A A A C
email
Todos os posts escritos por Kátia Nunes
Retornando 3 resultados para o autor 'Kátia Nunes'

Segunda-feira, 01/04/2019

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Tags: autismo, iha.

2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

 

 

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, a data chama a atenção para a existência, no mundo, de mais de 70 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

 

Na perspectiva de garantir os direitos das pessoas com autismo em nosso país, torna-se fundamental que esta data seja celebrada em nossa Rede de Ensino, visto que são, aproximadamente, 5 mil alunos com TEA matriculados em nossas Unidades Escolares.

 

É importante lembrar que, para todos os efeitos legais, as pessoas com transtorno do espectro autista são consideradas pessoas com deficiência.

 

De acordo com a Lei n.º 12.764/12, a elas é garantido, entre outros direitos, o acesso à educação. Uma educação que respeite as especificidades desses sujeitos, reconhecendo suas dificuldades e, notadamente, suas potencialidades. Uma educação pensada a partir de cada um.

 

Com o objetivo de fomentar reflexões com base na celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, encaminhamos algumas sugestões de materiais e atividades que podem ser desenvolvidas durante todo o mês de abril. Esperamos que as ações promovidas por cada comunidade escolar possam fortalecer a construção de uma escola para todos.

 

1- Roda de Leitura (Educação Infantil e Anos Iniciais):

 

 

 

 O livro “Meu amigo autista” foi escrito por Maria Eduarda, de 9 anos. Para saber mais sobre essa experiência clique aqui 

 

2- Roda de Conversa: Tema: “Meu amigo autista”. Para sensibilização, além do citado livro, o vídeo do Instituto Priorit, no link.

 

3- Distribuição para toda comunidade escolar de panfletos confeccionados pelos alunos abordando a importância da data em questão e/ou sobre o autismo.

 

4- Caminhada temática, se possível, no entorno da escola, com faixas, fitas e balões na cor azul, além de cartazes.

 

5- Entrevista com alunos autistas e/ou suas famílias (com questões formuladas pelos alunos, sob a supervisão dos professores).

 

6- Pesquisa envolvendo representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar: O que você sabe sobre o autismo? O que você gostaria de saber? (O resultado da pesquisa deverá ser explicitado para o coletivo da escola e ações podem ser pensadas no sentido de fornecer as necessárias informações).

 

7- Palestra de um profissional da área da Educação ou da Saúde, sobre o autismo, direcionada para pais, responsáveis, professores e funcionários.

 

• Vídeos relacionados ao tema:

Vídeo 1 
Vídeo 2 
Vídeo 3 
Vídeo 4 

 

• Sugestão de link: clique aqui 

 

As Unidades Escolares poderão encaminhar para o e-mail smeiha@rioeduca.net o relato e as fotos das atividades realizadas.

Contamos com a colaboração de todos.

Equipe IHA
 


   
           



Yammer Share

Postado por Kátia Nunes Ver Comentários (0)

Segunda-feira, 11/03/2019

Educação Especial na perspectiva inclusiva para AAEE: princípios e práticas de uma escola

Tags: curso; educação especial; agentes.

 “Educação Especial na perspectiva inclusiva para AAEE: princípios e práticas de uma escola para todos” 

 

 

O curso na modalidade EAD para Agentes de Apoio à Educação Especial (“Educação Especial na perspectiva inclusiva para AAEE: princípios e práticas de uma escola para todos”) será reiniciado no dia 19 de março de 2019.


O Agente que ainda não está inscrito poderá realizar a sua inscrição no período de 11 a 19 de março, via portal ESCOLA 3.0, através do site http://portalsme.rioeduca.rio.gov.br/, com seu login e senha, de acesso restrito, pessoal e intransferível.
 

Clique aqui para orientação quanto ao acesso à Plataforma 


   
           



Yammer Share

Postado por Katia Nunes Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 28/02/2019

Curso: O aluno com Baixa Visão na Escola: Desafios e Possibilidades

Tags: curso; baixa visão; aluno.

 

 

Já se encontram abertas as inscrições para o curso:

"O Aluno com Baixa Visão na Escola: Desafios e Possibilidades", promovido pelo IHA.

 

 

 

 

Objetivo do Curso: Promover ações de formação de professores e profissionais que atuem com crianças com deficiência visual – baixa visão, no ensino fundamental, suscitando a comprensão acerca do desenvolvimento histórico do aluno com baixa visão no contexto escolar e levando o professor a distinguir os termos cegueira e a baixa visão em situações do cotidiano da sala de aula. Habilitar o professor a determinar qual recurso óptico irá beneficiar o seu aluno. Estimular a reflexão da práxis pedagógica a partir de estudo de caso de alunos com baixa visão no ambiente escolar.

 

Ementa: Cegueira e baixa visão. Recursos não ópticos. Recursos ópticos. Recursos e equipamentos. Acessibilidade e baixa visão. Utilização funcional do resíduo visual. Laboratório prático – como meu aluno enxerga e como posso ajudá-lo? Informática, adaptações e ampliação do material didático. O aluno com baixa visão no ambiente escolar - estudos de caso.

 

Público-alvo: professores da rede municipal de ensino que atuam diretamente com o aluno que apresenta baixa visão.

 

Carga horária: 16 horas distribuídas em quatro encontros de 4 horas (8h às 12h)

 

Vagas: 15 vagas no período da manhã, das 8h às 12 h.

 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15, Maracanã

 

Período de realização: de 26 de março a 07 de maio de 2019.

Março: 26

Abril: 09 e 30

Maio: 7

 

Orientações para Inscrições:

1.As inscrições serão online no endereço: https://docs.google.com/forms/d/1hTWRQUezYyKg9VJQ_GZZFNIdX7f0GGb1FkYZY5JA-DI/viewform?edit_requested=true

2. Prioridade para o professor do Atendimento Educacional Especializado que atua diretamente com o aluno que apresenta baixa visão.

3. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição.

4. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

5. Não haverá dispensa de ponto.

6. Serão certificados os professores que obtiverem 75% de frequência.


   
           



Yammer Share

Postado por Katia Nunes Ver Comentários (0)