A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)
Retornando 27 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)'

Sexta-feira, 31/03/2017

Projeto Aqui o Mosquito não se Cria na E.M. Bolívia

Tags: arboviroses, dengue, mosquito, pse, aedes, 5ªcre.

 

Neste ano de 2017, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer estão fazendo uma grande mobilização contra a Tríplice Epidemia de Arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. A Escola Municipal E/CRE(05.14.005) Bolívia está participando ativamente dessa campanha com vários projetos interessantes. Confira o projeto da professora Fernanda Paiva (turmas 1.501 e 1.502).

 


 

No mês de fevereiro, a Escola Municipal Bolívia abraçou a campanha de mobilização contra a Tríplice Epidemia de Arboviroses. O objetivo principal foi de conscientizar toda a escola da importância de se prevenir contra a Dengue, tomando medidas que atinjam não somente a escola, mas também toda a comunidade próxima a ela.

 

 

O Projeto “Aqui Mosquito não se Cria” teve várias etapas que contribuiram para o engajamento de toda a comunidade escolar nessa campanha. Foram realizadas atividades como:

  • incursão por toda a escola à procura de focos do mosquito da Dengue;
  • trabalho em grupo para confecção de cartazes que foram espalhados por toda Escola;
  • pesquisa individual em cartolina para os murais externos;
  • confecção de panfletos para a entrega em toda a comunidade próxima a escola;
  • caminhada no entorno da U.E. para a distribuição dos panfletos.

 

 

Depoimento da Professora responsável:

"Embora a projeto ainda esteja em andamento, está surtindo um efeito bastante positivo no que diz respeito à conscientização com relação ao que deve ser feito para evitarmos a doença."

Um pouco mais sobre a campanha de Mobilização contra a Tríplice Epidemia de Arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya.

Para eliminar os focos do mosquito:

Obtenha outras informações no link abaixo e compartilhe com todos:

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=5795

 

Parabéns a todos pela participação e comprometimento nesse projeto que é tão relevante para a nossa sociedade, visando o bem estar de cada cidadão Carioca! Parabéns a professora, gestores e a todos os alunos que se uniram em prol do êxito dessas ações!

 

Sobre a Escola:

Escola Municipal Bolívia - E/CRE(05.14.005)
Diretor: Vera Regina Mendes de Lima
Diretora Adjunta: Simone Coimbra
Endereço: Praça. Cotigi, 211 - Vicente de Carvalho
E-mail: embolivia@rioeduca.net
Tels: 2482-9332 / 3457-6399
Atendimento: da Educação Infantil até o 4ºano.


 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades bacanas e que gostariam de compartilhar. Clique AQUI para saber o e-mail do seu representante.

 

E não esqueça de deixar aqui o seu comentário. Ele é muito importante para nós!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/03/2017

Gaspar Vianna na Luta contra o Aedes

Tags: aedes, mosquito, pse, 5ªcre.

 

O ano de 2017 já começou com uma grande frente de luta contra a proliferação e o controle do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor de várias doenças como a Zika, Dengue e Chikungunya. A escola Municipal Gaspar Vianna, entendendo a importância de ações que promovam a prevenção e o controle do mosquito Aedes, entrou nessa campanha e teve o apoio e o engajamento de todos os professores, alunos e comunidade escolar.

 

Várias foram as atividades implementadas pela escola com esse tema. A seguir estão os trabalhos desenvolvidos nesse mês de fevereiro por algumas turmas, mas ressaltamos que nossas ações contra o mosquito Aedes serão desenvolvidas durante todo o ano de 2017.

A turma 1703 fez um treino ortográfico com a professora Renata Barbosa, de Língua Portuguesa, tendo como tema várias dicas para combater a proliferação do mosquito. A turma 1703 participou de um treino ortográfico diferente com dicas de ações para combater as doenças. Enquanto treinavam as questões ortográficas aprendiam cuidados que devemos tomar na nossa residência para vencer essa guerra contra o mosquito. Os alunos deveriam relacionar a ação à figura correspondente e durante a atividade cada aluno contava como sua família tem se esforçado nessa batalha. Confira:

 


 

