. M. Zuzu Angel, profª. Marilene contou com a parceria do presidente da Feira de São Cristóvão para proporcionar  momentos agradáveis aos pequeninos ao reaizar esta aula passeio.

 

 

Veja outras fotos clicando no vídeo abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

Divulgue seu trabalho. Este espaço foi criado para isso.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE
com um breve relato e registros de imagens (fotos, vídeos ou ppt),
que você também poderá fazer parte desta
REVOLUÇÃO.


 

 

Profª Fatima Lucia Braga

Representante do Rioeduca na 6ªCRE
E-mail: fatimabraga@rioeduca.net

 

                                        

 

 

 

 

  


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 04/05/2012

CIEP Zumbi dos Palmares - Rio+20

 

 

Apresentando CIEP Zumbi dos Palmares!

 




 O CIEP Zumbi dos Palmares é uma Escola do Amanhã e seus profissionais  trabalham em busca de uma educação de qualidade e em prol de um futuro melhor para os seus alunos. Fica localizado na Fazenda Botafogo, em Acari, tendo como gestora a Profa Sheila de Freitas.

 

 

 

A  Profa  Marcia Cristina Reis, responsável pela Sala de Leitura, junto com as professoras do CIEP desenvolveram  vários trabalhos sobre preservação da água, enfocando a situação do Rio Acari, um rio extremamente poluído que fica localizado perto  do CIEP Zumbi dos Palmares.

 

 

 

O Rio Acari tem 7,1 km de extensão e passa por sete bairros da Zona Norte. Em Marechal Hermes, Guadalupe, Pavuna, Coelho Neto, Acari, Irajá e Jardim América reside cerca de 20% da população da cidade. As margens do rio constituem uma área residencial densamente ocupada, na maioria das vezes, de forma desordenada. Conhecido por ser um dos rios mais poluídos da cidade, o Acari deságua no Rio São João de Meriti, que desemboca na Baía de Guanabara. 

 

 

 

 

 


 

As professoras Roselene e Cleodéa  fizeram  exibição do desenho animado "As Aventuras de Sammy e a Passagem Secreta", que conta a história de uma tartaruga e seus amiguinhos, animais aquáticos, sofrendo as consequências da poluição das águas.

 

 

A professora Márcia, da sala de leitura, orientou os alunos da turma 1202 na elaboração do texto coletivo "Aline e o Rio Sujo", onde as crianças criaram a história de uma menina que vivia muito triste por morar ao lado de um rio poluído.

 

 

A professora Luciana, também da sala de leitura, fez diversas atividades com as turminhas de EI.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O  trabalho da turma de projeto, da professora Tarcísia e um lindo cartaz confeccionado pelas turmas de EI, orientadas pelas suas respectivas professoras foram  utilizados  para representar o CIEP Zumbi  no evento promovido pela 6ªCRE, no dia 21 de março, no PET Antenor Nascentes.


 

 

 

 

 

 

 

A professora Sílvia orientou seus alunos na confecção de aquários artificiais após abordar o tema com muitas conversas e historinhas.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTICIPE TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRA NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS

 

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

Nós somos o Rioeduca!

 

 


Fátima Lucia Braga
Representante Rioeduca 6a CRE.
fatimabraga@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 02/05/2012

Nova Sede do Núcleo de Arte Grande Otelo

Tags: 6ªcre.


 

Núcleo de Arte da SME-RJ 

 

 

 

Os Núcleos de Arte são Unidades Educacionais  supervisionadas pelo Programa de Extensão Educacional, que atendem, prioritariamente, alunos matriculados na Rede, oferecendo oficinas em diversas Linguagens da Arte.

 

O objetivo do Programa Núcleo de Arte é aprofundar os conhecimentos em Arte, além de levar o aluno a vivenciar e se apropriar dos processos criativos.

 

Os Núcleos de Arte propõem visitas a espaços culturais e/ou artísticos da cidade como forma de interação entre o fazer e o apreciar a obra de arte, trabalhando dessa forma, um aspecto importante para nosso aluno: a formação de plateia.


