A A A C
email
Todos os posts escritos por Greice Duarte (Representante Rioeduca 9ª CRE)
Retornando 14 resultados para o autor 'Greice Duarte (Representante Rioeduca 9ª CRE)'

Quinta-feira, 17/05/2018

EDI Joari na 1º Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Tags: 9cre, edi, merenda escolar, educação alimentar.

 

Participação do EDI Joari na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional com o projeto "Delícias do Brasil"

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil, Joari, participou, durante o ano letivo de 2017, da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - FNDE e Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

 

A diretora geral do EDI Joari, Isabela Costa (segunda à direita), recebendo, em março de 2018, a certificação pela experiiência "Delícias do Brasil" realizada na unidade.

 

A partir da participação, a escola foi selecionada pelo relato: “Delícias do Brasil” para participar em Março de 2018 do 1º Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, em Recife!

 

O projeto teve como objetivo principal o resgate de uma parte do patrimônio culinário que integra a memória afetiva e cultural brasileira, por meio de alimentos que foram esquecidos ao longo do tempo ou ainda desconhecidos por nossas crianças e familiares. 

 

Além disso, o projeto buscou promover a valorização de uma alimentação saudável, cuidados contra obesidade infantil e a promoção do conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, legumes existentes em nosso país.

 

Inicialmente, o corpo docente tomou conhecimento do livro Alimentos Regionais Brasileiros, sugerido na plataforma e disponível aos participantes. A literatura infantil também foi utilizada como importante ferramenta para despertar o interesse em conhecer os mais diferentes pratos do nosso Brasil. Dessa maneira, elegeu-se o livro infantil “Delícias do Brasil”, da autora Ieda de Oliveira, para a realização de uma leitura coletiva, com alunos e responsáveis, em homenagem à cultura e ao povo brasileiro.


“Ah, o Brasil e a sua diversidade... Cada cantinho com uma cultura,
um sotaque, um hábito culinário. Cada lugar com seu charme,
seu povo carismático, sua alegria de viver e sua história!" 

 

Após a leitura do livro com as crianças e suas famílias, se propôs a confecção de receitas de pratos típicos de nossa região como: Paçoca de Amendoim e Cuscuz de Coco.

 

Leitura do livro "Delícias do Brasil" para crianças  e famílias.

 

Oficinas culinárias também foram realizadas, com o objetivo de envolver a comunidade escolar e disseminar informações de alimentos regionais brasileiros. Logo, foram exploradas diferentes áreas do conhecimento: Linguagem oral e escrita (registro das receitas), Linguagem matemática (contagem e medidas dos ingredientes), Ciências naturais (misturas e transformações), Ciências Sociais (histórias culturais dos pais e responsáveis, a partir de algumas receitas, aspectos geográficos e regionais), dentre outras.

 

Atividade sobre as regiões do Brasil com as crianças

 

 

Confecção da receita de cuscuz e paçoca - delícias do Brasil.

 

 

Distribuição dos alimentos produzido pelas crianças.

 

Dentre as riquezas observadas, foi pesquisada, principalmente, a da culinária brasileira. Surgindo assim, novas pesquisas sobre os alimentos das diferentes regiões do Brasil, desdobrando-se  em outras variadas atividades, entre junho e julho de 2017.

O trabalho foi muito enriquecedor, segundo a avaliação da equipe. No aspecto nutricional despertou a curiosidade para a experimentação das frutas e verduras das regiões. Já no aspecto cultural, foi enriquecedor, pois houve uma gama de conhecimentos relacionados as diferentes regiões do Brasil.

 

A diretora da unidade no Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, em março de 2018, em Recife

 

Parabenizamos a equipe de professores, crianças e familiares pela valorização da alimentação saudável e ampliação do conhecimento das mais variadas espécies de cardápios e alimentos do Brasil.

 

Para saber mais, entre em contato:
E/CRE (09.18.819) EDI Joari
Situado à Rua Berizal, s/nº Campo Grande Rio de Janeiro - RJ
Diretor: Isabela Carvalho Costa
Diretor-Adjunto: Isamara Carvalho Sardinha
Professor Articulador: Márcia Christina Von A. Menezes
edijoari@rioeduca.net

 

  


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/05/2018

Dia Mundial de Conscientização do Autismo na E.M. Charles Peguy

Tags: autismo, 9 cre, inclusão.

 

No dia 02 de abril a equipe da E. M. Charles Peguy desenvolveu uma importante ação sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com o objetivo de conscientizar a toda comunidade escolar de que somos todos iguais, apesar de algumas diferenças, e possuímos todos os mesmos direitos.