No dia 13 de fevereiro, a turma 1303, da professora Márcia, realizou várias atividades muito legais: a confecção de um fantoche do mosquito; a turma “curte ou não curte” algumas medidas para evitar a proliferação do mosquito; a turma fez uma paródia com a cantiga de roda "O sapo não lava o pé" com uma letra incentivando o combate e a proliferação do mosquito: "Não a esse mosquito, pois ele não é mais forte que você!"...Veja algumas fotos:

 


 

A turma 1601 colaborou na campanha contra a proliferação do Aedes Aegypti fazendo cartazes informativos, dentro das aulas de Ciências, com a professora Verônica. Os temas desses cartazes foram: as doenças causadas pelo mosquito, seus sintomas e meios de prevenção. Ficou muito legal! Confira:
 


E a Educação Infantil da turminha EI 51, da professora Marize Godinho, não para de aprontar! Na semana de combate ao mosquito Aedes, realizou várias atividades especiais:

 



Olha os nossos Caçadores de Mosquito! Parabéns!

 


 

A turma da classe especial da Professora Priscilla Rossi também já entrou nessa onda. Os alunos e a professora já estão participando ativamente dessa campanha “Aqui mosquito nao se cria, aprendendo como combater a proliferação do mosquito.” Olha só:

 

Parabéns pela dedicação e comprometimento de todos os envolvidos nesse trabalho de excelência da Escola Gaspar Vianna!


Para saber mais:

Aedes aegypti


Fonte: http://aquimosquitonaosecria.prefeitura.rio/

Sobre a escola:

E.M. 05.14.023 Gaspar Vianna
Diretor(a): Viviane Pinheiro Bianchi
Rua Heron Domingues 122, Irajá
E-mail: emvianna@rioeduca.net
Tels: 3372-5041 / 3372-5665
Blog: http://emgasparvianna.blogspot.com.br/

 

 

Gostou da publicação dessa escola? Envie a atividade/projeto da sua escola para o Rioeducador da sua CRE, para compartilharmos as práticas exitosas na nossa rede municipal de ensino. Clique AQUI para saber qual é o Rioeducador da sua CRE. E não esqueça de deixar o seu comentário!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/03/2017

Aula inaugural e primeira semana de acolhimento na Creche Municipal Estrelinha Dourada

Tags: aula inaugural, acolhimento, educação infantil, edi, 5ªcre.


Iniciamos mais um ano letivo, cheio de empolgação e novidades...
No primeiro dia, os responsáveis foram convidados a participar de uma aula inaugural, onde acompanharam um pouquinho da rotina dos alunos na creche.

 

 

Nos dias que se seguiram foi feito um trabalho com os pequeninos alunos da turma do MI, pois eles estão conhecendo e começando a se adaptar ao novo espaço.

Os nossos alunos do MII, aproveitaram para matar as saudades e ir retornando à rotina aos poucos.

 


Trabalharemos neste 2017 com o PPA (Projeto Pedagógico Anual) “VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DA ARTE” e, por isso, desde o nosso primeiro contato com crianças e famílias a proposta já foi o do pintar, do experimentar e do vivenciar as diversas possibilidades que a arte pode nos proporcionar. As artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas potencialidades. Trabalhar com artes na Educação Infantil é uma oportunidade de despertar a sensibilidade nas crianças, aguçar os sentidos e proporcionar sensações.

 


E, para finalizar esta semana especial para toda comunidade escolar, sábado, dia 11/02/2017, aconteceu a RR (Reunião de Responsáveis) onde realizamos uma dinâmica da “ÁRVORE DOS COMPROMISSOS”: cada responsável sorteou uma parte da árvore e tinha que ler e comentar as atitudes dos pais em relação à creche, atitudes cotidianas que resultam em um grande impacto no compromisso e na responsabilidade de estarmos juntos neste processo de estabelecer vínculo e confiança. Ao final, nossa árvore ficou bem cheia e bonita e o mais importante, houve a possibilidade dos responsáveis entenderem a necessidade de sua participação neste processo. Contamos com a participação da equipe do C.M.S. Alice Toledo Tibiriçá, que realizou uma dinâmica onde todos puderam conferir seus conhecimentos sobre as Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue. Descobrimos alguns mitos e verdades a respeito da doença e principalmente a prevenção.

