A A A C
email
Todos os posts escritos por Fernanda Pérez
Retornando 35 resultados para o autor 'Fernanda Pérez'

Quarta-feira, 19/12/2018

Twittaço Literário de Natal

Tags: twittaço, twittaço literário, gla.

Twittaço Literário de Natal

 

A Gerência de Leitura e Audiovisual convida a todos para o Twittaço Literário de Natal.

Deixe a sua mensagem, participe e boas festas!

 

 

 

Data: 19/12/2018 – quinta-feira
Horário: de 8h às 22h
Local: Rede Social Twitter
Siga no Twiiter @GLA_SME. Use #glasme em seus tweets. E encante-se com momentos de excelentes leituras!

 

Gerência de Leitura e Audiovisual

E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/12/2018

Orquestra de Vozes Meninos do Rio

Tags: orquestra, vozes, ovmr.

Orquestra de Vozes Meninos do Rio

 

 

No ano de 2018, a Orquestra de Vozes Meninos do Rio realizou cinco apresentações ao longo do ano letivo.

 

A principal delas, a comemoração dos 20 anos de existência, ocorreu no Teatro Carlos Gomes, dia 28 de novembro de 2018. A apresentação contou com a participação do coral da escola de música Villa Lobos, do coral dos funcionários da Prefeitura e por fim da aniversariante, a OVMR.

 

Foram executadas 10 peças coreografadas com a participação de performances teatrais de alunos da Rede Municipal de Ensino. Entre as dez peças, a plateia pode ver os alunos cantando fado, samba, MPB, músicas regionais e um tributo à Martin Luther King.

 

 

O público pode conferir o prazer dos alunos da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em cantar e dançar um repertório eclético e muitas vezes, para eles, até então desconhecido. Contamos com a presença dos pais, de profissionais da SME e de outras Secretarias.

 

Enviado por Marilene Márcia Monteiro

E/SUBE/GPEC


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/12/2018

SME e Defesa Civil capacitam servidores para prevenção e combate a incêndio

Tags: combate, incêndio.

 

Secretaria de Educação e Defesa Civil capacitam servidores para prevenção e combate a incêndio

 

Trinta e três servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram nesta sexta-feira (7/12) do curso teórico e prático “Ações de primeira resposta para prevenção e combate a incêndio e treinamento de escape”. A ação aconteceu no prédio sede da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no bairro de Vila Isabel. A parceria das duas pastas ocorre desde 2014 e tem o objetivo de formar multiplicadores de conhecimentos em toda a Rede Municipal de Ensino. Para 2019, os protocolos de prevenção, combate e escape de incêndios chegarão aos diretores, professores e estudantes da Rede Municipal.

 

A ação promovida pela Gerência de Desenvolvimento Técnico-Administrativo (GDTA) da SME foi direcionada para servidores das 11 Coordenadorias Regionais de Educação que representam o programa Acesso Mais Seguro.

 

Para a gerente do GDTA, Sandra Kormann, o curso em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros é um momento de fortalecimento da cultura da prevenção na Rede Municipal de Ensino. “Esse treinamento busca garantir mais segurança para os servidores nas suas práticas do trabalho e na vida deles”.

 

Aura Liane, responsável pelo programa Acesso Mais Seguro na SME, esclarece que haverá ampliação do treinamento para que as escolas se qualifiquem ainda mais para a prevenção. “Os servidores das CREs que foram capacitados visitarão as unidades e, a partir disso, será promovida a divulgação do conhecimento, sinalização e formação de grupos de suporte em relação à prevenção e fuga de incêndios a partir da realidade das unidades”.

 

Instrutor do Centro de Treinamento da Defesa Civil, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro José Cleudes Linhares deu lições para identificar riscos residenciais e prediais. “É de suma importância para nós a parceria com a SME porque essa turma sai daqui com outra visão de prevenção e comportamento para o combate ao incêndio, evitando acidentes e multiplicando conhecimento”, disse.

 

 

Na parte da tarde os servidores testaram na prática, com auxílio do capitão Cleudes, o que aprenderam sobre a propagação do fogo. No pátio do prédio da Defesa Civil, eles testaram diferentes tipos de extintores de incêndio para casos de vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em cilindro e focos de incêndio em produtos inflamáveis sobre materiais sólidos, como a madeira.

 

A funcionária da Gerência de Educação da 9ª CRE, Sandra Cristine, aprovou o treinamento que recebeu e promete divulgar as lições na coordenadoria e nas unidades que visitar. “Foi muito bom aprender que ações simples podem impedir um incêndio e também como reconhecer os extintores e os seus usos. É um conhecimento que precisa ser levado adiante”.

 

 

Fonte: ASCOM SME

Fotos: Paulo Araújo


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 06/12/2018

Fica a Dica: Numa Tarde Quente de Verão

Tags: dica, livro, tarde, verão.

 

Fica a Dica: Numa Tarde Quente de Verão

 

 

Chegamos ao final de mais um ano letivo e assim, como vocês, o Fica a Dica também entrará de férias. Quando pensamos em férias, qual é seu primeiro pensamento?

 

Em meio a essa atmosfera vibrante, a dica dessa semana é o livro “Numa Tarde Quente de Verão”, do jornalista, músico e escritor Tino Freitas, da Coleção Na Ponta do Dedo.

 

“O que você gostaria de fazer numa tarde quente de verão? Provar uma fruta suculenta? Saborear um sorvete de menta? Buscar uma sobra para descansar? Ou tomar um banho de mar?”

 

O livro é condutor dessa história, e não apenas um detentor de palavras e imagens. Já na primeira página o livro convida o leitor a mergulhar num mundo de imaginação.

 

“Olá!

Numa tarde quente de verão,

Este livro... Ah, nem te conto.

Basta virar a página. Pronto?”

 

Cada virar de página é uma surpresa. Através das cores quentes, desenhos geométricos e rimas fáceis o leitor vai interagindo e brincando com as folhas do livro.
 

“Puxa!

A natureza é surpreendente.

O sol esquenta a cuca da gente.

Faça do livro um chapéu por um instante

E descubra onde há uma sombra gigante.”

 

O verão está chegando e com ele dias mais longos e quentes. Então, ansiosos para as férias? Nos vemos em 2019!

 

Agradecemos as sugestões enviadas durante o ano! Esperamos novas dicas. Esse espaço é seu, comente, curta e compartilhe.

 

Um agradecimento especial para a Sala de Leitura Professor Lourenço Filho (localizado no 4º andar do Nível Central), por cada livro emprestado para que estas postagens pudessem ser realizadas.


Fica a Dica! 


 


   
           



Yammer Share