 

 

 


O projeto sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi desenvolvido em toda a escola com um dia inteiro de programações sobre o tema. Idealizado pela equipe da direção e realizado por toda a equipe de professores e profissionais, a ação esteve comprometida em orientar como conviver com crianças autistas de forma respeitosa e pretendeu possibilitar o reconhecimento e a valorização da diversidade em  diferentes situações, visando construir conhecimentos e conviver com novas formas de comunicação. 

 


Integração da Equipe e comunidade escolar da E. M. Charls Peguy, no Dia de Conscientização do Autismo

 

A Escola Municipal Charles Péguy, possui um bom número de alunos autistas integrados, portanto, não tinha como deixar essa data passar despercebida. A equipe da direção planejou uma programação em que toda escola se envolveu com muita empatia e entusiasmo. As turmas foram ensaiadas pela professora das turmas de TGD, Simone Olanda.

No dia da ação, as crianças cantaram a música "Igual, diferente" de Bruno Gadiol, num grande coral, a professora Vanessa, da sala de recursos, fez uma breve explanação sobre o autismo, a agente de apoio a educação especial, Flávia Ornelas, leu uma poesia e a professora Izabel da turma 1302, mãe de criança autista, trouxe um relato pessoal cheio de emoções. Foi um dia de muita aprendizagem, conscientização e respeito aos nossos alunos autistas.

 


Somos iguais e diferentes..
  Igual, diferente
Igual, diferente
Igual, diferente
Igual.....
Depende de nós uma sociedade sem nenhum tipo de exclusão ou preconceito..
Teremos um mundo melhor com crianças conscientes que todos somos iguais... 


 

Comunidade escolar participando do grande coral com as crianças 

 

 

Diretora geral da unidade e as crianças na ação com todos os alunos.

 

 

 

 

Além disso, houve exposição de vários cartazes com trabalhos elaborados por todas as turmas.

 

 


Exposição das atividades de conscientização do Autismo

       

Nos depoimentos, relatos cheios de reconhecimento e pertencimento sobre a ação realizada na E. M. Charles Peguy:

 

"Parabéns para a direção da escola, quem dera que todas as escolas fossem inclusivas e oferecesse essa atenção especial a esses pequenos, que muitas vezes tem seus direitos negados!" 

Susy Rojas

 

 

 

 

Alunos da unidade sendo homenageados na data

 

 

 

 

Parabens à equipe e crianças da E. M. Charles Peguy pelo esforço por uma educação inclusiva!

 

 

Quer saber mais sobre esta experiência, entre em contato:

Escola Municipal Charles Peguy

Endereço: Rua aricuri, 237, Campo Grande

Telefone: (21) 3394-1472

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/04/2018

No CIEP Doutel todo dia é dia de inclusão

Tags: educacao inclusiva, sindrome de down, autismo, 9 cre.

 

No dia 21/03 foi celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down e no dia 02/04 o Dia da Conscientização sobre o Autismo.

Para a equipe do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade estas datas são importantes para a mobilização a favor da inclusão. Na unidade, acontecem muitas ações para celebrar a diversidade, pois todo dia é dia de inclusão.

 

Diferentes atividades e projetos marcam a busca por práticas inclusivas no CIEP da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, localizado no bairro Vila Nova, em Campo Grande. Ações que permitam a participação das crianças com suas diferenças. Seja no Cineclube, no Projeto Voando nas asas da leitura, no Encontro com o autor, e tantas outras atividades, coordenadas para a inclusão dos alunos com síndromes e transtornos para que os mesmos sejam acolhidos e pertencentes à escola. Dessa forma, práticas inclusivas tem atravessado os projetos do cotidiano da escola e movimentado a participação e boa relação entre os alunos.

 

Exibição de filmes e vídeos no Projeto Cineclube nas Escola sobre a conscientização da Síndrome de Down.

 

Este ano, através do Projeto Cineclube nas Escolas/ Cine Doutel, na vertente exibição, os alunos tiveram acesso a informações sobre a Síndrome de Down de uma forma mais descontraída, com vídeos e pequenos debates na Sala de Leitura com a profª Alessandra Yusa.

 

 

 

A motivação dos alunos do projeto Voando Alto nas Asas da Leitura, sob a coordenação da Coordenadora Pedagógica Audrei Alonso, possibilitou através do livro “O Pequeno Rei Artur” uma visita para lá de especial às turmas da escola.

Nesta oportunidade, os alunos puderam contar a história e apresentar um rei. Sim! No reino Doutel o “Pequeno Rei Luís”, da Classe Especial, recebeu este título dos alunos e desfilou pela unidade como protagonista da historia e o grande personagem dos alunos leitores.

