A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)
Retornando 27 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)'

Segunda-feira, 16/01/2017

Maratona de Histórias na E. M. República Dominicana

Tags: maratona, histórias, 5ªcre.

 

 


O dia 25 de outubro de 2016, na Escola Municipal República Dominicana, foi uma manhã de festa, teatro, contação de histórias e de muito carinho para a nossa homenageada, a escritora Sonia Rosa.

 

 

No ano de 2016 a escola República Dominicana desenvolveu o projeto "Autores da Imaginação" e, dando continuidade ao mesmo, tivemos como foco do nosso trabalho a autora brasileira Sonia Rosa.

Sônia Rosa é uma escritora brasileira voltada para a literatura infantil, com cerca de 40 livros publicados, sendo o seu primeiro livro "O Menino Nito."

Paralelamente desenvolvemos nossa Maratona de Histórias com suas obras. Trabalhamos com contações de histórias, atividades relacionadas e pesquisas biográficas.

 


Na culminância tivemos a honra de receber a escritora em uma maravilhosa visita. Vivenciamos momentos de imensa alegria e prazer, mergulhados no mágico universo da leitura.

Homenageando a convidada, a turma 1503 apresentou o Maculelê, sob a orientação do professor Marciano da Silva/Oribhe, onde Sonia deliciou-se com os ritmos apresentados.

 

   


Também houve uma releitura do livro "Alice vê" com a turma 1301. A aluna Emily, turma 1302, dançou ao som da música "No tabuleiro da baiana" e ainda houve uma dramatização do livro "O menino Nito", com a turma 1502. 

Para finalizar a autora contou algumas de suas histórias e conversou com as crianças. Como mensagem, a escritora deixou para seus pequenos leitores, as seguintes palavras: "Leiam, leiam e leiam!". Foi um dia inesquecível para todos na Escola Municipal República Dominicana.

 

Parabéns a todos pelo trabalho maravilhoso desenvolvido pela escola! Parabéns pelo comprometimento e pela excelência na qualidade do ensino! 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.059 Escola Municipal República Dominicana
Rua Compositor Silas De Oliveira 113 – Madureira
e-mail: emdominic@rioeduca.net
Tel: 3457-0959 2482-9591

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/12/2016

Outubro Rosa na Barcelona

Tags: 5ªcre, outubro rosa, pse.

 

 

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.

 

No mês de outubro de 2016 a Escola Municipal Barcelona entrou na campanha de prevenção ao câncer de mama. No dia 19 toda escola se mobilizou para uma palestra e discussão coletiva sobre o que é o “Outubro Rosa”, o objetivo, quando surgiu a campanha, e quais as informações importantes sobre o câncer de mama. Essa mobilização envolveu os gestores, professores, alunos e funcionários. 

 

Dentre outras discussões sobre o assunto, as questões que foram mais relevantes:

• O câncer de mama também atinge homens, apesar de serem raros os casos. Em 2011, foram 120 mortes de homens contra 13.225 mulheres;

• O câncer de mama pode causar modificações na pele da mama e gerar saída de secreção pelo mamilo, sendo assim, ao perceber qualquer anormalidade, procure um médico;

• Nem sempre o câncer é palpável, portanto, o autoexame não dá a certeza de que o paciente não possui a doença. Realize exames médicos periodicamente;

• O exame mais confiável para a detecção do câncer de mama é a mamografia. Recomenda-se que esse exame seja feito a partir dos 40 anos de idade;

• O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura;

• Idade, para mulheres, superior a 50 anos, maternidade tardia, tratamentos hormonais, histórico familiar e uso de álcool e cigarros são fatores de risco para o câncer de mama;

• Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
 

 

 

O principal objetivo desse projeto na escola foi a conscientização da população quanto a prevenção ao câncer de mama, fazendo com que os alunos sejam os multiplicadores das informações sobre a prevenção e cuidados relevantes em relação a esta doença, que pode atingir, além das mulheres, os homens também.

 

 

Nesse mesmo dia, os alunos confeccionaram cartazes que foram expostos no dia da reunião com os responsáveis, realizada no dia 22 de outubro, sábado. Nos cartazes estavam produções de mensagens feitas pelos alunos com várias informações sobre o câncer de mama e frases de conscientização sobre o assunto em corações ou laços de cor rosa. No final da reunião, os responsáveis puderam retirar essas mensagens para levar pra casa. Após a reunião, os alunos também puderam retirar os cartazes para serem divulgados em outros espaços sociais.

