A A A C
email
Todos os posts escritos por Igaro Guimarães Gouveia (Texto enviado pela profª Raquel Ferreira Lopes Ribeiro)
Retornando 1 resultado para o autor 'Igaro Guimarães Gouveia (Texto enviado pela profª Raquel Ferreira Lopes Ribeiro)'

Quinta-feira, 15/11/2018

Feira das Nações Promove o Protagonismo Juvenil

Tags: 9ª cre, eventos, projetos, protagonismo juvenil, multidisciplinar.

 

Feira das Nações na E.M. Miguel de Oliveira, um movimento feito por alunos e professores que estimula o enriquecimento cultural e o protagonismo juvenil dos jovens cariocas.

 

A Escola Municipal Miguel de Oliveira, situada em Cosmos, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, possui uma equipe de professores com um projeto multidisciplinar que visa à ampliação do conhecimento de mundo do aluno e da sua formação crítica. A unidade atua com alunos do 7º ao 9º ano.  

 

No ano de 2018, a escola promoveu sua II Feira das Nações, na qual participou toda a comunidade escolar. Dentre os principais motivos dessa Feira, estão: estimular a capacidade de liderança e criatividade dos discentes; desenvolver a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos e possibilitar a ampliação do conhecimento de mundo.

 

 

O projeto contou com a exposição das características de vários países

 


Essa atividade teve um caráter bastante abrangente, envolvendo aspectos sócio-culturais de diversos países, que foram estudados através de áreas como música, dança, culinária, geografia, história,etc. Cada turma foi dividida em grupos e os alunos tiveram que pesquisar sobre o país sorteado. O desenvolvimento do trabalho contou com o auxílio de um professor monitor, que atuou como orientador nas pesquisas e na confecção dos cartazes e/ou maquetes. Os grupos realizaram seus trabalhos da maneira autônoma e crítica.

 

 

Alunos e professores envolvidos na Feira

 



No dia da Feira, cada turma ficou responsável por um estande, onde todos os temas desenvolvidos foram expostos de maneira criativa e lúdica, o que chamou a atenção dos demais espectadores. Alunos, professores das demais turmas, pais e equipe gestora participaram ativamente do evento, colaborando para seu sucesso.

 

 

Alunos vivenciando a cultura de diferentes países

 

 

A primeira feira foi realizada na escola no ano de 2016, aproveitando o clima festivo das Olimpíadas que ocorreram em nossa cidade. Neste ano de 2018,  a influência da Copa do Mundo motivou ainda mais a segunda edição do evento. Os trabalhos tiveram desdobramentos únicos para o seio escolar, colaborando significativamente para o desenvolvimento intelectual, crítico e pedagógico do grupo discente. A feira estimulou o protagonismo juvenil dentro da escola, uma das principais propostas do Ginásio Carioca de Turno Único.  

 

 

                          Alunos esbanjando conhecimento, criatividade e alegria

 


A aluna Larissa da Silva Soeira, do 9º ano, relata: "Esta feira é muito importante, porque ficamos sabendo de aspectos que não conhecíamos sobre outros países e socializamos com outras turmas e professores. Acho que é um trabalho muito bom e necessário para a nossa escola".

 

 

Aluna e professora expondo as características da Austrália

 


Outro relato é da professora Janaína Ferreira Lopes dos Santos: "O evento Feira das Nações, na Miguel de Oliveira, foi muito importante para os meus alunos da turma 1701, pois os mesmos adoraram participar e fazer a pesquisa sobre a cultura dos outros países. Todo esse movimento cultural é muito importante para os alunos adquirirem ainda mais conhecimento".

 

 

Alunos e professora expondo as características do México

 


A diretora Nilber Lázaro de Abreu Pequeno afirma: "Atualmente, temos jovens que estão conectados com o mundo, mas que desconhecem o mundo em que vivem. O projeto da Feira das Nações vem para despertar esta curiosidade pelas diferentes culturas e para trazer o uso da tecnologia como ferramenta de conhecimento. A escola, em seu papel social, vai abrindo as mentes dos alunos para o mundo ao seu redor. Sendo a adolescência um período confuso e de muitas descobertas, o jovem pode se perceber em outras culturas através do conhecimento. O contato com a história, costumes e tradições de outros países vai enriquecer a experiência dos alunos e abrir novos debates, de modo a despertar a curiosidade em se aventurar por novas culturas".

 


Para saber mais sobre a Escola Municipal Miguel de Oliveira:
Direção Geral: Nilber Lázaro de Abreu Pequeno
Direção Adjunta: Maisa Manhães da Silva
Coordenação Pedagógica: Carla Verônica do Nascimento
Telefone :22632382
Email: emmigueloliveira@rioeduca.net

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

Contato para publicações

 

 
 


   
           



Yammer Share