 

Visita do Rei Luís às salas participando do projeto Voando Alto nas asas da Leitura

 

 

Para a professora, Alessadra Yussa, regente da Sala de Leitura, o preconceito vem da falta de informação. Ela diz, ainda, que: "... só a informação não é o bastante, devemos vivenciar a inclusão efetivamente e afetivamente."

O grupo avalia que esta edição do projeto "Voando nas asas da leitura" foi uma atividade deliciosa, onde o Luís estava radiante como rei e foi muito bem recebido por todos.

 

Com Informação e uma boa convívência poderemos ter um mundo melhor!

 

No dia 02/04, “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, a unidade realizou o momento azul (cor que representa o autismo) com toda a escola reunida. Todos de azul fizeram a apresentação da música “Diferente igual”.

 

 

Momento azul no CIEP Doutel: apresentação coletiva de música e apresentação de pesquisa dos alunos do 5º ano sobre Autismo.

 

A Sala de Leitura também incluiu a Conscientização do Autismo em suas atividades, a partir do livro "Autismo: uma realidade", de Ziraldo.

 

Houve ainda exibição de vídeos da Turma da Mônica com o personagem André que é autista e dos vídeos do canal "Otávio Show". 

 

Você pode acompanhar um pouco mais das atividades realizadas acessando o link com vídeo produzido pela unidade. Acesse aqui!

 

 

As atividades por lá não param. Vem aí:

  • Dia 16/04  palestra ministrada pela ONG CEBRIA-Anjinho Azul, para os responsáveis.
  • A autora Nancília, que escreveu o livro “Sou autista! E daí?, ”participará do Encontro com o Autor na Sala de Leitura, durante a FLID 2018.

 


Dessa forma, percebe-se que o CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade busca ser uma escola inclusiva. A Unidade Escolar possui quatro turmas de Classe Especial, sendo três de DI e uma de TGD. A escola tem Sala de Recursos que atende vários alunos incluídos da própria escola e alunos das proximidades.

 

O empenho é diário e todo progresso é comemorado por toda a unidade escolar com muita alegria.

 

Todo dia é dia de inclusão no CIEP Doutel!

 

CIEP Armindo Marcílio D. de Andrade

Diretor Geral: Prof. Pedro Jerônimo

CP. Audrei Alonso Brito do Nascimento

Profª SL. Alessandra Lopes Loiola Yusa

Profª CE. Márcia Christine

Como chegar: R. Flávio Fraga - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23070-450

Contatos:  (21) 2412-2989 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 16/11/2017

Crianças da Educação Infantil visitam a Alfabetização: Todo dia é Dia de Integração!

Tags: 9ªcre, educação, infantil, alfabetização, integração, .

 

“Oi, que tal você visitar minha escola?!”. Um convite aberto às crianças, familiares e profissionais que atuam nas unidades exclusivas de Educação Infantil, feito pelas escolas com Alfabetização, bastou para o sucesso do Dia de Integração durante a V Semana de Alfabetização. Dia de brincar, aprender e integrar Educação Infantil e Alfabetização. 

 

A iniciativa da Gerência de Educação previa uma aproximação entre as etapas e a possibilidade de um encontro pedagógico com as crianças, profissionais e famílias. Na programação da 9ª CRE, diversas unidades vivenciaram esse dia de modo a contribuir para a transição das crianças, da Pré Escola à turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

A V Semana de Alfabetização prometia! Palestras e oficinas para professores organizadas pela Gerência de Alfabetização na Escola Paulo Freire. No nível regional, palestras para professores e exposições e oficinas nas escolas entre crianças e familiares. E, para as crianças da Pré Escola II, que irão atravessar as etapas e estarão nas escolas em 2018, havia ainda o desejo de integração.

Aproximar crianças e profissionais de outro espaço físico e também dos profissionais pode ajudar no diálogo importante para a continuidade educativa no processo de escolarização. Para as professoras Vanessa Neves e Monica Baptista (2016), "as crianças que são atendidas em uma instituição de Educação Infantil são as mesmas que frequentam o Ensino Fundamental, mas nem sempre a trajetória educacional da criança é compreendida como um contínuo. O projeto educacional deveria reconhecer as especificidades de cada etapa e, ao mesmo tempo, levar em conta as semelhanças que fazem com que todas as três etapas educativas constituam um mesmo nível de ensino." (Saiba mais aqui)

Assim, as escolas mobilizaram-se para receber as crianças pequenas. Fizeram convites, programação especial com piqueniques literários, exposição de trabalhos, peça teatral, contação de histórias, poesia em LIBRAS, vídeos, jogral, muitas atividades. Um espetáculo de criatividade e dedicação das escolas, em que Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores do 1º ao 3º ano, estiveram abertos para acolher e integrar as crianças.

