A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira (Rioeducadora 5ªCRE)
Retornando 5 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira (Rioeducadora 5ªCRE)'

Sexta-feira, 29/06/2018

PROJETO COPA DO MUNDO NA E. M. CONDE AFONSO CELSO

Tags: copa do mundo, futebol, 5ªcre, projeto.

 

Aproveitando o tema "Copa do Mundo", a Escola Municipal Conde Afonso Celso desenvolveu o projeto que trabalha conceitos matemáticos, relacionando-os a confecção das bandeiras dos países, as pesquisas e curiosidades desse evento esportivo. Confira! 

 

 

 

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 está sendo disputada na Rússia, o maior país do mundo, desde o dia 14 de junho e vai até o dia 15 de julho. O torneio tem a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios. A Escola Municipal Conde Afonso Celso entrou com tudo na participação desse evento grandioso junto com as turmas 1601, 1602, 1701, 1801, 1802 e 1901 na disciplina de matemática.

 

 

 

 

 

No período de 21 a 29 de maio de 2018, a professora Karlla Ines Pollig (professora de matemática) desenvolveu o Projeto "COPA DO MUNDO NA  E.M. CONDE AFONSO CELSO" nas turmas em que leciona a disciplina, contando com o engajamento dos alunos nas atividades atraídos pelo interesse ao tema proposto.

 

 

 

Contou também com a colaboração do aluno Gabriel Silva, da turma 1902, com o desenho do mascote. O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”. 

 

 

 

 

O projeto teve como objetivo trabalhar conceitos matemáticos na elaboração das bandeiras dos países participantes da copa do mundo e nas pesquisas sobre as curiosidades e dados sobre este evento esportivo. Foram trabalhadas atividades diferenciadas de acordo com os seguintes anos:

 

  • 6° e 7° ano: Incentivar a pesquisa e desenvolver o conceito do tratamento da informação com a elaboração de tabelas.

 

Para a montagem dos cartazes foi pedido aos alunos de 6° e 7° anos a pesquisa sobre curiosidades e principais estatísticas a respeito da copa do mundo, para serem expostas pelos corredores da escola. 

 

 

 

 

  • 8° e 9° ano: Desenvolver os conceitos de polígonos, retas paralelas e proporcionalidade.

 

As bandeiras foram entregues em miniatura para os alunos do 8° e 9° anos e solicitada sua ampliação para serem expostas no pátio de entrada da escola, utilizando os conceitos de proporcionalidade. 

Os materiais utilizados para a elaboração do projeto foram cartolina, papel cartão, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha, régua, esquadro, compasso, calculadora, barbante.

 

 

 

 

Sobre a escola: 

Unidade Escolar: Escola Municipal Conde Afonso Celso
Diretora: MARIA DAS GRACAS LOPES COTTA
Endereço: Rua Ivinheima 15, Bento Ribeiro
Telefone: 3017-3047 | 3017-3256
E-mail: emcondec@rioeduca.net 

 

 


 


   
           



Yammer Share