A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira
Retornando 16 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira'

Quinta-feira, 22/02/2018

DIAGNOSE DAS TURMAS DO 1º, 2º E 3º ANOS

Tags: diagnose, turma.

 

 

 

 

 

Circular E/SUBE N.º 005 

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2018.
Assunto: DIAGNOSE DAS TURMAS DO 1.º, 2.º E 3.º ANOS

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a),
Senhor(a) Professor(a) Regente do 1.º, 2.º e 3.º Anos,


A Equipe da Gerência de Alfabetização da Subsecretaria de Ensino, tendo em vista o trabalho de alfabetização desenvolvido nesta Rede em 2017, a continuidade desse trabalho e as matrículas de novos alunos, encaminha, em anexo, documentos com orientações que servirão de base ao PROCESSO DE DIAGNOSE DAS TURMAS DE 1.º, 2.º E 3.º ANOS.


2. O objetivo é levantar e confirmar informações acerca do desenvolvimento de cada turma e do caminho percorrido, individualmente, pelos alunos, identificando os conhecimentos consolidados, os que se encontram em fase de construção e os que ainda não foram construídos.


3. Esse processo de diagnose se dará no período de 19/02/2018 a 28/03/2018, conforme orientações contidas nos documentos relacionados a seguir.

 

4. Documentos para o 1.º ANO:
Instrumentos para Diagnose em Leitura, Escrita e Matemática (planilha em Excell composta de 6 (seis) “abas”, onde cada “aba” é um anexo):
- Aba Carta aos Professores (Anexo I).
- Aba Preenchimento de Dados (Anexo II).
- Aba Leitura (Anexo III).
- Aba Escrita (Anexo IV).
- Aba Matemática (Anexo V)
- Aba Origem dos Alunos (Anexo VI)

 

Folha 2 da Circular E/SUBE N.º 005, de 19/02/2018.


5. Documentos para o 2.º ANO:
Instrumentos para Diagnose em Leitura, Escrita e Matemática (planilha em Excell composta de 5 (cinco) “abas”, onde cada “aba” é um anexo):
- Aba Carta aos Professores (Anexo I).
- Aba Preenchimento de Dados (Anexo II).
- Aba Leitura (Anexo III).
- Aba Escrita (Anexo IV).
- Aba Matemática (Anexo V)


6. Documentos para o 3.º ANO:
Instrumentos para Diagnose em Leitura, Escrita e Matemática (planilha em Excell composta de 5 (cinco) “abas”, onde cada “aba” é um anexo):
- Aba Carta aos Professores (Anexo I).
- Aba Preenchimento de Dados (Anexo II).
- Aba Leitura (Anexo III).
- Aba Escrita (Anexo IV).
- Aba Matemática (Anexo V)


7. A presente circular segue, também, acompanhada dos seguintes anexos, que se referem ao 1.º, ao 2.º e ao 3.º Anos de Escolaridade:

  • Planilha de Habilidades, com quantitativo, níveis e escalas de desenvolvimento (Anexo A).
  • Quadro de Interpretação dos Níveis de Desenvolvimento das Habilidades (Anexo B).

 

8. Data limite para preenchimento, pelo(a) Professor(a) Regente(a), dos Instrumentos para Diagnose em Leitura, Escrita e Matemática e de devolução para o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a): 23/03/2018.


9. Data limite para lançamento dos dados no DESESC, pelo profissional responsável na Unidade Escolar: 28/03/2018.

 

Folha 3 da Circular E/SUBE N.º 005, de 19/02/2018.


