A A A C
email
Todos os posts escritos por Gisele Cordeiro
Retornando 3 resultados para o autor 'Gisele Cordeiro'

Quarta-feira, 13/05/2015

Educação Financeira no Brasil Existe?

Tags: educação, educopedia, financeira.

 

 

É comum, ouvir falar do endividamento do brasileiro, escutar em locais públicos reclamações sobre finanças pessoais. Mas, será que o brasileiro sabe cuidar do seu dinheiro? Tenho visto muitos livros de auto ajuda sobre o tema, projetos de lei sobre Educação financeira etc.


O fato é que o brasileiro realmente tem alguns hábitos que não contribuem para sua saúde financeira e eu particularmente acredito que seja consequência da falta de uma educação para finanças.


Muitas pessoas costumam comprometer sua renda total sem levar em consideração que precisam ter uma reserva financeira para emergências, justificam que ganham mal, por isso não sobra nada para poupar, mas a verdade é que consumimos sem planejar e pensar no amanhã. Compramos em desacordo com nossa renda, nosso consumo é muitas vezes superior a nossa renda mensal. É fácil andar pela rua e ver promoções em parcelas quase infinitas, onde pessoas que ganham um determinado valor comprometem mais do que podem para saciar seu desejo de consumo.


Acredito que é urgente que as famílias e a escola reservem um tempo para ensinar as crianças a como se planejar financeiramente, pois só assim teremos pessoas mais equilibradas com suas finanças e consequentemente terão mais qualidade de vida.


Uma dica para quem quer iniciar estudos sobre o tema são aulas de Matemática Financeira da Educopédia. Veja como simples acessar: http://www.educopedia.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 


     

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/04/2015

Como Formar Meninas Cientistas? Já Pensou Nisso?

Tags: educopedia.

 

 

Como professora de Ciências sempre fiquei intrigada em compreender a falta de interesse das meninas pela carreira científica. Parece que em determinado momento da vida escolar meninos e meninas são levados para escolhas distintas, onde a carreira cientifica não faz parte do leque de opções femininas.


Acredito que isso possa ser mudado na escola e em casa, desde que as meninas possam ser motivadas a realizar e participar de atividades científicas. Atividades simples, como criar um vivário, um herbário ou até mesmo atividades on line.


Pesquisando sobre o tema descobri o Digigirlz, uma plataforma criada pela Microsoft para incentivar meninas (alunas de ensino médio) a conhecer melhor carreiras científicas. Na plataforma é possível participar de oficinas e cursos, criar seu próprio poadcast.

 

Veja o link: http://www.microsoft.com/en-us/diversity/programs/digigirlz/default.aspx


 

 

Outra boa dica é a publicação: Sim, nós temos cientistas! E você pode baixar na Educoteca , a biblioteca da Educopédia.


 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/04/2015

Como Fazer Planejamento Colaborativo - Utilizando a Nuvem Como Recurso

Tags: educopedia, nuvem.

 

 

Planejar com seus colegas de trabalho é sempre um desafio, por conta dos horários e atividades escolares. Um recurso que pode ajudar com esse problema é a nuvem. A nuvem permite que você crie um documento e o armazene online e que outras pessoas selecionadas por você possam editar o documento simultaneamente. Por exemplo, você pode criar um planejamento em um editor de texto e compartilhar com seu colega de turma, dessa forma tanto seu colega como você podem elaborar o texto de planejamento e ter acesso a contribuição do outro.


Os recursos de nuvem mais utilizados são: Google Drive e One Drive, basta ter uma conta no Gmail ou Outlook para ter acesso a ferramenta. Com a ferramenta é possível editar colaborativamente arquivos de editores de texto, planilhas e até apresentações.


Para saber mais, acesse a EducopédiaCursos para Professores -Transformação 3.0 -Aula 21.

 

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share