A A A C
email
Todos os posts escritos por Ivanise Meyer - Representante rioeduca.net - 5ª CRE
Retornando 3 resultados para o autor 'Ivanise Meyer - Representante rioeduca.net - 5ª CRE'

Quarta-feira, 27/04/2011

Esse blog é nota dez!

O Rioeduca.net aproxima as pessoas que integram a rede municipal do Rio de Janeiro. É através dele que podemos conhecer e divulgar o trabalho dos profissionais que estão em nossas escolas.

 

Enviei um e-mail para todas as escolas da 5.ª CRE anunciando que o Rioeduca.net está de "braços abertos" esperando os projetos, blogs, vídeos e outras publicações que possam ser veiculadas em nosso portal. Foi assim que conheci a professora Heloisa Ribeiro, a Tia Helô. Veja o que ela contou para nós:

 

"Sou professora do Município do Rio de Janeiro desde 1977, quando passei no concurso para Prof II. Lecionei em Classes de Alfabetização e em todas as outras séries na E.M. Padre Dehon até o ano de 1996 quando, já com outra matrícula pedi exoneração do cargo de P II e assumi como P I. Há dez anos me aposentei nesta primeira matrícula.


Na matrícula atual, leciono Matemática em turmas do segundo segmento na E.M. Waldemar Falcão, principalmente com o 9.º ano.

 

A ideia de criar um blog surgiu da vontade de facilitar a troca de informações com meus alunos e tornar mais moderno e atraente o ensino da Matemática para as minhas turmas. Fiquei encantada com o que vi em blogs como o "Baú de Ideias" e o "Voando mais alto". Resolvi criar o blog "Tia Helô" - uma lembrança dos tempos em que fui P II (com muita honra!). O objetivo do blog é divulgar, entre os meus alunos, a Educopédia e o Reforço Digital, vídeos, fotos, notícias, etc, relacionados as atividades escolares."

 

 

O blog é uma possibilidade de ampliação de nosso trabalho em sala de aula. Cada postagem além de complementar as aulas, abre um leque de possibilidades de navegação.

 

É isso mesmo, Heloisa! Você está no caminho certo! Parabéns, querida por este belo trabalho e por sua disposição em criar este espaço virtual!

 

Uma dica para todos os novos blogueiros: visitem outros blogs, percebam as formas de organização, disposição dos conteúdos (texto, fotos, vídeos, slides, etc), pensem no blog como uma extensão de sua sala de aula. Há tutoriais com dicas em vários blogs e sites, pesquise e em breve você desenvolverá um estilo próprio para suas postagens.

 

Quer conhecer o blog da Heloisa? Clica no link: http://heloisa-ribeiro.blogspot.com/


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/04/2011

Glossário do Bloguês

Para ajudar os novos blogueiros da rede, trazemos esse glossário para tirar algumas dúvidas sobre termos que são usados na blogsfera. Vamos a eles:

Adsense - Programa de exibição de anúncios que geram renda quando clicados. É muito popular e está presente na maioria dos blogs.


Banner - Espaço publicitário inserido no blog.

Blogger – Palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.
 

Blogueiro – Autor do blog.


Blogroll – Lista de links para outros blogs ou sites disposta na lateral do blog.

Blogsofera - Entende-se por Blogosfera toda a comunidade de blogs na internet. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.

Comentários – Ferramenta que possibilita aos visitantes deixarem comentários sobre o que o autor escreveu.

FEED (Site Feed) – Link para um endereço da internet (URL), que apresenta a página em formato RSS. Sites com esta opção podem ser lidos por aplicativos instalados no computador do usuário que, conectado à internet, recebe a notificação de que houve alguma atualização nos sites de seu interesse. O link também pode estar identificado como RSS, XML ou ATOM.


Flog ou Fotolog – Tipo de blog no qual o elemento principal é a fotografia.


Gadget - Chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.

HTML – Abreviatura de Hypertext Markup Language. Linguagem de programação de páginas na WEB.

Licença Creative Commons – É uma organização sem fins lucrativos que oferece um sistema flexivel de licenças que permite aos autores definir como como desejam distribuir e compartilhar suas obras na Internet.