Os Núcleos de Arte atuam como polos em diferentes pontos da Cidade do Rio de Janeiro e atendem os alunos das escolas da Rede, dando oportunidade a uma interação sociocultural entre comunidades diversas.


Nós Núcleos de Arte, são oferecidas oficinas de Teatro, Dança Música, Arte Literária, Artes Visuais e Vídeo.
 

 

As oficinas estão estruturadas nos seguintes módulos:

 

MÓDULO BÁSICO: Para alunos que estão chegando pela primeira vez ao Núcleo. É o módulo de alfabetização na linguagem da Arte escolhida.

 

MÓDULO DE CONTINUIDADE: Para alunos que já frequentaram alguma oficina de Arte no Módulo Básico dos Núcleos.

 

MÓDULO DE MONTAGEM: Para alunos que têm ou já tiveram alguma experiência. Este módulo propõe uma oficina multidisciplinar em que três ou mais professores de diferentes linguagens se reúnem, com o objetivo de vivenciar com intensidade os processos criativos, apresentar um produto artístico de qualidade, desmistificando a dicotomia processo x produto.
                                                    (Texto retirado da internet na página da SME)
 

 

 

Nova sede do Núcleo de Arte Grande Otelo da 6ª CRE

 

O Núcleo de Arte Grande Otelo está com nova sede no CIEP Oswald de Andrade, no Parque Anchieta, o Núcleo de Arte da 6ªCRE- RJ promete muitas novidades! Vamos ficar ligados!

 

 

 

O Núcleo de Arte está sob nova direção

 

 

 

 

Oficinas oferecidas no Núcleo de Artes Grande Otelo

 

Hip Hop

Sapateado

Jazz

Pintura

Vídeo/cinema

Pintura contemporânea

Teclado/Flauta

Arte/Tecnologia

Canto/coral

Teatro

Xadrez

 

 


 

 

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 


Fatima Lucia Braga
Representante Rioeduca 6a CRE.
fatimabraga@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2012

Comemorando o Dia do Índio na Creche Municipal Zilka Salaberry

Tags: 6ªcre.


Na  Creche Municipal Zilka Salaberry,  o dia 19 de abril foi  muito especial, pois foi o dia em que os pequeninos puderam conhecer um pouco da cultura indígena.

 

 

"Antes de tudo, o índio precisa de terras. Índio é dono da terra. Então, o branco deve respeitar a terra do índio.
(Mario Juruna)
 

 

             

No Dia 19 de abril, ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, se vestirem de índios etc. 

 

O ensino da cultura e história do povo indígena é obrigatório nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, particulares e públicas. “A Lei 11.645/08 veio preencher esta lacuna na educação brasileira. A história dos primeiros habitantes está sendo ensinada, propiciando a interação dos alunos, através de trabalhos sobre a cultura indígena”.

 

 

 

Dia do Índio

 


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
 

 

 

 

Mas por que foi escolhido o 19 de abril?

 

Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

 

 

Após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar.  Entenderam a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 

 

Este é um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais e de seus direitos como cidadãos.

 

 

Comemoração do Dia do ìndio na Creche Municipal Zilka Salaberry

 

 

Tema : E TODO DIA, ERA DIA DE ÍNDIO...

 

"Na C. M. ZILKA SALABERRY o Dia do Índio foi comemorado com muita brincadeira pelos pequeninos.. As educadoras fizeram com as crianças várias atividades como brinquedos cantados, assistiram a filme em DVD, pinturas, construção de ocas, ouviram histórias, fizeram recorte e colagem e cocares indígenas. As crianças entraram no clima e viveram os indiozinhos nas brincadeiras, aprendendo sobre seus hábitos e modo de vida."

 

 

 

 

 

 

Foi muito divertido e todos os pequeninos puderam conhecer um pouco da cultura dos primeiros habitantes do Brasil, os índios .

 

 

Assista  ao vídeo com fotos do Dia do Índio na C. M. Zilka Salaberry.

 

 


 


 

 


PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?



http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 



Fatima Lucia Braga
Representante Rioeduca 6a CRE.
fatimabraga@rioeduca.net

 



Nós somos o Rioeduca!

                                       

 


   
           



Yammer Share