A A A C
email
Todos os posts escritos por Igaro Guimarães Gouveia (texto enviado pela profª Tania Regina)
Retornando 1 resultado para o autor 'Igaro Guimarães Gouveia (texto enviado pela profª Tania Regina)'

Quinta-feira, 29/11/2018

As Diferentes Linguagens com a Matemática Divertida

Tags: 9ª cre, educação infantil, matemática, conhecimento.

 

O EDI Engenheira Elaine Monsores Pires trabalha a importância do ensino da Matemática divertida, através do lúdico na Educação Infantil. 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Engenheira Elaine Monsores Pires está localizado na rua Itaúnas s/nº - Campo Grande, zona Oeste do Rio de Janeiro. O EDI atende a 11 turmas, do Berçário ao Pré-II. A professora Marlene Moreira atua como Diretora da Unidade de Ensino, enquanto que a professora Elisabete Goulart exerce o cargo de Diretora Adjunta. A professora Tania Regina exerce a função de professora articuladora. A Unidade, inaugurada em 22/07/2016, tem a missão de promover, através de um ambiente acolhedor e estimulador, o desenvolvimento integral das crianças, com foco na cidadania, na inserção cultural, construção de valores e autonomia.

 

 

Escola e comunidade em perfeita sintonia

 

O Projeto Político Pedagógico (PPP) "Uma Proposta de Vida, Saber Cuidar" proporciona, de forma intencional, oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento da criança, garantindo acesso às diferentes linguagens (oral, escrita, matemática, corporal, ciências naturais e sociais) por meio das quais se expressam e desenvolvem interações, de forma integral. Além disso, propõe o aumento do conhecimento de si e do mundo em que se vive, promovendo um conjunto de práticas que articulam os saberes e fazeres.

 

 

Jogo de dominó feito pelos professores

 

 

A Unidade Escolar desenvolveu o projeto de forma que as turmas sistematizassem os conhecimentos do sistema alfabético e matemático, de um modo contextualizado e global, evitando uma aprendizagem fragmentada e sem significado para as crianças dessa faixa etária. A partir de jogos como trilha, jogo da memória, quebra cabeça gigante, dominó gigante, jogo da velha humano, pinturas e descobertas com cores, os alunos puderam desenvolver habilidades psicomotoras próprias da idade.

 

 

Professores desenvolvendo as atividades com os alunos

 

As atividades também envolveram blocos de encaixe, formas geométricas, simetria, representação bidimensional e tridimensional, tangram, bingo, calendário, etc. Foi contemplado o desenvolvimento sócio-moral, uma vez que respeitar as regras, o grupo, discutir propostas, argumentar em conflitos e respeitar decisões coletivas são desafios para as crianças. O grupo se empenhou em conhecer os jogos, em se apropriar das regras, em confeccionar cada detalhe  e, por fim, em sistematizar e escrever estas regras para compartilhar com a comunidade escolar.

 

 


    Pais acompanham atentamente as atividades feitas pelas crianças

 

 

Foi construído um "Tapete Sensorial" com o objetivo de experimentar sensações com diversos materiais tais como: areia, pedras, algodão, serragem, sementes, sal grosso e esponjas. Esses materiais foram expostos no chão, formando a imagem de um jardim com bichinhos, flores e figuras geométricas. Os responsáveis cooperaram na doação, assim como, na montagem do Jardim das Sensações, favorecendo a interação família-escola.

 

 

 

Alunos experimentando diversas sensações

 

 

A contação de história também foi contemplada no projeto da unidade. A partir da história "Eu sou o redondo", o grupo foi convidado a pensar nas formas das coisas. Fizeram observações dos corpos e da natureza e identificaram elementos/objetos que possuem formas circulares, quadradas e triangulares. 

 

 

Pais orgulhosos com o desenvolvimento das crianças

 

 

A participação e produção das crianças foram priorizadas em todo o processo do projeto, pois o potencial criativo, o desenvolvimento do pensamento e o grafismo devem ser valorizados na Educação Infantil.

 

 

 

Para saber mais sobre o Espaço de Desenvolvimento Infantil Engenheira Elaine Monsores Pires:
Direção Geral: Marlene Moreira
Direção Adjunta: Elisabete Goulart
Professora Articuladora: Tania Regina
Telefone : 3438-4924
Email: ediemonsores@rioeduca.net

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

Contato para publicações

 


   
           



Yammer Share