 

 

Parabéns ao trabalho de excelência realizado pela escola Barcelona. Essas ações são fundamentais para a conscientização tanto da comunidade escolar, como para a própria população em si, pois são conhecimentos que serão propagados para outras pessoas, evitando que a falta de informação contribua para que casos de câncer de mama sejam graves e mesmo fatais, devido à descoberta tardia dessa doença.


Sobre a escola:


A Escola Municipal Barcelona E/CRE(05.14.015) é uma escola que atende o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e o Supletivo PEJA no Regular Noturno. Está localizada na Rua Gustavo Martins 76, Irajá - 21220-480. O e-mail da escola é embarcelona@rioeduca.net e os telefones são 2482-3314 2482-9975. Atualmente a Escola está sob a direção de Luciani de Oliveira Bezerra.

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola Barcelona? Gostaria de publicar e mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

 

     

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 21/11/2016

Aula Passeio no Planetário com a Escola Municipal Bolívia

Tags: 5ªcre, planetário, aula, passeio.

 

 

 

Olhar o céu ou uma projeção dele, pode ser uma experiência inesquecível na vida de um aluno e a Escola Municipal Bolívia proporcionou essa rica experiência aos seus alunos através de uma Aula Passeio. Saiba mais detalhes sobre essa atividade bacana da escola.

 

 

"Planetários são uma oportunidade excelente de contato com a ciência para além do que se aprende na escola. E mais que isso, é uma vivência que vai muito além da informação disponível em livros e na Internet", explica Ener Borba, astrônomo responsável pelo planetário de Belo Horizonte. As projeções do céu se movimentando a 360° dão uma sensação de imersão que dificilmente algum cinema de tela plana é capaz de oferecer. E eles são uma ótima introdução ao universo da ciência porque "transformam a astronomia em magia", de acordo com João Paulo Delicato, diretor do planetário do Ibirapuera, em São Paulo.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/7-dicas-aproveitar-ida-ao-planetario-632528.shtml

 


A professora Patrícia Oliveira da Escola Bolívia foi idealizadora da Aula Passeio na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - PLANETÁRIO. Essa atividade contou com o apoio da direção da escola (diretora: Vera Mendes; dir. Adj.: Simone Coimbra) e com a professora da sala de leitura (Fabíola Bezerra). Foi um dia diferente e essa alegria foi traduzida no olhar de cada aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, que foram as turmas atendidas nessa atividade.

A Fundação Planetário é um instrumento de pesquisa e divulgação da Astronomia e ciências afins.

 


A Instituição oferece aos seus visitantes cursos, exposições, experimentos interativos, sessões de cúpula, visitação guiada ao museu com monitores, observações do céu semanais e muito mais.

O Planetário dispõe de duas cúpulas na Gávea e uma em Santa Cruz, onde são realizadas as projeções com temáticas relacionadas à Astronomia e Ciências Afins. Durante a sessão, os espectadores aprendem sobre as constelações, planetas, galáxias e muito mais!

A Missão: Difundir a Astronomia e as Ciências Afins, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor na Cidade do Rio de Janeiro.


Saiba mais sobre o PLANETÁRIO em:
http://www.rio.rj.gov.br/web/planetario/exibeconteudo?id=5896066

 

Os principais objetivos dessa atividade foram:

• Reconhecer a importância das atividades extraclasse, como a Aula Passeio ao Planetário, para observações do universo como um todo: planetas, satélites e afins;

• Elaborar atividades em sala de aula a partir das observações realizadas na Aula Passeio para fixar os conteúdos trabalhados;

Após a visita ao Planetário, as turmas de 4º ano fizeram várias atividades dirigidas sobre a Aula Passeio, trabalhando o conteúdo de Ciências, Geografia, Artes e outras disciplinas, visando tornar o estudo mais interessante, fazendo com que o aluno perceba que a aprendizagem ocorre muito além da sala de aula. As atividades dirigidas tiveram como principal objetivo a construção de uma maquete do planetário a partir das observações realizadas pelos alunos.

 

 

Sobre a Escola:

Escola Municipal Bolívia - E/CRE(05.14.005)
Diretor: VERA REGINA MENDES DE LIMA
Endereço: Praça. Cotigi, 211 - Vicente de Carvalho
embolivia@rioeduca.net
2482-9332 / 3457-6399
Atendimento: da Educação Infantil até o 4ºano.

