A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 241 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Sexta-feira, 03/05/2019

A Arte de Viver em Paz

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ PSE-Carioca está desenvolvendo um trabalho de Sensibilização envolvendo 480 professores/ profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e/ou parceiros do território, nas 11 (onze) Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) para uma cultura de paz, por meio de Oficinas com a metodologia “A Arte de Viver em Paz”, totalizando 16 turmas no 1º semestre de 2019.

 

 

As Oficinas propõem reflexões e vivências dentro das ecologias pessoal, social e ambiental - geradoras de valores construtivos e de direitos humanos no ambiente escolar, familiar e comunitário, dentro do Convênio de Cooperação Técnica entre a UNIPAZ e Secretaria Municipal de Educação.


A presente proposta justifica-se em razão de potencializar mudanças de práticas na Rede Municipal de Ensino, na perspectiva de uma Educação para a Paz e Valores Humanos, no fortalecimento da autoestima e do cuidado integral, voltados para a comunidade escolar e parceiros do território.

 

Desta forma o projeto em questão está em consonância com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU – Agenda 2030, que é: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.   

 

Enviado por: Cristiane Morandini E/SUBG/CIG - PSE Carioca


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/04/2019

Visitas de Acolhimento às Unidades de Educação Infantil

Tags: gei, educação infantil, acolhimento.

A Coordenadoria de Educação Básica, através da Gerência de Educação Infantil, vem dando continuidade às visitas de Acolhimento às Unidades de Educação Infantil

 

As visitas tem o intuito de desenvolver propostas que possibilitem a interação e a receptividade, de nos aproximarmos cada vez mais das práticas que nos inspiram e dos desdobramentos que surgem a partir das orientações desenvolvidas (Documento de Acolhimento SME, 2019).

 

Gostaríamos de agradecer às Unidades que tanto nos acolheram neste momento de troca.


1.ª CRE: EDI Campos Salles, C.M. Estácio de Sá, EDI Raquel de Queiroz.

 

 

7.ª CRE: EDI Medalhista Olímpica Agatha Bednarczuk Rippel.

 

 

8.ª CRE: Escola Municipal Senador Camará, Escola Municipal Professora Ivone Nunes Ferreira.

 

 

 

9.ª CRE: EDI Professora Teresinha de Jesus Siqueira Brown. 

 

 

Texto enviado por: Gerência de Educação Infantil


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 26/04/2019

Homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Tags: força expedicionária, 2º guerra, feb.

No dia 25 de abril de 2019, quinta-feira, ocorreu em nossa cidade uma HOMENAGEM à FEB-Força Expedicionária Brasileira, pela sua gloriosa atuação na 2ª Guerra Mundial, realizada no Monumento aos Pracinhas.

 

 


A Itália comemora esta data como libertação do Nazi-fascismo, em feriado nacional, onde distingue a atuação da FEB, pela libertação de diversas cidades do seu território.


Algumas destas cidades libertadas pela FEB ostentam seu nome nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e, por isso, são convidadas a participar do evento. São elas:

 



 

 

 


A ITAL-Rio e a Associação Anita Giuseppe Garibaldi, interpretando expressão e sentimento da Comunidade Italo-Brasileira do Rio de Janeiro, solicitaram a possibilidade de participação dos alunos das Escolas do Município, o que foi prontamente atendido.

 

 

Nossos alunos apresentaram jograis e canções em ritmos clássicos e populares.

 

 

 

Escola Municipal Roma

 

 


 

Escola Municipal Castelnuovo

 

 

 


 

Escola Municipal Montese

 

 

Na imagem abaixo, o Sr. Antonio Vilardo, presidente da ITAL-Rio, Professora Heloísa Sermud, chefe de gabinete da SME, representando a Sra. Secretária Municipal de Educação, Talma Romero Suane, e o Professor Marllon Nascimento, assessor da Sra. Subsecretária de Ensino, Maria Helena dos Santos Prazeres Costa.

 

 

 

 

A atividade foi importante para que os alunos entendessem o conceito de pertencimento ao território, além de conceitos históricos sobre os símbolos que integram o monumento. Tornando-se, assim, excelente momento de aprendizado, lazer e cultura.

 

 

 

Enviado por: Marllon Nascimento (E/SUBE)

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/04/2019

Programa de Formação Continuada do Professor Regente: Desafios da Gestão da Sala de Aula

Tags: epf, formação regente.

Lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente

 

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) em uma ação conjunta com a Subsecretaria de Ensino (SUBE) e Escola de Formação Paulo Freire (EPF) por meio da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente (GFCPR) tem o prazer de anunciar o lançamento do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro.

 


O lançamento desse Programa de Formação terá uma palestra intitulada “Desafios da Gestão da Sala de Aula” que ocorrerá no dia 29 de abril, nos horários da manhã e tarde, com o professor Eduardo Maluf, Mestre em Educação pela UFJF (2000), graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992). Formado em Ensino de Matemática, no Programa PED - Brasil, organizado e ministrado pela Universidade de Stanford, com ênfase em desenvolvimento e gestão da sala de aula, atividades de ensino e aprendizagem; Experiência em Gestão Educacional.


A palestra será realizada no auditório da EPF, transmitida pelas telessalas e através do Facebook da Multirio para as escolas.

 

Para se inscrever escolha o lugar que deseja assistir (telessalas ou na própria Unidade Escolar) através do

https://sites.google.com/view/gsaepf/

 


Desejamos que este dia de formação seja uma excelente oportunidade para todos os professores da Rede refletirem suas práticas, reconhecerem-se nos desafios enfrentados na gestão da sala de aula e ampliarem seu repertório de estratégias para o desenvolvimento de aulas de qualidade para nossos alunos.

 

Maiores informações no site: http://prefeitura.rio/web/epf
 

Enviado por: Luciana Cortez (E/EPF/GFCPR)


   
           



Yammer Share