A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa (Equipe da Gerência de Leitura e Audiovisual)
Retornando 3 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa (Equipe da Gerência de Leitura e Audiovisual)'

Segunda-feira, 23/04/2018

Twittaço: De Andersen a Lobato uma grande homenagem à Literatura Infantil e Juvenil

Tags: twittaço, andersen, lobato.

 

A Gerência de Leitura e Audiovisual convida para o Twittaço Literário: De Andersen a Lobato uma grande homenagem à Literatura Infantil e Juvenil!

 

O mês de abril é muito significativo para todos aqueles que amam a leitura e fazem dos livros bons amigos. É período em que comemoramos o nascimento de duas personalidades incríveis da história da literatura: o dinamarquês Hans Christian Andersen e o brasileiríssimo José Bento Monteiro Lobato.

 

 

Dia 2 de abril foi escolhido como o Dia Internacional do Livro Infantil por ser dia de nascimento de Andersen, pioneiro na arte de adaptar histórias para crianças e criador de contos antológicos, como O soldadinho de chumbo, O patinho feio e A menina dos fósforos. O jovem Hans Christian usou muitas de suas vivências, uma infância difícil somada à experiência como ator, para criar uma galeria de personagens inesquecíveis, como a protagonista de A Pequena Sereia, imortalizada como estátua em Copenhague. A iniciativa para a criação da data foi do Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens – IBBY, em 1967.

 

Já 18 de abril marca o nascimento de José Renato Monteiro Lobato, mais tarde rebatizado como José Bento, em homenagem ao avô. Nascido no interior de São Paulo, o promotor público rememorou episódios vividos em uma infância plena de brincadeiras e histórias ao criar as aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, que começaram a ser narradas em A Menina do Narizinho Arrebitado, de 1920, seguida de vários outros títulos. Lobato inspirou (e ainda inspira) outros que se dedicam à arte da escritura, como Clarice Lispector, que fala da obra primeira de Lobato com paixão, no conto “Felicidade clandestina”, assim como Lygia Bojunga, em “Livro – A troca”. Em 2002, uma lei nacional instituiu a data de nascimento do autor como o Dia Nacional do Livro Infantil.

 

Ninguém nasce leitor. Por isso, é preciso que desde a primeira infância incentivemos as crianças às práticas de leitura, que devem ser intensificadas à medida que crescem, para que se tornem jovens e adultos leitores. Pensando nessas questões, promovemos mais uma edição do Twittaço Literário, homenageando autores e obras da literatura infantil e juvenil, passando pela obra e inspiração de Andersen e Lobato e chegando aos escritores que fazem os corações dos estudantes e professores da Rede Municipal do Rio pulsarem. Vale escrever seu trecho preferido, citar os livros mais marcantes, buscar vídeos que mostrem o melhor da literatura que está viva em nossas escolas, e muito mais.

 

Para participar, é preciso ter uma conta no Twitter e seguir o perfil @riodeleitores. Na hora de postar seu tweet, deve-se colocar, ao final, a hashtag #riodeleitores, para que os participantes leiam o que está sendo divulgado. Você pode retuitar o post de alguém (que vai ficar na sua página dessa rede social), escolher um tweet como favorito, mencionar um vídeo do YouTube, fazer referência a um link externo, entre outras ações.

 

Participem!  

 

Atenciosamente,

Equipe E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/03/2018

Twittaço Literário: Homenagem às Mulheres

Tags: twittaço, literário, mulheres.

 

 

Queridos leitores Twitteiros, após o grande sucesso do Twittaço Roseana Murray, daremos continuidade ao nosso movimento literário no Twitter homenageando as Mulheres!

 

 

Vale twittar e retwiittar citações, mensagens, vídeos, fotos, entrevistas, atividades realizadas na escola sobre mulheres escritoras e mulheres no dia a dia.

 

 

Siga @RiodeLeitores. Use #RiodeLeitores em seus tweets, no dia 09/03/18, sexta-feira, de 8h às 22h faremos o nosso Twittaço Literário.

 

 

Parabéns Mulher! Você é uma grande fonte de inspiração para o universo literário! #RiodeLeitores

 

 

 

Atenciosamente

Equipe E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/02/2018

Twittaço Literário - Roseana Murray

Tags: twittaço, literário, murray.

 

 

Com alegria e satisfação a Gerência de Leitura e Audiovisual anuncia o seu segundo Twittaço de 2018: uma homenagem à Roseana Murray - poetisa, escritora, encantadora!

 

 

Dia 28 de fevereiro temos um encontro marcado no Twitter, das 8 às 22h, com posts de citações, poemas, obras, entrevistas, vídeos e fotos de atividades realizadas na escola sobre a autora. Vale twittar e retwittar quantas vezes quiser!

 

Participe! Basta seguir @RiodeLeitores no Twitter e usar #Riodeleitores!

 

Um excelente Twittaço! Boas leituras! Até QUARTA!

 

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015.

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Leitura e Audiovisual.

- Os Twittaços serão realizados de acordo com cronograma específico. 

- Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

- Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas, etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo Twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!

 

Biografia

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de Dezembro de 1950. É formada em Língua Portuguesa e Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy. Começou a escrever poesia para crianças em 1980, com o livro "Fardo de Carinho", influência direta de "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles. Roseana já publicou mais de cinquenta livros. Recebeu por três vezes o Prêmio de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Troféu APCA, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil e faz parte da Lista de Honra do I.B.B.Y. (International Board on Books for Young People). Atualmente colabora com o projeto "Uma Onda de Leitura", junto com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Saquarema. Trabalha também com o Projeto de Leitura, Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário.
 


   
           



Yammer Share