A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ªCRE
Retornando 3 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ªCRE'

Terça-feira, 28/02/2017

Escolas da 11ª CRE na campanha "Aqui mosquito não se cria"

Tags: 11ªcre, aedes, mosquito, cria.

 

 

Na 1ª Semana de Mobilização da campanha “AQUI MOSQUITO NÃO SE CRIA”, as Unidades Escolares da 11ª CRE realizaram diversas atividades escolares e a Caminhada de conscientização da Epidemia, com procura de possíveis focos do mosquito. CONFIRA!

 

 

O Decreto Rio n.º 42 795, de 01/01/2017 instituiu, na cidade do Rio de Janeiro, ESTADO DE ALERTA contra a tríplice epidemia de ARBOVIROSES – DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.

Em atendimento ao Decreto, as equipes das escolas estão realizando junto aos alunos, trabalhos e atividades de conscientização da epidemia, a fim de acabar com os focos de mosquito. No dia 10 de Fevereiro, as unidades realizaram uma aula-passeio pelo bairro, no entorno da escola, conscientizando a comunidade escolar e procurando por possíveis focos.

Veja abaixo alguns registros:

 

E. M. Abeilard Feijó e E.M. Orlando Dantas

 

E. M. Alice Tibiriça

 

A escola Bilíngue Holanda, além de realizar a caminhada e as atividades relacionadas ao Mosquito Aedes aegypti, aproveitou o material disponibilizado pela Multirio e fez os alunos do terceiro ano cantarem juntos com os alunos da educação infantil o Samba "Pra Dengue Sambar".

 

E. M. Holanda

 

E.M. Álvaro Moreyra

 

 

O professor de Educação Musical da E. M. Anita Garibaldi, Frederico Martius Moreira, compôs para as crianças cantarem no projeto de erradicação do Aedes aegypti, A Marchinha do Mosquito.

 

 

 

"Deixei água parada no quintal,
O mosquito colocou os seus ovinhos
em dez dias o zumbido era infernal
Pois nasceram uns duzentos mosquitinhos
Peguei dengue e um vizinho pegou zika
Meu amigo isso não é brincadeira
O danado do mosquito é traiçoeiro
É melhor não dar bobeira"

 

 

E. M. Belmiro Medeiros

 

CIEP Dr. João Ramos de Souza

 

Os alunos da Educação Infantil do EDI Neusa Maria Goulart Brizola além das diversas atividades realizadas, brincaram de procurar imagens dos mosquitos e não podiam confundi-los com a imagens de moscas que também estavam espalhadas pelo pátio. Ao encontrá-las deveriam pegar o spray de inseticida e matá-los, ilustrando como se deve fazer na vida real. Lembrando, que o spray encontrava-se vazio e havia sido limpo pelas educadoras para que não causasse nenhum mal quando manuseado por eles. 

 

 

 

 

E. M. Cuba

O Berçario realizou atividades e jogos de combate e procura a mosquitos. 

 

Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro e Creche Municipal Stella Maris

 

E. M. Rodrigo Otávio

 

E. M. Dunshee de Abranches

 

O EDI Tenente Pedro de Lima Mendes realizou diversas atividades na educação infantil: Vasinho anti Dengue, Letra Inicial (Objetos com M), Circuiro Pega o Mosquito, etc

 

EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

 

E. M. Cândido Portinari

 

E. M. Conjunto Praia da Bandeira 

 

A E. M. Especial Rotary Club compareceu em uma feira famosa, perto da escola e aproveitou que estava cheia para distribuir panfletos de conscientização.

 

E.M. Especial Rotary Club

 

 

"Parabéns a todos, pela mobilização que fizeram junto aos professores, alunos, funcionários, agentes, responsáveis e toda a equipe escolar para que trabalhos tão lindos fossem criados e confeccionados. Conseguimos acompanhar todas as Escolas. Tivemos de tudo: Caminhadas, cartazes, panfletagem, desenhos, blocos de carnaval, marchinhas, máscaras, mosquitos confeccionados com os mais diversos materiais, teatro. Quanta riqueza e criatividade! Se depender das nossas Escolas, Creches e EDI "Aqui mosquito não se cria!" Parabéns a todos!"

(Tania Maria de Souza Bendas Coordenador E/11ª CRE)

 

 

Quer saber mais sobre?

11ª Coordenadoria Regional de Educação - E/11ªCRE

Gerência de Educação - GED

Email: gedcre11@rioeduca.net 

Telefone: 3383-8144

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/06/2016

Escola Sustentável Rodrigo Otávio

Tags: 11ªcre, sustentável, coleta, seletiva.

 

 


No dia 29 de abril, a Escola Municipal Rodrigo Otávio localizada na Ilha do Governador, inaugurou o projeto denominado "Escolas Sustentáveis", que tem como um dos objetivos destinar apropriadamente os resíduos da escola, além de captar energia solar e eólica. CONFIRA!

