
Quinta-feira, 20/04/2017
Feira de Ciências no EDI Prof. Sirléia: Corpo humano, máquina da vida!
As crianças do EDI Prof. Sirléia Silva Reis, através do tema “Corpo humano: Máquina da vida”, tiveram a oportunidade de pesquisar, explorar, vivenciar, sentir, pensar sobre o funcionamento do corpo humano. Suas experiências nesta aventura fizeram parte da I Feira de Ciências, que aconteceu no dia 31 de março e reuniu a equipe e familiares para acompanhar as descobertas e aprendizagens das crianças.
É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela tem uma imagem do seu corpo, quando ela conhece adequadamente ele, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que ela conheça: o corpo, os órgãos e suas funções. Esse conhecimento de que ela tem dois olhos, uma boca, dois pés, duas mãos, etc, é que lhe dará conhecimento do esquema corporal que, por sua vez, regula a postura e o equilíbrio, que lhe permitirá conhecer alto, baixo, na frente, atrás, direito, esquerdo, assim como o domínio de seus atos motores.
“Uma das principais justificativas para trabalhar o corpo humano com as crianças é que elas já têm uma curiosidade natural sobre o tema, que pode ser estimulada e ajudará a abordar outros temas relacionados, tais como: saúde, higiene, identidade e também as diferenças.”
(Professora Tatiane Bernardino, turma Pré Escola II)
É através desse conhecimento que a criança terá noção de espaço e delimitações, que depois serão indispensáveis para a aprendizagem da escrita e leitura, por exemplo. Sendo assim, uma criança que não desenvolveu a imagem e o esquema corporal, poderá ter sérios problemas na aprendizagem, pois conceitos básicos não foram adquiridos, não lhes foi dado significados e a base de uma boa aprendizagem começa aqui, na primeira infância.
As ações no dia a dia com as crianças no EDI Prof. Sirléia desdobraram-se em diferentes atividades: Registros e experiências sobre esquema corporal; Os sentidos; O que tem dentro da gente? (principais órgãos); - Os ossos; - Dentição e a saúde bucal; - A água no nosso corpo. O documento Orientações Curriculares para a Educação Infantil, no que diz respeito ao trabalho pedagógico com as ciências sociais e naturais, afirma a importancia do educador efetivar as possibilidades de desenvolvimento das crianças e de sua relação com o mundo, instigando-as, incentivando-as, desafiando-as na organização interna de informações. Encorajando-as a fazerem perguntas e a construir conhecimentos por meio da observação, formulação de hipóteses, experimentação, registro, comunicação e interpretação de resultados.
“Durante o mês de março alunos e professores engajaram-se nessa proposta e capricharam nas construções. No dia da mostra a maior participação foi das crianças, que demonstraram muita sabedoria ao tratar dos assuntos pesquisados.”
(Diretora Cátia Silene)
Parabéns a toda equipe do EDI Prof. Sirléia da Silva Reis pelo sucesso da I Feira de Ciências!
Dados da Unidade:
EDI (09.18.815) Professora Siléia Silva Reis
Estrada João Gualberto Braga, s/n, em Campo Grande
Telefone: 3394-2912
email: edisreis@rioeduca.net
Diretoras: Catia Silene e Luciana