 

E o dia de Integração na Lycio aconteceu...

 

 

“O diálogo pertence à natureza do se humano, enquanto ser de comunicação. O diálogo sela o ato de aprender, que nunca é individual, embora tenha uma dimensão individual.”
Paulo Freire

 

"A proposta inicial era receber os alunos dos EDIs próximos, apresentando a eles o nosso espaço. Então um evento simples transformou-se num momento de afetividade, cumplicidade e brincadeira. Não podíamos deixá-los sair sem que percebessem a importância daquela visita pra nós, o significado da escola e de tudo o que ela representa. Tínhamos o desafio de apresentar a escola não como extensão de um EDI, mas um lugar onde os pequenos continuariam a viver experiências lúdicas com livros, brinquedos, música e amigos. E foi nesse formato que o Dia de Integração na Lycio aconteceu. Desde o início com a chegada dos nossos convidados até a hora de nos despedirmos, tudo foi preparado para eles, os alunos de lá que serão os alunos de cá. Não só os adultos da Lycio, mas também as crianças da Lycio perceberam que aquele momento era especial para todos. Era a hora de mostrar a nossa escola, nossas construções, nossos professores. A grande roda no final serviu para, dando as mãos, selarmos um compromisso: essa escola sempre será de todos, nós seremos felizes juntos, eu vou aprender com você e você comigo.

- Ana Cristina Possidonio, Diretora da E.M. 09.18.005 Lycio de Carvalho -

 

 

Algumas unidades que também atendem a Educação Infantil realizaram a programação entre as turmas no mesmo espaço. Outras convidaram as turmas de Pré Escola de EDIs e Creches para uma programação diferente nas escolas. As famílias foram convidadas a participar das atividades e também conheceram espaços e profis-sionais. Foram recebidos e apresentados à organização da escola e saíram felizes pensando como será em 2018. 

 

Encontro Literário: CIEP Doutel de Andrade e EDI Dom Bosco

 

“Tudo começou com a sugestão da 9ª CRE de convidar uma escola de Educação Infantil para compartilhar atividades de alfabetização na culminância da Semana de Alfabetização em setembro de 2017. Pensei no EDI Dom Bosco porque muitos alunos fazem o remanejamento da Educação Infantil para o 1º ano.
Nossos alunos ficaram super animados com a ideia de receber as crianças da escola que alguns já tinham um elo afetivo e outros por partilhar as suas atividades com alunos menores da pré-escola. Optamos por trabalhar com atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2017, adaptando para os pequenos convidados. Fizemos atividades como: o Sussurro Literário para pequenos utilizando letras pequenas de cantigas de roda, brincamos de roda com músicas e movimentos aprendidos nas aulas de Educação Física, leitura livre com a Cápsula da Leitura e as nossas crianças contaram histórias no projeto Voando Alto nas Asas da Leitura no Quintal do Doutel.
A partir desta união já visitamos a Feira de Ciências Dom Bosco agora em outubro e vamos colocar em prática uma ideia há muito tempo pensada: o projeto Voando Alto nas Asas da Leitura em outros Quintais ou seja no EDI Dom Bosco.”

(Audrei, Coordenadora Pedagógica do CIEP 09.18.510 Doutel de Andrade)

 


 

O que era para ser um dia de integração passou a ser vários dias. Algumas unidades permanecem integradas e continuam as atividades conjuntas. Escolas têm visitado exposições das crianças no espaço do EDI. Professores de Alfabetização tem ido conhecer os espaços que seus futuros alunos estão. Tudo isto para favorecer a passagem das crianças. Acreditamos que transitar com elas tor-nará esta passagem um prazer. 

 

 

   

 

- Visita do CIEP Doutel de Andrade à I feira de Ciências do EDI Dom Bosco -

 

É muito bom contar com a parceria e o compormisso de todas as unidades que envolveram-se na proposta do Dia de Integração na 9ª CRE.

Os alunos da Educação Infantil com certeza agradecem!

 

DADOS DAS UNIDADES:

 

Escola Municipal Lycio de Carvalho

Direção: Ana Cristina Possidônio

Coordenadora Pedagógica: Carla Brum

R. Sd. Sebastião Viana, 101-319 - Inhoaíba, Rio de Janeiro - RJ, 23063-230
Telefone: (21) 3394-1632

 

 

CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade

Direção: Pedro Jerônimo

Coordenação Pedagógica: Audrei do Nascimento

Endereço: R. Flávio Fraga - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23070-450
Telefone: (21) 2412-2989


   
           



Yammer Share