 



E assim demos o nosso ponta pé inicial neste 2017 e, como nos diz Candido Portinari,

“Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte”

 

Texto: Diretora Elizabeth Ferreira

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.14.604) Creche Municipal Estrelinha Dourada

Rua João Adil de Oliveira 25 Irajá 

E-mil: cmedourada@rioeduca.net 3372-5052

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades bacanas e que gostariam de compartilhar. Clique AQUI para saber o e-mail do seu representante.

E não esqueça de deixar aqui o seu comentário. Ele é muito importante para nós!

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/01/2017

Projeto Formação de Leitores de Imagens

Tags: sala de leitura, leitura de imagens, barão do amparo, 5ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal (05.15.035) Barão do Amparo teve, no ano de 2016, um Projeto desenvolvido pela professora Marcia Brum, da Sala de Leitura, onde o principal objetivo foi trabalhar com os alunos além da simples leitura dos livros: formar leitores de imagens.

 

 

Sobre o Projeto:


"JUSTIFICATIVA:

• Favorecer a reflexão de que a leitura não está presa apenas às palavras. É um processo de compreensão abrangente destas e das imagens. Portanto, é necessário dar relevância tanto à leitura das palavras quanto a de imagens. Na atualidade, vivemos rodeados por imagens que demandam de nós mais do que um simples passar de olhos.

 

OBJETIVOS:


• Informar que as ilustrações (imagens utilizadas para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto) funcionam como elementos enriquecedores das obras, sendo atrativas e colaboradoras na contação da história.

• Promover a leitura de diversos livros de textos literários com diversidade de ilustrações que levem à admiração da Arte, dos autores e dos artistas ilustradores.

• Fazer com que os alunos despertem e desenvolvam competências e habilidades para exteriorizarem e desenvolverem as suas capacidades artísticas.

 

PÚBLICO ALVO:

Todos os alunos do E.I. ao 5º ano e Classe Especial, professores e funcionários da Unidade Escolar.

 

CRONOGRAMA:

1º de setembro à 4 de novembro.
Culminância: 4 de novembro com a visita da ilustradora GRAÇA LIMA.

 

 

CULMINÂNCIA:

Na manhã do dia 4 de novembro de 2016, para a culminância do Projeto Formação de Leitores de Imagens, reuniram-se alunos, professores e funcionários no pátio interno da escola Barão do Amparo, que com uma mistura de livros, cartazes, murais, exposições, carinho, dedicação... transformou-se num cenário encantado e agradável para unir dois importantes personagens na magia da leitura: a autora ilustradora e o leitor.

Tivemos a honra e imenso prazer em receber a ilustradora Graça Lima. Foi um encontro alegre e agradável que propiciou aprendizagem, encantamento e incentivo à valorização da ilustração... Inesquecível para os pequenos e grandes admiradores.

No evento houve lindas apresentações que enalteceram a culminância do Projeto. Os alunos da Educação Infantil, orientados por seus professores estavam lindos na apresentação da música “ Jacaré” em homenagem ao livro “Sai da lama jacaré” de Graça Lima. Foi bonito ver tamanha empolgação!

Os alunos da 1.501 e 1.502, auxiliados pela professora Karla, com brilhantismo, dançaram e cantaram uma música enaltecendo os índios e a obra “Abaré”, de Graça Lima. Foi emocionante!

A aluna Nicole Catarine Souza Gomes, da turma 1.402 - profª Karla, fez uma belíssima caricatura da ilustradora, a qual foi emoldurada e carinhosamente presenteada à Graça Lima que ficou feliz!!

 


 

Os livros ilustrados por Graça Lima foram trabalhados prazerosamente com as turmas da Educação Infantil, Classe Especial , 1º ao 5º ano.

Estiveram em destaque, apreciadas e enaltecidas as ilustrações da homenageada, e com base nelas, exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.

A ilustradora encantou-nos com sua história de vida e vivências. Neste evento escolar, houve apresentações e homenagens à ilustradora, além de entrega de presentes confeccionados por alunos".

Texto enviado pela professora Marcia Brum.

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Barão do Amparo! Parabéns pelo envolvimento e comprometimento de toda comunidade escolar no investimento de uma educação de qualidade!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.035) - Escola Municipal Barão do Amparo
Rua Ana Teles 30 - Campinho
e-mail: emamparo@rioeduca.net
Tel: 30182319 / 30182463

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 


   
           



Yammer Share