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/10/2016

Centro de Estudos - Escola Municipal Velinda Maurício da Fonseca

Tags: 5ªcre, centro de estudos.

 

 

 

O Centro de Estudos da Escola Velinda Maurício da Fonseca aconteceu no dia 14 de setembro de 2016. A programação contou com a apresentação oficial do projeto Ocupa Escola, oficina de musicalização, troca de ideias, relatos de experiências e planejamento da festa da Primavera e da semana da Criança. 

 

 

O projeto Ocupa Escola foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2015, em parceria com a ONG Arte de Educar. O projeto consiste em manter presença na escola “para que estas atuem como equipamentos culturais, com programação artística gratuita a cada 15 dias. As escolas também vão se tornar espaços para residência artística de grupos locais que, em contrapartida, irão ministrar oficinas para os alunos das unidades.” A E. M. Velinda Maurício da Fonseca já conta com o projeto Ocupa Escola desde julho deste ano e este foi bem aceito pela direção e corpo docente. Tem contribuído muito e enriquecido as atividades da nossa escola oferecendo oficinas de música, teatro, dança, grafitagem e animando as festas escolares com artistas locas de alto nível cultural. No entanto, o dia do Centro de Estudos marcou a apresentação oficial do projeto a todos os docentes.

 

No centro de Estudos, o projeto proporcionou uma oficina de Musicalização feita pelo professor e músico Marcelo Serralva.

A oficina foi voltada para educadores com pouca experiência em música e teve como objetivo resgatar a autoestima e a confiança dos profissionais e mostrar caminhos para trabalhar com música na sala de aula, estimular mudanças significativas no ambiente escolar, desenvolver e exercitar a criatividade.

 

 

Após a oficina, os professores, felizes, assim se expressaram:

“Uma das questões que sempre coloquei é o fato do excesso de teoria. Quando você participa de um centro no qual há a prática dessas teorias... Ah! Isso não tem preço!! É fantástico você aprender algo novo e perceber que todos podem ensinar e aprender.” Edineia

“A oficina feita hoje na nossa escola contribuiu muito com ideias de atividades diferentes envolvendo música para que os alunos se envolvam mais na busca do conhecimento. Foi divertido e mostrou que é possível trabalhar dessa forma, independente das limitações de cada um.” Mariana Cândida e Sandra Gonçalves.

“A oficina foi interessante. O trabalho com as notas e o compasso de uma maneira mais simples foi bom, pois nem todo professor tem uma base musical e os termos técnicos dificultam, criam uma barreira para a aprendizagem da criança.” Geysa de Sousa

“O centro de estudos foi diferente, dinâmico e superprodutivo devido a apresentação criativa do professor e homem banda Marcelo Serralva.”Elaine Lima

“Foi uma atividade, com fins pedagógicos, muito proveitosa, pois observou-se que por meio da cultura musical há infinitas possibilidades de interdisciplinaridades.” Catia Regina

“Gostei muito! Foi um momento de aprendizagem que enriqueceu minha prática e trouxe conceitos de criatividade importantes para que eu possa olhar o aluno assim. Obrigada à direção e ao projeto Ocupa escola que nos proporcionaram esta oficina enriquecedora, divertida e dinâmica. Notei que a oficina colaborou a integrar ainda mais o nosso grupo.”
Glaucya Lino

“Achei muito interessante, dinâmica e criativa. Gostei dos métodos de ensino da música. Mostrou que de maneira simples podemos usar a música como instrumento de aprendizagem.” Geni Rodrigues


 

Ao fim, todos estavam felizes pela oficina e pelo dia proporcionado pela equipe escolar! Foi muito produtivo, maravilhoso! Era visível a satisfação de todos e o quanto o grupo de estudo, além de contribuir com a construção do conhecimento, proporcionou mais interação entre nós.

Rosamar Lacerda de Carvalho
e grupo Velinda Maurício da Fonseca


A escola:


Diretor(a): ROSAMAR LACERDA DE CARVALHO
Escola Municipal Velinda Maurício da Fonseca
E/CRE(05.15.009)
Rua Marupiara 105, Rocha Miranda - 21510-210
emvelinda@rioeduca.net
3372-5544 3373-1086

 

 

Gostou da publicação da Escola Velinda?

Comente na nossa publicação e compartilhe conosco o trabalho de excelência da sua escola entrando em contato com o(a) Rioeducador da sua CRE.

 

 


   
           



Yammer Share