10. Algumas considerações relevantes:

a) A fim de contribuir para o trabalho do(a) Professor(a) Regente, encontram-se disponibilizados, no Portal Rioeduca - os Cadernos de Apoio Pedagógico do Professor (1.º, 2.º e 3.º Anos), com orientações acerca de cada habilidade tratada nos Instrumentos para Diagnose.

b) Nos Instrumentos para Diagnose do 1.º Ano (“aba” Origem dos Alunos – Anexo VI), o(a) Professor(a) Regente do 1.º Ano e o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) deverão indicar se o aluno cursou ou não a Educação Infantil.

c) Consideramos importante que, ao final do processo, os Instrumentos para Diagnose, a Planilha de Habilidades (Anexo A) e o Quadro de Interpretação dos Níveis de Desenvolvimento das Habilidades (Anexo B) sejam devidamente analisados e estudados pelos(as) Professores(as) Regentes e pelo(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), de modo que possam propiciar ações interventivas para os problemas observados e viabilizar o desenvolvimento das habilidades que ainda se encontram em processo de construção.

d) Ressaltamos a importância de que os Instrumentos para Diagnose sejam devidamente arquivados na escola.


11. Em caso de dúvidas acerca do preenchimento desses documentos, estaremos à disposição pelos telefones 2273.4200 / 2976.2325 / 2976.1410 e também pelo e-mail: galsme@rioeduca.net. 

 

12. Esta circular acompanha 15 anexos*.

 


ANEXOS

 

 

Atenciosamente,

 


Janaína Cruz da Silva de Andrade
Gerente II da Gerência de Alfabetização - E/SUBE/GAL

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Subsecretária de Ensino - E/SUBE

 


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/08/2017

Seleção de Professores para Programa de Especialização na Área de Matemática

Tags: seleção, professores, matemática especialização, pós-graduação.

 

 

PROFESSORES SELECIONADOS - PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE MATEMÁTICA

 

__________________________________________________________________

 

Avançando no objetivo de reafirmar a política de valorização dos professores da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação torna público que fará realizar o processo seletivo para o preenchimento de 15 vagas em Programa de Pós-graduação lato sensu, em ensino de Matemática. O PED Brasil – Programa de Especialização Docente – é um projeto experimental de formação de professores em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, sob orientação da Stanford University, através do CERAS – Center for Education Research at Stanford. O curso terá início em 21 de agosto de 2017 com duração de 480 horas, ao longo de, aproximadamente, 12 meses.

1. Público-Alvo

Professores estáveis da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, regentes da disciplina MATEMÁTICA, em exercício, no ano de 2017, em turmas regulares de 6º ou 7º ano, com uma matrícula de 40 horas ou duas matrículas que perfaçam, no mínimo, o total de 32 horas, ainda que em regime de Dupla Regência.   

2. Da inscrição

2.1 As inscrições serão recebidas no período de 28 de julho até as 23 horas e 59 minutos do dia 04 de agosto de 2017, somente através de mensagens enviadas ao endereço eletrônico inscricaopedbrasil@rioeduca.net , contendo nome completo, número da(s) matrícula(s), designação da(s) escola(s) em exercício e manifestação do desejo de participar do curso. A documentação exigida, relacionada no subitem “2.2”, devidamente digitalizada em formato PDF, deverá ser encaminhada em anexo à mensagem, solicitando inscrição. A documentação em meio físico será exigida posteriormente, aos selecionados.

2.2 No ato da inscrição, o candidato deverá enviar para o e-mail indicado:

· Memorial descritivo de, no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) páginas, em fonte Arial, tamanho 12, espaço “1,5”, contendo informações relevantes do seu percurso profissional e suas pretensões com este curso;
· Currículo com formação acadêmica e experiência profissional;
· Declaração de cessão de uso de imagem das aulas (ANEXO 1);
· Declaração de compromisso em participar, futuramente, caso seja convocado, como formador multiplicador da metodologia aprendida durante o curso (ANEXO 2);
· Declaração de compromisso em permanecer na Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro por, no mínimo, 5 (cinco) anos após o encerramento do curso, conforme disposto mo Decreto n.º 31.614, de 18 de dezembro de 2009 (ANEXO 3).

2.3 A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre a seleção.

2.3.1 Para inscrever-se, o candidato deverá:

· Certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no processo seletivo.

