A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana Rebelo e Lyvia Teixeira
Retornando 1 resultado para o autor 'Juliana Rebelo e Lyvia Teixeira'

Segunda-feira, 14/05/2018

Fica a dica Alfabetização: Com as Youtubers do Redescobrindo

Tags: fica, dica, alfabetização.

 

Fica a dica Alfabetização

 

 

Olá!

Confira toda semana um vídeo novo no Canal Redescobrindo no YouTube: https://bit.ly/2rInGg9  .

 

Como surgiu o Redescobrindo:

No final do ano de 2017, durante o período de aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), uma matéria no jornal chamou a atenção. A notícia falava de como os alunos do ensino médio recorrem, cada vez mais, a plataformas de vídeos na internet para estudo (no caso mais conhecido, o site YouTube). A reportagem falava ainda das múltiplas formas que esses alunos encontravam em tal ferramenta para estudar ou relembrar os conteúdos da avaliação.

Começamos, então, a questionar como gostaríamos, também, de ter essas ferramentas disponíveis para as crianças em processo de alfabetização. Para quem procura por aulas sobre álgebra, aritmética, regras ortográficas, acontecimentos históricos ou conhecimentos gerais, dentre outros, não faltam opções na internet, porém, para pais, alunos e professores que pesquisam conteúdos sobre o processo de alfabetização, a situação é totalmente diferente.

Diante da escassez de conteúdos audiovisuais que atendessem a essa faixa etária, nós decidimos fazer diferente e colocar a mão na massa. Criar videoaulas interativas que abordassem a leitura, a escrita e os demais assuntos dos primeiros anos do ensino fundamental, de forma lúdica e contextualizada porque, sobretudo, pensávamos nos alunos, que também eram usuários do Youtube e gostavam muito de acessar tal recurso.

Visando, então, a oportunidade de que houvessem bons vídeos para todos aprenderem de uma forma diferente, para lidar com a dificuldade no desenvolvimento da recuperação paralela na sala de aula e ainda, oferecer uma oportunidade que, mesmo em casa, a criança com autonomia tenha interesse em aprender, surgiu o Redescobrindo.

 

Mas por que, “Redescobrindo”?

A definição do nosso nome não foi aleatória. Precisávamos de um nome que pudesse dar conta das duas palavras que estão no centro da ideia. A primeira palavra é rede, que está por toda parte. Seja nas nossas conexões neurais ou nas formas de comunicação atuais ela tem a propriedade de interligar elementos e permitir que a informação circule entre seus componentes. Além do mais, a veiculação do nosso trabalho se dá, principalmente, através de uma rede, a internet.

A outra palavra está relacionada a descoberta. A reinvenção da escrita é uma das grandes proposições de Emília Ferreiro. Para ela, o processo de leitura e escrita requer reconstrução e, no nosso entendimento, redescoberta.

Além disso, propomos ajudar os alunos, ou professores nas suas matérias, ou nas aulas, para que os alunos possam ver um conteúdo que já viram, ou que estão vendo, de uma outra forma. Redescobrir significa apropriar-se da descoberta e impregná-la de novos sentidos, novos valores.

Então, Rede + Descoberta deu origem ao Redescobrindo, que busca oferecer um conteúdo atrativo e diferente, através de recursos digitais, para possibilitar novas descobertas, auxiliar no desenvolvimento da criança e, ainda, favorecer o reforço com um novo olhar para aquelas crianças que mais precisam.

 

Abaixo um pouco da nossa biografia:

 

Juliana Rebelo


Graduada em Pedagogia pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e, atualmente, Mestranda em Educação na mesma instituição, na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais, tendo experiência com pesquisas na área de Tecnologias Digitais e Educação, Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Escolar. Também é Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes e ainda especialista em Educação e Tecnologias pela Universidade Veiga de Almeida.

Professora de Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro, atua em classe de alfabetização como regente de turma na Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro, em Jacarepaguá. Porém, a paixão em alfabetizar surgiu ainda no tempo de faculdade, durante o estágio no Colégio de Aplicação da UERJ (CAp-UERJ).

A união das duas paixões na educação (Alfabetização com as Tecnologias Digitais) foi então possível através da criação e do desenvolvimento do canal “Redescobrindo”, em parceria com a professora Lyvia Teixeira.

 

Lyvia Teixeira

Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou sua regência na Rede Municipal de Ensino nas turmas de educação infantil. Hoje, como professora do ensino fundamental, atua na Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro, dedicando-se à alfabetização e ao desenvolvimento de estratégias para a melhoria na aprendizagem.

Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, acredita que ensinar exige pesquisa e educação permanente. Por isso, é pós-graduanda em Neuroaprendizagem e empenha-se nos estudos sobre como o cérebro aprende.

Preocupada com a dificuldade de aprendizagem dos alunos da rede, com a implementação de ações para reforço escolar e recuperação paralela, iniciou o canal “Redescobrindo”, em parceria com a professora Juliana Rebelo.
 

 

Até a próxima semana!

 


   
           



Yammer Share