 

Cultivar hortas, orientar sobre educação ambiental, compostagem, realizar coleta seletiva de materiais dentre eles óleo vegetal e até eletrônicos, como pilhas e baterias se tornou rotina na E. M. Rodrigo Otávio, que agora faz parte do projeto "Escolas Sustentáveis".

Horta, juntamente com a captação de energia eólica e solar no pátio da escola

 

O Projeto é uma iniciativa da SMAC com importante apoio da SME, a ser implementado e monitorado em escolas da Rede Pública Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, através do comprometimento conjunto da Secretaria de Meio Ambiente – SMAC com a Secretaria Municipal de Educação – SME.

 

Algumas escolas participantes do projeto

 

Tem como objetivo a ampliação da Educação Ambiental nas unidades escolares municipais, corroborando com as ações de conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas e sustentabilidade já desenvolvidas no currículo escolar.

 

Horta crescendo, fruto da compostagem

 

A inauguração contou com a presença das diretoras das unidades escolares que fazem parte do projeto, junto com o  Secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz, a coordenadora da 11ª CRE Tania Bendas, a gerente de Projetos de Extensividade da SME, Denise Palha entre políticos locais.

 

Presenças ilustres na inauguração do projeto. 

 

Também foi marcada por uma grande festa com direito a apresentação de dança com a professora Maria Izabel e as alunas, representando a música "Xote Ecológico" de Luiz Gonzaga.

"Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu"

(Xote Ecológico - Luiz Gonzaga)

 

Detalhe importante da apresentação é o figurino das alunas, onde as saias rodadas foram confeccionadas a partir de guarda chuva usado, reaproveitando o material. Já as sandálias foi criação das alunas no projeto "Escola Aberta" na oficina de costura, que acontece aos sábados.

 

Saias de tecido de guarda chuva e sandálias customizadas na oficina de costura

 

Teve também a execução do Hino Nacional e da música "Herdeiros do Futuro" com a Orquestra de Vozes Meninos do Rio com a professora de música Márcia Guapyassú.

 

Orquestra de vozes cantando o Hino Nacional. Detalhe para a equipe da escola tirando Selfie com o gari Sorriso

 

Após a solenidade as autoridades foram conhecer os equipamentos instalados e as novas práticas adotadas na escola, enquanto o grupo musical da Comlurb intitulado "Chegando de Surpresa" tocava músicas na quadra para diversão dos presentes.

 

Coffe Break no auditório da escola

 

A escola desenvolve processos educativos, sensibilizando a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável na intencionalidade de educarem as gerações para a sustentabilidade socioambiental, buscando tornar-se referência em seu território.

 

Equipe reunida com os reservatórios da coleta seletiva

 

Visita a página da escola!

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?

Unidade Escolar: E.M. Rodrigo Otávio

E-mail: emotavio@rioeduca.net

Telefone: 3367-7528 ou 3383-8867

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/05/2016

Crescendo, aprendendo e desenvolvendo com saúde - Alimentação Saudável

Tags: 11ªcre, alimentação, saude.

 

 

 

Entre os dias 9 e 13 de maio a Creche Municipal Stella Maris realizou a Semana da Família, com oficinas abertas aos responsáveis. Promovendo a interação entre a escola e a comunidade. Confira!

 

Durante a Semana da Família, os responsáveis realizaram atividades pertencentes à segunda etapa do projeto de 2016: "Crescendo, aprendendo e desenvolvendo com saúde - Alimentação Saudável".

 

Responsáveis pelos alunos tratando da higiene e cuidado na manipulação das frutas

 

Em uma dessas oficinas as professoras de educação infantil Eliane e Alessandra, junto com as auxiliares Yulan e Luciene, puderam mostrar aos responsáveis e alunos mais sobre o cuidado na higiene e manipulação de alimentos, estimulando os sentidos da visão, tato, olfato e principalmente o paladar. Experimentando novos sabores, apresentados numa deliciosa salada de frutas.

 

Também foram convidados os responsáveis para uma oficina de culinária de bolo de cenoura. As crianças se divertiram muito com as etapas do preparo do bolo, além de aprender mais sobre o gênero textual: receita!

 

Alunos aprendendo a fazer bolo de cenoura. Atenção durante a receita
 

 

A Semana da Família foi pensada nas novas estruturas familiares e tendo em vista que muitos lares não são formados somente por Pai/Mãe, então, a comunidade escolar resolveu valorizar esta data, convidando a família das crianças para participar de oficinas de culinária, onde também fizeram deliciosos biscoitos!

 

 

Quer saber mais sobre a atividade?

Unidade Escolar: Creche Municipal Stella Maris

E-mail: cmsmaris@rioeduca.net

Telefone: 2465-4786

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share