2.4 Não serão aceitas inscrições por outros meios além do estipulado, condicional ou extemporânea. Verificando, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, a inscrição será cancelada.

2.4.1 Os dados cadastrais, informados no ato da inscrição, são de responsabilidade exclusiva dos candidatos, vedada a possibilidade de alteração posterior, exceto o endereço para correspondência.

2.4.2 A prestação de declaração falsa ou inexata e a não apresentação de quaisquer documentos exigidos importarão em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2.4.3 O descumprimento das instruções implicará a não efetivação da inscrição.

3. Da seleção

3.1 A avaliação dos candidatos será feita por meio de Processo Seletivo que constará de:

· Análise do currículo;
· Análise do memorial;
· Entrevista a ser realizada em data, horário e local que serão divulgados por meio de Edital a ser publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e encaminhado ao candidato, através do e-mail por ele informado no ato de inscrição.

4. Dos recursos

Considerando a natureza do processo seletivo interno, não serão aceitos recursos sobre o resultado da seleção.

5. Do resultado da seleção

· O resultado da seleção será divulgado por meio de Edital a ser publicado do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Os candidatos admitidos serão comunicados também pelo email fornecido.


  

Para maiores informações, acesse o EDITAL no link abaixo:

http://bit.ly/2eTucy5


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/06/2017

UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO 21

 
 
 
ATENÇÃO
 
Para ligações através de fixo ou celular
 
 
  • Para ligações de longa distância, realizadas através de telefone fixo ou celular, sempre utilizar o código 21.
     
  • A utilização de outro código, irá gerar custo em outra operadora, com a qual não temos cobertura de contrato, o que implicará em pagamento extra.
     
  • DDD Claro, o código é 21.      

 

 

 

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O

CARTAZ QUE DEVERÁ SER IMPRESSO E FIXADO JUNTO AO APARELHO TELEFÔNICO


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/04/2017

Desafio 2017 - Prêmio Criativos da Escola

Tags: desafio, criativos, concurso, premiação, escola.

 

 

 

Iniciativa do Instituto Alana, a 3ª edição do Desafio abre inscrições no dia 10 de abril e reconhecerá iniciativas de transformação desenvolvidas por alunos em todo o Brasil.

 

 

 

A partir do dia 10 de abril, podem ser inscritos, na 3ª edição do Desafio 2017: “Criativos da Escola”, projetos de crianças e jovens que têm transformado a realidade em que vivem.

Realizado pelo Instituto Alana, o Desafio reconhecerá 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo e impacto social e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ).

O objetivo do Desafio é celebrar projetos desenvolvidos em escolas públicas ou privadas que estimulem o protagonismo dos alunos e incentivem a formulação de soluções para eventuais problemas nas escolas, comunidades ou municípios onde moram. 

Além da viagem a ser realizada em dezembro deste ano, em que os grupos selecionados poderão trocar experiências e fortalecer suas ações, haverá também prêmios em dinheiro para o projeto e para o educador responsável.

“Em 2016, recebemos 1 014 projetos de todas as regiões brasileiras, com centenas de experiências incríveis, desde um coletivo de meninas negras que lutam contra o machismo e o racismo na escola até uma iniciativa de estudantes que gerou uma lei municipal de preservação da caatinga, no Ceará. Esse ano, nós queremos conhecer muito mais ações inspiradoras desenvolvidas por jovens em todos os cantos do Brasil. O Desafio é uma oportunidade de valorizar, dar voz e visibilidade ao trabalho dessas novas gerações”, explica Carolina Pasquali, diretora do “Criativos da Escola”.
 

Os interessados podem enviar, até o dia 1º de outubro de 2017, tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento,

pelo site do "Criativos da Escola": http://criativosdaescola.com.br/

 

Para os educadores que têm interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, a iniciativa disponibiliza, também, em seu site, Material de Apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula.

Pelo segundo ano consecutivo, o “Criativos da Escola” conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.
 

 


 


   
           



Yammer Share