A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa (Gerência de Projetos de Extensão Curricular)
Retornando 4 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa (Gerência de Projetos de Extensão Curricular)'

Segunda-feira, 28/05/2018

III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

Tags: cijmaerj, meio ambiente.

 

Sete escolas da rede municipal representam a cidade do Rio de Janeiro na

III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

(III CIJMAERJ)

 

Nos dias 21, 22 e 23 de maio aconteceu na cidade de Resende a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (III CIJMAERJ).

 

 

O evento contou com a participação de 92 escolas fluminenses. A III CIJMAERJ é a etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA).

 

A cidade Rio de Janeiro esteve representada por sete escolas da rede municipal:

 

E/CRE 06 – E.M. Alberto José Sampaio

E/CRE 07 – E.M. Marechal Canrobert Pereira da Costa

E/CRE 08 - E.M. Lima Barreto

E/CRE 09 – E.M. Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva

E/CRE 10 – E.M. Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira

E/CRE 11 – E.M. Cuba

E/CRE 11 – E.M. Tenente Antônio João

 

Para participar desta etapa as escolas tiveram seus projetos de ação selecionados pelo coletivo jovem de meio ambiente (CJs), grupos de jovens, entre 15 e 29 anos, engajados e atuantes nas questões socioambientais. A conferência tem por princípios orientadores: jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra.

 

A abertura da conferência contou com autoridades do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente. A professora da rede municipal do Rio de Janeiro, Elvira Lúcia Monteiro, representou a Comissão Organizadora do Estado (COE RJ) na mesa de abertura. Elvira iniciou discorrendo sobre a importância pedagógica da conferência para formação dos estudantes. Destacou a capacidade técnica e o intenso trabalho dos membros da COE RJ durante todo o processo. E finalizou ressaltando o valor da etapa escolar, fase em que a construção coletiva dos projetos de ação e as conferências nas escolas foram realizadas.

 

 

Durante todo o evento professores e estudantes puderam participar de atividades pedagógicas transdisciplinares. A educação ambiental esteve presente nas oficinas, gincanas, cursos e discussões. Os participantes pautados pela cooperação puderam compartilhar saberes e fazeres.

 

A culminância se deu com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de estudantes delegados. O encerramento da III CIJMAERJ foi repleto de emoção e expectativa, pois foi nos momentos finais que ocorreu a divulgação da delegação que representará o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional, que acontecerá de 15 a 19 de junho em São Paulo.

Na delegação estadual estará Kauã Sobreira estudante do oitavo ano da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva (E/9ºCRE). Ele foi um dos dezesseis eleitos para participar da última etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que reunirá estudantes de todo o Brasil.

 

A V CNIJMA é regulamentada pelo órgão gestor da política nacional de educação ambiental e tem como tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Seus objetivos principais são fortalecer a educação ambiental na educação básica e o protagonismo infantojuvenil.

 

Enviado por:

Waleria de Carvalho

(Gerência de Projetos de Extensão Curricular)


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2018

I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Tags: meio, ambiente, conferência.

 

 GPEC promove I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
 


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Projetos de Extensão Curricular, promove a I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (I CMIJMA), que acontecerá no auditório da CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro), na Rua Sacadura Cabral, 133, Saúde, no dia 3 de maio, das 9h às 13h.


Trinta e duas escolas participam do evento com alunos delegados que irão expor seus trabalhos, todos voltados para o tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A Conferência constitui-se em um processo pedagógico que traz a dimensão social e política da questão da água para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, percebendo a água em suas múltiplas dimensões. No evento haverá debate sobre a importância da água com mediação da professora de Geografia da Caps da UFRJ, Vania Morgado . Logo depois os alunos farão uma visita guiada ao AquaRio.


O objetivo da Conferência é mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos, por meio da participação social, sobre a dimensão socioambiental da água, com vistas a fortalecer a educação ambiental na educação básica. Além disso, propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, e de processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem.


A Conferência na Escola é um processo pedagógico e não apenas um evento. Isso significa que é preciso pensar e planejar as atividades para o antes, o durante e o depois, pois a Conferência não acaba no dia de sua realização. É um compromisso com as ações coletivas assumidas em prol da sustentabilidade no ambiente escolar.


Vale lembrar que a etapa municipal aconteceu nas escolas do Rio nos meses de março e abril e faz parte da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios da Educação e Meio Ambiente.



 

 

Atenciosamente,

Gerência de Projetos de Extensão Curricular


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/04/2018

25º Prêmio COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR

Tags: concurso, comdedine, azoilda.

 

 

ENCERRAM NO DIA 11 DE MAIO AS INSCRIÇÕES PARA O 25 PRÊMIO COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR

 

 

 

 

Ainda dá tempo para as escolas interessadas em participar do 25º Prêmio COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR inscreverem seus trabalhos em uma das cinco categorias do concurso:

 

Ø Categoria A: Educação Infantil

 

Ø Categoria B: 1.°ao 3.°Ano

 

Ø Categoria C: 4.° e 5.°Anos e Projetos de reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria D: 6.° e 7.° Anos e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria E: 8.° e 9.° Anos e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria F: PEJA

 

Esse ano o tema do Prêmio COMDENDINE é: “Professora Azoilda Trindade em seu passeio submerso na História dos 130 anos da Abolição, 30 anos da Lei Caó e seus reflexos na Educação – Quem é a Azolida que você conhece?”.

 

Os alunos apresentarão trabalhos de acordo com uma das seguintes modalidades:

Imagem: Alunos (as) da Educação Infantil e do 1.º ao 5.º Ano e Projetos de Reforço Escolar

Texto: Alunos (as) do 6.º ao 9.º ano e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental; PEJA.

 

Os alunos do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino de Arte e Esporte poderão participar em qualquer modalidade, de acordo com o ano em que estejam matriculados. Já os professores interessados em participarem do concurso deverão se inscrever na modalidade Aula Digital.

 

Após realizar a inscrição, o trabalho do aluno e do professor deverão ser encaminhados para a Gerência de Educação (GED) de sua Coordenadoria Regional (CRE) até o dia 18 de maio, junto com a ficha de inscrição preenchida e assinada.

 

O Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar – Concurso Conselheiro Bernardes Filho – foi criado com o objetivo de promover o processo de disseminação e informação sobre a contribuição do negro para construção da sociedade e da cidadania brasileira. Ele é uma ação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – COMDEDINE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO elas poderão ser realizadas até o dia 11 de maio

 

 

Fonte e anexos: Diário Oficial

 

Atenciosamente,

(Gerência de Projetos de Extensão Curricular)

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/04/2018

Curso de Capacitação Light nas Escolas

Tags: light, capacitação.

 

GPEC e Light firmam parceria para curso de capacitação

 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Projetos de Extensão Curricular (GPEC), em parceria com a Light, realiza o curso de capacitação Light nas Escolas. Trata-se de um projeto de Educação Ambiental com formação de 12 horas para professores da Rede Municipal de Ensino, com material didático para a escola, além de visita ao Museu Light com ônibus gratuito.

 

 

O curso acontecerá nos dias 8, 15 e 22 de maio.

Horário: das 13h às 17h

Local: no Centro Cultural Light, na Avenida Marechal Floriano, 168, Centro do Rio.

 

Professores interessados devem enviar nome completo, e-mail e telefone para museulight@light.com.br. Favor colocar no assunto do e-mail ''inscrição na Turma 4 do Light nas Escolas''.

 

 

Atenciosamente,

Gerência de Projetos de Extensão Curricular


   
           



Yammer Share