A A A C
email
Todos os posts escritos por Ingrid Medeiros (Representante Rioeduca 11ª CRE)
Retornando 5 resultados para o autor 'Ingrid Medeiros (Representante Rioeduca 11ª CRE)'

Terça-feira, 12/03/2019

Escolas da 11ª CRE brilhando na Sapucaí!

Tags: 11ªcre, escoladebamba, coraçõesunidosdociep, carnaval.

 

Escola de Samba Corações Unidos do CIEP leva para avenida samba enredo da Escola Municipal Cuba, da 11ª CRE!

 

O carnaval carioca 2019 foi encerrado oficialmente pelo desfile de Carnaval das Escolas Mirins, na terça feira, 05 de março. O desfile contou mais uma vez com a presença do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP, representado por alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro, tornando-se, um dia inesquecível para pais e alunos presentes. Foram 35 escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro totalizando, aproximadamente, 1.600 estudantes componentes da Unidos do CIEP. 

 

Este ano, o tema "De canto em canto, o Brasil dá o tom", que abordou as tradições musicais das regiões do país, foi escolhido para ser desenvolvido pelos alunos da rede. A composição eleita para representar a Corações Unidos do CIEP, na Passarela do Samba, foi uma junção da letra dos alunos da Escola Municipal Cuba (11.20.001) e da Escola Municipal Maestro Pixinguinha (05.14.003) .

 

Alunos da Escola Municipal Cuba

 

 

"A composição em nossa escola foi realizada através da oficina ministrada pela professora de Língua Portuguesa, Nídia Duarte, contou também com a participação do secretário da U.E., Jimmy Charles, que é compositor, além da sala de Leitura. "- Relatou a diretora da E.M. Cuba, Anna Paula GomesA escola, através da oficina, orientou os alunos a compor o samba de acordo com a sinopse do enredo. Feita a composição, o samba foi levado para a disputa na quadra da Estacio de Sá, em setembro de 2018.

 

 

O aluno Eric da Paixão, que também fez parte da composição do samba-enredo, foi um dos intérpretes na Avenida.

 

 

Conheça a letra do samba:  

 

 

 

 

      

 

Compreenda um pouco mais sobre o projeto:

 

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP é uma escola de samba mirim da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 15 de agosto de 1985 por um grupo de professores e animadores culturais liderados à época por Xangô da Mangueira. A escola de samba mirim é formada por alunos da Rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que não só desfilam, como também produzem os desfiles, através do projeto  "Escola de Bamba", projeto que integra o carnaval ao currículo escolar das crianças. A Escola de Bamba conta ainda com o desenvolvimento de oficinas de criação de figurinos, alegorias e adereços, além da própria realização do concurso de samba-enredo.

    

Carro abre-alas da E.M. Cuba (11.20.001)

 

 

A Escola Municipal Cuba abriu o desfile no Carro Abre- Alas, fazendo um minueto coreografado pela professora de Educação Física Suellen Teixeira e ainda contou com um destaque de chão, a aluna Marcelly Espírito Santo.  Outras 3 escolas da 11ª CRE, também participantes do projeto Escola de Bamba, fizeram parte do desfile, são elas: E.M. Leonel Azevedo (11.20.015), CIEP João Mangabeira (11.20.502) e a E.M. Holanda (11.20.014).

 

 

A Diretora Adjunta Adriane Matias e os alunos do CIEP João Mangabeira

 

 

A diretora da Escola Municipal Holanda (11.20.014), Regina Helena Guimarães concedeu seguinte relato ao Rioeduca: "Ao longo do ano de 2018 nossa escola se preparou para participar do projeto Escola de Bamba, a Diretora Adjunta Helena Salomão e a professora Leila Abreu participaram das ações de capacitação e também contamos com o apoio da professora de Educação Física Verona, que também participou de oficinas do projeto. Na escola, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Elisa Margarida, os professores desenvolveram com os alunos um trabalho sobre a origem do samba, suas raízes africanas, e desse ponto partiram para o tema do samba enredo escolhido."

 

 

   

 A Diretora Adjunta Helena Salomão e os alunos da E.M. Holanda

 

 

 

    

     Alunos da Escola Municipal Leonel Azevedo na ala dos "Sertanejos"

 

 

A GRCESM Corações Unidos do CIEP, desfilou este ano com 2 carros alegóricos e 14 alas. A agremiação participa todos os anos do desfile oficial de escolas de samba mirins, desde 1999, que acontece na terça-feira de carnaval na Marquês de Sapucaí. Sua sede está localizada no CIEP que funciona ao lado do Sambódromo. A orientação do projeto está sob a responsabilidade da professora Marillene Monteiro, que rege este movimento pedagógico entre a educação formal e a leitura de mundo fornecida pela educação não formal, sempre com muito carinho, zelo e dedicação.

 

 

"A arte é livre e aberta, à imagem do ser criador
Samba é verdade do povo
Ninguém vai deturpar seu valor"

(Candeia)

 

 

Siga o Blog da CORAÇÕES UNIDOS DO CIEP
https://coracoesunidosdociep.wordpress.com/

 

Quer saber mais?

 

Escola Municipal Cuba

Praia do Zumbi, 25 Zumbi

emcuba@rioeduca.net

2462-8342 2462-8477

 

Escola Municipal Holanda

Rua Inhoverá, S/Nº Jardim Carioca 

emholanda@rioeduca.net

3353-9933 3393-9122

 

Escola Municipal Leonel Azevedo

Rua Luís Sá, S/Nº Portuguesa 

emlazevedo@rioeduca.net

3393-2550 3353-9990

 

Ciep João Mangabeira

Av. Ilha das Enxadas, s/nº Bancários 

ciepjoaom@rioeduca.net

3975-3715 2465-1551

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share