Meme - É para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica entre locais onde a informação é armazenada. O termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. Geralmente, os blogueiros usam memes para aprofundar um tema ou simplesmente aumentar o acesso a seus sites.


Metablog – Ato de publicar posts sobre blogs.


Moblog (Mobile blog) – Blog ou área de um blog onde são publicados pequenos textos, sons ou imagens através do celular.

Paraquedista - Aquele que chega ao blog via buscadores, principalmente o Google. Os paraquedistas entram e saem das páginas rapidamente, clicando em links que venham a se assemelhar à sua busca inicial.

Permalink (Permanent Link) – Link de acesso direto a um texto. Evita a necessidade da busca entre diversos arquivos.

Pingback - Uma funcionalidade usada para notificar um blog ou website de que foi linkado por outro blog.

Plungins ou Plug-in - São mini-programas que adicionam funções a outros softwares ou serviços online.

Podcast – Arquivos de áudio, geralmente MP3, criados por amadores ou profissionais para download e normalmente distribuídos via RSS.

Post – Nome dado a cada publicação de texto ou imagem feita pelo autor, com título, data, hora etc. Também chamado de postagem.

RSS (Really Simple Syndication) – Formato de página que pode ser lido por programas especiais (agregadores) a fim de identificar atualizações em sites cadastrados.

SEO (Search Engine Optimization)‎ - É uma técnica utilizada para posicionar sites e blogues nos primeiros resultados das pesquisas por termos nos buscadores.

Tagboard - Mural onde os visitantes podem deixar recados e comentário.

Template - É o modelo, o layout do blog. Um template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação - por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.


URL - Abreviatura de Uniform Resource Locator, ou seja, o endereço de uma página na WEB.

Widget - São os brinquedinhos dos blogueiros. Coisinhas que a gente coloca na barra lateral. Esse é um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.

WordPress - É o software para blogar mais popular da Internet. Foi criado pela companhia WordPress. Essa companhia de software pertence ao Yahoo. Tem mais funcionalidades do que o Blogger e o número de templates e de plugins é muito maior, contudo o Blogger é mais prático e mais fácil de usar.

 

Este texto faz parte da apostila de um curso de formação de professores, em Belém (Pará), de autoria de Franz Kreuther, editor do blog

http://esteblogminharua.blogspot.com/

 

Você já leu a postagem com o passo a passo para criação de um blog? Não se esqueça de nos enviar um e-mail contando sobre o blog para que possamos divulgá-lo no Rioeduca.net.
 

 


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/04/2011

Nossos jovens escritores!

Tags: 5ªcre.

A professora Nivânia Carvalho, da E.M. 05.14.034 Amapá, compartilha conosco a sua alegria em ter o poema "A bola quadrada" do seu aluno Cléviton Bispo, publicada no Jornal O Globo no sábado (17/04/2011). Ela revelou também que no ano passado, teve a satisfação de ter sua filha e duas alunas entre as dez melhores do 31.º Ciranda de Poesia.

 

               

 

 

Ela desenvolve o projeto "Pequenos Escritores Grandes Leitores" desde 2010 com sua turma, agora no 5º ano.

 

Nivânia acredita que a formação do leitor se dá através de bons exemplos existentes na família e na escola.

 

A preocupação da professora era a dificuldade de grande parte dos alunos para redigirem um bom texto. A partir daí, surgiu esse projeto fundamentado pelo projeto "Rio uma Cidade de Leitores" e pelo Projeto Político Pedagógico da escola “Ler é Preciso”.

 

Nas palavras da professora: "A turma já possui o hábito de ler até três livros semanalmente, portanto ler, eles já lêem agora é o momento de incentivar a escrita e formar verdadeiros escritores."

 

Parabéns a todos que participam deste belo projeto! Agradecemos à professora Nivânia Carvalho pelo envio do relato do projeto "Pequenos Escritores Grandes Leitores".

 

Você  é da 5ª CRE e quer divulgar seu projeto também?

 

Envie seu projeto por e-mail ivanisemeyer@rioeduca.net (conte um pouco sobre o projeto, envie fotos, slides ou vídeos para que possamos publicar aqui no portal Rioeduca).

 


   
           



Yammer Share